collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[22 de Abril de 2024, 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: dúvida Linux  (Lida 19323 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: dúvida Linux
« Responder #30 em: 22 de Maio de 2014, 22:57 »
Usas o teu debian (virtual machine) para fazer o que diz no link que nos destes (https://www.olimex.com/wiki/Build_Bootable_SD_Card_with_Debian).

Quando acabares o passo Building the Kernel, já podes compilar o teu driver da gobiserial mas para que não dê erro vais ter de mudar algumas coisas no Makefile como o KDIR e OUTPUTDIR.

E ao executares o make dentro da pasta do gobiserial vai ter de ser desta forma:
Código: [Seleccione]
make ARCH=arm CROSS_COMPILE=arm-linux-gnueabi-
Se tiveres algum problema diz.

PS -> Eu não tenho essa placa nem algo parecido mas dei-me ao trabalho de compilar o uboot e o kernel e o modulo da gobiserial e só tive problemas com a linha 625 tive este erro:
Código: [Seleccione]
/home/zedlav/gobiserial-master/GobiSerial/GobiSerial.c:625:16: error: ‘struct usb_device’ has no member named ‘reset_resume’

Tive de resolver com:
Código: [Seleccione]
#ifdef CONFIG_PM
   // Unless this is PM_EVENT_SUSPEND, make sure device gets rescanned
   if ((powerEvent.event & PM_EVENT_SUSPEND) == 0)
   {
      pDev->dev->reset_resume = 1;
   }
#endif

Mas como não tenho forma de testar não sei se tem alguma influência na sua execução, ainda procurei na configuração do kernel mas muito por cima para ver se faltava activar alguma coisa para isto não acontecer mas acabei por desistir. Podes sempre falar com quem criou o modulo e submeter este problema.












Offline zedlav

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 78
Re: dúvida Linux
« Responder #31 em: 22 de Maio de 2014, 23:28 »
Ok voltei a compilar o kernel mas desta vez com algumas mudanças no .config seguindo este link http://wiki.gentoo.org/wiki/USB_Power_Saving e depois voltei a compilar o gobiserial tal e qual como está e já não dá erro. Mas volto a dizer não tenho maneira de testar.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: dúvida Linux
« Responder #32 em: 23 de Maio de 2014, 03:35 »
Só vi o teu post agora.

Ha coisas que referes (parte do kernel) que eu já tinha feito anteriormente e com sucesso, tirando 1 ou 2 pontos...

Amanha vou analisar melhor e fazer e depois dou noticias.

Obrigado uma vez mais.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: dúvida Linux
« Responder #33 em: 23 de Maio de 2014, 16:11 »
sjd22: envia um sd card ao zedlav que ele coisa-te isso no cartao e pagas-lhe o envelope azul e tens a coisa feita! ;)

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: dúvida Linux
« Responder #34 em: 23 de Maio de 2014, 18:12 »
Hugo: eu quero aprender a fazer... :)

StarRider

  • Visitante
Re: dúvida Linux
« Responder #35 em: 24 de Maio de 2014, 22:03 »
Sistemas embebidos = 90% debug + 10% desenvolvimento.
Estás sempre "a partir pedra"  :)


Bem, peço desculpa por ser directo e objectivo, mas quem desenvolve com esse rácio com "90% de debug"
devia mesmo mudar de profissão ... quem sabe ir mesmo para pedreiro ou calceteiro, pois de certeza que não
percebe nada do que está a (tentar) fazer.

Abraços,
PA

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: dúvida Linux
« Responder #36 em: 25 de Maio de 2014, 00:43 »
Sistemas embebidos = 90% debug + 10% desenvolvimento.
Estás sempre "a partir pedra"  :)


Bem, peço desculpa por ser directo e objectivo, mas quem desenvolve com esse rácio com "90% de debug"
devia mesmo mudar de profissão ... quem sabe ir mesmo para pedreiro ou calceteiro, pois de certeza que não
percebe nada do que está a (tentar) fazer.

Abraços,
PA

Não te levo a mal o comentário porque não me conheces pessoalmente.
Obviamente que o rácio é exagerado, mas muitas vezes o debug de sistemas embebidos não é facil e daí que se perca por vezes mais tempo do que o esperado, principalmente para quem não está habituado a desenvolvimento de baixo nivel que foi o que me pareceu no caso deste tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: dúvida Linux
« Responder #37 em: 26 de Maio de 2014, 09:38 »
Temos assunto para novo topico :)

O comentario do StarRider li como se fosse dirigido genericamente.

Essas percentagens, exageradas, existem realmente nestes meios amadores (DIY) e na maioria das empresas onde trabalham amadores (por exemplo empresas onde predominam recem licenciados e nao existem seniores ou pessoas com formacao continua)
Normalmente aqui nestas empresas o normal é ver as pessoas "a partir pedra", ou "à martelada", ou "a pregar pregos nos proprios pés".. realmente muito semelhante a profissoes onde se trabalha mais com o esforco fisico do que o esforco mental.

Dependendo dos projecto, existem muitas fases. Aquelas que normalmente nao sao cumpridas, sao as fases anteriores ao desenvolvimento: requesitos e especificacoes, desenho da solucao, etc.

Por outras palavras, as pessoas comecam a fazer o projecto sem saberem (exactamente) o que querem ou o que precisam, sem pensar como tudo vai ser feito.

Muitos dos problemas tambem acontecem, porque ao passarem imediatamente para o desenvolvimento, ao nao pararem na fase de desenho da solucao, nao tiveram oportunidade para ler e reflectir sobre toda a documentacao do que vao estar a usar.

Normalmente anda-se à depois a fazer "debug" a um problema que esta documentado algures. Ou falha-se algo por nao ter sido lido convenientemente a documentacao. (Por exemplo, algo nao dá para funcionar / encaixar com algo)

Por exemplo, a mim ja me aconteceu andar um dia inteiro a "debuggar" o codigo e uma placa, num pino (output) que nao estava a funcionar .. quando depois venho a descubrir que esse pino era apenas input e quem desenhou o hardware nao olhou para isso.
É de atirar aos arames! :)

(e ja veem o que é depois ter de desenhar novamente uma placa.. mandar fazer PCBs novas.. e montagens componentes.. por um problema que mais um pouco de tempo gasto antes de fazer o desenvolvimento nao teria existido)

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: dúvida Linux
« Responder #38 em: 30 de Maio de 2014, 14:20 »
Mais uma dúvida basica de Linux para os experts.

Tenho um modem instalado e identificado pelo comando "lsusb": "Bus 001 Device 003: ID 1199:68a3 Sierra Wireless, Inc."

Pergunta: como sei agora qual a porta USB dele correcta em "/dev/"? Nao tenho lá nenhum /dev/ttyUSB*....


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: dúvida Linux
« Responder #39 em: 30 de Maio de 2014, 15:20 »
Deves ter um ACM, ou meia duzia, ou um COM, ou um HID, não sabes que modo(s) de USB esse modem fala?
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: dúvida Linux
« Responder #40 em: 30 de Maio de 2014, 15:32 »
ja me safei.

esta coisa de ser maquina linux virtual tb tem as suas desvantagens... tenho de andar a passar perifericos do windows para o virtual... e as vezes dá asneira... talvez pq o Windows e os drivers tb é coisa que nc corre mto bem...

ja avancei mais 1 mm :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: dúvida Linux
« Responder #41 em: 30 de Maio de 2014, 15:42 »
Se não gostares de máquinas virtuais, podes experimentar o wubi. Permite instalar ubuntu num PC windows sem ter de reparticionar o disco.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: dúvida Linux
« Responder #42 em: 30 de Maio de 2014, 16:03 »
ja me safei.

esta coisa de ser maquina linux virtual tb tem as suas desvantagens... tenho de andar a passar perifericos do windows para o virtual... e as vezes dá asneira... talvez pq o Windows e os drivers tb é coisa que nc corre mto bem...

ja avancei mais 1 mm :)

O que tas a usar? Eu tenho o Virtualbox com guest addiction.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: dúvida Linux
« Responder #43 em: 30 de Maio de 2014, 17:26 »
nao, afinal nao estou safo.

preciso de saber em que porta está... como faço isso?

ivitro: eu tb.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: dúvida Linux
« Responder #44 em: 30 de Maio de 2014, 18:18 »
Isto?
Código: [Seleccione]
ls /dev/ Ou:
Código: [Seleccione]
lsusb