collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Qual tipo de soldar e temp indicados?  (Lida 19919 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #15 em: 22 de Janeiro de 2017, 22:45 »
Amanhã vou à aquários ou castro electrónica ver se consigo arranjar uma ponta nova. Tanto uma ponta fina, menos de 2 mm, como uma ponta achatada, de 4.5mm. Que é a que ele utiliza no vídeo: https://youtu.be/fYz5nIHH0iY?t=254
A tua ponteira não me parece  assim tão mau estado, apenas a precisar de uma limpeza.
Para a maior parte dos ferros baratos é difícil de encontrar variedade de ponteiras, pelo que não estranhes se não encontrares nenhuma.
O que te recomendava era trocar a esponja molhada por um destes:

Se não quiseres gastar dinheiro, rouba um esfregão de inox à patroa que vai dar a quase o mesmo. Supostamente causam mais desgaste, mas nunca notei diferença.
Para usar é a seco (não se acrescenta nada!), e espetar a ponta do ferro um par de vezes até voltar limpa. Logo de seguida aplicar um bocado de solda na ponta para estanhar a mesma para que depois seja mais fácil soldar e evitar a oxidação.

Pessoalmente detesto as esponjas molhadas e já as larguei há uns anos. Limpam bem, mas destroem as pontas todas. O choque térmico faz com que a corrosão se alastre muito mais rápido, e ajudam a disfarçar os defeitos de usar temperatura demasiado alta, ajudando também com isso a reduzir a vida do ferro e das ponteiras. Os esfregões limpam bem também mas sem nenhuma das desvantagens.

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #16 em: 23 de Janeiro de 2017, 14:14 »
Boas,

Ponta nova mas não tenho como acertar na temperatura.
Ferro nos 320ºCelsius. Encosto no pino e o mesmo aquece (aquece porque verifiquei com os dedos -_- tal é o desespero). Encosto a solda no outro lado do pino e a solda fica uma bola e quanto mais empurro o fio de solda mais ela enrola e fica pendurada no fio! Lá consigo que o estanho cai para o interior do furo. Quando retiro a ponta do ferro, mais rápido que o Lucky Luke, o estanho vem agarrado ao ferro!

Não percebo! O que poderá ser?
Ficam fotos da bola que fica pendurado no estanho e as bostas de soldas que ficam nos pinos!
https://drive.google.com/drive/folders/0BzlNeCfGh2GVV3dBdEV5ZkdQcEU?usp=sharing

Experimentei o esfregão ao invés da esponja molhada e por mim aprova :)

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #17 em: 23 de Janeiro de 2017, 14:30 »
mete isso a 400º. e encostas a solda no pino junto ao furo e depois encostas o ferro ate a solda deslizar para o furo e agarrar-se em volta do pino.
tens que encostar tudo. o ferro ao pino e a solda ao pino junto a ponta do ferro.
tens que dar mais calor nisso. se encostares o ferro aos pinos ja soldados vais ver a sodlda a derreter para dentro do furo.
e nao podes tirar o ferro de imedito, esperas ate veres a solda a escorregar para dentro do furo. isso nao tem um tempo fixo. depende da temperartura da ponta e do ponto de fusao da solda e tambem da temperatura ambiente. se tiver muito frio onde soldaste isso o ferro perde temperatura e nunca chega a atingir a temp. marcada na estaçao de soldar.
de certeza que essa ponta é nova? ja ta com um aspeto bem usado por comparaçao com as pontas que uso. ;)

quando o ferro esta quente a serio assim como pino, se metes la o dedo ficas com uma marca de queimadura no mesmo. ;)
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 14:34 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #18 em: 23 de Janeiro de 2017, 14:44 »
Tenho receio de queimar a placa.  :-\ Como posso ver que a placa está quase a queimar, que sinais começo a ter? (Esta pergunta fica um pouco estranha  :P )

Estou a medir a temperatura do ferro com um multímetro. Acho que está correcto, pelo menos espero!
A ponta foi comprada à pouco. Reparo que mal coloco estanho ela ficou preto. Se passar no esfregão de cozinha fica cinzenta novamente, cor original. Estou a fazer bem?

Obrigado

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #19 em: 23 de Janeiro de 2017, 14:51 »
Partilhei um vídeo para verem que o comportamento da solda: https://drive.google.com/drive/folders/0BzlNeCfGh2GVV3dBdEV5ZkdQcEU
Começo achar que o ferro está bom para o lixo!  >:(

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #20 em: 23 de Janeiro de 2017, 15:07 »
Tens MP.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #21 em: 23 de Janeiro de 2017, 15:30 »
estas a fazer errado nesse video. a ponta do ferro nem sequer esta quente...
senao a solda fazia fumo e derretia.
e tens que usar o ferro numa mao e o fio de solda na outra. em simultaneo. encostas o ferro e a seguir a solda.
e esperas que ela derreta.
nessa placa do video nao consegues o mesmo resultado que na original porque os furos nao sao metalizados. nessa a solda nao entra nunca para dentro do furo. fica so a volta do pino. e a placa convem estar presa a alguma coisa.
se fica solta ta sempre a fugir e tens que fazer alguma pressao leve com o ferro no pino para transmitires o calor do ferro para o pino e para a solda.
nem parece que aprendeste no cinel. ;)

e nao tenhas receio que nao queimas a placa se nao estiveres la com o ferro mais que alguns segundos.
se fosse assim eu ja tinha destruido milhares de pcbs a soldar a 450º... ;)
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2017, 15:35 por LVirtual »
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #22 em: 23 de Janeiro de 2017, 15:39 »
A ponta do ferro é para estar sempre com solda, basicamente, sempre que vais soldar uma junta, limpas a ponta, metes uma gota de solda na ponta do ferro, e só depois de teres solda na ponta do ferro é que atacas a placa/componente, porque ponta fina e sem solda na ponta a área de contacto é minuscula e demoras 3 dias.

E tens o ferro frio e bem sujo.
Á falta de melhor, dobra um guardanapo de papel em 4, molha-o e limpa lá a ponta, eu não sou fã das "esponjas" metálicas, mas isso é uma escolha pessoa..
Avr fanboy

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #23 em: 24 de Janeiro de 2017, 12:37 »
A ponta do ferro é para estar sempre com solda, basicamente, sempre que vais soldar uma junta, limpas a ponta, metes uma gota de solda na ponta do ferro, e só depois de teres solda na ponta do ferro é que atacas a placa/componente, porque ponta fina e sem solda na ponta a área de contacto é minuscula e demoras 3 dias.

E tens o ferro frio e bem sujo.
Á falta de melhor, dobra um guardanapo de papel em 4, molha-o e limpa lá a ponta, eu não sou fã das "esponjas" metálicas, mas isso é uma escolha pessoa..

Acho que não era preciso referir, mas cá vai! No vídeo que postei estão com o ferro na mão esquerda e o telemóvel na mão direita. Logo não existe qualquer técnica de soldadura aplicada no vídeo. O objectivo era apenas demonstrar o que se está a passar com a solda!

Sim, o ferro está frio. Descobri ontem que o ferro está avariado. Pois ora está nos 400ºC como quando enconsto na placa ele desliga e não aquece nada! O mesmo acontece quando está pousado, a temperatura está sempre a oscilar!

Vou ter que comprar um ferro novo! ::)

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #24 em: 24 de Janeiro de 2017, 22:21 »
ora bem, ai tens a resposta para o problema da cagada ;)

so fica bola de solda agarrada ao ferro quando ele nao consegue transmitir calor para o pino...
a solda agarra-se sempre ao ponto mais quente...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #25 em: 26 de Janeiro de 2017, 12:31 »
Meus senhores estais todos convidados para o funeral do meu ferro!  :-[

Já muitas soldas ele deu! Chegou a hora!  :-\ 8) :o

Obrigado pela ajuda. Vou abrir um novo tópico, preciso da vossa ajuda para comprar uma estação de soldar. Como sempre o preço alvo será bom e barato  :P
Abraços

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #26 em: 26 de Janeiro de 2017, 12:52 »
Tranquei o tópico com o objectivo de o "resolver"
Não sei se é assim que devo fazer. Resolvi voltar a destrancar o mesmo para não "silenciar" ninguém  :P

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #27 em: 23 de Fevereiro de 2017, 01:46 »
Boas noites meus senhores e senhoras,

Partilho aqui o meu mais recente trabalho https://drive.google.com/drive/folders/0BzJ2AtyPGEWsalVFVUJxRGEzbGs?usp=sharing

Que documentação é que podem disponibilizar sobre microssoldadura?
Em tempo fiz um curso no Cinel, mas a documentação já não a tenho e o que me lembro é muito da parte prática. A parte teórica, como a que distancia devem os componentes ficar da pcb ou então que temperaturas se deve utilizar nas diferentes soldas, já me escapa.

Caso possam partilhar ou indicar documentação sobre o assunto agradeço.
Haaa, este trabalho foi feito com um ferro novo!  :D

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #28 em: 23 de Fevereiro de 2017, 06:26 »
pá, para mim nao está mau. so falhou um pormenor, tens uma resistencia soldada com os pinos ao contarrio...
;)

é pena é a placa nao ser verde....
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline edeweld

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 540
Re: Qual tipo de soldar e temp indicados?
« Responder #29 em: 23 de Fevereiro de 2017, 13:59 »
pá, para mim nao está mau. so falhou um pormenor, tens uma resistencia soldada com os pinos ao contarrio...
;)

é pena é a placa nao ser verde....

 :o Qual resistência?