collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: preciso de opiniões sobre universidades  (Lida 26687 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
preciso de opiniões sobre universidades
« em: 25 de Novembro de 2012, 19:11 »
como ja estou no ultimo ano do secundário tenho de começar a pensar melhor na universidade que quero ir.
ando a pensar a ir para um curso de Eletrotecnica e computadores.

estou indeciso entre a universidade da beira interior, a universidade de aveiro e a universidade de tras os montes e alto douro.
estava a pensar ir para a de tras os montes mas não sei se é a melhor.

como não conheço ninguem que tenha ido para um curso destes nem para a utad ou a de aveiro gostava de ouvir opiniões (se acham que a universidade é boa para esta area, por exemplo)

se alguem tiver andado na utad pode me dizer, sobre o mestrado de Eng. Electrotécnica e Computadores, o quais são as opções A e B? não diz la http://www.utad.pt/vPT/Area2/estudar/oferta_educativa/Documents/2ciclo/eng_electrotecnica_computadores.pdf


(utad) http://www.utad.pt/vPT/Area2/estudar/oferta_educativa/1ciclo/Paginas/eng_elet_computadores_1ciclo.aspx?lst=1
 (aveiro) http://www.ua.pt/ensino/PageCourse.aspx?id=27&p=4&a=9
 (ubi) https://www.ubi.pt/Curso.aspx?CodigoCurso=27
« Última modificação: 25 de Novembro de 2012, 19:18 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #1 em: 25 de Novembro de 2012, 19:23 »
Universidade de Aveiro, na minha opinião. Eles tem grande investimento na área da Robótica  ;)
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline pedromendes10

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 33
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #2 em: 25 de Novembro de 2012, 19:39 »
Sou suspeito para responder, mas para esse curso ou Aveiro ou Porto (FEUP)
Eng. Física

Universidade de Aveiro

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #3 em: 25 de Novembro de 2012, 21:38 »
alguem poderia me dizer se a utad seria bom para esta area?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Vieira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 40
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #4 em: 25 de Novembro de 2012, 21:59 »
Sou aluno da UA( universidade de aveiro) do curso de Engenharia Eletronica e Telecomunicações e posso-te dizer que o que tenho ouvido é que o curso é dos melhores a nivel europeu comos dos melhores a nivel nacional.

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #5 em: 26 de Novembro de 2012, 00:52 »
Nem preciso falar....
Foi tudo dito.

 ;D ;D ;D
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #6 em: 26 de Novembro de 2012, 10:40 »
Conheço malta no ISEP que fala bem daquilo no Porto também...

Mas já agora deixo a minha opinião, hoje em dia em Portugal, no estrangeiro não sei, mas tenho ido a algumas palestras de pessoas que procuram jovens para trabalhar, e sabes o que disse aqui a uns tempos um deles?!...

Disse o seguinte: "Eu não me interessa se o aluno vem da Universidade A ou B, se tem 20 cursos ou se tem só o 4o ano, se é um gajo que eu lhe peço para fazer uma determinada tarefa num período de tempo, e ele me faz o que eu peço, mais nada me interessa, para verem até tenho um finalista de médico como programador"...

Portanto eu já penso um pouco como este senhor, independentemente da Universidade que vás, tens que mostrar força de trabalho, garra e principalmente Iniciativa. Olha eu estou numa universidade que supostamente não tem fama muito boa, UFP, e daqui já saiu malta para outras Universidades, tirar mestrados ou mudaram de universidade mesmo na licenciatura, mas o que é certo é que alguns dizem me assim "a matéria é a mesma, não tens tanto apoio dos professores, e tens mais eventos"...
A matéria já se suspeitava que fosse idêntica, o apoio dos professores é uma coisa que realmente em certos aspectos faz falta, não sei como é nas outras Universidades mas cá temos total apoio dos professores, e em relação a ter mais eventos, isso é normal, geralmente as Universidades Públicas tem mais alunos, mais apoios do estado, etc etc...
E embora esteja nesta Universidade estão sempre a surgir oportunidades boas...

O que quero concluir com isto é o seguinte, independentemente da Universidade que vás não há Milagres, não é por ser a melhor Universidade de Portugal que vai fazer de ti um Aluno "topo de gama", o que vai determinar se és Bom é o teu Esforço. Claro que, ires para uma Universidade com melhor prestígo dá-te um bom nome no Currículo quando acabares o curso...  ;)



« Última modificação: 26 de Novembro de 2012, 10:54 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #7 em: 26 de Novembro de 2012, 13:57 »
Mais importante que o ensino tens que ter em conta o factor de empregabilidade que determinada instituição te proporciona...

Agora saber a lei de ohm e não sei que mais... opahh tu sais Engº Eletrotécnico mas o vais fazer é gerir... por isso prepara-te!

Aproveita para fazer contatos e desenvolver as tuas competências transversais (é isto que as empresas valorizam!) o resto é uma sorte!

Se quiseres fazer aquilo que se aprende na faculdade---> Engª Informática...

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #8 em: 26 de Novembro de 2012, 14:33 »
Conheço malta no ISEP que fala bem daquilo no Porto também...

Mas já agora deixo a minha opinião, hoje em dia em Portugal, no estrangeiro não sei, mas tenho ido a algumas palestras de pessoas que procuram jovens para trabalhar, e sabes o que disse aqui a uns tempos um deles?!...

Disse o seguinte: "Eu não me interessa se o aluno vem da Universidade A ou B, se tem 20 cursos ou se tem só o 4o ano, se é um gajo que eu lhe peço para fazer uma determinada tarefa num período de tempo, e ele me faz o que eu peço, mais nada me interessa, para verem até tenho um finalista de médico como programador"...

Portanto eu já penso um pouco como este senhor, independentemente da Universidade que vás, tens que mostrar força de trabalho, garra e principalmente Iniciativa. Olha eu estou numa universidade que supostamente não tem fama muito boa, UFP, e daqui já saiu malta para outras Universidades, tirar mestrados ou mudaram de universidade mesmo na licenciatura, mas o que é certo é que alguns dizem me assim "a matéria é a mesma, não tens tanto apoio dos professores, e tens mais eventos"...
A matéria já se suspeitava que fosse idêntica, o apoio dos professores é uma coisa que realmente em certos aspectos faz falta, não sei como é nas outras Universidades mas cá temos total apoio dos professores, e em relação a ter mais eventos, isso é normal, geralmente as Universidades Públicas tem mais alunos, mais apoios do estado, etc etc...
E embora esteja nesta Universidade estão sempre a surgir oportunidades boas...

O que quero concluir com isto é o seguinte, independentemente da Universidade que vás não há Milagres, não é por ser a melhor Universidade de Portugal que vai fazer de ti um Aluno "topo de gama", o que vai determinar se és Bom é o teu Esforço. Claro que, ires para uma Universidade com melhor prestígo dá-te um bom nome no Currículo quando acabares o curso...  ;)


Like!
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #9 em: 26 de Novembro de 2012, 14:40 »
Conheço malta no ISEP que fala bem daquilo no Porto também...

Mas já agora deixo a minha opinião, hoje em dia em Portugal, no estrangeiro não sei, mas tenho ido a algumas palestras de pessoas que procuram jovens para trabalhar, e sabes o que disse aqui a uns tempos um deles?!...

Disse o seguinte: "Eu não me interessa se o aluno vem da Universidade A ou B, se tem 20 cursos ou se tem só o 4o ano, se é um gajo que eu lhe peço para fazer uma determinada tarefa num período de tempo, e ele me faz o que eu peço, mais nada me interessa, para verem até tenho um finalista de médico como programador"...

Portanto eu já penso um pouco como este senhor, independentemente da Universidade que vás, tens que mostrar força de trabalho, garra e principalmente Iniciativa. Olha eu estou numa universidade que supostamente não tem fama muito boa, UFP, e daqui já saiu malta para outras Universidades, tirar mestrados ou mudaram de universidade mesmo na licenciatura, mas o que é certo é que alguns dizem me assim "a matéria é a mesma, não tens tanto apoio dos professores, e tens mais eventos"...
A matéria já se suspeitava que fosse idêntica, o apoio dos professores é uma coisa que realmente em certos aspectos faz falta, não sei como é nas outras Universidades mas cá temos total apoio dos professores, e em relação a ter mais eventos, isso é normal, geralmente as Universidades Públicas tem mais alunos, mais apoios do estado, etc etc...
E embora esteja nesta Universidade estão sempre a surgir oportunidades boas...

O que quero concluir com isto é o seguinte, independentemente da Universidade que vás não há Milagres, não é por ser a melhor Universidade de Portugal que vai fazer de ti um Aluno "topo de gama", o que vai determinar se és Bom é o teu Esforço. Claro que, ires para uma Universidade com melhor prestígo dá-te um bom nome no Currículo quando acabares o curso...  ;)

concordo plenamente. nomes sonantes de universidades até talvez ajudem a arranjar trabalho mas não ajudam a mante-lo.
não procuro a melhor universidade.
procuro apenas saber opinões se por acaso alguma dessas universidades não são muito boas para engª eletrotecnica.
sera que ir para a utad e ir para aveiro iria dar mais ao menos aos mesmo? queria saber se a utad tambem anda a desenvolver bem a area da robotica.
as vezes mesmo tendo o curso não quer dizer que seja um bom curso nessa universidade
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #10 em: 14 de Julho de 2013, 14:05 »
Agora que já sei a minha média e já tenho de fazer a candidatura volto aqui a perguntar.
Já falei com um professor da área da electrónica da universidade de Aveiro e disse-me que electrotécnica mesmo é melhor não ir para la. É tudo muito ligado a informática e telecomunicações dai nem ter mesmo esse nome o curso.

Surge-me a duvida entre a universidade Nova de Lisboa e a universidade de Coimbra. O problema é que dava-me jeito ir para a de Lisboa mas ao contrario da de Coimbra não sei se é indicado para o que quero.
Sem que Coimbra tem o instituto de robótica instituto de robótica e tambem tem a área de especialização de automação.
Da de lisboa não sei muito e gostava de saber mais

Em lisboa há isto:
Mestrado
licenciatura com mestrado integrado
Estes não percebo bem porque há um mestrado à parte quando já há integrado

Em coimbra há tambem mestrado integrado e à direita estão as especializações: Mestrado Integrado em Engenharia Electrotécnica e de Computadores
« Última modificação: 14 de Julho de 2013, 19:02 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #11 em: 14 de Julho de 2013, 16:58 »
Boas,
Eu também vou este ano para Eng. Electrotécnica! Estou quase decidido em ir para o IST.
A de Aveiro é conceituada no curso de Electrónica e Telecomunicações, mas no curso de Electrotecnia não oiço falar muito, nem bem, nem mal. Também não é em Aveiro, é em Águeda.

Uma das minhas opções vai ser na UMinho, também penso que seja uma universidade boa nesta área.

Cumprimentos

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #12 em: 14 de Julho de 2013, 18:16 »
Boas,
Eu também vou este ano para Eng. Electrotécnica! Estou quase decidido em ir para o IST.
A de Aveiro é conceituada no curso de Electrónica e Telecomunicações, mas no curso de Electrotecnia não oiço falar muito, nem bem, nem mal. Também não é em Aveiro, é em Águeda.

Uma das minhas opções vai ser na UMinho, também penso que seja uma universidade boa nesta área.

Cumprimentos

So tenho nota de candidatura de 150,0. Tecnico tá fora de questão :/
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline rglove

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 527
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #13 em: 14 de Julho de 2013, 18:22 »
Eu não colocaria fora de questão porque as médias vão descer quase de certeza, pelo menos acho que sim...
Mas acho que vamos aprender mais ou menos o mesmo seja para que universidade formos. É preciso é ter força de vontade para aprender e não ficar à espera de aprender tudo na universidade.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: preciso de opiniões sobre universidades
« Responder #14 em: 14 de Julho de 2013, 18:35 »
Eu não colocaria fora de questão porque as médias vão descer quase de certeza, pelo menos acho que sim...
Mas acho que vamos aprender mais ou menos o mesmo seja para que universidade formos. É preciso é ter força de vontade para aprender e não ficar à espera de aprender tudo na universidade.

claro mas gostava de saber mais ou menos onde se centram. e o problema é que as especializações em lisboa não são bem claras.
Tambem é bom ter coisas à parte para participar durante o ano
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/