collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Spindle económico  (Lida 4177 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Spindle económico
« em: 12 de Dezembro de 2016, 12:08 »
Viva, ofereceram-me este suporte para berbequim com mesa integrada (nem sei bem como chamar a isto).
O objetivo será fresar pequenas peças de HDPE/madeira/alumínio (nada com muita precisão como é óbvio) e servir de engenho de furar para fazer alguns furos mais precisos.
Por isso precisava de comprar um spindle/fresadora. O diâmetro para aperto é de 43 mm. Não queria gastar muito dinheiro, porque não faz sentido investir muito em algo que terá um uso muito esporádico e o berbequim com fios que tenho é um de 12,99 eur do Jumbo  :o

Tenho ouvido "falar bem" de alguns spindles da Kress. Mas o meu orçamento era de cerca de 100 eur...

Existe também o pormenor que no futuro poderia aproveitar o spindle para uma CNC caseira (quando a puder construir), mas acho que aí estaria comprometido com o diâmetro do suporte (42 mm) e parece-me que os spindles mais potentes usam outro diâmetro maior.

Alguém tem alguma recomendação para comprar um spindle?
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2016, 16:11 por samc »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Spindle económico
« Responder #1 em: 12 de Dezembro de 2016, 12:33 »
Se os Kress são de 42mm, não penses 2 vezes. Vale a pena poupar um bocado e ficar bem servido, mais ainda se queres usar numa CNC no futuro.

Neste vídeo as etiquetas estão tapadas, mas são claramente uma kress, uma proxxon e uma china.
! No longer available

Eu na minha CNC tenho uma Makita 3709. Custou-me 65€ e já tem umas horas a maquinar alumínio. Só é pena não ter controlo de velocidade e é bem mais larga que os 42mm!



Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Spindle económico
« Responder #2 em: 12 de Dezembro de 2016, 12:36 »
Isso parece ser para um berbequim normal, podes tentar uma tupia, mas penso que não dará para esse tamanho.
Já equacionas-te  mandar fazer um adaptador da medida do spindle para esses 42mm

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Spindle económico
« Responder #3 em: 12 de Dezembro de 2016, 16:18 »
Obrigado pelas respostas. Os suportes para os spindes de outros diâmetros até são "relativamente baratos", o chato seria a adaptação ao suporte já existente...

65 Eur por essa Makita, foi um óptimo negócio. Estive a ver melhor os preços das Kress e com controle de velocidade só vi preços a rondar os 190 eur com portes ( http://cnc-plus.de/en/Spindle-Motors---Spare-Parts/Milling-Spindle-Motors/Kress-800-FME-Milling-Spindle-Motor-with-800W.html ). A questão é que para dar esse valor, teria de ser algo mesmo "muito bom" e que por esse valor já não compensasse um outro spindle importado (china) que tenha melhores características e controle de rotações externo ???


Quanto a instrumentos de medição ando a ver as duas opções para encomendar:
https://www.aliexpress.com/item/Dial-Indicator-Gauge-0-10mm-Meter-Precise-0-01Resolution-Concentricity-Test-PTSP/2004368186.html?spm=2114.13010208.99999999.294.JBgOcj
(depois teria de comprar o suporte, mas ficaria quase ao mesmo preço)

https://www.aliexpress.com/item/Free-shipping-Magnetic-Flexible-Base-Holder-Stand-Dial-Test-Indicator-Gauge-Scale-Precision-S127/32241499745.html?spm=2114.13010208.99999999.286.JBgOcj
(este tem outra forma na ponta de contacto - não sei os termos em português - que não sei se será mais polivamente para depois nivelar superfícies)
« Última modificação: 12 de Dezembro de 2016, 16:29 por samc »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Spindle económico
« Responder #4 em: 12 de Dezembro de 2016, 16:29 »
A minha Makita por 65€ foi comprada numa empresa de materiais de construção na minha terrinha, deve ser o preço de catálogo.

A diferença duma Kress para essas chinesas é que cumpre o que está na folhas de caraterísticas. Vindo da china não podes esquecer dos 23%+taxas de importação, garantia e peças para o teto, e a qualidade é quase um tiro no escuro.


Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Spindle económico
« Responder #5 em: 12 de Dezembro de 2016, 16:31 »
Hmm obrigado  :) , acho que então vou ter de começar a poupar mais uns trocos para ver se consigo comprar uma Kress!

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Spindle económico
« Responder #6 em: 12 de Dezembro de 2016, 17:11 »
Entretanto deves ter mais opiniões, há por aqui malta das CNCs a sério (ou pelo menos mais a sério do que eu).

A vantagem de poupar é que dá para gastar no caro e bom, mas se aparecer um bom negócio ou uma alternativa mais barata e sobrar de certeza que não te importas :D

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Spindle económico
« Responder #7 em: 15 de Dezembro de 2016, 17:29 »
Obrigado jm_araujo é um bom conselho, a questão é que "custa um bocado" a fazer o tal investimento.
Preciso também de uma tupia para fresar uns pedaços de MDF e como essa ferramenta tem prioridade, se a conseguir comprar primeiro, será utilizada também provisoriamente para fresar.
Já ando há mais de 6 meses à espera que apareça no LIDL uma tupia e até agora nada.
Comprei uma vez uma tupia destas no AKI http://www.aki.pt/ferramentas/ferramentas-eletricas/tupiasTUPIAS/Tupia1200D1200W-P13260.aspx e fui devolvê-la, em duas unidades: uma já vinha com os parafusos da base de plástico moídos e a segunda de substituição tinha a rosca do "collet" defeituosa e não apertava bem a fresa. Fica aqui o aviso para não confiarem muito nesse modelo!
« Última modificação: 15 de Dezembro de 2016, 17:31 por samc »