collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?  (Lida 8486 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« em: 08 de Janeiro de 2020, 17:52 »
Nos Gerbers Files de uma PCB de face única, é possível usar o ficheiro da parte de cobre e fazer uma cópia igual, sem modificá-lo para servir de Gerber para acrescentar também o outro lado da placa? Isto querendo cópia do cobre também no outro lado da placa ou é preciso editá-lo e fazer um "mirror" ao ficheiro Gerber?

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #1 em: 09 de Janeiro de 2020, 10:04 »
Não precisas de fazer mirror, as camadas Gerber são vistas de cima.

Mas se tens 2 planos copiar uma single side para o segundo lado é um grande desperdício, é preferível aproveitar a camada devidamente e melhorar o routing/tamanho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #2 em: 09 de Janeiro de 2020, 14:42 »
O que é que estás a tentar "resolver" com essa solução?
Não queres antes explicar o que estás a tentar a fazer, que explicares a tua solução?
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #3 em: 31 de Janeiro de 2020, 17:30 »
O que é que estás a tentar "resolver" com essa solução?
Não queres antes explicar o que estás a tentar a fazer, que explicares a tua solução?
Estou a tentar criar um conjunto de ficheiros Gerber para fabricar uma PCB em dupla face, a partir de um conjunto de Gerbers que só possui para uma PCB de face simples.
É que as empresas de fabrico, quase já não aceitam pedidos em face simples e as que aceitam, cobram mais por uma PCB de face simples do que por uma de dupla face para as mesmas dimensões.
E como não tenho o esquema do layout nem os ficheiros editáveis para criar os Gerbers adicionais, estava a ver se poderia usar o ficheiro que diz respeito à bottom soldermask, transformá-lo na outra layer do cobre da outra face, a top_copper.gbr.

Offline fergas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 159
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #4 em: 01 de Fevereiro de 2020, 11:14 »
Sinceramente ainda não consegui perceber o objectivo. Mas sim podes fazer uma cópia de um ficheiro, e modificar a extensão para que ele fique com a informação respeitante à layer correspondente. A de cobre do topo tem a extensão .gtl e a de baixo .gbl. Mas não faz grande sentido, digo eu.
Podes sempre criar um trabalho em branco com as mesmas dimensões do que já tens e copiar a layer que pretendes para o que já tens. Basta que os nomes sejam iguais. Podes sempre ver o resultado num visualizador. Eu gosto do http://www.pcbxprt.com/ onde podes seleccionar as layers uma a uma. Também gosto do jlcpcb.com.  E a propósito eles não cobram mais por um trabalho duma só camada.

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #5 em: 08 de Fevereiro de 2020, 02:49 »
O objectivo era ter os gerbers correspondentes para poder mandar fazer uma PCB de 2 layers a uma fábrica que só aceita gerbers, a partir dos Gerbers files que só tenho para uma PCB de simples face.
A parte cobre da outra face, podia ser simplesmente a parte negativa/inversa do soldermask da primeira face, que tenho.
Se só copiar o ficheiro e mudar o apenas o nome do ficheiro e extensão, vou ter cobre na extensão do soldermask, mas queria o cobre na parte que não é soldermask, que seriam as pads, vias.

Não poderia recorrer à China, tempos de entrega não estaria compatível e para entregas express, advém outros encargos e terceiros à mistura, com prazos que seriam incógnitas e deixava de compensar.
« Última modificação: 08 de Fevereiro de 2020, 02:58 por brunus »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #6 em: 08 de Fevereiro de 2020, 16:09 »
Não poderia recorrer à China, tempos de entrega não estaria compatível

O tempo de entrega da JLCPCB por correio "normal" a mim demora-me menos que o tempo que este tópico já tem...

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #7 em: 10 de Fevereiro de 2020, 01:14 »
Não poderia recorrer à China, tempos de entrega não estaria compatível

O tempo de entrega da JLCPCB por correio "normal" a mim demora-me menos que o tempo que este tópico já tem...
Ai as bocas  ;D
mas já estava à espera dessa. Quando abri o tópico o tempo ainda não estava a contar e ainda estava em processo de edição e criação do drill file.

É que 3 a 4 semanas é um período demasiado longo onde também acrescenta mais o tempo de edição, preparação dos ficheiros, tudo isto antes de avançar com o pedido de fabrico. E o tempo de fabrico made in China, torna o projecto inviável desde o inicio por isso tinha de ter o fabrico da PCB num tempo médio uma semana já com 3 - 5 dias de preparação, para ser viável.

Entretanto esse projecto prescreveu, mas já que comecei, vou saltar passos e continuar até ter uma metodologia mais ou menos viável para o próximo projecto.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #8 em: 10 de Fevereiro de 2020, 09:33 »
Se quiseres pagar 10x mais, tens a eurocircuits, mas tens pcb's em casa em 7 dias uteis, e é made in Europa já que parece que existe ai uma certa aversão..

E hoje em dia começar uma pcb só com uma face faz zero sentido, só o tempo perdido no layout por ser tão limitado..
Avr fanboy

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #9 em: 24 de Fevereiro de 2020, 19:30 »
Se quiseres pagar 10x mais, tens a eurocircuits, mas tens pcb's em casa em 7 dias úteis, e é made in Europa já que parece que existe ai uma certa aversão..
Não se trata aversão, é uma questão de compensação, porque é claro que procuro sempre a solução barata, mas no valor final não pesa só o custo de fabrico PCB.
As PCBs da eurocircuits custam mais, mas o transporte e a rapidez de entrega pode tornar o pedido mais compensatório. O tempo também é dinheiro e o custo da PCB não é apenas o valor que é dado ao fabrico da PCB. Claro que podes dizer: "mas as PCBs da China também têm transporte rápido"R: pois têm, e qual o valor e as chatices burocracias alfandegárias associadas? Só em valores, o somatório total do fabrico, do transporte, do serviço de desalfandegamento da transportadora, nem toda a gente mora ao lado da alfandega para ser uma pessoa a fazer o desalfandegamento, mas mesmo que morasse, há transportadoras que nem sequer cedem esse serviço ao cliente, ou aceitas o serviço deles ou então a encomenda é devolvida. Assim como os impostos sobre a encomenda e sobre os serviços burocráticos, serviços mais caros, valores dos impostos são mais altos, e todo este somatório pode até ser superior ao valor que a Eurocircuits pratica e gastaste mais e não tiveste as PCBs assim tão rápido nas tuas mãos.
E o próprio fabrico das PCBs na Eurocircuits, não é todo feito na Europa, também têm parceiros indianos, mas os impostos cobrados na Bélgica não são os impostos cobrados em Portugal...

É que as coisas até podem chegar rápido à alfandega, mas depois o tempo para as coisas nos chegarem às mãos, é uma incerteza. Por isso é que muita coisa encomendada fora da Europa, pode chegar rápido a Portugal, às vezes nem são 7 dias, mas depois até chegar à nossa porta, são quase mais 2 meses já com a encomenda dada como já ter hegado ao país.

Citar
E hoje em dia começar uma pcb só com uma face faz zero sentido, só o tempo perdido no layout por ser tão limitado..
Não faz sentido para quem? Ninguém falou que se estava a fazer uma PCB de raiz num ECAD e com o esquema eléctrico disponível, também nem toda a gente consegue projectar circuitos ou consegue desvendar o esquema de uma placa. Assim como nem todas as PCBs são feitas de raiz, há muitos layouts e placas ainda a funcionar em muitas máquinas, que ainda são em face simples. Nem sempre se tem acesso ao esquema eléctrico da placa, mesmo para quem saiba desenhar a PCB, ou quando se quer fazer ou replicar uma PCB. E muitos layouts de PCB que há na net, são poucos os projectos que possuem os gerber files ou sequer os ficheiros editáveis, muitos são em formato pdf/imagem e muitos são em face simples, só da revista Elektor são milhares.

A nível de fabrico industrial, também já tinha reparado e por isso ter comentado atrás, as empresas até cobram mais por PCBs em face simples do que para dupla face, para o mesmo tamanho e número de furos. A nível de fabrico, até pode ser mais complicado para PCBs em face simples que em dupla face, por causa da metalização dos furos, digo eu, mas o maior problema poderá ser mesmo a pouca cadência para o fabrico de PCBs em face simples e por isso terem valores maiores ou parecidos face a PCBs de dupla face. E para eles tanto gastam em material e recursos para fazer uma placa em 2 faces como que para fazer uma de uma face.

Um dos problemas que tenho tido nos visualizadores de gerbers, online ou offline, são alguns não suportarem as escalas nos gerbers ou ter ficheiros em sistemas de unidades diferentes, não poderem abrir em sobreposição, para ter verificação de posicionamentos, isto até mais com o drill file, ou ter as cotagens da furação num formato de coordenadas diferente (absoluto ou incremental) ou aquela cena da supressão do zero (leading, trailing or none).

E depois estou a ter problemas com o software GerbV, aquilo ou está cheia de bugs, ou anda a exportar mal e nem faz export em todos os files que tem lá como opções. Com o formato postscript, sempre podia usar um CAD importar em postscript e fazia lá edição, mas não consigo fazer o export em postscript, não sei se estou a fazer mal as coisas, ou se o software tem bug.

Relativamente ao drill file, o exellon file não suporta escala, pois não?

E alguém tem ou já conseguiu obter o trial do FAB3000? O formulário para pedir o trial do FAB3000, dá-me erros e não consigo submeter o pedido de requisição.
« Última modificação: 24 de Fevereiro de 2020, 19:36 por brunus »

Offline brunus

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 332
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #10 em: 24 de Fevereiro de 2020, 19:43 »
Não precisas de fazer mirror, as camadas Gerber são vistas de cima.

Mas se tens 2 planos copiar uma single side para o segundo lado é um grande desperdício, é preferível aproveitar a camada devidamente e melhorar o routing/tamanho.
A ideia não era redimensionar o tamanho ou criar outro routing/tamanho. A ideia era ter um grupo de ficheiros gerbers para mandar fabricar uma PCB de dupla face a partir de ficheiros gerbers de uma PCB de face simples.

Os ficheiros gerber não são obtidos/criados a partir dos ficheiros editáveis do projecto, porque não existem. Os gerbers estão a ser criados a partir dum layout de PCB em formato imagem ou PDF, mas ao ter um gerber satisfatório para o soldermask, estava a pensar usar esse gerber para criar o gerber do cobre mas da outra face, idem para o mask da segunda face. Tipo 3 em um.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Como criar Gerber F.Cu a partir do ficheiro BottomCu.gbr?
« Responder #11 em: 25 de Fevereiro de 2020, 09:33 »
Na Eurocircuits feito na India é o serviço PCBPool para encomendas superiores a 100 unidades, ou quando especificas que queres esse tipo de serviço, e continua a ser a Eurocircuits que trata de tudo, são eles que vão tratar da importação, tu só estás a negociar com a Eurocircuits enquanto empresa sediada na UE.

Para coisas caseiras, China fica sempre mais barato, e a nível de alfandega sei bem do que falas, já tive lá coisas 6 meses..
Mas é uma questão de jogar com os limites, preferível fazer 2 ou 3 encomendas de 10-20 pcb's espaçadas 2-3 dias do que encomendar tudo junto.

A nivel de prazos, conta sempre no minimo com 7 dias uteis, mais transportes, sem pagares ainda mais nunca tens pcb's da Euro em menos de 3 semanas..
Para isso pagas 15€ e mandas vir da China no mesmo prazo de entrega e sem alfândegas pelo meio.

Nunca tive bons resultados a passar imagens para gerber, dá sempre barraca, sempre, e os gerbers gerados ficam sempre com deficiências/erros.

O GerbV tem os seus quês, mas funciona bem para visualização, nunca exportei nada com ele, nem acho que seja boa ideia.

Acho preferível aprenderes a utilizar o Circuit Maker do Altium, facilmente lá colocas a pcb que queres copiar em overlay, fazes tudo direitinho e ficas com um ficheiro editável, com DRC e ERC executados, e com Gerbers em ordem.

Ou Kicad, dá para fazer o mesmo, e tens os ficheiros todos sempre no pc e não na nuvem da Altium..

E se é da Elektor tens esquemas, é um bom exercício de aprendizagem, e como tens uma pcb já feita, não perdes tempo a re-inventar o layout, mas dá para ganhar calo e á vontade na ferramenta..
Avr fanboy