collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€  (Lida 103329 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #15 em: 09 de Fevereiro de 2009, 01:56 »
tr3s......só me tiras trabalho! ;D ainda vou po desemprego :P

na sexta tava eu a dizer ao ricardo reis, que ia fazer um tutorial de um sensor de proximidade muito barato e postava no sabado...ora no sabado (vida de trabalhador) comecei a fazer o dito tutorial mas nao acabei :P hoje muito menos tempo....chego aqui, e pumba....tutorial feito pelo tr3s.....ah ganda homem! ;D

ta muito bom o tuto ;) tal como os outros teus :D

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #16 em: 11 de Fevereiro de 2009, 17:29 »
Em vez do teu esquema que ocupa 2 portas digitais no arduino posso utilizar estes equemas ?




Só ocupam uma porta analógica.

Achas que funciona ?
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #17 em: 11 de Fevereiro de 2009, 17:44 »
hmmm....eu penso que sim :)

eu no meu "sensor" utilizei porta analogica....a diferença é que nao te vai dar um valor digital como é lógico :P

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #18 em: 11 de Fevereiro de 2009, 17:46 »
Em vez do teu esquema que ocupa 2 portas digitais no arduino posso utilizar estes equemas ?

Imagem 1
Imagem 2

Só ocupam uma porta analógica.

Achas que funciona ?

Citar
O sensor tem uma maneira engraçada de funcionar. O que estes sensores fazem é detectar variações de luz, por exemplo, quando carregamos num botão do comando  LED dele pisca com uma determinada frequência (+- 33KHz) e o que o sensor da TV ou video detecta é esta variação. Estes sensores não detectam apenas, única e exclusivamente, luz infravermelha, eles "apanham" tudo (são um pouco mais sensiveis ao IR claro)! Se nós acendermos um LED IR em frente a este sensor veremos ele detectar qualquer coisa por um breve momento  e a estabilizar logo de seguida, isto porque ele internamente "satura" a esse comprimento de onda. É por isso que quando estamos em casa, de luzes ligadas, conseguimos mudar de canal com o nosso comando. O sensor da TV está a "saturar" a toda a luz envolvente e por isso a desprezá-la, como não está a saturar ao IV ao carregarmos num botão do comando o sensor vai "senti-lo" e como o LED do comando apenas pisca, o sensor não chega a "saturar" o IV e então não o despreza.

Não há nada melhor do que experimentar :D, contudo acho essa uma aproximação bastante simples. Experimenta e partilha os teus resultados. Acho que o resultado vai ser o que já disse, uma vez que o LED está sempre aceso o que vai acontecer é que quando encontrares algum obstáculo o receptor dá um pico e satura imediatamente a esse comprimento de onda, regrassando assim a zero. Dessa forma não saberás se te estás a aproximar e também não conseguirás saber a distância a que estás. Julgo que seja isso, mas é só a minha "teoria" uma vez que essa solução entra com pinos analógicos.

Já agora mostra código :P

Bons testes :)
« Última modificação: 11 de Fevereiro de 2009, 17:49 por tr3s »
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline quack

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #19 em: 19 de Fevereiro de 2009, 22:07 »
Boas,
Antes de mais deixem-me felicitar por tão bom fórum ;)

Estudo para ser engenheiro electrotécnico, mas nunca na minha vida fiz algo mais do que desmontar um rádio =P
Este ano surgiu-me o interesse pela electrónica (sim, já depois de entrar na faculdade...) e comprei um arduino duemilanove para construir um sumo-robot e fazer uma mini-competição com mais uns amigos...

Apresentações à parte =P,
Este magnífico post levou-me a inscrever no LR... (tks tr3s!)
Na Dimofel (Lisboa) comprei o que precisava para este sensor e por tentativa e erro descobri 3 coisas:

1. que o meu receptor IV tem a "perna do meio" a enviar o sinal
2. que não consigo perceber a reacção do receptor pois parece não reagir à presença do emissor IV
3. que já vai bem longe dos 0€ lol

Ao fazer tudo exactamente igual ao post o serial está sempre a enviar "ICEBERG" e eu ja nao consigo pensar (think) porque ele continua a detectar sempre qq coisa mesmo quando tiro o LED IV, eu é que me estou a afundar (sink =P)

Amanhã tento mais umas coisas e posto o meu verdadeiro problema... foi mais um primeiro post para partilhar a minha frustração e dar os parabens pelo vosso bom trabalho ;) keep up!

quack[]
PS: desculpem ter-me alongado

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #20 em: 19 de Fevereiro de 2009, 22:14 »
Ben-vindo e podes continuar alongar que ninguem se importa. :p Eu estudo para o mesmo mas no Porto. Quando ao problema não estou a ver qual será a causa  ::)

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #21 em: 19 de Fevereiro de 2009, 22:59 »
Obrigado, quack. E muito obrigado pelo elogio ao nosso forum! ;)

Bom...  é o pino do meio que está a enviar os dados? Isso é estranho que sensor é?
Esta experiência fica em zero euros se reaproveitares material, como indico no post :P!

É natural que ele detecte qualquer coisita, como deves calcular toda a luz é composta por infra-vermelhos. Durante as minhas experiências reparei que o simples facto de aproximar a minha mão a menos de 5mm do sensor este disparava que nem um louco!
Sei que a Dimofel não pratica bons preços, mas de qualquer maneira o emissor IR e o receptor não deviam (se o foram, raios partam aqueles tipos) ser assim muito caros para ja ires bem longe dos 0€!
Mostra que sensor estás a usar para te podermos ajudar em tudo o que precisares! :D
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline quack

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #22 em: 20 de Fevereiro de 2009, 01:08 »
Quando digo "bem mais caro" é tendo em conta que comprar um sensor pronto-a-usar me custaria pouco mais de 10€... já vou para além dos 5€... mas caso resulte, nem que no fim tiver gasto um pouco mais, me daria por contente, pois o conhecimento adquirido ninguém me tira.

Já vi que a ajuda aqui no fórum é instantânea =)
Espero evoluir depressa para também poder assim ajudar quem precise ;)

Posto também as imagens dos componentes que uso... mas ainda tenho uma noitada pela frente para fazer mais uns testes ao sensor até saber mesmo postar a minha pergunta..se nem eu me entendo quanto mais voçês.. nao sei ainda formular a pergunta. Sei que não percebo o que o sensor faz (ou neste caso não faz)

Não usei esse foto diodo, mas foi o que me aconselharam na Dimofel, mas cedo percebi que o foto diodo "sente" tudo o que é radiação =P
[]obrigado


[EDIT] novidades

Fazendo o upload do codigo do tutorial o arduino envia sempre a frase "ICEBERG!" para o PC
Para tentar perceber porquê, simplifiquei o meu circuito para algo mais simples e ver o output desta vez:

Código: [Seleccione]
#include <MsTimer2.h>

static boolean output = HIGH;
int val = 0;

void setup(){
  pinMode(12, OUTPUT);
  Serial.begin(9600);
  MsTimer2::set(5, flash);   // Intrrupções de 5 em 5 ms no LED IV
  MsTimer2::start();
}

void loop(){     // Unica diferença do codigo original
    Serial.println(analogRead(0));     // Envia valores lidos no pin analogico 0
}

void flash() {
  digitalWrite(12, output);
  output = !output;
}

Codigo cores cabos:
Preto- GND
Vermelho- 5V
Amarelo- Pin analogico 0
Verde- GND
Azul- Pin digital 12


---------------------------------(no início...)---------------------------------
Sensor IV:
Leg1: OUT (pin analogico 0)
Leg2: GND
Leg3: 5V

LED IV:
pin digital 12 (com frequência de 5ms tal como o código original, usando o timer)
usei um switch para so ligar o LED IV quando quisesse, para ver alterações no sensor


RESULTADOS do Serial Monitor:
Com LED IV desligado o valor lido é de 1023
Com LED IV ligado o valor lido continua constante a 1023
Daí ter concluído que o output do sensor deveria ser a leg2 em vez da leg1, pois não reagia ao LED IV

----------------------------(Mudando a leg1 com a leg2)----------------------------------------
Sensor IV:
Leg1: GND
Leg2: OUT (pin analogico 0)
Leg3: 5V

LED IV:
igual ao anterior

RESULTADOS do Serial Monitor:
Com LED IV desligado o valor lido é de 190
Com LED IV ligado os valores lidos vão crescendo a um ritmo certo começando por variar entre [193 e 196], [196 e 199], [199 e 202] ...sempre a crecer sequencialmente o limite do intervalo.
Após desligar o LED IV o valor lido estabiliza novamente desta vez num valor mais alto que o 190 inicial
Não me serve de muito, mas confirma (penso eu) a minha teoria de a leg2 ser a leg do sinal

---------------------------------------(fazendo asneira da grossa lol)---------------------------------------
Sensor IV:
Leg1: OUT (pin analogico 0)
Leg2: 5V   (uups!) :o
Leg3: GND (uups!) :o


RESULTADO:
Por engano troquei na bread board a leg2 com a leg3 do sensor IV, o resultado, não cheirou nada bem!!! em segundos percebo que algo de errado se passa, pois começo a sentir um cheiro a queimado!!!!
Aqui sim fiquei preocupado! desliguei de imediato a USB do arduino, mas menos aflito "vejo" que o cheiro não vem da placa mas sim do sensor que estava quente!
Depois de alguns testes os resultados do sensor continuam iguais, penso que não tive tempo de o danificar   =)
------------------//----------------------

E agora finalmente a minha questão: o que se passa com este sensor?  ???
Os outputs gerados fazem sentido?
Com variações de apenas algumas unidade não consigo aproveitar o sensor IV para sensor de proximidade  =(
Vai ser o tubo feito com a caneta preta que vai ajudar na leitura de IV's?

Desde já muito obrigado ;)
quack
« Última modificação: 20 de Fevereiro de 2009, 05:00 por quack »

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #23 em: 20 de Fevereiro de 2009, 10:52 »
Não sei muito bem rapaz, nem tenho tempo para analisar completamente o caso mas de qualquer das formas fica o circuito do boe-bot para sensores ir para detectar distancias que pode ajudar.



Código: [Seleccione]
FREQOUT 8, 1, 38500
 irDetectLeft = IN9
IF (irDetectLeft = 0) THEN

Do que vejo eles mandam um PWM para o LED IR e depois esperam que o sensor diga 1.

Assim parece que o IR diz high ou low conforme detecta ou não o reflexo a essa frequência!
Os 38500 são em Hz, logo temos k converter para o pwm do arduino se quiseres testar os mesmos valores.

Desculpa não poder ajudar mais agora mas tenho muitos trabalhos em mãos... Boa sorte ;)

Offline quack

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 7
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #24 em: 21 de Fevereiro de 2009, 00:26 »
Obrigado TigPT ;)

Entretanto arranjei um PDF ("Robotics With Boe-Bot - Student Guide)
Dedicam um capítulo inteiro a sensores infra-vermelho..vou por alguma leitura em dia...
Bolas, nestas "férias" entre semestres estou que nem vampiro, sempre a dormir de manha... =D
[]

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #25 em: 21 de Fevereiro de 2009, 01:25 »
Obrigado TigPT ;)

Entretanto arranjei um PDF ("Robotics With Boe-Bot - Student Guide)
Dedicam um capítulo inteiro a sensores infra-vermelho..vou por alguma leitura em dia...
Bolas, nestas "férias" entre semestres estou que nem vampiro, sempre a dormir de manha... =D
[]
Quem me dera poder dizer isso mas eu vou começar o próximo semestre ainda a entregar trabalhos e fazer defesas do anterior :S

O manual está muito bom, acho k é uma boa leitura, embora orientado para BS2, dá para aprender bons conceitos de electrónica e robótica gerais!

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #26 em: 21 de Fevereiro de 2009, 19:51 »
Esses outputs estão mesmo muito estranhos... vou fazer um video onde vou carregar o código que coloquei no primeiro post onde vou mostrar o sensor que montei enquanto fazia este Tópico.
Estou a achar  mesmo mesmo estranho...
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #27 em: 22 de Fevereiro de 2009, 00:31 »
E agora finalmente a minha questão: o que se passa com este sensor?  ???
Os outputs gerados fazem sentido?
Com variações de apenas algumas unidade não consigo aproveitar o sensor IV para sensor de proximidade  =(
Vai ser o tubo feito com a caneta preta que vai ajudar na leitura de IV's?

Desde já muito obrigado ;)
quack

Bom aqui têm o meu video, foi feito um bocado a pressão mas mostra que tudo funciona! Não uso o indicador da mao esquerda pq o cortei :P!
Vê-se alguma interferencia do led IR do portátil mas também se entende claramente que o sensor detecta a minha mão na perfeição!
Fiz as ligaçoes exactamente como digo no primeiro post e uso o código que coloquei sem alterar nada como podem ver no vídeo!

P.S.: Não liguem as cenas que tenho ligadas na breadboard, são experiências.



Não terás uma fonte externa de IR algures por aí?
« Última modificação: 28 de Agosto de 2009, 01:03 por tr3s »
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #28 em: 25 de Fevereiro de 2009, 02:50 »
Citar
Não uso o indicador da mao esquerda pq o cortei Lingua!
Não percebi, o teu indicador pareceu estar em boas condições!!  :P

Offline DanBar

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 685
    • iCAR Lusorobotica Blog
Re:Construir um Sensor de próximidade de Infravermelhos por 0€
« Responder #29 em: 25 de Fevereiro de 2009, 09:18 »
tr3s tinhas razão. O esquema do IR ligados só para um entrada não funciona. O Receptor fica realmente saturado.

Fiz a esperiencia do teu tutorial e funciona. Mas para mim não dá. Gostava de poder ligar a uma porta analógica e tentar converter a voltagem de entrada por centimetros.

Se ligar o receptor IR a uma porta de entrada a voltagem não varia muito.

Gostava de saber se existe algo por aí que possa calcular a que distancia está o objecto "ICEBERG".

Talvez os  módulos IR que se vendem por aí já possa fazer isso ?
Antigo Nick do Forum: iCAR

Projectos iCAR
icar.lusorobotica.com

DB@G
http://www.facebook.com/daniel.barradas