collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Torna uma ATX numa fonte segura  (Lida 45004 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Torna uma ATX numa fonte segura
« em: 19 de Julho de 2013, 13:03 »
Bons dias, pela hora que escrevo isto, na discussão de outro post sobre projectos surgiu criar uma fonte com uma ATX.
Pois como esse post não é dedicado a isso crio este para fazer mais perguntas sobres isto.

O que quero fazer neste fonte é:

Torná-la regulavel numa saida com um potenciometro num regulador Buck que dará 11V até 1V. Este buck podendo dar 2-3A
Torná-la regulavel com outra saida, tambem com um potenciometro, num regulador Boost que dará a partir dos 12V até talvez 20V ou 30V, não deverei precisar mais.
Ter um MSP430 a monitorizar a voltagem e a corrente de ambas essas saidas e imprimir os valores um ecrã nokia 5110. Com uns botões para selecionar qual monotoriza
Ter ainda saidas separadas e directas de 12V, 5V e 3.3V da ATX. E talvez as outras saidas de -5V e -12V. De preferencia essas 3 com amperimetro do uControlador tambem.

Quanto ao voltimetro penso usar um divisor de tensão. Penso usar isto que tambem tem um diodo zener
http://www.circuitvalley.com/2012/02/msp430g2231-volt-meter-adc.html

Quanto ao amperímetro quero fazer um de 3A para as saidas do buck e boost, meto uma resistencia de 0.1ohm de 1W. Ligo 1 ponta ao ground e a outra ao ADC do micro. Como uso um micro de 3.3V tenho uma resolução de 1023/3,3=310, 1/310=0,003V por cada valor no ADC. Como a resistencia é de 0.1ohm é 30mA por valor que acho aceitável.

Tambem tenho depois de limitar a corrente no circuito para nunca passar dos 3A...mas não sei como hei-de fazer isso. Poderei usar o amperímetro para desligar o circuito?
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 13:44 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline npereira

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 95
  • Abstuntis Majoris
    • Site Pessoal
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #1 em: 19 de Julho de 2013, 19:46 »
Como regulador podes usar um LM2678 que varia entre entre 1.2v e 37v com uma corrente até 5A. Podes facilmente pedir samples à Texas, já pedi uns e para a próxima semana a ver se monto e dou-te feedback.

Quanto a multimetro/amperimetro acho que não vale apena inventares muito. Tens no ebay do género deste, não são caros e fica com um acabamento melhor.

A limitação da corrente, a forma mais simples é na resistencia de 0.1Ohm que falaste, meter um ampop.
Se a tensão na resistência for superior a 0.3V(3A) activa a saída do ampop e acende por exemplo um LED de CC, ou corta a alimentação...
Nelson Pereira
Automação, Robótica e Controlo Industrial

Offline jonhy99

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #2 em: 19 de Julho de 2013, 19:54 »
Aqui tens um tutorial simples de como fiz a minha, depois basta adicionares os extras que quiseres  ;)

http://sites.ipleiria.pt/eclub/circuitos-propostos/fonte-de-alimentacao-low-cost/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #3 em: 19 de Julho de 2013, 19:55 »
Como regulador podes usar um LM2678 que varia entre entre 1.2v e 37v com uma corrente até 5A. Podes facilmente pedir samples à Texas, já pedi uns e para a próxima semana a ver se monto e dou-te feedback.

Quanto a multimetro/amperimetro acho que não vale apena inventares muito. Tens no ebay do género deste, não são caros e fica com um acabamento melhor.

A limitação da corrente, a forma mais simples é na resistencia de 0.1Ohm que falaste, meter um ampop.
Se a tensão na resistência for superior a 0.3V(3A) activa a saída do ampop e acende por exemplo um LED de CC, ou corta a alimentação...

O voltimetro e amperimetro era mesmo so para ter, não era inventar por isso se calhar uso isso.

Quanto ao ampop tas a dizer para usar no modo de comparação invertido certo? desliga quando o valor é superior à referencia? e ligo por exemplo a 1 mosfet se quiser cortar a alimentação?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #4 em: 19 de Julho de 2013, 21:01 »
O limitador de corrente deve ser colocado antes do limitador de tensão.
Lembro-me de se ter referido isso aqui no fórum mas não estou a dar com ele.

A forma mais simples de limitar a corrente é usando um LM317T e um bypass PNP de potência, como o MJ15004.



referência: http://forum.clubedohardware.com.br/circuito-protecao-fonte/768078
ps: tenho um circuito montado desta forma a debitar 180W (30V 6A) ventilação regulada por NTC
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 21:07 por dropes »

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #5 em: 19 de Julho de 2013, 21:19 »
Tou a tentar entender esse circuito.
Isso só limita a corrente ou tambem regula a voltagem?

Parece que está sempre a passar corrente pelo transistor que é PNP.
Como é que a resistencia está a desligar o PNP? já vi algo parecido mas com um NPN e estava a resistencia ligada ao negativo. Para mim a explicação naquele forum faz sentido era num caso igual ao do NPN

Sinceramente não percebo bem como funciona. Poderias explicar?

Edit:
 Acho que percebi. Isto tem de ser aos poucos. Mas corrijam-me se disser uma asneira.
Então um NPN não liga quando aplicados 0.8V (imaginemos que era esse o valor) na base. Liga quando são aplicados 0.8V acima do voltagem no emissor certo?
E um PNP é ao contrario. Ligava quando a base era 0.8V mais baixa que o emisor? Mas nesse circuito é o emissor que está ligado à "entrada" do transistor certo? Nos 5V ou que seja
Estou certo ou é so asneiras?

Agora falta o LM317. Que está a fazer ai? Como funciona essa parte?
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 21:45 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #6 em: 19 de Julho de 2013, 21:48 »
O LM317 regula a voltagem e o PNP regula a corrente máxima. Desliga caso atinja essa corrente, de acordo com a resistencia 0R6. Acho eu.

EDIT:
Fixe era ter um limitador de corrente que nao desligasse a energia mas so entrega-va a corrente desejada.
« Última modificação: 19 de Julho de 2013, 21:57 por c3dr1c »
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #7 em: 19 de Julho de 2013, 21:54 »
O LM317 regula a voltagem e o PNP regula a corrente máxima. Desliga caso atinja essa corrente, de acordo com a resistencia 0R6. Acho eu

aa então tambem regula a voltagem.

Mas a voltagem no colector do PNP não seria = voltagem na base menos a voltagem  Vbc? Mas depois isso tá ligado à saida do regulador de tensão e estou confuso...são 2 potenciais diferentes no mesmo sitio
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #8 em: 19 de Julho de 2013, 22:09 »
Fiz um circuito só para limitar a corrente.
O problema é que no circuito há sempre uma queda de tensão algo grande, até 0.8V.
Este circuito limita para 2A.
Acho que vou antes usar 2 resistencias em vez de só aquela de 1k de modo a que a queda de tensão na de 0.4R tenha de ser menor.

Anexo em baixo o circuito

Edit: depois de pensar, este 1º circuito ta errado e uma estupidez :/

Adicionei um segundo que penso que deverá funcionar. Quando a queda de tensão na resistência de 0,4R for acima de 0,8V, ou seja a corrente for 2A, o transistor PNP deverá desligar.
Para diminuir a queda de tensão, aquilo de usar 2 resistencias não resulta. A solução seria adicionar um comparador.
Que acham?
« Última modificação: 20 de Julho de 2013, 01:34 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #9 em: 20 de Julho de 2013, 10:30 »
A forma mais simples de limitar a corrente é usando um LM317T e um bypass PNP de potência, como o MJ15004.

Esse circuito não limita a corrente, é mais ao contrário! O PNP a partir de certa corrente começa a conduzir (quando a tensão na resistência entre base e emissor chega perto dos 0,7V) e faz bypass ao LM317, que mantém a regulação da voltagem.
É uma forma de aumentar a capacidade de corrente do regulador.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #10 em: 20 de Julho de 2013, 11:40 »
Ok isso que dizer faz sentido.

Tinha ideia que o PNP conduzia sempre corrente e quando a tensão entre o emissor e a base fosse 0,7V ele deixava de conduzir...então para o que quero tinha de ter um inversor PNP?


Poderia usar este circuito: ou tem uma solução melhor?


claro que posso adicionar um comparador para a queda de tensão não ser tão grande
« Última modificação: 20 de Julho de 2013, 12:31 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #11 em: 20 de Julho de 2013, 13:30 »
Esse circuito não limita a corrente, é mais ao contrário! O PNP a partir de certa corrente começa a conduzir (quando a tensão na resistência entre base e emissor chega perto dos 0,7V) e faz bypass ao LM317, que mantém a regulação da voltagem.
É uma forma de aumentar a capacidade de corrente do regulador.
Falha minha...


Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #12 em: 20 de Julho de 2013, 21:54 »
Tenho uma duvida neste circuito



Tem uma resistência de 0.47 Ohm para medir a corrente. Quando 3A passam por ela a queda de tensão é de 1,47V. Mas tem uma resistencia que liga esse ponto ao microcontrolador. Mas isso irá afectar como a medição? não irá ser 1,47V certo? Como posso calcular que valor é?
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #13 em: 21 de Julho de 2013, 01:00 »
É 1.41V .

Se a resistência de 100K em série com a entrada analogica vai ou não afectar a medição, depende da impedância máxima da fonte de sinal recomendada pelo fabricante do ADC e do tempo minimo que o teu sinal vai estar "sem se mexer muito".
Confuso :)? Vamos simplificar... mete uma resistência de 10K em vez de 100K; a medição não será afectada de forma que "dês conta".

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Torna uma ATX numa fonte segura
« Responder #14 em: 21 de Julho de 2013, 01:06 »
É 1.41V .

Se a resistência de 100K em série com a entrada analogica vai ou não afectar a medição, depende da impedância máxima da fonte de sinal recomendada pelo fabricante do ADC e do tempo minimo que o teu sinal vai estar "sem se mexer muito".
Confuso :)? Vamos simplificar... mete uma resistência de 10K em vez de 100K; a medição não será afectada de forma que "dês conta".

Eu tou a dizer se o valor fosse muito estavel quase estatico. O que tinha duvida é se era lido os 1,41V mesmo tendo a resistencia.
Impedancia não me lembro o que é mas isso do tempo minimo tem a ver com a velocidade do ADC certo?
Posso sempre meter um pequeno condensador para torna o valor mais estável e com variações mais lentas.

Neste circuito vou usar uma resistencia de 0.01Ohm.
O meu uControlador deverá detectar valores a partir de 3mV.
Como este circuito quero usar só para limitar a corrente a 2A serve. 0.003/0.01=0.3A é a corrente minima que ira detectar e os incrementos do ADC serão de 300mA em 300mA.
Se precisar de melhor resolução tenho de meter nos op-amp mas isto vai ser em principio só para limitar a corrente maxima do circuito
« Última modificação: 21 de Julho de 2013, 01:16 por LuísR.A. »
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/