collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Tracker de veiculos  (Lida 3904 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Tracker de veiculos
« em: 14 de Junho de 2011, 22:53 »
Boa noite,

Resolvi juntar alguns conhecimentos que aqui adquiri e dar uso a algum material que aqui tenho e por isso decidi dar inicio a um tracker de veiculos para colocar no meu carro. Sei que já ha muito disso a vender por empresas tugas, mas feito por nós proprios tem mais pica :)

Já montei o esquema em breadboard com o meu arduino atmega2560 e com o GM862 mas logo à cabeça tenho um problema: os reguladores de tensao que estou a usar aquecem muito... penso que o aquecimento seja demais para o que eles alimentam. Eu tenho 3 alimentações: 5V para o atemga2560, 4V para o GM862 e 3.6 porque quero meter um SD card para o caso de o carro estar em tuneis.

Aqui está o esquema: http://img835.imageshack.us/img835/451/esquemax.jpg
(Nota: os SPX29302 têm aquelas ligações maradas mas é mesmo assim. O que está no esquema é um componente diferente mas tem o mesmo footprint e entao usei-os para o caso de meter isto em PCB no futuro).

Alguem tem alguma sugestao a fazer ao circuito de alimentçao? A ideia é ligar isto ao isqueiro do carro.

Dicas e opiniões são benvidos!! :)


Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Tracker de veiculos
« Responder #1 em: 15 de Junho de 2011, 12:00 »
Olá SJD22,

Bem essas tensões são no mínimo estranhas, mas se dizes que precisas delas, ok! :)

Se é para ligares isso ao isqueiro do carro é normal os reguladores aquecerem, (por exemplo (12V-5V)*I=Potencia dissipada no regulador) se puxares 1A no caso anterior eram 7W (mta coisa).

O concelho que te dou é arranjares um conversor DC DC (comutado) por exemplo de 12 para 5V e dps usares LDOs (alimentados a 5V) para criar as restantes tensões. Era o que faria.

Cumprimentos, Mauro.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Tracker de veiculos
« Responder #2 em: 15 de Junho de 2011, 12:09 »
Nem por isso são estranhas, repara:

5V - Atmega 2560
3.6V - cartao SD
4V - gm862

Referes-te por exemplo ao 7805? Assim convertia de 12V para 5V e depois as outras tensoes criava a partir dos 5V. certo?


Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Tracker de veiculos
« Responder #3 em: 15 de Junho de 2011, 12:26 »
Referes-te por exemplo ao 7805? Assim convertia de 12V para 5V e depois as outras tensoes criava a partir dos 5V. certo?

SJD22, o 7805 é um regulador linear (e não é mto bom) eu referia-me a um conversor DC DC comutado, em que as perdas são mto menores e tem um rendimento tipicamente a rondar os 90%

algumas infos - http://en.wikipedia.org/wiki/Switched-mode_power_supply
uma placa de exemplo (contem esquematico) http://www.mikroe.com/eng/products/view/533/uni-reg-board/

Cumps, Mauro.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Tracker de veiculos
« Responder #4 em: 15 de Junho de 2011, 12:33 »
um aparte: com 3.6v és capaz de queimar o cartão sd, usa 3.3v o mais estável possível...

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Tracker de veiculos
« Responder #5 em: 15 de Junho de 2011, 12:52 »
a texas manda samples de alguns DC/DC... e de 12V para 5V não faltam lá :)
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Tracker de veiculos
« Responder #6 em: 16 de Junho de 2011, 00:12 »
mauromartins, estive a dar uma espreita no link com a placa e parece-me boa ideia.

Estou a pensar usar essa placa para passar dos 12V (do carro) para 5V e depois posso usar os SPX29302 para obter 4V e 3.6V a partir dos 5V. Será boa ideia? Ou tenho também de ter um conversor DC DC comutado à saída dos 5V para obter os 4 e os 3.6V?

Qual a melhor solução?

Obrigado!!

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Tracker de veiculos
« Responder #7 em: 16 de Junho de 2011, 02:10 »
SJD22, mauro chega não é preciso maurosmartins :D

Os reguladores comutados são bons mas tipicamente são bem mais caros que os lineares, por isso sim, acho que deves usar um comutado para os 5V e daí alimentar os restantes reguladores (lineares).

O ideal era ser tudo comutado, mas tens de ter o custo em consideração também.

Podes ainda ver alguns reguladores comutados que são também isolados. A alimentação do carro (do isqueiro) não deve ser mto limpa o que pode trazer ruído ao teu sistema. por exemplo estes (o preço é que doi e não é pco) http://pt.farnell.com/xp-power/jtf1048s05/dc-dc-converter-10w-4-1-5v/dp/1861067

Cumps, Mauro.

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Tracker de veiculos
« Responder #8 em: 16 de Junho de 2011, 08:48 »
São caros mas como disse a Texas manda samples disse! Tens é de ter cuidado, se o custo das samples for acima dos 150dolares, pode ficar na alfandega. De resto, passados dois dias está em casa. Eu tenho ca DC/DC que a texas me mandou..
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Tracker de veiculos
« Responder #9 em: 16 de Junho de 2011, 10:10 »
Basicamente qual é a diferença entre um regulador linear e um regulador comutado??

O regulador 7805 é linear, correcto? E o LM2576 usado na placa (http://www.mikroe.com/eng/products/view/533/uni-reg-board/) é comutado ou linear também?

Essa placa de cima utiliza o LM2576, mais 4 condensadores e 1 bobine (para além das resistências para ajustar a tensao de saída). Pelo que percebi esse circuito todo chama-se conversor DC DC comutado, certo?

Estou um pouco baralhado... :)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Tracker de veiculos
« Responder #10 em: 16 de Junho de 2011, 12:33 »
Sim, o LM2576 é um regulador de tensão comutado.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Tracker de veiculos
« Responder #11 em: 16 de Junho de 2011, 19:09 »
E qual a diferença entre linear e comutado?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Tracker de veiculos
« Responder #12 em: 16 de Junho de 2011, 21:22 »
A wikipédia diz lá a diferença..

Um regulador linear para baixar a voltagem simplesmente converte essa mesma votlagem em calor, um comutado envia pulsos de dc, basicamente um AC quadrado e depois esse ac é filtrado por um filtro LC e tens uma nova voltagem dc mais alta ou mais baixa que a de entrada, a eficiência nada sempre acima dos 80%.
Avr fanboy

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
Re: Tracker de veiculos
« Responder #13 em: 30 de Junho de 2011, 17:00 »
Estou a avançar um pouco mais com o projecto e queria agora permitir que o equipamento fosse alimentado por bateria também para alem do isqueiro do carro. A bateria no fundo servirá de backup caso exista quebra de ligação pelo isqueiro e está sempre ligada (por enquanto, assumindo que tem sempre carga). Sendo que o isqueiro tem sempre prioridade sobre a bateria, ou seja, se estiver ligado é ele que alimenta o circuito e nao a bateria. Quando desligo o cabo do isqueiro, entao entra a bateria em acção.

Como posso fazer este "switch"?

Obrigado.