collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: opiniõoes para fazer uma centralina  (Lida 10076 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
opiniõoes para fazer uma centralina
« em: 29 de Janeiro de 2014, 03:24 »
Boa noite,
estou para fazer uma centralina para controlar um motor de um fiesta mono ponto

Vou ter 9 saidas (+2 para PWM de um motor) e 9 entradas (1 interrupção, 2 frequencímetro, 4 analógicos e 2 digitais)

A centralina de fábrica tem um intel feito especialmente para a ford, penso que o 8056, e corre a uma frequência de 15MHz

Para usar isto estava a pensar no arduino mega, visto o 328 não ter tantos in/outputs

De referir que quero ainda adicionar um modulo bluetooth, por isso não se é melhor contar com 2 portos de comunicação

Qual o micro-controlador que me aconselham?

Para quem quiser ver melhor o esquema:


é para um fiesta mk3,5

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #1 em: 29 de Janeiro de 2014, 03:37 »
Acho que vale mais comprar um megasquirt, a não ser que realmente queiras aprender.
De qualquer das maneiras, eu iria antes para um arm, um stm32f4, com dsp e tal, os chips usados em centralinas são altamente especializados, por exemplo o mais comum actualmente são os Freescale com eTPU's que são basicamente timers altamente glorificados que evoluiram para micro-processadores de 24 bits, um atmega não será suficiente para sincronizar uma roda de graus, meter 4 injectores e funcionar perfeitamente mais tratar de ler sensores, correção de mapas de ignição e de injecção, yada yada yada.

Tenho andado a estudar o assunto, mas será para um motor 2 tempos, mono-cilindrico, em que o desafio será meter um injector a injectar a cada 180º e a mais de 250hz.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #2 em: 29 de Janeiro de 2014, 08:48 »
Boas,

Em sistemas críticos sem duvida que a melhor opção é utilizar processamento distribuído, ou seja um MCU para cada
uma das principais tarefas.

Não estou a conseguir ver o teu esquema, mas pelo que percebi tens ai 2 ou 3 tarefas com timers críticos que requerem
a "constante atenção" do MCU, pelo que sem duvida um Atmel vai ficar curto.

Tens várias opções, como o senso disse, um ARM é a primeira ideia, se vais optar por um único MCU procura um ARM que
tenha um clock bastante elevado: STM32F427/437, TMS570 , LPC4300, etc.

Pessoalmente para esse projecto eu optava pelo TI Hercules RM4x ... mas eu gosto de soluções overkill ;)

Abraços,
PA
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2014, 08:52 por StarRider »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #3 em: 29 de Janeiro de 2014, 09:50 »
viva,

venho adicionar mais umas ideias para as tuas pesquias e investigacoes.
Existem certamente muita informacao online sobre esse tema, uma fonte que poderas procurar sao teses e projectos de universidade que desenvolveram esses temas.
Por exemplo uma disertacao de mestrado para uma centralina de controlo distribuido:
http://ria.ua.pt/bitstream/10773/2077/1/2010000723.pdf

Este exemplo é de um projecto (Ícaro) para o concurso eco shell marathon
http://en.wikipedia.org/wiki/Eco-marathon

A maior parte sao projectos universitarios e institutos, por issso devem colocar bastante informacao "cá fora".

Have fun!
MRL

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2014, 02:18 »
Acho que vale mais comprar um megasquirt

Não porque quero reduzir os consumos, e não aumentar lol

Tenho andado a estudar o assunto, mas será para um motor 2 tempos, mono-cilindrico, em que o desafio será meter um injector a injectar a cada 180º e a mais de 250hz.

tens mesmo que controlar o timming das injecções?
é que pensava que sim, mas do que estive a ler é injectar, controlas é a quantidade e aquando explode....

Nos processadores também tenho que ver o modo de programação, estou a falar de coisas low cost.

Qual o mais acessível para fazer o upload do programa? serie/paralelo? de preferência serie

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2014, 11:09 »
Megasquirt é basicamente uma centralina aftermarket, terás de fazer mapas para o teu motor, não é para gastar mais, é para meteres o motor no ponto, ou seja, rácio de ar/gasolina de 14.7:1 na sonda lambda.
O que tu controlas num injector é o tempo que está ligado, e desligado, terás de ter os valores de calibração dos injectores para que saibas quanto é que injecta por mili-segundo para injectares os cc's de gasolina que queres, depois tens de te lembrar que o injector não liga imediatamente, tem um dwell que pode ir até perto dos 4ms.
Avr fanboy

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2014, 13:06 »
Eu encontrei várias vezes esse Megasquirt, mas tenho planos para fazer a centralina funcionar de vários modos, seja modo económico, modo velocidade, fazer start&stop (este não vai ser igual aos carros de hoje em dia, porque não tenho travão electrico), cruise control. etc

Este é um carro mono-ponto, ou seja carburador substituído por um injector, é indiferente quando injecto, porque ainda tem que passar pelo colector de admissão.

Estes fiestas tem uma doença crónica, que se fores procurar na net toda a gente de queixa do mesmo. Por exemplo se metes o pé mais a fundo, seja para entrar numa rotunda ou cruzamento, ele não desenvolve, encharca, devido um problema de segmentos que mistura óleo. Se fizeres mais suave já te safas. Por isso tenho que controlar o modo de injecção, isto não dá para fazer com os mapas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #7 em: 30 de Janeiro de 2014, 14:00 »
Claro que dá para fazer com mapas, uma centralina funciona em loop fechado usando a lambda para fazer o ajuste fino da injecção, e muito provavelmente com 1 injector não vais muito longe, não tens grande controlo sob a quantidade de gasolina que entra a cada ciclo, o que te vai dar um péssimo trabalhar.

Podes ter vários mapas, mas um motor bem afinado tanto anda como é económico, até porque a estequiometria em que tens mais rendimento é com o motor ligeiramente pobre(velas com polo praticamente branco).

Start & stop tem como principio básico o motor pegar numa volta de cambota(360º), e tipicamente usa um motor de arranque diferente.
Avr fanboy

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #8 em: 30 de Janeiro de 2014, 17:36 »
Não posso mudar a mecânica do carro lool isso que dizes é verdade, por isso é que passaram do mono ponto para multijet, que este sim, tem um injector por cilindro.

Tens um firmware e software por assim dizer nas centralinas.

É no firmware que vais dizer, que ao tirar o pé do acelerador deixa de haver injecção. O mapa são as "correcções" (tempo de injecção, etc) a fazer conforme o estado do motor, temperaturas rotação etc !!??

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #9 em: 30 de Janeiro de 2014, 18:19 »
Os mapas são como que uma tabela que define quanta gasolina é preciso estar a injectar dependendo principalmente de: rotação atual do motor e posição do acelerador. Mas só esses dados não são suficientes para garantir o correto funcionamento, e tem que haver correções dependendo de: temperatura do motor, temperatura do ar, pressão atmosférica, sonda lambda e provavelmente mais variáveis que me estou a esquecer.

A situação que dizes que o teu carro falha é possível corrigi-la nos mapas.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #10 em: 30 de Janeiro de 2014, 20:50 »
Os mapas pode-se dizer que é o valor mais ou menos, depois tens pequenas correções feitas com base em sensores extra, e não o contrário, é algo utópico meter uma sonda lambda num motor e uns injectores e ele faz-te uma injecção perfeita sempre com uma estequiometria ideal.
E mesmo os mapas, só são feitos a "olho" pelos construtores, um motor afinado em banco vai funcionar muito mais certo, por ser feito á medida do motor e não tem de depender tanto nas correções que a centralina será ou não capaz de fazer.
Avr fanboy

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #11 em: 31 de Janeiro de 2014, 02:40 »
tenho uma mínima noção do que são os mapas.

penso eu que, o mapa não sabe quando é que estou tirar o pé do acelerador e corta a injecção até descer às 1500RPM para voltar a injectar para manter o carro em funcionamento.

O primeiro passo vai ser os valores obtidos das saídas e entradas da centralina original e para poder construir a minha.
Nesta época usava-se mais funções e não mapas.

Para resolver o meu caso, quero fazer uma injecção gradual, de forma a carro conseguir explodir e não encharcar.

O problema é mecânico, os seguementos ficam gastos e mistura óleo, isto dito por um mecânico, não é para se mexer, só quem tem € :p lool

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #12 em: 03 de Fevereiro de 2014, 12:45 »
No processador, é preciso ter alguma placa de programação ou uma porta paralela/série chega?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #13 em: 03 de Fevereiro de 2014, 14:08 »
Qual processador?
Avr fanboy

Offline filipe89

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 164
Re: opiniõoes para fazer uma centralina
« Responder #14 em: 03 de Fevereiro de 2014, 14:18 »
STM32F427/437, TMS570 , LPC4300, qualquer um