collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Revista "robótica"  (Lida 30064 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Revista "robótica"
« em: 14 de Janeiro de 2010, 18:47 »
Revista "robótica"


Verifica em www.robotica.pt

Cumprimentos
« Última modificação: 14 de Janeiro de 2010, 21:08 por TigPT »
Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Re: Revista "robótica"
« Responder #1 em: 14 de Janeiro de 2010, 21:41 »
Olá camaradas

Este ano de 2010 a revista "robótica" irá nas suas 4 revistas anuais lançar um projecto super interessante, nas 4 edições irá ser apresentado, por fases, a construção de um robô onde cada um de nós poderá recriar... fazer... colocar as mão na "massa" e fazer o seu próprio robô, não é interessante?

Conto contigo...

Um abraço

Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Revista "robótica"
« Responder #2 em: 14 de Janeiro de 2010, 21:54 »
   Eu se não me engano já li algumas edições da vossa revista mas na altura sem o interesse com que o farei hoje em dia, tenho que ir à biblioteca da minha faculdade :)

   Quanto ao projecto que mencionas no tópico anterior parece bastante interessante, convinha se calhar logo na primeira fase dar aos leitores algo com que eles pudessem "colocar as mão na "massa"" enquanto esperam pela próxima edição nem que seja um "Olá Mundo" da plataforma em que vai ser baseado o robô.

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Re: Revista "robótica"
« Responder #3 em: 14 de Janeiro de 2010, 22:13 »
   Eu se não me engano já li algumas edições da vossa revista mas na altura sem o interesse com que o farei hoje em dia, tenho que ir à biblioteca da minha faculdade :)

   Quanto ao projecto que mencionas no tópico anterior parece bastante interessante, convinha se calhar logo na primeira fase dar aos leitores algo com que eles pudessem "colocar as mão na "massa"" enquanto esperam pela próxima edição nem que seja um "Olá Mundo" da plataforma em que vai ser baseado o robô.


Quanto à revista "robótica", em que faculdade andas, é que a revista é distribuida Às faculdades e politécnicos e também a todas empresas da área, ou então por assinatura em que os 4 numeros do ano ficam por 30€.
Neste novo projecto para o ano 2010, a ideia é memso ess "olá Mundo", muitos de nós saimos das faculdade, e depois o mundo real.... enfim, não é bem o que sonhamos...
Mas este projecto é para todas as idade... basta queres...

Numa primeira fase do projecto (1ª edição da revista - saida prevista para 05 Abril de 2010) será uma abertura ao projecto, porque este projecto tem uma base, e depois cada um recria o que quiser, mesmo...

Se fores ao nosso site www.robotica.pt, poderá ver partes da revista.

Conto contigo para um crescimento e melhorias na revista e mesmo no site...
Se tiveres alguma ideia porreira, venha ela...

Alguma dúvida... ca estou eu...

Abraço
Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Revista "robótica"
« Responder #4 em: 14 de Janeiro de 2010, 22:50 »
Ando na Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto e sim eu sei que tem mas agora o tempo que passo na biblioteca é mais para estudar ao contrário dos primeiros anos em que ia lá mais para ler revistas.
Tenho que passar la na prateleira para ler o ultima edição depois qualquer sugestão que tenha irei fazer com certeza.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Revista "robótica"
« Responder #5 em: 14 de Janeiro de 2010, 23:48 »
Ricardo,

Sem querer fazer qualquer tipo de censura, até porque fui o primeiro a convida-lo para abrir um tópico exclusivo da revista para que a possamos ficar a conhecer melhor, gostaria de lhe fazer algumas observações.

Primeiro, e antes de continuar a ler o meu post, agradecia que fosse reler as suas mensagens a cima destas uma a uma e meditasse 2 segundos sobre elas.


O tipo de texto redigido por si normalmente não é visto com bons olhos, e se o for fazer para outros espaços, sejam eles na internet ou não, se até falar dessa forma a outras pessoas, vai ser facilmente rejeitado.

Os fóruns são isso mesmo, fóruns! Um local destinado à discussão pública de ideias. Assim, o tom vendedor com muito conteúdo comercial e pouca informação é desagradável.

Imagine que em vez de ter feito esse discurso nos tivesse feito 2 ou 3 parágrafos a falar dos objectivos da revista, o ambito em que ela nasceu, os temas abordados, etc... Certamente que além perguntaria sobre o sue formato ou sobre o seu preço, mas a revista robótica tinha ficado muito mais bem vista!


Assim, e esperando que veja esta critica como meramente positiva, convido-o a dar a conhecer a todos os membros e visitantes a revista robótica.

Gostávamos de poder ajudar a revista a crescer cada vez mais, e certamente neste local encontrará bastante informação interessante assim como um espirito crítico e de colaboração que poderá trazer muitos inputs positivos à revista, contudo à que lembrar que a revista existe para servir os leitores, e que nós somos leitores. Queremos conteúdo e não preços e condições, isso é trabalho das papelarias e tabacarias! ;)

Vá, continuação do excelente trabalho que a equipa tem feito.

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Re: Revista "robótica"
« Responder #6 em: 15 de Janeiro de 2010, 12:23 »
Boa tarde a todos,

Amigo Tiago, tem toda a razão, mas é a primeira vez que participo mais directamente num forum, pelo que vou "mancando", heheeh

Abraço
Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Revista "robótica"
« Responder #7 em: 15 de Janeiro de 2010, 12:27 »
Ora essa, estamos cá para ajudar nessa integração e esperemos que fique por muito muito tempo.

Como dizia um professor meu: "As críticas são um elogio pois quando não queremos saber de alguém, simplesmente ignoramos. Se nos criticam é porque nos estão a reconhecer o nosso valor e querem nos ajudar a crescer ainda mais!"

Qualquer coisa não hesite em contactar-me ;)

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Re: Revista "robótica"
« Responder #8 em: 15 de Janeiro de 2010, 12:48 »
Caros amigos

A revista "robótica" já nesceu à 20 anos
Corria o ano de 1989, pelo mês de Junho, numa das salas da Faculdade de Engenharia do Porto, quando nasceu uma revista que pretendia ser técnica e cientifica e sobre o vaticínio de que iria ser um meio de difusão das ideias da robotização que fervilhavam na altura nos meios académicos, e que se pretendia serem transferidas para as empresas.

Como podem ver não é necessário muito para se "criar" uma revista, basta ideias e pessoas para trabalhar.

Em anexo esta a primeira capa da revista "robótica", na altura baptizada como "Robótica e Automatização".


Sei que é um texto extenso, mas gostava que voces soubessem um pouco da histótia da revista "robótica".

Grande abraço
« Última modificação: 29 de Outubro de 2010, 17:40 por Revista robotica »
Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re: Revista "robótica"
« Responder #9 em: 15 de Janeiro de 2010, 15:53 »
e indo ao que realmente interessa/pode interessar:

em que é que consiste esse robot que vão apresentar na revista ao longo deste ano?

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Re: Revista "robótica"
« Responder #10 em: 15 de Janeiro de 2010, 16:00 »
O Projecto “R3” consiste essencialmente na construção de um robô baseado num microcontrolador do tipo PIC, motores eléctricos e sensores de infra-vermelhos. Contudo, a ideia base permite que este se expanda tanto em aplicação como em extras, mediante a imaginação do seu construtor.
A construção do Projecto “R3” está dividida em quatro capítulos da revista, levando o leitor a interiorizar os conhecimentos de electrónica, programação, mecânica e prática de laboratório necessários para a construção do projecto de uma forma confortável, precisa e segura.

Abraço
Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"

Offline beirao

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.531
Re: Revista "robótica"
« Responder #11 em: 15 de Janeiro de 2010, 16:22 »
Boa tarde,

Eu que sou um apologista de PIC´s acho a ideia muito boa! Uma boa maneira de incentivar o pessoal a iniciar na robótica..

Outro aspecto que não referiu e que acho importante realçar é o facto dos estudantes universitários terem desconto na assinatura da revista!

Cumprimentos
"O único lugar onde o sucesso vem antes do trabalho, é no dicionário" - Albert Einstein

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Re: Revista "robótica"
« Responder #12 em: 15 de Janeiro de 2010, 17:15 »
Pessoal,

Neste projecto pode inventar tu mesmo, mas na base serão as imagens que se seguem:



Abraço
Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Re: Revista "robótica"
« Responder #13 em: 18 de Janeiro de 2010, 16:21 »
PIC16F84A: O futuro já ali? Ou não?...

O projecto do "R3" - Robô da Revista Robótica, é um projecto que é dedicado a pessoas com tendência para a prática, não que despreze a teoria, ela é necessária, mas só a usando quando necessário. Vai daí, enquanto trabalhava num artigo um colega de curso que observava o esboço do que viria a ser o R3, pergunta-me: “Não me digas que ainda usas a 16F84?”. Na altura passou-me pela cabeça tudo, chegando a pensar que estaria a cometer uma heresia, mas não, estava tudo bem.
Com um discurso de vendendor de enciclopédias (não tenho nada contra eles, mas para já são minha referência) tentou ‘verder-me’ o que o que está na ‘berra’, o 16F88. O preço, características, programas disponíveis e outros argumentos foram usados na tentativa de me fazer migrar para o tal 16F88.
Meus caros amigos, é precisamente aí que reside o problema: a própria Microchip usa o mesmo estratagema. A própria Microchip aumentou o preço do 16F84 para que o 16F88 se vendesse melhor, ‘apenas’ se esqueceram de uns ‘detalhes’:
- o 16F84 só não se encontra à venda em Marte porque não há lá ninguém para o comprar, de resto vende-se em tudo que é sítio;
- segundo um estudo publicado recentemente o 16F84 resolve mais de 80% das situações em que o aplicamos;
- o número de software disponível é francamente mais elevado para o 16F84 do que para o 16F88;
- é fácil criar uma estrutura de processamento à custa de PIC16F84;
- grande parte dos curriculums escolares ainda são baseados no PIC16F84;
- e é de confiança.
Especialmente na robótica, o 16F84 desenvolveu um carisma sem precedentes para poder ser aplicado em quase todas as aplicações ou resolver problemas de processamento. A variedade de modos de funcionamento, as portas disponíveis, os dispositivos internos e ainda a sua robustez fazem dele ainda uma das opções a ter mais em conta.
Aplicações com autómatos comparadas com o 16F84 fazem lembrar o dito popular: “vai para as compras num buldozer apenas para trazer um iogurte”. É frequente ver autómatos  extremamente caros  a correr de forma desengonçada simples algoritmos e o mesmo algoritmo a correr num simples 16F84 a correr sem qualquer problema.
Apesar dos intentos da MicroChip o 16F84 ainda vai andar por cá muito tempo. Ele não está obsoleto apenas não foi pensado o substituto e os que existem ou são mais baratos ou têm outras características.
Bons algoritmos.

Afonso Marques - Mentor do Projecto "R3"
Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"

Offline Revista robotica

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
    • website robótica
Re: Revista "robótica"
« Responder #14 em: 04 de Fevereiro de 2010, 12:27 »
Boa tarde pessoal.

A revista "robótica" já esta a ser preparada, nesta edição vamos ter um Dossie na área da automação  ;) e uma Tabela Comparativa com a temática na área de instrumentação...  ;)

E claro, o primeiro número onde irá sair a primeira parte de 4 edições do projecto "R3"  :P , este projecto ainda vai dar que falar... acreditem...

Um grande abraço robótico
Ricardo Sá e Silva
Ricardo Sá e Silva
Revista "robótica"