collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)  (Lida 8507 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« em: 10 de Dezembro de 2014, 10:58 »
Boas malta,

Tou com um problema, preciso de inserir numa lateral de um acrilico (no topo) uma pilha de 3v tipo aquelas pilhas motherboard..

Queria antes de comprar dessas pilhas (preciso de umas 50x), saber se alguém me ajuda em 2 coisas..

Primeira, uma pilha destas para alimentar uns 6 Leds de alto brilho de 15mA sera viável? Quanto tempo acham que durará uma pilha destas com 6 leds ligados?

A segunda é, alguém me diz a melhor maneira de conseguir fazer uma forma simples de trocar esta pilha visto ser para colocar no "topo" de um acrilico?

Eu tinha visto estes holders mas nao sei se em 6mm isto funcionará...


Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #1 em: 10 de Dezembro de 2014, 11:27 »
Se vais ligar os leds diretos à pilha é capaz de não durar muito, se conseguisses colocar um ne555 e um transístor a comutar isso ai uns 100hz já conseguias dobrar a autonomia, disse esta solução pois suponho que queiras ter pouco trabalho e que fique barato :p Se essas pilhas tiverem ai uns 200mA de capacidade já te devia dar para umas horas. (15mA*6=90mA, 200/90 * 2(pwm com duty-cycle 50%)=4,5h.

Citar
Eu tinha visto estes holders mas nao sei se em 6mm isto funcionará...
Acho que te safas bem a mudar a pilha disso.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #2 em: 10 de Dezembro de 2014, 11:30 »
Deves estar-te a referir às CR2032:
http://data.energizer.com/PDFs/cr2032.pdf

Vamos fazer umas contas de guardanapo:
Capacidade da pilha (otimista porque não mantém os 3V):
240mAh*3V = 720mWh

Consumo instantâneo dos LEDs (3.2V Vf assumido, não disseste cor, assumo que branco):
3.2V*15mA*6Leds= 288mW

720mWh/288mW= 2.5h

O máximo teórico são 2h30 min.

Mas (e aqui é que fica o caldo entornado)
As pilhas de botão tem uma resistência interna nada desprezável (IR na datasheet, 20ohm novas). Imaginando que a tensão da pilha chega para que os leds consumam os 15mA, realidade é muito pior: 6*15mA=90mA * 20ohm=1.8V perdidos na IR. 1.8v/3V=60% da energia desperdiçada.

40%*2h30= 1h

Mas os 3V-1.8=1.2V não fazem os leds acender, pelo que precisas de um DC-DC, com perdas, e para manter os 90mA a 3V nos LEDs tinhas de aumentar a corrente, diminuindo ainda mais a tensão, e já foste...

Ou seja: com uma CR2032 não consegues alimentar 6 LEDs a consumir 15mA cada.

Isto contas MUITO aldrabadas para o otimista!





Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #3 em: 10 de Dezembro de 2014, 11:46 »
Pilhas de botao tipo CR2032 e afins, foram desenhadas para descargas MUITO lentas e sem picos de consumo.

Apesar de ter xxxmAh de especificacao, nem por sombra vai aguentar isso. 15mA eh tao grande corrente q a pilha vai abaixo mt rapidamente.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #4 em: 10 de Dezembro de 2014, 11:48 »
Boas malta,

Tou com um problema, preciso de inserir numa lateral de um acrilico (no topo) uma pilha de 3v tipo aquelas pilhas motherboard..

Queria antes de comprar dessas pilhas (preciso de umas 50x), saber se alguém me ajuda em 2 coisas..

Primeira, uma pilha destas para alimentar uns 6 Leds de alto brilho de 15mA sera viável? Quanto tempo acham que durará uma pilha destas com 6 leds ligados?

A segunda é, alguém me diz a melhor maneira de conseguir fazer uma forma simples de trocar esta pilha visto ser para colocar no "topo" de um acrilico?

Eu tinha visto estes holders mas nao sei se em 6mm isto funcionará...




6mm ?
Eh das mais pequenas ?

Tens sockets de entrada lateral, ha-os metalicos e plasticos.


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #5 em: 10 de Dezembro de 2014, 11:49 »
Se vais ligar os leds diretos à pilha é capaz de não durar muito, se conseguisses colocar um ne555 e um transístor a comutar isso ai uns 100hz já conseguias dobrar a autonomia, disse esta solução pois suponho que queiras ter pouco trabalho e que fique barato :p Se essas pilhas tiverem ai uns 200mA de capacidade já te devia dar para umas horas. (15mA*6=90mA, 200/90 * 2(pwm com duty-cycle 50%)=4,5h.

Citar
Eu tinha visto estes holders mas nao sei se em 6mm isto funcionará...
Acho que te safas bem a mudar a pilha disso.



Um duty-cycle de 50% vai reduzir o brilho ao LED se a corrente nao for aumentada.
Esta tecnica de comutacao do LED tem q ser acompanhada do aumento da corrente, para que nao haja Dimming visivel.


Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #6 em: 10 de Dezembro de 2014, 12:02 »
Viva,

primeiro obrigado pelas respostas, e estou a ver que vai ser complicado então...

O que aconcelham?

Vou expor o caso, isto vai ser um placard em acrilico vermelho com leds brancos a volta de umas letras "desbastadas"...

Mas o acrilico fica "encastrado" numa peça de aluminio, e temos um diametro máximo de 15cm da peça toda...

A situação aqui era ter isto o mais fino possivel, e irá ter um switch na lateral para ligar e desligar...

Agora "pk nao um simples fio com um transformador 5v a debitar uns 500mA"...Isto porque o placar assenta sobre uma plataforma giratório, é a mão, mas vai rodando e tou com receio que chegue a um ponto que possa partir alguma solda ou até o proprio "fio" internamente..

Aceita-se sugestões.. :)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #7 em: 10 de Dezembro de 2014, 12:09 »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.185
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #8 em: 10 de Dezembro de 2014, 12:10 »
Há baterias lipo bem finas com boa capacidade e corrente de saída, depende bastante da autonomia pretendida para escolher a ideal.
Outra solução é alimentar por indução, tipo o sistema pov, ou então por escovas com jack de áudio (tem um nome específico :P)

ps: @jm_araujo acabou de descrever o nome LoL

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #9 em: 10 de Dezembro de 2014, 12:12 »
Se vais ligar os leds diretos à pilha é capaz de não durar muito, se conseguisses colocar um ne555 e um transístor a comutar isso ai uns 100hz já conseguias dobrar a autonomia, disse esta solução pois suponho que queiras ter pouco trabalho e que fique barato :p Se essas pilhas tiverem ai uns 200mA de capacidade já te devia dar para umas horas. (15mA*6=90mA, 200/90 * 2(pwm com duty-cycle 50%)=4,5h.

Citar
Eu tinha visto estes holders mas nao sei se em 6mm isto funcionará...
Acho que te safas bem a mudar a pilha disso.
Um duty-cycle de 50% vai reduzir o brilho ao LED se a corrente nao for aumentada.
Esta tecnica de comutacao do LED tem q ser acompanhada do aumento da corrente, para que nao haja Dimming visivel.

A técnica seria um duty-cycle tipo de 10% mas aumentando a corrente, sei que há uns tempos tinha feito uns testes mas agora já não me lembro bem, em que visualmente não distinguia a luminosidade mas estava a gastar bem menos. Acho que era isso um duty-cycle mais baixo e aumentas a corrente.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #10 em: 10 de Dezembro de 2014, 12:12 »
Boas malta,

Tou com um problema, preciso de inserir numa lateral de um acrilico (no topo) uma pilha de 3v tipo aquelas pilhas motherboard..

Queria antes de comprar dessas pilhas (preciso de umas 50x), saber se alguém me ajuda em 2 coisas..

Primeira, uma pilha destas para alimentar uns 6 Leds de alto brilho de 15mA sera viável? Quanto tempo acham que durará uma pilha destas com 6 leds ligados?

A segunda é, alguém me diz a melhor maneira de conseguir fazer uma forma simples de trocar esta pilha visto ser para colocar no "topo" de um acrilico?

Eu tinha visto estes holders mas nao sei se em 6mm isto funcionará...




6mm ?
Eh das mais pequenas ?

Tens sockets de entrada lateral, ha-os metalicos e plasticos.


Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #11 em: 10 de Dezembro de 2014, 14:10 »
Não conhecia esse "slip ring" muito bom obrigado.

A ver se faço algo assim na impressora 3D...

Pelo que percebi sao umas anilhas em que o fio solda no interior das anilhas e o lado de fora estara em contacto com alguma "palheta" certo?

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #12 em: 10 de Dezembro de 2014, 14:20 »
Tipicamente isso funciona com escovas, e anéis concêntricos de um metal que ofereça baixa resistência eléctrica e baixo atrito ao movimento, de notar que slip-rings têm sempre ruído e terás de ter um condensador ou dois do lado que se está a mover para não serem visiveis falhas na alimentação enquanto estás a rodar a peça.

Encontras coisas dessas relativamente baratas no ebay, e se é para low-power podes abusar de um para cabos de telefone(disponivel na loja dos chineses mais próxima de si), que tem 4 contactos, usas os contactos aos pares para vcc e massa e tens o problema resolvido.

EDIT:
No caso dos slip rings para telefone a palavra mágica é anti tangle:
http://www.dx.com/p/anti-tangle-swivel-telephone-cord-adapter-2-pack-8670

Para teres ideia do que é caso queiras ir caçar em território nacional.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2014, 14:24 por senso »
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #13 em: 10 de Dezembro de 2014, 14:44 »
Se não é para estar sempre a rodar, talvez dê para "aldrabar" com um jack de 3,5 ou 6,35 . Não duram para sempre se rodar muito, mas são baratos e fáceis de arranjar

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: 6x SMD LED com Pilha 3v (Estilo Moeda)
« Responder #14 em: 10 de Dezembro de 2014, 14:45 »
És um espectaculo...

:D

Provavelmente irei mandar vir uma coisinha dessas ou 2 para "desmanche" 1 delas, pk isto vai ser a medida, tem que passar tudo dentro de um tubo de 10mm de aluminio.. portanto fichas de telefone nao deve dar.. :D

Realmente é verdade, um jack é capaz de fazer o efeito sim... vou experimentar essa solução e depois dou cá o feedback, isto ainda vai demorar uns tempos, a parte que roda ainda está em desenvolvimento..

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.