collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Cutoff à distância para 50~60A  (Lida 8974 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Cutoff à distância para 50~60A
« em: 29 de Janeiro de 2015, 11:19 »
Viva malta, tudo bem?

Queria saber se existe alguma espécie de switch digital para ligar a um receptor de radio modelismo que me suportasse 50 a 60A para fazer um CutOff a uma bateria à distância. Alguém sabe de algum?

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #1 em: 29 de Janeiro de 2015, 11:34 »
SSR?

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #2 em: 29 de Janeiro de 2015, 11:49 »
SSR?
Edited:

Ok Relays ne?

Isso é possivel ser controlado via Radio de radiomodelismo? É colocar num quadcopter para fazer o cutoff..


(Desculpa, traduz lá isso por miúdos, informático deste lado, não sou de electro.. :D)
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 11:52 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #3 em: 29 de Janeiro de 2015, 12:09 »
Algo deste genero http://www.ebay.com/itm/60A-SSR-60-DA-Output-24V-380V-Solid-State-Relay-Controller-Salable-/400851249217?pt=AU_B_I_Electrical_Test_Equipment&hash=item5d5498a841 mas manda vir um heatsink junto :p

PS: sendo ssr do ebay ha que ter sempre algum cuidado mas muitas das vezes a qualidade nao e de todo a melhor, se calhar mais vale mandar vir logo 2. Os relatos e que aquecem muito mais que os originais, neste caso se for uma copia da fotek.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #4 em: 29 de Janeiro de 2015, 12:14 »
Viva, metro_ a comprar compro numa farnell novos e bons.. :)

De qualquer forma obrigados, isto agora é colocar como input uma porta de um micro a debitar >2,4v para tar Off ou <1,0v para ligar ne?

Tenho um lema "prefiro gastar mais e ser bem servido, do que gastar pouco e comprar 3x barato"... :)

Cumps,
André.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #5 em: 29 de Janeiro de 2015, 12:22 »
Para um quad? Qual seria o objetivo?
Para "Total Shutdown" não me parece muito útil, é garantia de quad para o lixo se não estiver já no chão.

Referia a um relé de estado sólido como este  http://www.newark.com/crydom/d06d60/ssr-60a-60vdc/dp/88K1898 (primeiro que saiu no google). Atenção que à carga máxima normalmente precisam de dissipador.

Não estou muito familiarizado com RC, mas deves precisar de algo deste género, como é usado para controlar luzes e cargas do género: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__46040__Turnigy_Receiver_Controlled_Switch.html para poder controlar o SSR. Mas se cortares o power do RX também, deixas de cortar a energia (pescadinha de rabo na boca :P)
« Última modificação: 29 de Janeiro de 2015, 12:24 por jm_araujo »

StarRider

  • Visitante
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #6 em: 29 de Janeiro de 2015, 12:29 »
SSR?
Edited:

Ok Relays ne?

Isso é possivel ser controlado via Radio de radiomodelismo? É colocar num quadcopter para fazer o cutoff..


(Desculpa, traduz lá isso por miúdos, informático deste lado, não sou de electro.. :D)

Boas,

Tudo é susceptível de ser  controlado por rádio, no teu caso vais necessitar de um switch activado
pelo receptor de radio que já tens montado no quad, mas como necessitas de comutar 40Amps a
coisa não vai ser fácil.

Uma solução é recorrer ao uso de um SSR como o araujo já disse, mas um SSR com capacidade
para 40Amps vai pesar bastante e é um trambolho.

Tive o mesmo dilema recentemente, ainda pensei conceber um switch de raiz mas acabei por comprar
um já feito pois por apenas 5 euros não valia o trabalho e o tempo de estar a desenvolver um.
Como no meu caso necessitava que o switch tivesse somente capacidade para uns 5Amps usei um
deste:
http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__46040__Turnigy_Receiver_Controlled_Switch.html

No teu caso, e se estiveres para optar por uma solução já feita, o meu conselho vai para:
- Compra um switch destes: http://www.hobbyking.com/hobbyking/store/__43894__Dr_Mad_Thrust_Electronic_On_Off_Switch.html
- Usa a saída deste para efectuar o on/off de um Mosfet externo que possa ligar/cortar a linha da
bateria.

PS: enquanto escrevia este post já o araujo tinha sugerido o mesmo.

Abraços,
PA

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #7 em: 29 de Janeiro de 2015, 14:33 »
Supostamente não basta "matar" o sinal que segue para os ESC's?
Ou eles sem sinal ficam malucos?
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #8 em: 29 de Janeiro de 2015, 15:46 »
Supostamente não basta "matar" o sinal que segue para os ESC's?
Ou eles sem sinal ficam malucos?

Boas,

Sim, mas não sei se é isso que é pretendido, pelo que entendi é para cortar uma bateria que deve
esta a alimentar algo extra ... mas posso estar enganado.

Não sei se é o caso, mas existem controladores de voo (OpenPilot e Naze32 que são os que conheço)
que monitorizam a tensão de forma a evitar uma descarga excessiva as LIPO, mas como é óbvio não
cortam a alimentação aos motores em pleno voo   ;D

Abraços
PA


Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #9 em: 29 de Janeiro de 2015, 15:50 »
Viva, primeiro queria agradecer as sugestões dadas...

Gostei da ideia de usar um switch com o Mosfet, alguém me ajuda neste campo? nao faço ideia que Mosfet será ideal para tal coisa.

Relativamente ao quad, sim é para Quad/Hexa/Octo, é para testar paraquedas. Quer-se o total shutdown dos motores para queda livre, em caso de queda directa no chão e desfazer-se não está em causa isso(são outros problemas), neste momento o problema foca-se em cortar a energia a 50 ou 60A repentinamente à distância...

Relativamente a cortar o sinal no receptor segundo sei e nao posso comprovar porque não tenho forma de o fazer, se tiveres a controladora ligada e cortares o sinal ao Receptor, há probabilidades da controladora ficar a mandar para o esc o ultimo sinal recebido.
Simulando isto na prática num caso extremo, em que vais a acelerar a fundo para subir e cortas o sinal ao receptor, pode acontecer de ele continuar a acelerar até não teres bateria. Isto varia de controladora para controladora, mas já li algures que há probabilidades disso.

Cumps,
André Carvalho.




Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #10 em: 29 de Janeiro de 2015, 16:04 »
E o failsafe?

Acho que fazia isso de outra forma, colocava um switch entre a controladora e o ESC como o senso disse. Desta forma se por algum motivo o modo paraquedas for activo por engano ao voltares ao modo normal continuas com a controladora a funcionar e a tentar establizar o veiculo, ao cortares a bateria nao tens como voltar atras. Este switch alternava entre o sinal da controladora e 0.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #11 em: 29 de Janeiro de 2015, 16:17 »
Para o caso o melhor deve ser um Mosfet tipo P na linha positiva (não criar diferentes potenciais de massa por causa do RdsON e evitar isolar a massa), o com menor RdsON e maior capacidade de corrente possível. Por um preço decente e com uma package que ainda se consegue tratar: http://pt.farnell.com/infineon/ipb180p04p4l-02/mosfet-p-ch-40v-180a-to-263-7/dp/2443386

Mesmo assim RdsON=1.8mOhm a 60A dissipa 6W, obriga a dissipador. O resto do esquema é simples: o switch atrás descrito, uma resistência de pull-up na gate e deve bastar.
E cuidado a planear as ligações, com 60A não há lugar para soldas mal feitas e pistas finas.


Atuar sobre o sinal de controlo das ESCs como sugerido também me parece melhor ideia.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #12 em: 29 de Janeiro de 2015, 18:18 »
É só que se os ESC's simplesmente cortarem sem sinal a coisa é muito simples, usas um buffer qualquer com pino de enable por onde passam os sinais para os ESC's e usas uma placa que o StarRider sugeriu e está o problema resolvido.
Mas se é para testar paraquedas porque é que não "param" os motores via comando?
Avr fanboy

Offline josecarlos

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 393
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #13 em: 29 de Janeiro de 2015, 19:18 »
Boas :)

Quase todos os rádios têm uma função Throttle Cut
Podes atribuir um canal com um servo e um fim de curso
Espero ter ajudado ;)

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Cutoff à distância para 50~60A
« Responder #14 em: 29 de Janeiro de 2015, 20:03 »
Opa a soluçao para esse problema é software e nao hardware, tens os controladores um por motor so tens que garantir que quando ativas o paraquedas eles ficam bloqueados ate um full reset do sistema. Umas linhas de codigo um interrupt e penso que seja tudo.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4