collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?  (Lida 16272 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #15 em: 21 de Maio de 2015, 11:47 »
Também estou muito curioso em saber que ADCs são esses que o Luís quer usar.

A minha percepção também é a de que a velocidade/responsividade do sw/dispositivos não tem acompanhado o aumento de capacidade de processamento/velocidade do hw. Nitidamente o bottleneck não está na capacidade de processamento. No ponto em que está a tecnologia de computação não há justificação para as latências que muitas coisas têm hoje em dia.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #16 em: 21 de Maio de 2015, 12:26 »
Pergunta parva, já viram o preço de um bicho desses?
Adicionem um para a store da TI, é engraçado.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #17 em: 21 de Maio de 2015, 12:28 »
Nem é muito caro, tendo em conta a aplicação a que se destina, deve vir com um rol de certificações.
O ambiente de desenvolvimento deve ser um "bocadinho" mais caro.
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 12:31 por jm_araujo »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #18 em: 21 de Maio de 2015, 13:04 »
Não é caro, mas acho meio estranho usar uma coisa dessas para hobby.
E micros dual core é antigo, não se chamam é micro-controladores, são DSP's.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #19 em: 21 de Maio de 2015, 13:21 »
Experimenta ver o preço tipo na mouser, é pouco caro. Engraçado é que no passado as launchpads são mais baratas que o chip. Quem usa isso para o seu proposito também não pode de nenhuma maneira usa-las para o produto. Na verdade as launchpads com uns de 200Mhz, são mais baratas que um arduino Uno :p

Sim esta familia tem muitos certificados de cima, dai também ser ainda mais caro.

Não é caro, mas acho meio estranho usar uma coisa dessas para hobby.
Quem falou em hobby?



Também estou muito curioso em saber que ADCs são esses que o Luís quer usar.

A minha percepção também é a de que a velocidade/responsividade do sw/dispositivos não tem acompanhado o aumento de capacidade de processamento/velocidade do hw. Nitidamente o bottleneck não está na capacidade de processamento. No ponto em que está a tecnologia de computação não há justificação para as latências que muitas coisas têm hoje em dia.

Os ADCs funcionam por SPI normalmente, e o MCU tem muitos modulos SPI, tenham calma :p
Eu quero usar 16+ ADCs em paralelo, e não, não serve leituras ligeiramente desfasadas (já chega o desfasamento que é possivel haver deste modo).
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #20 em: 21 de Maio de 2015, 13:34 »
Os ADCs funcionam por SPI normalmente, e o MCU tem muitos modulos SPI, tenham calma :p
Eu quero usar 16+ ADCs em paralelo, e não, não serve leituras ligeiramente desfasadas (já chega o desfasamento que é possivel haver deste modo).
"Normalmente" é como quem diz. Depende. Por exemplo os ADC rápidos têm interfaces paralelas.
Mas conta-nos lá que aplicação é essa em que precisas de fazer leituras de 16 ADC "exactamente" simultâneas. Não me lembro de ter alguma vez aberto a datasheet de um ADC com interf. SPI, mas até desconfio que não é propriamente a leitura de um registo que dá inicio à conversão...

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #21 em: 21 de Maio de 2015, 13:39 »
Isto foi para um produto já feito, queria ver se um ARM-R era um possivel upgrade.

É uma controlador de motores BLCD (que podem ir até 30k rotações a puxar 80A mas tambem uns é para uns mais pequenos).
A ideia é tirar em casa bobine a corrente e tensão ao mesmo tempo, tal como temperature e tal... Não sei todos os detalhes, mas penso que não chegue mesmo a 16 ADCs mas sei que passa dos 8.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #22 em: 21 de Maio de 2015, 13:57 »
Sem ter mais informação sobre a aplicação, há micros que têm blocos separados de sample&hold e conversão (por exemplo dsPIC30), é o que deves procurar.

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #23 em: 21 de Maio de 2015, 14:03 »
Tas a falar dos ADC internos neh?

O problema dos ADC internos é tanto o alcance da tensão de sample (alguns ADCs externos vêm já com op-amps e tal), precisão e resolução. Muitos externos batem-nos nisso
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #24 em: 21 de Maio de 2015, 14:04 »
Penso que essa aplicacao daria para fazer com micros "normais", varios em paralelo, usando um sistema de trigger externo, da para activar as ADC todas ao mm tempo.
facilmente arranjas micros com ADCs a 1MSPS.
O resultado dso varios micros das leituras da ADC teria de ser recebido por um esquema via SPIs/UARTs . para um micro principal.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #25 em: 21 de Maio de 2015, 14:07 »
Para fazer FOC?
O Shane Colton tem muita informação no blog dele sobre o assunto.
http://scolton.blogspot.pt/p/motor-controllers.html
http://scolton.blogspot.pt/search/label/FOC

Para medir corrente + tensão são 6 pinos de adc, um por fase, e para FOC não precisas de medidas instantaneas concorrentes, para além disso 30K rpm não é assim tão rápido quanto isso, porque:
RPMeletrica = RPMmecanica * numero de polos.
30k RPM com 12 polos são uns agradaveis 2.5Khz, provavelmente motores desse tamanho são de 24 polos ou mais, dá-te velocidades de comutação entre fases bastante "lentas".

Idealmente é Field Oriented Control(FOC), e tens uns DSP's da TI mesmo para isso da gama Piccolo e um DRV, obviamente para potências interessantes não tens um driver integrado, mas a magia está no DSP, infomercial da TI:


Acho que já tens ai umas coisitas para ires ler e ver.
Avr fanboy

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #26 em: 21 de Maio de 2015, 14:17 »
O problema dos ADC internos é tanto o alcance da tensão de sample (alguns ADCs externos vêm já com op-amps e tal), precisão e resolução. Muitos externos batem-nos nisso
Face à informação disponível, o que eu acho é que não tens noção dos requisitos reais da aplicação e estás a "imaginar coisas" :P
« Última modificação: 21 de Maio de 2015, 14:46 por Njay »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #27 em: 21 de Maio de 2015, 14:22 »
Já viste que 99% dos ESC's são feitos com Atmegas, sim é programado em assembly devido ás limitações temporais(em grande parte porque não usam cristal, mas correm com o oscilador RC a 8Mhz), mas o ADC dele serve bem, assim como os timers limitados, entre outras coisas.

Divisores de tensão resolvem diferenças de voltagem..
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #28 em: 21 de Maio de 2015, 14:55 »
Eu só digo o que me disseram na altura Njay :p A ideia mesmo é obter com a maior precisão e resolução possivel, todas essas tensões e correntes ao mesmo tempo (não palavras minhas)

Essa do alcance de tensão ainda acho estupido, realmente ainda nao percebi a razão.

Uma coisa que vejo muito pessoal reclamar, pelo menos nos ARM, é que aqueles 12bits não são bem assim, que dificilmente chegam ai, normalmente 3 (alguns 2) bits menos significativos têm de ignorar. Dão-lhes uma tensão fixa e estável (osciloscopio confirma isso) e esses bits vão variando muito.
Claro que há várias razões para isso mas com certos ADCs externos de precisam não têm esses problemas com tantos do bits.

Também é facil arranjar ADCs (com boa precisão) com mais de 12bits de resolução.

A ideia é formar como num osciloscópio a corrente/tensão ao longo do tempo logo 30Krpm requer mais que 30K samples por segundo. Mas muitos ADCs integrados conseguem essas velocidades o problema que vejo muito falar é mesmo a precisão e resolução deles.

A ideia de usar varios MCUs pequenos slaves é uma ideia, mas ai tá, vai de encontro às desvantagens que têm em relação aos ADCs externos que tava a falar.

Os CC2000 parecem ideias para a tarefa, tava ainda era a tentar não fugir dos ARM.



Vocês que acham dessa cena dos bits "desperdiçados" dos ADCs internos?

Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Novo ARM-R da Texas, já viram onde já chegam os MCUs?
« Responder #29 em: 21 de Maio de 2015, 15:29 »
A ideia mesmo é obter com a maior precisão e resolução possivel, todas essas tensões e correntes ao mesmo tempo (não palavras minhas)
Isso a mim não faz sentido. O que queres é com a maior resolução e precisão necessárias, e isso depende dos parâmetros da aplicação.

E sendo uma aplicação específica, se a tua principal foco é o ADC, porque é que andas à procura de um micro exótico? o que precisas é de uma ADC exótica, feita especificamente para essas aplicações: http://www.ti.com/product/ads131e08 : até 8 canais ADC de sampling simultáneo, com 24 bits de resolução, 107dB SNR, PGA, e até 64ksps. E nem é assim tão cara.