collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Circuito de proteção para ferro de soldar.  (Lida 12143 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Circuito de proteção para ferro de soldar.
« em: 20 de Novembro de 2019, 11:29 »
Já me aconteceu 2 ou 3 vezes, deixar o ferro de soldar ligado. E como tenho a oficina no sotão se não for lá de propósito fica ligado até à próxima vez que lá for. Já ficou ligado por bem mais de 24 horas. Não só sai caro como estraga a ponta.

Quero fazer um circuito que caiba dentro da caixa do ferro que me obrigue a carregar num botão de hora a hora ou que desligue o ferro, já agora que faça um beep e/ou flash um led quando atua.

Estarei certo em pensar que este atividade deve ser feito do lado dos 220V ?
Soa-vos bem pensar num attiny85 e um SSR (solid state rele) ? Ou estou a arranjar maneira de pegar fogo à casa ? Vou ter que fazer uma fonte 220V - 5V, para alimentar o attiny, um driver de leds e um buck converter, talvez...

Não consegui encontrar na ebay nada para este efeito, mas não acredito que não exista, até possivelmente para instalar no cabo de energia, eu é que não estou a acertar no nome... Alguma ideia ?

A estação é a tipica hakko 936 clone, pelo peso da caixa é principalmente espaço vazio lá dentro, não devo ter problemas em meter a coisa lá dentro.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #1 em: 20 de Novembro de 2019, 11:38 »
Porque não um sonoff ou um shelly2.5, assim desligas o ferro pelo telelé via wifi
Avr fanboy

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #2 em: 20 de Novembro de 2019, 11:54 »
Porque não um sonoff ou um shelly2.5, assim desligas o ferro pelo telelé via wifi

Porque o prob é esquecer-me dele ligado, não o facto de ter de ir até ao sotão. :-)
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #3 em: 20 de Novembro de 2019, 14:53 »
Eu uso uma simples tomada com botao On/Off das vermelhas, quando vou embora, tenho que ter a certeza que desliguei sempre essa tomada pra deixar tudo desligado.

Se queres mesmo fazer esse teu projecto, procura por este modulo: jy15b
Aceita um pulso (nao sei com que tensao) e aumenta o tempo de contagem.
E' um modulo usado em "maquinas arcade"


Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #5 em: 20 de Novembro de 2019, 15:27 »
procurado por "countdown timer plug"

thank you...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #6 em: 24 de Novembro de 2019, 13:53 »
Enquanto compro e não compro, ontem voltei a deixar o ferro ligado... :-(

Este circuito funcionaria ? Para a alimentação estava a pensar sacar a "fonte" de uma lâmpada e usar um buck converter para os 5V...



« Última modificação: 24 de Novembro de 2019, 13:56 por vasco »
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #7 em: 25 de Novembro de 2019, 16:18 »
Se fonte de lampada te referes à fonte de uma lampada led ou similar, não aconselho, podem não ser isoladas e são feitas à medida da carga, com uma carga diferente lá se sabe o como funciona, além que podem ter uma topologia de fonte de corrente constante (que é o que importa aos LEDs).

É preferível um carregador de telemóvel velho (mesmo que seja para tirar a PCB).


Quanto ao circuito, não gosto nada de ver comutação com NPN no positivo. Não garantes os 5V ao SSR e fica a dissipar. Se o meteres da forma mais tradicional à massa resolves esse problema.

E se trocares o SSR por um relé tradicional, não esquecer o diodo de flyback em paralelo com a bobine.




« Última modificação: 25 de Novembro de 2019, 16:19 por jm_araujo »

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #8 em: 26 de Novembro de 2019, 00:02 »
A fonte da lâmpada foi a mais pequena que me lembrei, o attiny a contar até 3600 segundos deve gastar tão pouco que achei que nem faria diferença.
Só não faço ideia que quanto gasta ativar o rele com o transistor. Imagino que seja algo mais que 50mA porque senão ligavam diretamente o pino do arduino, foi assim que encontrei.
Vou tentar descobrir o que é a forma mais tradicional... LOL...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #9 em: 26 de Novembro de 2019, 10:52 »


A "tradicional" é a "A", controlo Low Side. As perdas no transistor são minimizadas (=VceSAT) e rondam 0.3V, vendo a carga VCC-VceSAT. Se alimentares a 5V a carga vê 5-0.3=4.7V, mas se subires para 12V vê 12-0.3=11.7V. Podes controlar uma tensão superior à alimentação do micro que comanda o transistor.


No caso B (igual ao que tinhas posto) a carga vai sempre ver a tensão do pino de controlo menos Vbe (=0,7V), que num micro alimentado a 5V dá 5-0.7V=4.3V . Se subires a tensão de alimentação da carga não vai mudar esses 4.3V, estão agarrados ao sinal de controle, e a potência extra vai ser dissipada no transistor.


Por isso é preferível o caso A, low side  aka "tradicional".

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #10 em: 26 de Novembro de 2019, 10:59 »
Obrigado.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #11 em: 14 de Dezembro de 2019, 23:01 »
Tenho o código desenvolvido, atualmente num Nano mas vou "portar" agora para um attiny85, tenho estado a testar com o SSR e a medir simplesmente a resistência dos pinos de AC que muda quando se liga e desliga o relé, mas estou com um certo cagaço de experimentar com 220V.
Têm alguma recomendação ?

E já agora, umas duvidas metafisicas de última hora...

a) Esta maneira de desligar o ferro de soldar não vai lixar o controlador de temperatura pois não (analógico), acaba por ser o equivalente a ligar e desligar o ferro na tomada em vez de no interruptor dele, mas como estes SSR (G3MB-202P da Omron) têm deteção de zero isso não é muito violento, certo ?

b) Com um SSR não vale a pena meter mais um optocopler (PC817 é o único que tenho) à entrada do controle do relé, pois não ? o SSR já tem isso lá dentro, certo ?
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #12 em: 14 de Dezembro de 2019, 23:53 »
Tenho o código desenvolvido, atualmente num Nano mas vou "portar" agora para um attiny85, tenho estado a testar com o SSR e a medir simplesmente a resistência dos pinos de AC que muda quando se liga e desliga o relé, mas estou com um certo cagaço de experimentar com 220V.
Têm alguma recomendação ?
Podes sempre primeiro testar com uma tensão mais baixa (e uma carga mais pequena, claro), mas tem de ser AC por caussa do SSR. Dá por exemplo para usar a saída de um transformador de 12V ou do género, e liga uma lâmpada pequena.
Podes a seguir "graduar-te" para ligar nos 220V mas também com uma carga fraca, tipo uma lampada led de meia duzia de watts.
Citar

E já agora, umas duvidas metafisicas de última hora...

a) Esta maneira de desligar o ferro de soldar não vai lixar o controlador de temperatura pois não (analógico), acaba por ser o equivalente a ligar e desligar o ferro na tomada em vez de no interruptor dele, mas como estes SSR (G3MB-202P da Omron) têm deteção de zero isso não é muito violento, certo ?
Ligar e desligar na tomada é bem mais violento,
Citar
b) Com um SSR não vale a pena meter mais um optocopler (PC817 é o único que tenho) à entrada do controle do relé, pois não ? o SSR já tem isso lá dentro, certo ?
Não vale a pena, é redundante.


(segunda vez que meto este link hoje!!!)

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #13 em: 15 de Dezembro de 2019, 01:10 »
Já está portado para o attiny85, andei um bocado à cabeçada porque me esqueci que com o Arduino IDE é sempre necessário escrever o bootloader mesmo que depois não seja usado para que os fuses sejam escritos, assim os meus millis() andavam todos baralhados apesar de eu ter definido o F_CPU corretamente.
Acabei por (desnecessariamente) fazer o #include <util/delay.h> e trocar todos os (poucos) delay() por _delay_ms() até que me lembrei do raio dos fuses... Nada disto aconteceria se estivesse a usar o gnu-avr em vez do arduino.

Uma coisa que não tenho cá por casa são transformadores 220V->x que não estejam agarrados a qq coisa, e muito menos tenho um variac.
Vou por uns 2 ou 3 na carta para o Pai Natal... :-)

Obrigado pela ajuda.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito de proteção para ferro de soldar.
« Responder #14 em: 16 de Dezembro de 2019, 11:17 »
Testado e a funcionar.
Primeiro com uma fita de leds que deve gastar 1 ou 2 Watts e depois mesmo com o ferro de soldar.
Sucesso completo, nem o relé nem o transistor aquecem, nem quando o relé está on, nem quando está off.

Fiquei com um pino do attiny livre, vou adicionar uma opção de configuração, start com o relé ON ou start com o relé OFF.

Fica é a faltar-me um pino analógico onde pudesse configurar o tempo em que a coisa fica ligada, se hoje me parece que 1 hora é tudo o que necessito, amanhã posso necessitar de 15m, é uma chatice ter que reprogramar o attiny só para isso, mas a ideia que me ocorre, usar 1 byte da EPROM o que não seria o problema, mas só com um botão entrar num "modo" de configuração, com algo como um duplo click e feedback com piscadelas de um led... não vai ficar muito fácil de usar...

Nem sei se tente passar o circuito para um proto board ou se mande fazer um PCB na china... :-)
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.