collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: EFM32 Loader  (Lida 7854 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
EFM32 Loader
« em: 16 de Julho de 2015, 04:33 »
Alguem daqui usa microcontroladores EFM32?

Eu cá uso, e gosto. São microcontroladores ARM Cortex (vai desde o M0 ao M4), têm um bom set de peripherals especialmente uteis em aplicações baseadas em sensores (por exemplo, OPAMP, DAC, entre outras features da arquitectura que permitem medir "coisas" mantendo o CPU desligado) e vêm com um bootloader programado de fábrica!

No entanto não existe nenhuma aplicação estilo "avrdude" (o equivalente dos AVRs) e por isso decidi fazer uma.

Escrevi um post sobre isso: http://theramblingness.com/2015/07/16/a-gui-and-cli-utility-for-efm32s-uart-bootloader/
O código está aqui: https://github.com/cidadao/efm32_loader
E o download de um executável para windows, pronto a ser utilizado, pode ser feito aqui: https://github.com/cidadao/efm32_loader/releases

Espero que seja útil!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: EFM32 Loader
« Responder #1 em: 16 de Julho de 2015, 09:06 »
E trazem todos bootloader, ou só alguns modelos?
O FlashMagic não funciona com esse bootloader?
Avr fanboy

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: EFM32 Loader
« Responder #2 em: 16 de Julho de 2015, 11:18 »
Todos vêm com bootloader de fábrica :)

FlashMagic não experimentei. É isto certo? http://www.flashmagictool.com/
Não referem para suporte para EFM32 nem o uso do protocolo XMODEM-CRC, por isso deduso que não funcione...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: EFM32 Loader
« Responder #3 em: 16 de Julho de 2015, 11:27 »
Sim, é isso.
Avr fanboy

Offline gadelhas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re: EFM32 Loader
« Responder #4 em: 16 de Julho de 2015, 12:51 »
Alguem daqui usa microcontroladores EFM32?


Já usei. São top para Low energy.
Obrigado.

Abraço
gadelhas

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: EFM32 Loader
« Responder #5 em: 17 de Julho de 2015, 14:32 »
Nice!
Eu nunca usei o bootloader q vem de fabrica, tal como dizes, havia o problema de nao existir software para isso (Penso q seria necessario usar um terminal especial).

O que eu fiz, e visto q esse bootloader ocupa espaco, foi usar o exemplo deles e alterar a minha versao, simplificando-a e ficando o bootloader mais pequeno (eu estava a usar o EFM32ZG que tem pouca memoria flash).

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: EFM32 Loader
« Responder #6 em: 17 de Julho de 2015, 15:16 »

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: EFM32 Loader
« Responder #7 em: 17 de Julho de 2015, 16:05 »
@KammutierSpule, sim o "terminal especial" é o TeraTerm que eles referem na appnote. É uma espécie de PuTTy mas também dá para enviar ficheiros com o protocolo XMODEM-CRC. O protocolo é muito simples e a vantagem de não usar um bootloader adaptado é que este já vem programado de fábrica. Mas realmente não é muito magrinho, "come" 2KB de memória (valor reservado no linker script).

Quanta memória é que precisa a tua versão? E que protocolo é que usas para envio dos dados?

(yeah ;D ainda não tinha reparado que apareceu no DP. nice!)

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: EFM32 Loader
« Responder #8 em: 20 de Julho de 2015, 08:37 »
Nao me lembro e nao posso verificar agora.
So 2KB de memoria?
Eu de momento tenho isto arrumado numa gaveta no cerebro e nao me consigo lembrar de quase nada.
Mas penso que ocuparia mais.
O meu penso que ficou a ocupar uma pagina de flash?
O protocolo 'e muito mais simples e e' "proprietario" (coisa simples), porque depois eh usado com a aplicacao que desenvolvi para configurar o uC (flash e memoria de configuracao)

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: EFM32 Loader
« Responder #9 em: 21 de Julho de 2015, 09:55 »
Alguem daqui usa microcontroladores EFM32?

Eu cá uso, e gosto. São microcontroladores ARM Cortex (vai desde o M0 ao M4), têm um bom set de peripherals especialmente uteis em aplicações baseadas em sensores (por exemplo, OPAMP, DAC, entre outras features da arquitectura que permitem medir "coisas" mantendo o CPU desligado) e vêm com um bootloader programado de fábrica!

No entanto não existe nenhuma aplicação estilo "avrdude" (o equivalente dos AVRs) e por isso decidi fazer uma.

Escrevi um post sobre isso: http://theramblingness.com/2015/07/16/a-gui-and-cli-utility-for-efm32s-uart-bootloader/
O código está aqui: https://github.com/cidadao/efm32_loader
E o download de um executável para windows, pronto a ser utilizado, pode ser feito aqui: https://github.com/cidadao/efm32_loader/releases

Espero que seja útil!


Obrigado pela partilha e parabens pela aplicacao, tem bom aspecto. Ainda nao experimentei, contudo.


Aqui deste lado estamos a usar EFM32WG e EZR32.

Fazemos Debbug desenvolvimento e Programacao na Fabrica pela porta JTAG.
Updates ah posteriori sao feitos usando o Bootloader na porta USB, directo sem espinhas. A porta USB eh uma mais valia pois permite descarregar as Flash internas a grande velocidade, comparado c as portas USART/UART.

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: EFM32 Loader
« Responder #10 em: 21 de Julho de 2015, 23:28 »
@Sergio_Sena, obrigado!

Que taxas de transmissão de dados é que atinges com a porta USB? Estava a ler esta appnote: https://www.silabs.com/Support%20Documents/TechnicalDocs/AN0042.pdf
E no caso dos chips com USB eles usam USB CDC que parece dar ao mesmo que usar uma UART normal. No EFM32 Loader uso 112.5kpbs.

O que estás a achar dos EFM32? Estou especialmente curioso em relação aos EZR32. Pelo que percebo é um EFM32LG ou EFM32WG com um transceiver da (ex-) Ember (adquirida pela Silicon Labs entretanto) num só chip. Funciona bem essa combinação?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: EFM32 Loader
« Responder #11 em: 22 de Julho de 2015, 01:16 »
Parabéns! É bom ver os nossos a dar cartas lá fora :)

Nunca experimentei, mas os bitrates de UART-USB e micros normalmente vão pelo menos até quase 1Mbps.
« Última modificação: 22 de Julho de 2015, 01:18 por Njay »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: EFM32 Loader
« Responder #12 em: 22 de Julho de 2015, 09:41 »
@Sergio_Sena, obrigado!

Que taxas de transmissão de dados é que atinges com a porta USB? Estava a ler esta appnote: https://www.silabs.com/Support%20Documents/TechnicalDocs/AN0042.pdf
E no caso dos chips com USB eles usam USB CDC que parece dar ao mesmo que usar uma UART normal. No EFM32 Loader uso 112.5kpbs.

O que estás a achar dos EFM32? Estou especialmente curioso em relação aos EZR32. Pelo que percebo é um EFM32LG ou EFM32WG com um transceiver da (ex-) Ember (adquirida pela Silicon Labs entretanto) num só chip. Funciona bem essa combinação?


Vou verificar, mas da ultima vez q o falei c o meu colega sobre isso, acho q ele me falou em pelo menos 10Mbps de stream limitado por nohs.

A experiencia com os EFM32 tem sido excelente. Conheco-os desde 2011 mas soh em 2014 consegui introduzi-los em producao. A equipa com quem trabalho abracou completamente a arquitectura nordica pois vemos q, p o nosso tipo de trabalho, eh extremamente util o dinamismo entre leituras de sensores e modos energeticos. Pelo q vejo no mercado, ainda nao ha nada semelhante em funcionamento e consumos estaticos.
O ambiente de desenvolvimento estah cada vez melhor e mais estavel, bem como o Energy Profiler q tem sido uma ferramente essencial p melhorar os consumos dos produtos.

Os EZR32 sao EFM32+Si446x, agarraram nos Cortex e juntaram no meio package os optimos radios q eles ja tinham.
Alias, eles ja tinham testado a tecnologia com os micros Si1010/20/60/80 tambem MCU+RF de 8bit.
Nao eh nada de novo no mercado, mas os EFM32 sao excelentes.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: EFM32 Loader
« Responder #13 em: 23 de Julho de 2015, 00:29 »
@Sergio_Sena, obrigado!

Que taxas de transmissão de dados é que atinges com a porta USB? Estava a ler esta appnote: https://www.silabs.com/Support%20Documents/TechnicalDocs/AN0042.pdf
E no caso dos chips com USB eles usam USB CDC que parece dar ao mesmo que usar uma UART normal. No EFM32 Loader uso 112.5kpbs.

O que estás a achar dos EFM32? Estou especialmente curioso em relação aos EZR32. Pelo que percebo é um EFM32LG ou EFM32WG com um transceiver da (ex-) Ember (adquirida pela Silicon Labs entretanto) num só chip. Funciona bem essa combinação?


Vou verificar, mas da ultima vez q o falei c o meu colega sobre isso, acho q ele me falou em pelo menos 10Mbps de stream limitado por nohs.

A experiencia com os EFM32 tem sido excelente. Conheco-os desde 2011 mas soh em 2014 consegui introduzi-los em producao. A equipa com quem trabalho abracou completamente a arquitectura nordica pois vemos q, p o nosso tipo de trabalho, eh extremamente util o dinamismo entre leituras de sensores e modos energeticos. Pelo q vejo no mercado, ainda nao ha nada semelhante em funcionamento e consumos estaticos.
O ambiente de desenvolvimento estah cada vez melhor e mais estavel, bem como o Energy Profiler q tem sido uma ferramente essencial p melhorar os consumos dos produtos.

Os EZR32 sao EFM32+Si446x, agarraram nos Cortex e juntaram no meio package os optimos radios q eles ja tinham.
Alias, eles ja tinham testado a tecnologia com os micros Si1010/20/60/80 tambem MCU+RF de 8bit.
Nao eh nada de novo no mercado, mas os EFM32 sao excelentes.

Eu tenho usado o nRF51822, conheceste este para poder ter um termo de comparacao?

Vou ver se compro uma devboard.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: EFM32 Loader
« Responder #14 em: 23 de Julho de 2015, 08:08 »
COnheco esse, Nordic. Eles especializaram-se em 2.4G e protocolos BLE, ANT, .... Sao chips dedicados p very-low-power, very-low-range, always sleeping, health, sports, fitness, etc.

Eh um mercado diferente da Silabs pois estes abrangem uma outra area q a Nordic nao abrange. Tanto em frequencias como em modos.
Atencao q a Nordic tb tem Sub-GHz, mas sao antigos e desactualizados pois apostaram em 2.4G.


Esta "coisa" dos wireless tem q se lhe diga e principalmente vai ao gosto de cada um. Ha varias marcas e sabores por onde escolher, cada um vai pelo q lhe cheira melhor.