collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda eagle  (Lida 22558 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Ajuda eagle
« em: 07 de Fevereiro de 2015, 19:10 »
Alguém podia dar-me aqui uma ajuda no eagle? Tou a tentar fazer uma pcb e quando acabei fui a ver e tenho 500 erros.... JESUS....Os error são clearance, mas não consigo perceber qual é o problema, a maior parte é nas junções das linhas com componentes smt....



Se for preciso postar o .brd depois coloco

Cumprimentos
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 19:54 por TheDeadLives »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Bug eagle?
« Responder #1 em: 07 de Fevereiro de 2015, 19:38 »
Tens de definir a NET do polígono do plano para a mesma dos pinos que queres que ligue.

Que fizeste que tens a ratsnest toda por ligar mesmo com as pistas feitas?

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Bug eagle?
« Responder #2 em: 07 de Fevereiro de 2015, 19:43 »
Tens de definir a NET do polígono do plano para a mesma dos pinos que queres que ligue.

Que fizeste que tens a ratsnest toda por ligar mesmo com as pistas feitas?

Foi mesmo bug -.-....fechei e voltei a abrir e resolveu XD

Agora preciso e de ajuda para os erros, já fiz o upload do .dru da sparkfun mas tb n deu resultado.... supostamente os traços nem tão uns em cima dos outros...os drils não estão assim tão pequenos, n percebo.... (tb não sou o maior profissional de eagle ;) )
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 19:46 por TheDeadLives »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Ajuda eagle
« Responder #3 em: 07 de Fevereiro de 2015, 20:10 »
Se perderes uma hora a seguir os tutoriais, desaparecem-te todas as dúvidas,
eagle não é um programa intuitivo embora se entendam muitas coisas à 1ª vista:

http://www.cadsoftusa.com/training-service/videos/#c456

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda eagle
« Responder #4 em: 07 de Fevereiro de 2015, 20:58 »
Ah, já percebi quais são os meus erros, os traços e vias não têm o mesmo nome -.-. Não nenhuma forma de lhes dar o nome automaticamente? Tenho que andar via a via a dar um nome?

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda eagle
« Responder #5 em: 07 de Fevereiro de 2015, 21:16 »
Alguém precisa de alguma PCB? Ainda tenho 3x2 cm de espaço na minha (não é preciso pagar nd ;) ) Alguem sabe como converter diptrace para eagle ( ps: ja procurei no google ;) )?
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 21:20 por TheDeadLives »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda eagle
« Responder #6 em: 07 de Fevereiro de 2015, 21:49 »
E como é que os traços e vias não têm o mesmo nome?
Quando estás no layout, para mudar de layer é só carregar no botão central do rato que ele mete a via e muda de layer automaticamente.

Erros de clearance é porque estás a violar as definições do DRC, se queres usar fabricação de pcb's lá fora, aconselho-te a usares o JOB e o DRU(extensão do ficheiro usado no DRC) da SeeedStudio.
Não dou com os links deles agora, mas posso postar um link da Drop para os que tenho localmente.

Mas parece-me que tens ai efectivamente violações, porque tens pistas a sair ligeiramente fora do pad, se isso é espaçamento 0.5mm ou 0.65mm é certinho que se vai queixar.
Para as pistas sairem sempre ao centro do pad, começas sempre a pista do pad do IC e não a acabar no pad do IC, ou pelo menos fazes o fan-out do IC para pistas a bater certo na grelha que escolheste usar(o meu tipico para posicionamento é 50 mils e routing em 25 mils, quando a coisa fica apertada, 5 mils).
Avr fanboy

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda eagle
« Responder #7 em: 07 de Fevereiro de 2015, 22:06 »
Senso obrigado pela tua resposta.

Eu tenho os .dru, escusas de andar a procurar, obrigado. O problema é que eu fiz sem rato, então criei eu próprio as vias e por isso elas não tinham o mesmo nome ;). Quando me apercebi mudei tudo e os erros foram todos à vida. Os unicos erros que não consigo tirar sao os do pad do ic, mas pelo que andei a ver o eagle acaba sempre por dar isso como erro, apesar de nao ter.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda eagle
« Responder #8 em: 07 de Fevereiro de 2015, 22:13 »
Faz rip-up ás pistas em cima do pad, com calma, porque o que tens ai é um de dois casos:
1 - Multiplos bocados de pista em cima do pad
2 - Pista não acabou no centro do pad, o Eagle não faz snap para o centro do pad, ou se o faz não é muito eficiente/agressivo na proximidade do centro do pad e depois reporta coisas como pistas em overlap e pistas ainda por fazer o routing.

Supostamente quando metes uma via em cima de uma pista ela fica logo com o nome da pista, nos planos de massa é que ele atribui habitualmente uma net não utilizada(ou seja, diferente de tudo o resto), mas é um bocado conforme a posição do sol, á coisas que acho meio erráticas no Eagle.
Avr fanboy

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda eagle
« Responder #9 em: 07 de Fevereiro de 2015, 22:56 »
Faz rip-up ás pistas em cima do pad, com calma, porque o que tens ai é um de dois casos:
1 - Multiplos bocados de pista em cima do pad
2 - Pista não acabou no centro do pad, o Eagle não faz snap para o centro do pad, ou se o faz não é muito eficiente/agressivo na proximidade do centro do pad e depois reporta coisas como pistas em overlap e pistas ainda por fazer o routing.

Supostamente quando metes uma via em cima de uma pista ela fica logo com o nome da pista, nos planos de massa é que ele atribui habitualmente uma net não utilizada(ou seja, diferente de tudo o resto), mas é um bocado conforme a posição do sol, á coisas que acho meio erráticas no Eagle.

O problema neste caso foi que ele não deu automaticamente o nome às linhas (o schematic tava incompleto, acho que foi esta a razão). Agora tenho 66 erros que têm a ver com o drill size e o clearance (vias no ic - já estive a ver e não dá para alterar), de 500 erros inicais XD

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda eagle
« Responder #10 em: 07 de Fevereiro de 2015, 23:05 »
A unica maneira de ficares com esquema e layout fora de sincronismo é fechar um dos editores, mas o Eagle deixa uma barra preta e amarela a dizer que o back-annotation vai ao ar se continuares a editar o ficheiro sem o outro aberto.

Dá para corrigir, é ver qual é que é a diferença, mas tipicamente a diferença está no nome das nets e é estupidamente trabalhoso de se corrigir, já me aconteceu e como acho piada a fazer layout simplesmente apaguei o layout e comecei do zero sem problemas.

As vias, estão incorporadas no footprint em si ou colocaste-as á parte?
É que pelo menos nessa imagem estão com o nome diferente do plano.
Avr fanboy

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda eagle
« Responder #11 em: 07 de Fevereiro de 2015, 23:18 »
A unica maneira de ficares com esquema e layout fora de sincronismo é fechar um dos editores, mas o Eagle deixa uma barra preta e amarela a dizer que o back-annotation vai ao ar se continuares a editar o ficheiro sem o outro aberto.

Dá para corrigir, é ver qual é que é a diferença, mas tipicamente a diferença está no nome das nets e é estupidamente trabalhoso de se corrigir, já me aconteceu e como acho piada a fazer layout simplesmente apaguei o layout e comecei do zero sem problemas.

As vias, estão incorporadas no footprint em si ou colocaste-as á parte?
É que pelo menos nessa imagem estão com o nome diferente do plano.

Fui eu que as coloquei.... com um nome diferente? o nome e ground e as vias pus com esse nome.....pelo que eu vi online e normal elas darem erro, por não estarem incorporadas, fazem overlap como estão a fazer agora
« Última modificação: 07 de Fevereiro de 2015, 23:21 por TheDeadLives »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda eagle
« Responder #12 em: 07 de Fevereiro de 2015, 23:21 »
Pelo menos na imagem dá ideia de o plano de massa azul não estar conectado ás vias, faz show no plano de massa e vês logo quem é que lá está ligado.
E a massa no Eagle pelo menos tipicamente é GND, isto usando os simbolos da biblioteca Supply1 e 2, e da Sparkfun.
Avr fanboy

Offline TheDeadLives

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 398
Re: Ajuda eagle
« Responder #13 em: 07 de Fevereiro de 2015, 23:25 »
Pelo menos na imagem dá ideia de o plano de massa azul não estar conectado ás vias, faz show no plano de massa e vês logo quem é que lá está ligado.
E a massa no Eagle pelo menos tipicamente é GND, isto usando os simbolos da biblioteca Supply1 e 2, e da Sparkfun.

Pus o nome por extenso, tão GND :D...

Fica o print, pode ser que ajude:

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Ajuda eagle
« Responder #14 em: 08 de Fevereiro de 2015, 10:31 »
Erros de clearance é porque estás a violar as definições do DRC, se queres usar fabricação de pcb's lá fora, aconselho-te a usares o JOB e o DRU(extensão do ficheiro usado no DRC) da SeeedStudio.
Não dou com os links deles agora, mas posso postar um link da Drop para os que tenho localmente.
Podes-me arranjar isso senso?

Ja agora tu "importas" o JOB e o DRU no inicio ou no fim de fazer a board?