collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Projecto Pythonic - Teoria  (Lida 20091 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #15 em: 28 de Janeiro de 2010, 13:42 »
mas lá está para mim bastava virar ao contrário e ficavam a umas iguais com ângulos simétricos.
Então vocês dizem que é necessário ter dois pares de hélices em que num dos pares o ângulo de ataque é igual a 180º mais o ângulo do outro?

Offline Skilgannon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #16 em: 28 de Janeiro de 2010, 13:48 »
já foram a wikipedia? Tem bastante informação lá.
Ao que parece não existe um ângulo de ataque perfeito, o ângulo de ataque perfeito tinha que variar com a velocidade a que o veiculo se está a deslocar. É o que é feito actualmente.

Ficam aqui os link's
http://en.wikipedia.org/wiki/Propeller_(aircraft)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hélice

Offline Skilgannon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 37
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #17 em: 28 de Janeiro de 2010, 13:53 »
E mais uma coisa, em relação ao resto do desenho da hélice, TigPT penso que tens razão, não basta inverter a hélice, penso é que se deverá espelhar o desenho. Assim tens o ângulo da hélice trocado e o desenho que ela faz para mexer o fluxo de ar também.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #18 em: 28 de Janeiro de 2010, 14:03 »
já foram a wikipedia? Tem bastante informação lá.
Ao que parece não existe um ângulo de ataque perfeito, o ângulo de ataque perfeito tinha que variar com a velocidade a que o veiculo se está a deslocar. É o que é feito actualmente.

Ficam aqui os link's
http://en.wikipedia.org/wiki/Propeller_(aircraft)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hélice

Eu já tinha começado a ler a parte de hélices (em ingles) e também já tinha reparado que o angulo de ataque é actualizado automaticamente em função do tipo de voo, velocidade, etc.

A minha duvida continua, eu tenho quase a certeza que se inverter a hélice e colocar o motor a rodar no sentido contrário o fluxo de ar vai na mesma direcção da montagem anterior às trocas.

Offline microbyte

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.322
    • http://ricardo-dias.com/
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #19 em: 28 de Janeiro de 2010, 14:06 »
A minha duvida continua, eu tenho quase a certeza que se inverter a hélice e colocar o motor a rodar no sentido contrário o fluxo de ar vai na mesma direcção da montagem anterior às trocas.
Isso é verdade, a questão é que o fluxo não vai ser igual, pois as pás não são simétricas. Foram feitas para trabalhar num sentido e não em dois... A não ser que estejas a pensar nalgumas específicas que possas fazer isso, mas as que eu conheço só têm buraco de um lado para encaixar no motor.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #20 em: 28 de Janeiro de 2010, 14:19 »
pois, se isso realmente for assim tem mesmo que se usar dois pares de helices com angulos simétricos, mas temos que ter a certeza se isso é realmente assim.

Offline tr3s

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 811
  • char x=1, y=5; x^=y^=x^=y;
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #21 em: 28 de Janeiro de 2010, 14:23 »
É verdade sim. A maioria das hélices não são simétricas e a sua performance é bastante reduzida se forem colocadas ao contrário.
Por norma basta inverter a rotação do motor ;) (quando  as hélices são simétricas)
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 14:49 por tr3s »
Tr3s
Daniel Gonçalves

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #22 em: 28 de Janeiro de 2010, 14:42 »
Acabei agora de fazer um teste simples com uma espécie de plasticina. Fiz uma Hélice (ou algo parecido com isso ...) e se rodares o modelo em qualquer um dos eixos ele fica sempre com a mesma posição. Logo, duas das hélices têm que ter um ângulo de ataque invertido para que os motores possa rodar em sentido contrário sem puxar a aeronave contra o chão.

;)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #23 em: 28 de Janeiro de 2010, 14:48 »
É verdade sim. A maioria das hélices não são simétricas e a sua performance é bastante reduzida se forem colocadas ao contrário.
Por norma basta inverter a rotação do motor ;)

Mas se inverteres a rotação o fluxo do ar não inverte também?

Offline msr

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 798
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #24 em: 28 de Janeiro de 2010, 15:00 »
Um bitaite em relação à inversãao do sentido do motor: o tempo que demora essa inversão não faz com que o quadrotor fique "coxo" por breves instantes?

O motor tem que desacelerar, parar e voltar a acelerar...


Edit: scalhar não apenhei a vossa discussão como deve ser :P mas aqui fica o registo na mesma
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 15:04 por msr »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #25 em: 28 de Janeiro de 2010, 15:23 »
Isso não é necessário pelo menos para um voo normal, talvez em manobras radicais :p

Offline Rebel

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153
    • Raspberry Pi
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #26 em: 28 de Janeiro de 2010, 15:35 »
Só se for para fazer loppings radicais ou rotações ;)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #27 em: 28 de Janeiro de 2010, 16:16 »
Quando se está a falar em inverter a rotação, estamos a falar de em tempo de desenvolvimento e não em pleno voo. Até porque são raros os ESCs que permitem inverter a rotação em voo.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #28 em: 28 de Janeiro de 2010, 18:42 »
Oi pessoal

Não me levem a mal, mas a roda já foi inventada há muito tempo ......

Se lerem bem os links que estão no tópico em que criei a sobre a construção do meu Quadcopter está lá tudo explicado, não vale a pena inventar.

Quanto às hélices têm de ter uma par de cada tipo, normal e counter-rotating (ou pusher), não há nada que enganar. Um par roda para a direita e o outro par roda para a esquerda. Para os dois pares o sentido do fluxo de ar é para o mesmo lado ( se quiserem saber mais sobre isto digam qq coisa).

Aconselho a não perder muito tempo com estas pequenas coisas senão ficam como eu e nunca mais vão a lado nenhum.

Pesquisem mais sobre quadcopter, mikrocopter, etc.

Há uma página muito boa sobre um tipo que anda a construir um (pena é ser em espanhol):

http://sites.google.com/site/mikuadricoptero/home

Bom pessoal, não me levem a mal, eu também comecei a querer inventar tudo de novo, depois de bater em muitos muros e em coisas com que não vale a pena perder tempo, é que aprendi.

Kast
« Última modificação: 28 de Janeiro de 2010, 18:44 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Projecto Pythonic - Teoria
« Responder #29 em: 28 de Janeiro de 2010, 20:32 »
Olá kast, por acaso tinha ficado com a ideia que o teu tópico era mais directo à construcção do mesmo e não esta parte mais teórica e eu embora não queira inventar quero perceber e essa tua explicação já ajudou também. Eu não concordo que não se deva perceber o que esta por trás. No blog também tenho lá uns links em que é comprar a lista de compras deles e está andar.