collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: ARM7 vs ARM9  (Lida 2074 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SJD22

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 660
ARM7 vs ARM9
« em: 21 de Maio de 2014, 01:51 »
Boas,

tenho aqui uma placa Olimex A13 com Processador Cortex A8 que tanto quanto percebi é baseado em arquitectura ARM7.

Por outro lado preciso de correr (nessa placa Olimex) código e umas APIs cujo fabricante diz que corre em plataformas x86, ARM, MIPS, and Power PC.

Até aqui tudo bem, mas mais em baixo por exemplo fala em "make –f pkgs.mak CPU=arm9 complete"... Ou seja... isto cheira-me que é só ARM9. Estou certo ou se compilar em ARM7 corre tudo bem também?

Como é isto da compatibilidades?

Obrigado.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: ARM7 vs ARM9
« Responder #1 em: 21 de Maio de 2014, 02:22 »
citando:



    sheldon cooper respondido 1 ano atrás

são as arquiteturas dos processadores de smartphones.
existe no mercado o armv6 q é antigo e geralmente é usado em android de baixo custo como galaxy y por exemplo.
e tem os armv7 q são os mais atuais,presentes nos mais atuais celulares inclusive nos top de linha como galaxy s4 e nos iphone 5.ambas arquitetura são de 32 bits,existe uma mais nova q suporta 64 bits,é a armv8,porem não chegou no mercado ainda.

ja arm9(na verdade chamdo de cortex a9)é uma versão mais recente da configurações internas de processadores,quanto mais novo e atual mais rapido sera,e mais economico,isso se deve a utilizar menores condutores,cabendo mais dentro de apenas um nucleo.o mais atual disponivel no mercado é o cortex a17 e cortex 15.

armv7 e arm9 não tem como comparar pois todos arm9 são armv7,é algo complicado de se entender,prefira sempre um dual core a um single core,desde q ambos usem arquitetura arm.


espero ter ajudado

fonte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: ARM7 vs ARM9
« Responder #2 em: 21 de Maio de 2014, 02:26 »
Mais instruções, NEON(FPU) e mais umas coisas, deve ser só compilar para a tua arquitectura e não para outra diferente.
Avr fanboy

StarRider

  • Visitante
Re: ARM7 vs ARM9
« Responder #3 em: 22 de Maio de 2014, 01:32 »
Até aqui tudo bem, mas mais em baixo por exemplo fala em "make –f pkgs.mak CPU=arm9 complete"... Ou seja... isto cheira-me que é só ARM9. Estou certo ou se compilar em ARM7 corre tudo bem também?

Como é isto da compatibilidades?

Obrigado.

Depende, se o compilador achar por bem optimizar algumas instruções, e se a directiva é gerar código com
instruções para ARM9 pode correr mal, depende das optimizações e do próprio código a compilar, mas por
norma é de assumir que vai dar problemas.

As instruções do Cortex A8 são 100% compatíveis com ARM v7.

Que toolchain/compilador esta a usar ?

Abraços,
PA