collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Construir um PICKIT2  (Lida 13090 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #15 em: 09 de Fevereiro de 2017, 14:49 »
e ja que estamos a falar de kicads kamutier, conheces algum free soft que consiga converter os ficheiros do antigo Tango-PCB?
tenho carradas de ficheiros para converter em versoes mais modernas e nao consigo encontrar nada que reconheca o Tango-PCb a 100%...

Nunca tinha ouvido falar desse SW de PCBs :O Nao conheco.

Mas questiono-me as vezes pq querem as pessoas converter projectos de um p outro software. Entendo as vezes que possa ser util para forma de visualizacao, mas suponho q a maioria dos casos, sao projectos ja feitos, finalizados, produzidos. Por isso, para o caso que vao fazer alteracoes ou uma nova versao de placas, nao será mais indicado comecar um projecto de novo no novo Software?

No mundo do software e formatos de ficheiros, é raro haver importacoes que fiquem totalmente bem .. ou ha sempre perda de alguma informacao ou mesmo erros em "formatacoes", ja para nao falar que possivelmente em muitos casos, a importacao nao resulta na maneira correcta de fazer o trabalho no outro software.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #16 em: 09 de Fevereiro de 2017, 14:56 »
nao conheces? :) era o antecessor do autocad para desenho de circuitos electronicos e pcb's...
funcionava em modo DOS no windows 98 e 95.
no caso era mesmo para perservar os desenhos dos pcbs e dos esquemas. neste momento so existem as placas ja feitas. nem as matrizes para produçao existem. refazer tudo a partir dum pcb ja feito é uma trabalhareira que nem imaginas, ou se calhar sim. ;)
se nao houver forma de reproduzir aqueles esquemas pelo menos vai-se perder tudo porque nao ha nada em papel já...

e tenho placas com o 8051 que ainda sao usaveis para fins didacticos e nao só... isto só para falar duma...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #17 em: 09 de Fevereiro de 2017, 15:29 »
Arranjas o programa outra vez e metes dentro de uma VM ou DOSBox, ou não serve?
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #18 em: 09 de Fevereiro de 2017, 15:34 »
ja tentei. mas o problema sao os drivers vga. aquela coisa so funcionava bem com monitores crt norma ibm...
em modo win98 compatible, consigo abrir pcbs, mas nao consigo fazer nada neles para alem de passear nos menus...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #19 em: 09 de Fevereiro de 2017, 15:42 »
nao conheces? :) era o antecessor do autocad para desenho de circuitos electronicos e pcb's...
funcionava em modo DOS no windows 98 e 95.
no caso era mesmo para perservar os desenhos dos pcbs e dos esquemas. neste momento so existem as placas ja feitas. nem as matrizes para produçao existem. refazer tudo a partir dum pcb ja feito é uma trabalhareira que nem imaginas, ou se calhar sim. ;)
se nao houver forma de reproduzir aqueles esquemas pelo menos vai-se perder tudo porque nao ha nada em papel já...

e tenho placas com o 8051 que ainda sao usaveis para fins didacticos e nao só... isto só para falar duma...

Nao conheco, eu no tempo do DOS jogava jogos :)

Entao podias explicar a necessidade que tens de importar/editar/visualizar algo que tem dezenas de anos?
"nem as matrizes para produçao existem" - ou  seja, suponho que sejam os Gerbers e que nao se possa reproduzir mais.
"8051 para fins didacticos" - Respeito o uso do 8051 para fins didacticos, mas, mesmo para fins didacticos e mesmo para 8051's há coisas mais actuais.
Qual a razao de manter e continuar a usar essa "legacy"?

Reverse engineering é tambem um hoby engracado "para fins didacticos" :) Imagino que nao será assim tao dificil fazer para placas que usem 8051's.

Outro hobby interessante para fins didacticos, seria entao alguem fazer um plugin para importar esse formato para o KiCad :P

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #20 em: 09 de Fevereiro de 2017, 15:57 »
pá, o problema é que eu tenho placas montadas nao so com o 8051, mas tambem ha outras derivadas destas que ainda estao em uso em equipamentos algures pelo país e como nem os esquemas ja existem é sempre uma dor de cabeça reparar placas sem esquema nem desenhos de nada...

como por exemplo, paineis de informaçao ao publico em muitas estaçoes da cp de lisboa, bem como um que esta na estaçao de sao bento no porto ;)

esses paineis tem uma versao uma versao de cpu um cadito mais avançada que as placas com o 8051.
os gerbers existem, mas nao consigo traduzilos nem à lei da bala com outros softwares...

quando tu andavas a jogar jogos andava eu a escreve-los no spectrum lol
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #21 em: 09 de Fevereiro de 2017, 17:32 »
E não tens para ai um portatil core2duo perdido?
Ou um desktop P3 ou P4?
Dado que é "essencial" devias manter um sistema com um SO e hardware antigos para teres o programa a correr.
Emulação nunca é perfeito, e se faz parte do teu emprego/ fonte de rendimento não ter um meio de aceder aos esquemas é um bocado oversight/falha.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #22 em: 09 de Fevereiro de 2017, 18:13 »
tenho um desktop P2 e uns quantos discos de 80 megas para fazer essas coisas mais antigas, so me falta arranjar um monitor crt por causa dos drivers vga do programa. e ainda tenho o cd do windows 98 e ate o DOS 7.0 :)

um regresso ao passado para manter coisas ainda em funcionamento 20 anos depois...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #23 em: 09 de Fevereiro de 2017, 18:16 »
O programa pode usar ints/functions calls para desenhar á lá VESA ou algo assim do género, mas não precisas de um CRT, qualquer lcd com VGA nativo funciona á mesma, para a placa gráfica ser lcd ou plasma ou crt vai dar ao mesmo.
Avr fanboy

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #24 em: 09 de Fevereiro de 2017, 18:19 »
nao vai nao. isso ja eu tentei com um display lcd da AGneovo e com um syncmaster da sansumg e nao dá. o programa instala os seus proprios drivers de video na pasta raiz e nao reconhece mais nada. isso ja eu investiguei e vi que tinha a ver com os drivers video. mexi la numas coisas dos ficheiros e ja conegui abrir o prog mas nao consigo editar nada nem imprimir para lado nenhum, como ja referi mais atras so da para navegar nos menus pelo teclado. o rato nem é reconhecido sequer :)
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #25 em: 09 de Fevereiro de 2017, 18:37 »
Com o Altium Designer fazes a importacao.

O Altium importa quase tudo o q anda por aih.

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #26 em: 09 de Fevereiro de 2017, 18:38 »
vou tentar esse. obrigado Sérgio.
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #27 em: 09 de Fevereiro de 2017, 22:45 »
Como o senso disse, a placa gráfica está-se borrifando para o monitor.
Antes do Windows não havia normalização de como fazer gráficos de alta resolução, nem que interfaces usar. Alguns usavam drivers VESA, outros acediam diretamente ao hardware que dependia de placa para placa, uma balburdia. Quando se tenta correr um desses programas em ambiente Windows é possível  que deem problemas.

Uma solução é arranjar uma máquina velha (mas MESMO velha, estamos a falar a em torno de 20 anos, antes do Windows 95), com placa grafica da época (S3, Matrox), drivers das mesmas, DOS 6.11 com drivers para memória extendida, toda essa confusão que quase já toda a gente se esqueceu.


Ou então como também o senso muito bem disse há mais tempo, DOSBOX, que deve ser capaz de correr o tango, a julgar por uma pesquisa rápida no google:
http://www.py2bbs.qsl.br/tango_dosbox.php

Segundo essa solução, o problema é mais a velocidade dos PCs atuais do que a gráfica. Havia programas que não se dão com processadores mais rápidos e modernos, ainda me lembro de desligar o "TURBO" (baixar o NEC V20 de  8Mhz para 4.77MHz) para os jogos não ficarem acelerados :D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #28 em: 12 de Fevereiro de 2017, 21:12 »
"Trata-se de um software da epoca de Mathusalem rodando ainda em DOS.
Foi desenvolvido pela ACCEL Technologies Inc.17140 Bernardo Center Drive Suite 100 , San Diego , CA , 92128 , United States que foi comprada pela Protel International Pty Ltd em Janeiro 2000.
Atualmente a firma chama-se Altium.
http://products.live.altium.com/#r10/home
Dentro das regras do bom senso, podemos acreditar que um software tão antigo não teria mais valor comercial ou muito pouca."

Pelos vistos o altium poderá importar os files e seja mesmo o único que será capaz, pois foram eles que o compraram..  ::)

Já agora, possuis o instalador?

"Executando o Tango PCB no DOSBOX"
« Última modificação: 12 de Fevereiro de 2017, 21:14 por Hugu »

Offline LVirtual

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 472
  • http://www.s-tronika.com
    • S-Tronika - Serviços Técnicos de Electrónica
Re: Construir um PICKIT2
« Responder #29 em: 12 de Fevereiro de 2017, 21:29 »
hugo, sim possuo o instalador. como ja disse antes o problema é mesmo os drivers de video, ja confirmei isso. no winxp com monitor ibm funcionava.
mas com munitores mais recentes e graficas tb mais recentes é uma dor de cabeça tentar faze-lo funcionar.
o tango funcionava em 600x400 full screen se naoe stou em erro.
o software da altium é a pagar... ;)
lembro-me que a suit completa do tango custava perto de 1000 contos ( 1 milhao de escudos) na altura.
eu consegui uma copia das diskettes de instalaçao do pcb, schematic e router e funcionava sem dongle...

as diskettes ja nao as tenho funcionais, aquilo era uma carrada delas :), mas tenho instaladores tirados da net e tambem ainda o disco original onde foi instalado com diskettes e que funciona mas mal no XP.

araujo, nao era o caso da grafica versus monitor, era mesmo do tango versus monitor...
a ver se encontro o disco para por aqui um printo dos ficheiros.
ha alguns softwares que dizem que conseguem trasladar os ficheiros do tango a partir dos sch e pcb mas nunca conseguem traduzir aquilo em condiçoes.
o mais certo é eu fazer engenharia reversa às placas de circuito impresso e redesenhar o esquematico a partir da placa feita, so que isso dá uma trabalheira desgraçada...
"O defeito mais grave dos humanos, aquele que coloca mais obstáculos à sua evolução, é a crença profundamente arreigada na infalibilidade dos seus raciocínios e dos seus pontos de vista."