collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Noticia - esquema na alfandega  (Lida 5285 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Noticia - esquema na alfandega
« em: 24 de Junho de 2020, 14:37 »
Citar
Detidos 14 funcionários da AT ligados ao Aeroporto de Lisboa
Em causa um esquema ilegal que se dedicava à retenção de objetos que eram dados como perdidos e depois revendidos ou usados em proveito próprio.

https://www.dn.pt/pais/detidos-14-funcionarios-da-at-ligados-ao-aeroporto-de-lisboa-12340218.html

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Noticia - esquema na alfandega
« Responder #1 em: 17 de Julho de 2020, 20:51 »
Aproveito este tópico só para uma curiosidade, tenho estado a receber as encomendas a conta gotas.. mas pronto, desde que cheguem, o problema é quando nunca chegam.

Já me aconteceu não receber dezenas de pacotes vindos da china, saber que entraram em PT, os Ctt nada respondem mas depois vem-se a saber de pessoas despedidas por desvio de material e afins.. as minhas foi o que lhes aconteceu, enfim, mesmo reclamando em livros online de reclamções nada adianta.. indo ao balcão então é para esquecer.

O que deixa no ar é uma sensação de impunidade e injustiça, as nossas encomendas desaparecem e não podemos fazer nada nem tão pouco perceber o que aconteceu. Pode ser na alfândega, pode ser nos Ctt da zona pode ser em N sitios e, mesmo em encomendas registadas, muitas das vezes é complicado.

Por ex., hoje estava à janela e entrou na rua uma carrinha dos Ctt Expresso, o rapaz sai.. não percebi se tocou ou não na porta.. vi-o a meter a encomenda no tejadilho, fechou as portas.. agarrou-se à maquineta\tlm, meteu-se na carrinha e bazou.. resultado: Alguém ficou sem encomenda, responsabilidade?! Nenhuma certamente..

O que me assusta é que não se vê melhorias, pelo contrário, têm aumentado o custo, neste caso aos envios da china por exemplo, porque dizem que recebem muito pouco por cada pacote e são aos milhares.. então já aumentaram os custos para as transportadoras chinesas e daqui a uns tempos vão alterar, como já se referiu, a parte da alfândega. Mas os carteiros parece que andam descontentes, a empresa parece não acompanhar a evolução das coisas. Não tenho nenhuma confiança neles.. não posso pagar os serviços de uma DHL para coisas destas.. só me resta comprar e rezar que chegue a casa.

Fecham balcões, despedem pessoas.. cada vez sabe-se situações mais caricatadas.. e sinceramente não percebo, se calhar é algo muito complexo ou apenas má gestão.

« Última modificação: 20 de Julho de 2020, 22:26 por almamater »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Noticia - esquema na alfandega
« Responder #2 em: 19 de Julho de 2020, 15:55 »
Ha outro problema que não sei como analisar.. é que apesar de supostamente ser um mercado liberalizado, nao vejo como outras empresas podem entrar e concorrer.
A alfandega é publica? não sei o que fazer..
No caso dos CCT, sendo privado, podem haver outras empresas a concorrer?
Mas como nao ha concorrencia, nao ha necessidade de melhoria...

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Noticia - esquema na alfandega
« Responder #3 em: 20 de Julho de 2020, 09:57 »
Os CTT sendo uma empresa privada, o serviço de correio é na mesma um serviço público (e subsidiado).

Nunca será rentável entregar cartas por 0,50€ nas aldeias de Montalegre, Idanha-a-Nova ou Serra Algarvia, mas é um serviço que o estado deve e tem de continuar a garantir, e é impossível fazer-lhe concorrência direta.

Mesmo encomendas onde já tens concurrencia, compara os preços de um envio com a  DHL, FedEx ou similar. Para não falar que essas empresas não tem capacidade logistica para aguentar um aumento de volume de encomendas de umas ordens de grandeza superior, como têm os correios.

O que me deixa grandes dúvidas é se serviços públicos, que só podem trabalhar de forma efetiva e satisfatória com perdas pela cariz do negócio, devem ser entregues a privados com subsidios, ou manter-se na esfera pública. E sendo entregue a privados, que garantias são pedidas para manter os níveis de serviço exigidos por um serviço público e subsidiado pelos contribuintes.

Não acho que o estado deva estar presente com empresas em sectores concorrenciais, mas em casos de serviços públicos e similares com rescursos a bens públicos (escolas, hospitais, transportes colectivos, águas e sanemento, estradas, produção de energia com recursos naturais, estacionamentos, etc), entregar a privados é um potêncial tiro no pé. É uma excelente forma de se subsidiar em tempos de crise, mas criam-se monstros "too big/important to fail" que em caso de má gestão nos vão garantidamente aos bolsos.


Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Noticia - esquema na alfandega
« Responder #4 em: 20 de Julho de 2020, 18:33 »
Bons pontos de discussao!

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: Noticia - esquema na alfandega
« Responder #5 em: 21 de Julho de 2020, 02:22 »
Aproveito este tópico só para uma curiosidade, tenho estado a receber as encomendas a conta gotas.. mas pronto, desde que cheguem, o problema é quando nunca chegam.

Por acaso tambem ando com os mesmos problemas. As encomendas estao a demorar quase 3 meses em media e mesmo as encomendas por correio registado (comecei a priorizar isso agora), nao ha meio de chegarem (a ano passado demoravam entre 3 e 5 semanas em media)
Na medida que posso, tento pedir extensao do prazo no Aliexpress, mas comeca a ser dificil assim encomendar coisas da China.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Noticia - esquema na alfandega
« Responder #6 em: 21 de Julho de 2020, 10:22 »
Recebi esta semana uma encomenda feita a 18/6 e enviada a 24/6 (era muita coisa pequena), que domorou as normais 3/4 semanas.
Também recebi uma feita no 1 de Abril, há 3 meses e 1/2 e já reembolsada, e já só me falta receber uma de 25/3, também já reembolsada.
Edit: e chegou agora mesmo, 4xESP8266 (wemos d1 mini) e um par de ESP32. Já não estou à espera de nada!
« Última modificação: 21 de Julho de 2020, 10:58 por jm_araujo »

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.480
Re: Noticia - esquema na alfandega
« Responder #7 em: 21 de Julho de 2020, 14:04 »
As minhas tambem estao a demorar 3 meses.
Pelo tracking number, 1 mes sao para sair da China e chegar a Portugal.. depois disso ficam paradas

Há algumas que vem muito rapido (tambem mas nao so necessariamente do AliX), nao consigo perceber ou identificar os criterios.

Os CTT tem uma suposta parceria com o AliX, nao sei o que isso significa...
https://www.ctt.pt/grupo-ctt/media/noticias/ctt-e-aliexpress-renovam-parceria-para-festival-de-compras

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Noticia - esquema na alfandega
« Responder #8 em: 21 de Julho de 2020, 14:59 »
A minha experiencia pré-covid a parceria significava que se viesse pelo mais  barato (Yanwen sem registo) demorava sempre mais de um mês(quando chegava), e "AliExpress Standard Shipping" (registado) demorava às vezes menos de 2 semanas, tanto que a partir de certa altura passei a mandar vir sempre nessa modalidade, e diluía o custo procurando lojas com vários artigos que interessassem para vir tudo junto.
« Última modificação: 21 de Julho de 2020, 15:25 por jm_araujo »