collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Estou a dar em doido (Programação)  (Lida 5697 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Estou a dar em doido (Programação)
« em: 15 de Julho de 2010, 00:33 »
Ola a todos e boas noites, como o próprio titulo do post indica estou a dar em doido com o estudo de  programação, estou a ler o manual do arduino e alguns livros de programação em C e C++, e quanto mais leio mais confuso fico e baralhado com os termos usados, e que são diferentes de uns para os outros... e achei melhor então pedir ajuda aos membros mais experientes, todos os livros (PDF's) que tenho são em inglês tirando um ou outro de C/C++ que é em português do brazil mas também traduz o código escrito para explicar logo ficando tudo confuso, o que quero com este post era a vossa ajuda em termos de link que contenham PDF's para sakar em português mas que não traduza o código e assim era bem melhor se tiverem ou se souberem de algo, fico agradecido desde já. Procurei no fórum por este assunto e não encontrei nada  :-\ se poderem ajudar...

Obrigado,

Abraços e boa continuação  ;)   
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline preytender

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #1 em: 15 de Julho de 2010, 01:45 »
Aqui vai um conselho, é preciso ter paciencia.

Se o que queres fazer neste momento é só programar para o arduino tenta ver exemplos de codigo do arduino, existem algumas diferencas e truques entre o C e o arduino e podem causar confusão.

Em portugues não tenho nada mas da uma vista de olhos neste pdf, é muito pequeno e simples e explica todos os conceitos e comandos que precisas de saber para programar no arduino.

Espero que ajude, se precisares de ajuda vai dizendo.
Abraço.

 
« Última modificação: 15 de Julho de 2010, 02:10 por preytender »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #2 em: 15 de Julho de 2010, 10:46 »
Outra coisa se queres aprender C, entao compra o livro Linguagem C....

Estudei atraves dele na universidade e é muito bom e em Portugues...e nao PT-BR....

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline LordNelthon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 96
  • Programming Addicted
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #3 em: 15 de Julho de 2010, 11:04 »
No arduino podes programar tanto em C ou em C++. O C é diferente de C++, tal como o nome indica C++ é uma evolução de C. Se te estás a iniciar aconselho-te C++, porque as diferenças são poucas no que toca a sintaxe. Costumam dizer que C bate o PASCAL a milhas, também digo que C++ arrasa muitas das linguagens de POO.

Resumo: Sabes C usa e quando puderes tenta evoluir para C++. Não sabes nenhuma delas aposta no C++, agora quando procurares tutoriais ou mesmo livros ou C ou C++ porque diferem.

Cumps :)
Simplesmente fanático por Open Source

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #4 em: 15 de Julho de 2010, 13:04 »
Tenho um livro de C++ em português , claro que há coisas confusas mas lês duas a 20 vezes para preceberes...

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #5 em: 15 de Julho de 2010, 17:37 »
Ola e boas tardes a todos, Sr.  preytender obrigado pelo conselho mas acho que isso não me falta pois eu li esse PDF que indica ao qual eu chamei de "manual do arduino" depois como tinha visto em algum lado que o arduino também usava linguagem C e C++ procurei por isso e encontrei alguns PDF's relacionados com isso, até que um deles tem 1000 e muitas paginas que era o que andava a ler agora, por isso paciência penso que não me falta,  mas acabou por me induzir em confusão devido aos termos usados, mas com os vossos conselhos e ajuda isto vai la, eu também não sou pessoa de desistir facilmente das coisas o máximo que pode acontecer era adiar, mas tal não acontece pois sou muito teimoso e quando meto uma coisa na cabeça....ui, é como o Sr. GnGz diz  " lês duas a 20 vezes para perceberes... " se for preciso ate leio mais, depois de entender bem esse manual do arduino vou dedicar-me a linguagem C++, visto que o Sr. n3lThon indica essa linguagem para quem se esta a iniciar que é o meu caso pois já não mexia em linguagem de programação desde a altura do ZX Spectrum entre outros e desde então muita coisa mudou....

Obrigado a todos pelos conselhos e apoio, eu vou dando noticias e pedindo ajuda se não se importarem claro

Abraços e óptima continuação  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline GnGz

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 665
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #6 em: 15 de Julho de 2010, 17:40 »
Ola e boas tardes a todos, Sr.  preytender obrigado pelo conselho mas acho que isso não me falta pois eu li esse PDF que indica ao qual eu chamei de "manual do arduino" depois como tinha visto em algum lado que o arduino também usava linguagem C e C++ procurei por isso e encontrei alguns PDF's relacionados com isso, até que um deles tem 1000 e muitas paginas que era o que andava a ler agora, por isso paciência penso que não me falta,  mas acabou por me induzir em confusão devido aos termos usados, mas com os vossos conselhos e ajuda isto vai la, eu também não sou pessoa de desistir facilmente das coisas o máximo que pode acontecer era adiar, mas tal não acontece pois sou muito teimoso e quando meto uma coisa na cabeça....ui, é como o Sr. GnGz diz  " lês duas a 20 vezes para perceberes... " se for preciso ate leio mais, depois de entender bem esse manual do arduino vou dedicar-me a linguagem C++, visto que o Sr. n3lThon indica essa linguagem para quem se esta a iniciar que é o meu caso pois já não mexia em linguagem de programação desde a altura do ZX Spectrum entre outros e desde então muita coisa mudou....

Obrigado a todos pelos conselhos e apoio, eu vou dando noticias e pedindo ajuda se não se importarem claro

Abraços e óptima continuação  ;)

=D

Offline preytender

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 148
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #7 em: 15 de Julho de 2010, 18:32 »
Não acho que o pdf seja um manual do arduino, chamava-lhe mais guia de referencia rápida.
 
Trabalho como programador já ha alguns anos e tenho necessidade de estar sempre e utilizar linguagens de programação diferentes por isso o meu método para aprender não é ler manuais de 1000 páginas o que faço e tentar arranjar o compilador para aquilo e fazer rápidamente o meu primeiro programa e compilar (satisfação instantanea).

Depois, sabendo aquilo que quero fazer vou "consultando" os manuais (net,forumLR, etc...) a procura de informações especificas para avançar.

Tal como disse antes, isto tem funcionado comigo mas pode variar de pessoa para pessoa.


Sempre que souber, estou disponivel para ajudar com qualquer duvida.
Abraço.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #8 em: 21 de Julho de 2010, 12:31 »
Concordo, eu como aprendiz de programador acerca de 5 anos, o que faço é usar "Algoritmia e Estrutura de Dados", ou seja especificar o código que quero em Pseudo-código, e depois disso passo para a programação em si, porque no pseudo-código temos lá o que queremos fazer, e programar programa-se em qualquer linguagem, o que varia é os métodos de implementação.

Cumprimentos...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #9 em: 21 de Julho de 2010, 13:01 »
Tenho que desafiar o amgc para fazermos um mini curso de C bem estruturado e acessível.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Estou a dar em doido (Programação)
« Responder #10 em: 21 de Julho de 2010, 15:05 »
Estou nessa, livros há muitos, mas tuturiais dedicados e focados não se ve muito...

Cumprimentos..
Cumprimentos,
André Carvalho.