collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Robo controlado por pc através de WI-FI  (Lida 11072 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline pedrocas98

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Robo controlado por pc através de WI-FI
« em: 10 de Maio de 2012, 15:01 »
Boas!

Gostaria de saber como poderia construir um robo controlado pelo meu pc através do WI-FI mas não sei por onde começar! Sou iniciante na robótica e gostava de construir um robo controlado pelo pc.

Materias que tenho:

Quase todo o tipo de ferramentas

Arduino Duemilanove

Uns servos 

Gostaria de saber que mais podia comprar e gostava de não gastar um orçamento acima dos 150 euros alguém me poderia ajudar por favor!

Na parte da programação, chassi, etc...

Obrigado cumprimentos

Offline Marvin

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
    • The scientist and the geek
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2012, 15:20 »
Boas!

Gostaria de saber como poderia construir um robo controlado pelo meu pc através do WI-FI mas não sei por onde começar! Sou iniciante na robótica e gostava de construir um robo controlado pelo pc.

Materias que tenho:

Quase todo o tipo de ferramentas

Arduino Duemilanove

Uns servos 

Gostaria de saber que mais podia comprar e gostava de não gastar um orçamento acima dos 150 euros alguém me poderia ajudar por favor!

Na parte da programação, chassi, etc...

Obrigado cumprimentos


Com o tamanho de letra ninguem ia conseguir ler.

Dronetech BlogThe Scientist and the Geek

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2012, 16:14 »
Podes comecar por dois Xbee talvez ?!? Para a comunicacao wireless
Existe um modelo especifico para ser usado como emissor no computador, se preferires !
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2012, 17:11 »
Epah eu bem pus zoom mas nao tava a conseguir ver nada citar foi uma boa ideia 8)
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline pedrocas98

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2012, 17:37 »
gostava de mais informações se possivél

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #5 em: 10 de Maio de 2012, 18:06 »
Tens alguns projectos aqui no forum que usam um router.
Vais ao site do openWrt ou do DD-WRT que são softwares para colocar no router para fazer deles mini-computadores e escolhes um.
O WRT-54GL é um modelo mitico com muito suporte, os Buffalos w300 se não estou em erro no modelo nem 50€ custam e tambem são suportados, assim como muitas outras dezenas de routers, depois é seguires um projecto aqui no forum.
Avr fanboy

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #6 em: 10 de Maio de 2012, 18:08 »
Tens que comecar a planear o que queres que o robot faca.
Tens que escolher uma plataforma de desenvolvimento na parte de microcontroladores ( senao e muito mais dificil poderes controlar o robot).
So depois dessas duas perguntas essenciais podes entao comecar a planear seja o que for.
Se queres uma plataforma barata e facil de trabalhar talvez o arduino seja melhor, porque te deixa espaco [para concentrares-te no resto, e diminui bastante a linha de curva de comecares num uC que trabalhe com assembly etc, para alem da electronica claro.
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline pedrocas98

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #7 em: 10 de Maio de 2012, 18:11 »
eu queria que o robo se move-se através do pc e tivesse uma camara que me transmitisse para o pc imagem em tempo real

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #8 em: 10 de Maio de 2012, 18:13 »
Eu nao acho que o router encurte o orcamento assim tanto que justifique... Mais o facto de que muitos projectos peso e um factor importante, o que fica logo fora do alcance de poder usar um router.
Se tiveres que comprar um router mais um dongle para o outro lado ja gastaste o mesmo ou mais.
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline pedrocas98

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 15
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #9 em: 10 de Maio de 2012, 18:17 »
eu ja tenho um router em casa mas não se serve e não o utilizo para nada é este aqui digam se serve pff

http://www.instructables.com/id/D-Link-Wireless-Router-DIR-628-Setup-Without-CD/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #10 em: 10 de Maio de 2012, 18:26 »
Eu nao acho que o router encurte o orcamento assim tanto que justifique... Mais o facto de que muitos projectos peso e um factor importante, o que fica logo fora do alcance de poder usar um router.
Se tiveres que comprar um router mais um dongle para o outro lado ja gastaste o mesmo ou mais.


Streaming de iamgem/video via XBee é impossivel, e por 40€ compra um router que corre linux e que lhe mete uma camera usb, com 40€ compra 1Xbee..
Avr fanboy

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #11 em: 10 de Maio de 2012, 18:36 »

Streaming de iamgem/video via XBee é impossivel, e por 40€ compra um router que corre linux e que lhe mete uma camera usb, com 40€ compra 1Xbee..

Em relacao a imagem, tens aqui um dos muitos que ja vi.



Se ele tiver que comprar um dongle vai ela por ela, e  os numeros qse q se equiparam.


Claro que um router com um novo firmaware e outra coisaa( lembro-me de varios de momento que existem open soource com esse proposito). Mas so aumenta a carga de trabalho e problemas que ele vai ter.



Em relacao ao robot, se quiseres uma coisa simples exisatem varias opcoes basicas que talvez te resolvam a questao de teres que procurar e escolher( um bocado aas cegas muitas vezes) esse problem.
Esta aqui um exemplo, mas existem muitos outros melhores claro.


http://www.robot-electronics.co.uk/acatalog/Robot_Kits_Bases.html
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #12 em: 10 de Maio de 2012, 18:43 »

Streaming de iamgem/video via XBee é impossivel, e por 40€ compra um router que corre linux e que lhe mete uma camera usb, com 40€ compra 1Xbee..

Em relacao a imagem, tens aqui um dos muitos que ja vi.



Se ele tiver que comprar um dongle vai ela por ela, e  os numeros qse q se equiparam.


Claro que um router com um novo firmaware e outra coisaa( lembro-me de varios de momento que existem open soource com esse proposito). Mas so aumenta a carga de trabalho e problemas que ele vai ter.



Em relacao ao robot, se quiseres uma coisa simples exisatem varias opcoes basicas que talvez te resolvam a questao de teres que procurar e escolher( um bocado aas cegas muitas vezes) esse problem.
Esta aqui um exemplo, mas existem muitos outros melhores claro.


http://www.robot-electronics.co.uk/acatalog/Robot_Kits_Bases.html

Esquece esse video lol até o titulo do video é enganoso, a unica coisa que ele faz à distancia é enviar comandos, nada mais.

Offline iyahdub

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 280
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #13 em: 10 de Maio de 2012, 18:46 »
Yah acho que sim.
Mas devias querer dizer video de alta definicao, o suficiente para controlar real time. Isso faz sentido.
existem varias outras solucoes com caeras cmos, que trabalha a base de frames que permite oo envio de imagens por xbee ( tal como enviar fotos ).
Por isso e possivel, talvez nao o suficiente para controlar em tempo real.
Para isso, ou so um sistem muito mais caro ou entao o router como dizes.
ps-Desculpen a falta de pontuacao, mas vivo no estrangeiro e os teclados sao xenofobos !!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Robo controlado por pc através de WI-FI
« Responder #14 em: 10 de Maio de 2012, 18:47 »
É só fazeres as contas, o Xbee pro tem um débito máximo de 250Kbytes, isto a contar com todo o protocolo que é implementado pelo XBee, que garante retransmissão, correcção de erros, endereços e etc, dados limpos são na casa dos 115200Bytes/s.
Uma imagem 640x480x16bits = 614400 bytes que são aproximadamente 614Kbytes por imagem, a 115200 dá um frame-rate de 5s/imagem.
Avr fanboy