collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Variador de frequência  (Lida 13613 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Variador de frequência
« em: 16 de Outubro de 2010, 00:24 »
Olá a todos!

Estou a ponderar fazer o variador de frequencia para um motor trifasico com alguns cavalos! Alguem me pode dar umas dicas de como construir um?



Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Variador de frequência
« Responder #1 em: 16 de Outubro de 2010, 00:31 »
Se não sabes como fazer algo desse género podes vir a aleijar-te é que trifásico e não perceber muito da coisa pode correr mal.
Avr fanboy

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Variador de frequência
« Responder #2 em: 16 de Outubro de 2010, 00:37 »
Olá ivitro, assim mto mto mas mesmo mto resumidamente um variador electrónico de velocidade para um motor trifásico tem esta estrutura base:

regra geral tens uma ponte rectificadora e me seguida 3 pares de comutadores (para essas potencias IGBTs) que controlas com um microcontrolador ou DSP para gerar as formas de onda apropriadas para fazer rodar o motor (campo girante) mas é como o senso disse, isto tem mto que se lhe diga, e com tensoes/correntes elevadas é preciso cuidado.

Cumprimentos, Mauro.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Variador de frequência
« Responder #3 em: 16 de Outubro de 2010, 00:44 »
Eu sei mais ou menos na teoria como a coisa funciona, tem um conversor AC-DC a por norma a diodos (se der para regeneração são tiristores), um condensador e depois um inversor de igbt´s....

o que eu queria saber é se têm conhecimento de algum site que tenham feito uma coisa destas! Eu sei que é complicado fazer um, fazer o ajuste vectorial, contornar o problema do deslizamento...

Bem se calhar mais valia comprar um...mas ai deixava de ter piada XD

bem o que quero mesmo são umas dicas, para eu depois talvez fazer o dito!


Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Variador de frequência
« Responder #4 em: 16 de Outubro de 2010, 00:49 »
Sim mauro eu sei!


mas tipo não é so ter os igbt´s, é preciso um micro, e como vou fazer para injectar 50A para o motor e filtros? são esses permenorzinhos que me estão a fazer imensa confusão! tipo posso adiantar que o primeiro conversor não é necessario! Basicamente vão ser baterias a enviar a carga para uma PD3 e depois para o motor

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Variador de frequência
« Responder #5 em: 16 de Outubro de 2010, 00:56 »
Posso presumir que isso é para um carro/veiculo eléctrico/híbrido?
É que se for existem alguns projectos DIY sobre isso, mas quase quase ninguem se mete a fazer os variadores em casa por serem tão baratos nas américas, lembro-me de andar pelo ecodiy.org ou algo assim parecido e compravam os reguladores, variadores, sistemas de travagem regenerativa e não era assim tão caro quanto isso.
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Variador de frequência
« Responder #6 em: 16 de Outubro de 2010, 01:14 »
Sim é...para o projecto final de curso!

hmm, neste momento estou a estudar a hipótese de fazer um.


Também não queria pegar nos legos e montar um carrinho que anda-se. Se fizesse um VFD talvez conseguiria melhor adapta-lo as minhas necessitas! mas ainda ta tudo muito fresco e estou a estudar hipóteses.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Variador de frequência
« Responder #7 em: 16 de Outubro de 2010, 01:17 »
Acho que só o variador de frequencia trifásico dá para um projecto de final de curso, pois não é assim tão trivial quanto isso, e a informação na internet tambem não é de todo muita.
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Variador de frequência
« Responder #8 em: 16 de Outubro de 2010, 01:26 »
pois eu sei, até acho bastante complexo o que está por trás daquele sistema todo.


ja consegui arranjar aqui um pdf que tinha no site na microchip e nuns foruns de cnc´s a malta usa tambem isto e têm lá qualquer coisa.


Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Variador de frequência
« Responder #9 em: 16 de Outubro de 2010, 12:22 »
Olá ivitro, se o teu objectivo final (ou seja a tese) nao for mesmo fazer o variador, acho que é preferivel comprarem um do que estares a perder MTO tempo a faze-lo e a sobrar-te pco para o que realmente precisas.

Agora se a tese for sobre fazer um variador, força nisso e vai dando noticias  ;)

Cumprimentos, Mauro.

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Variador de frequência
« Responder #10 em: 16 de Outubro de 2010, 13:18 »
o projecto é converter um carro! já há muita coisa por aí na net e eu não queria muito comprar as peças adaptar e montar basicamente é isso que a malta faz nas conversões. Estava fazer a conversão e fazer o meu próprio variado(assim também era forma de aprender mais alguma coisa)!


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Variador de frequência
« Responder #11 em: 16 de Outubro de 2010, 13:25 »
Já agora, és aluno de onde?
É que converter um carro tem mil e uma coisas para se alterar e podes estudar N coisas diferentes.
Avr fanboy

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Variador de frequência
« Responder #12 em: 16 de Outubro de 2010, 14:28 »
Já agora, és aluno de onde?
É que converter um carro tem mil e uma coisas para se alterar e podes estudar N coisas diferentes.

Bem eu estou no ISEP...

Sim no carro tem muita coisa para fazer e varias maneiras de fazer...isto ainda está tudo muito verde.


bem para quem quiser dar uma vista de olhos sobre um variador de frequencia feito com PIC segue o link:

http://www.scribd.com/doc/22548366/Tecnicas-simples-de-controle-de-motores-de-Inducao-Trifasicos-utilizando-Microcontroladores-PIC%C2%AE


Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: Variador de frequência
« Responder #13 em: 16 de Outubro de 2010, 19:45 »
Não tenho nada contra mas acho incorrecto terem movido o tópico de variador de velocidade para a parte mecânica, porque um variado de frequência não tem nada mecânico...

Offline vicardosof

  • Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 223
Re: Variador de frequência
« Responder #14 em: 16 de Outubro de 2010, 20:34 »
Sim, o variador não tem nada de mecánica. O problema é que o assunto que está a ser desenvolvido está a caminhar para mecánica. Como é algo electrónico específico para motor, é na verdade um complemento electrónico da mecánica e não ao contrário.