collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Dectector de cor  (Lida 3986 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Kartech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Dectector de cor
« em: 27 de Julho de 2009, 01:34 »
Encontrei isto e achei piada :) (apesar de não saber como funciona :-X )






Fonte: http://www.electronica-pt.com/index.php/content/view/76/51/


Offline tcustodio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 344
  • "beware of programmers who carry a soldering iron"
    • Youtube
Re:Dectector de cor
« Responder #1 em: 27 de Julho de 2009, 01:56 »
não tenho a certeza quanto ao funcionamento deste, mas deve ser a mesma coisa que um modelo do qual já tive conhecimento, que tirava partido duns conceitos que se aprende em física-química de 9ºano (prái, já não me lembro bem :D):

Se iluminar-mos uma superfície de uma dada cor (vermelho, por exemplo) com uma luz de cor completamente diferente (como verde, neste caso) o que vemos? Preto. Podemos tirar partido disto com uma série de leds de cores diferentes como nesse modelo acima mencionado, e projectá-los na superfície, um de cada vez, ciclicamente, e teríamos um fototransístor/ldr a detectar a quantidade de reflexo. Assim sabemos que se ao ligarmos um led azul a superfície reflectir então a superfície é azul (ou contém azul na sua pigmentação).
Então se calhar podemos medir a quantidade de reflexo para as três cores primárias, e chegar a um modelo RGB da cor da superfície.
Acho que me fiz entender :D
« Última modificação: 27 de Julho de 2009, 01:58 por tcustodio »
Tiago Custódio,
- Não me dêem álcool se estiver um piano por perto.

Offline Kartech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 48
Re:Dectector de cor
« Responder #2 em: 27 de Julho de 2009, 01:59 »
não tenho a certeza quanto ao funcionamento deste, mas deve ser a mesma coisa que um modelo do qual já tive conhecimento, que tirava partido duns conceitos que se aprende em física-química de 9ºano (prái, já não me lembro bem :D):

Se iluminar-mos uma superfície de uma dada cor (vermelho, por exemplo) com uma luz de cor completamente diferente (como verde, neste caso) o que vemos? Preto. Podemos tirar partido disto com uma série de leds de cores diferentes como nesse modelo acima mencionado, e projectá-los na superfície, um de cada vez, ciclicamente, e teríamos um fototransístor/ldr a detectar a quantidade de reflexo. Assim sabemos que se ao ligarmos um led azul a superfície reflectir então a superfície é azul (ou contém azul na sua pigmentação).
Então se calhar podemos medir a quantidade de reflexo para as três cores primárias, e chegar a um modelo RGB da cor da superfície.
Acho que me fiz entender :D

Sim. Essa parte da física percebo agora a electrónica é que não, porque não tenho as bases. Mas ando a tratar disso ; )

Obrigado na mesma

Abraço

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re:Dectector de cor
« Responder #3 em: 27 de Julho de 2009, 15:47 »
O princípio de funcionamento baseia-se no aproveitamento dos patamares de tensão das portas lógicas.

Podem ver que as LDR estão ligadas em divisor de tensão com as resistências R9/10/11.

E as portas lógicas têem as entradas ligadas ao divisor de tensão.
Quando a entrada da porta lógica tiver o nível de tensão superior ao patamar que reconehce como '1', então vai ler '1'. Se a tensão for abaixo do patamar, então vai ler '0'.

Vão ver aos datasheets, especificações electricas, e ver as VIH e VIL. As portas CMOS têem um patamar curioso, e este circuito aproveita isso.