collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Componentes SMD  (Lida 9193 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Componentes SMD
« em: 20 de Janeiro de 2013, 11:27 »
Boas pessoal, como me estou a iniciar nos smd decidi abrir este tópico para a malta mais experiente dar umas dicas...

Então é o seguinte, a ideia é criar aqui um tópico com o material aconcelhado para quem começa nos smds...

Queria saber o que aconcelham para fazer pequenas coisas...controladoras de motores smd, breaduinos smd etc etc...

Eu para começar vou mandar vir isto:

Leds:
http://www.ebay.com/itm/50pcs-R-G-B-W-Y-0805-Ultra-Bright-SMD-LED-kit-/220610863633?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item335d6ea211

Resistencias e condensadores:
http://www.ebay.com/itm/2300pcs-SMD-0805-0-10M-50value-Resistor-2-2pf-1uf-40value-Capacitor-Kit-Set-/110941312626?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item19d49e1672

push buttons...
http://www.ebay.com/itm/20pcs-SMD-red-Tact-Switch-Push-Button-3-6-2-5-3mm-6mm-2-5mm-Through-Hole-SPST-NO-/130715711428?pt=LH_DefaultDomain_0&hash=item1e6f4377c4

Samples Atmega328-AU
https://samples.atmel.com/scripts/samplecenter.dll?atmel?cmd=partsearch&part_number=ATMEGA328-AU


Mais? para ir complementando esta lista...
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline m90mine

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 262
Re: Componentes SMD
« Responder #1 em: 20 de Janeiro de 2013, 11:34 »
Na sexta feira acabei um trabalho praticamente tudo em smd cerca de 300 e tal componentes soldados por mim em smd, foi a minha primeira vez  na soldadura com componentes smd apesar de ter sido o inicio acho que ficou um trabalho impecável....

se tiveres dúvidas coloca

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Componentes SMD
« Responder #2 em: 20 de Janeiro de 2013, 15:55 »
eu aconselho começar pelos 1206, é um bom tamanho para se começar a soldar smd, esses kits de condensadores e resistências até são porreiros, mas com sorte usas 1/4 dos valores, eu comprei um e acabei apenas por usar: 10nf, 0,1uf, 1uf, 470r, 1k, 10k e 100k

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Componentes SMD
« Responder #3 em: 20 de Janeiro de 2013, 17:29 »
Também acho que é melhor começar pelos 1206, especialmente se não tens um ferro de soldar apropriado para SMDs. Além disso os 1206 já são suficientemente pequenos para facilmente os perderes de vista e para encolherem bastante o tamanho das PCBs que fizeres. Eu ainda uso alguns componentes through-hole, que dão jeito para fazer de jumper já que só costumo fazer PCBs de 1 lado.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Componentes SMD
« Responder #4 em: 20 de Janeiro de 2013, 18:13 »
Já agora alguém me explica a diferença dos 0805 para 1206?

É que de smd's estou mesmo verdinho no assunto...

E claro, estas fazes iniciais são mesmo para aprender e fazer coisas simples...

A ideia é começar por coisas que vou utilizando no dia a dia tipo arduinos custom, e essas tretas para ir aprendendo...

Já agora reguladores para 5v alguem aconcelha alguma ref? O ideal seriam de ~8v para 5v e de 12v para 5v...
Para colocar umas baterias ou coisa assim e ter o regulador para 5v...

Na sexta feira acabei um trabalho praticamente tudo em smd cerca de 300 e tal componentes soldados por mim em smd, foi a minha primeira vez  na soldadura com componentes smd apesar de ter sido o inicio acho que ficou um trabalho impecável....

se tiveres dúvidas coloca

As minhas duvidas neste momento passam mesmo por referencia de materiais... Porque os comuns para breadboards eu sei o que quero, mas par smd's ainda não sei muito bem o que usar...

Já agora, pasta para soldar, ou estanho em pasta, não sei o nome em concreto, o que aconcelham??

Vi uns videos que usavam uma massa cinzenta, mas queria saber qual aconcelham porque existe muitas marcas e variedades.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline tarquinio

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 529
Re: Componentes SMD
« Responder #5 em: 20 de Janeiro de 2013, 18:25 »
Os números  0805 e 1206 são o tamanho do componente. Quanto mais pequenos forem os valores, mais pequeno é o componente.
Eu tambem só comecei a soldar cenas smd à pouco tempo, mas por enquando uso apenas solda normal 60-40 e fluxo.
As pastas acho que são apenas para usar usando ar quente ou placas quentes, que eu saiba não se usam com o ferro de soldar...

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Componentes SMD
« Responder #6 em: 20 de Janeiro de 2013, 18:31 »
0805 - 0,8in por 0,5in ou seja ~2mm por ~1,3mm

o mesmo para os 1206

reguladores tens os 1117 de 800mA a 1A em sot233 e sot89

eu gosto dos mcp1703 (samples da microchip  :P) (250mA) em sot23-3, são bastante pequenos e não precisam de condensadores grandes para serem estáveis

eu uso solda de 0,4mm e um ferro de 15W, a pasta não é mais do que esferas de solda e fluxo, mas isso é mais usado para quem cozinha as placas  ;D

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Componentes SMD
« Responder #7 em: 20 de Janeiro de 2013, 18:35 »
Eu tambem estou interessado nesta informaçao porque tambem quero adiquirir material smd.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Componentes SMD
« Responder #8 em: 20 de Janeiro de 2013, 18:57 »
Uma maneira simples de começar é simplesmente substituir as resistências e condensadores cerâmicos por versões SMD 1206, continuando a soldar com o ferro normal. Isto só por sí já reduz bastante o tamanho dos PCBs. Depois desta experiência podes então começar a esticar-te.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Componentes SMD
« Responder #9 em: 20 de Janeiro de 2013, 21:00 »
Hum muito obrigado pelas respostas...

Já entendi as referencias.. ;)

Eu comprei agora a Estação a ar quente e para experimentar ja dessoldei aqui uma placa cheia de smd's só para ganhar a pratica de lidar com ela e ver como isto funcionava...

Visto ter comprado a estação por isso é que perguntei acerca da pasta...

Portanto para já a lista vai em:
leds
resistencias
condensadores
pushbuttons
reguladores de tensão
atmegas

Quem tiver duvidas força, podem colocar a vontade, porque posso não me lembrar de coisas que sejam duvidas minhas também, e visto que já somos alguns que compraram uma remessa de estações possivelmente este topico vai dar jeito a mais gente...

Também acho que é melhor começar pelos 1206, especialmente se não tens um ferro de soldar apropriado para SMDs. Além disso os 1206 já são suficientemente pequenos para facilmente os perderes de vista e para encolherem bastante o tamanho das PCBs que fizeres. Eu ainda uso alguns componentes through-hole, que dão jeito para fazer de jumper já que só costumo fazer PCBs de 1 lado.

Já agora NJay a pouco esqueci-me de te responder...o meu ferro agora é um JBC 30S penso que já é um ferro bonzinho...pelo menos tem me dado alegrias até agora, solda que é um mimo...

Cumps,
André.


« Última modificação: 20 de Janeiro de 2013, 21:03 por zordlyon »
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dvdt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.248
  • David Teles
    • Site Pessoal
Re: Componentes SMD
« Responder #10 em: 20 de Janeiro de 2013, 21:08 »
Hum muito obrigado pelas respostas...

Já entendi as referencias.. ;)

Eu comprei agora a Estação a ar quente e para experimentar ja dessoldei aqui uma placa cheia de smd's só para ganhar a pratica de lidar com ela e ver como isto funcionava...

Visto ter comprado a estação por isso é que perguntei acerca da pasta...

Portanto para já a lista vai em:
leds
resistencias
condensadores
pushbuttons
reguladores de tensão
atmegas

Quem tiver duvidas força, podem colocar a vontade, porque posso não me lembrar de coisas que sejam duvidas minhas também, e visto que já somos alguns que compraram uma remessa de estações possivelmente este topico vai dar jeito a mais gente...

Também acho que é melhor começar pelos 1206, especialmente se não tens um ferro de soldar apropriado para SMDs. Além disso os 1206 já são suficientemente pequenos para facilmente os perderes de vista e para encolherem bastante o tamanho das PCBs que fizeres. Eu ainda uso alguns componentes through-hole, que dão jeito para fazer de jumper já que só costumo fazer PCBs de 1 lado.

Já agora NJay a pouco esqueci-me de te responder...o meu ferro agora é um JBC 30S penso que já é um ferro bonzinho...pelo menos tem me dado alegrias até agora, solda que é um mimo...

Cumps,
André.




Depois qando comprares mete ai os links porque se forem bom preços compro tambem já que tambem comprei uma estaçao  ;D. Quero ver se tambem compro ns rgb leds mas through-hole para ver se faço um rgb cube  ::), os leds e shift registers, mas isso é otro topico.
Engenharia Electrotécnica e Computadores (IST)
Analyst in a Big 4

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Componentes SMD
« Responder #11 em: 21 de Janeiro de 2013, 02:26 »
porque nao testam em motherboards velhas?! dessoldam e dpx voltem a soldar os smds!  8)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Componentes SMD
« Responder #12 em: 21 de Janeiro de 2013, 11:26 »
porque nao testam em motherboards velhas?! dessoldam e dpx voltem a soldar os smds!  8)

Sim é o que vou fazer Hugo, mas para isso é preciso saber o que fazem grande parte dos componentes e alguns pelo que vejo nem refs trazem, e algumas refs são refs internas, e não se encontra datasheets... ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Componentes SMD
« Responder #13 em: 21 de Janeiro de 2013, 18:24 »
Já agora, o que aconcelham em relação a pasta de soldar?

Queria comprar, mas a gastar quero gastar numa solda BBB, Boa Bonita e Barata  ;D
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Componentes SMD
« Responder #14 em: 23 de Janeiro de 2013, 03:20 »
Já agora, o que aconcelham em relação a pasta de soldar?

Queria comprar, mas a gastar quero gastar numa solda BBB, Boa Bonita e Barata  ;D
http://www.mauser.pt/catalog/index.php?cPath=115_318_945