collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: GPS Disciplined Oscillator  (Lida 1641 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
GPS Disciplined Oscillator
« em: 21 de Janeiro de 2022, 21:33 »
Olá a todos,

Segundo julgo perceber isto é um oscilador (10MHz) mas ‘amestrado’ pelo sistema GPS que será de muito maior precisão.

https://www.aliexpress.com/item/1005002401201057.html

A especificação lá publicada chega e sobra para o que preciso mas, será a especificação realista? O preço dele está (falta o IVA) no limite do que posso gastar, portanto, se conseguir algo idêntico mais barato, tanto melhor. Suponho que deverá ficar um par de horas ligado e a 'escutar' o sistema GPS até que fique afinadinho (mais ou menos).

De qualquer forma, as fichas de RF que o zingarelho usa, parecem, a olho, ser das que se usam nas box’s de TV e nos receptores de satélite e que salvo erro se chamam tipo F. Será mesmo a ficha de que falo ou outra coisa com mais fine$$e? A ser assim, o cabo a usar será de 75_Ohm ... eles também não dizem. De qualquer forma, pode sempre fazer-se passar o sinal por um T num osciloscópio e, com um cabo comprido terminado na outra ponta a 75_Ohm pode topar-se se há reflexo de monta (digo eu).

Que dizem?

Abraço
SC

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: GPS Disciplined Oscillator
« Responder #1 em: 21 de Janeiro de 2022, 23:58 »
Sobre osciladores desse gênero não conheço o suficiente para poder dizer se é bom ou mau negócio ou fazer recomendações.
Quanto às fichas, não são tipo F (típicas de RF vídeo, mais usadas nas américas) de 75ohm, mas SMA de 50Ohm.
É preciso também cuidado com as BNC, há de 75 e de 50 Ohm, e parecem que iguais mas não são, e ao misturar pode dar problemas.
O 50 Ohm é de uso generico  (osciloscópios e afins), o de 75 é mais para video.
Provavelmente já sabes, mas deixo o aviso porque também tive de descobrir.
E lembrei-me agora: para ajudar à festa, há 2 tipos de SMA, "normal" e com o pino central invertido (macho em vez de fêmea) conhecidas por RP-SMA, que não são compatíveis.
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2022, 00:01 por jm_araujo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: GPS Disciplined Oscillator
« Responder #2 em: 22 de Janeiro de 2022, 17:11 »
Em relação a 50/75 Ohm, tenho umas histórias que posso partilhar. (lá vou eu falar pelos cotovelos).

A malta deve saber que trabalhei muito tempo no ramo do vídeo e, nele, (quase, quase) tudo é 75 Ohm, RG-59 ou muito parecido (alguns eram RG-59 mais uns sufixos por terem dupla malha, coisa bastante importante em vídeo analógico para atenuar os efeitos dos ground-loop).

O que remete para emissores e receptores (não falo dos emissores de dezenas de KW da distribuição porque disso quase nada sei) tende, regra geral, a ser de 50 Ohm mas, a verdade é que a malta do vídeo tendia a odiar cabos de 50. A razão é simples: ao mais pequeno descuido, se um cabo de 50 acaba ligado num circuito de 75 (típico do vídeo), temos o caldo entornado e às vezes não se dá logo por isso ou quem lá estiver não topa a razão de acontecerem coisas estranhas ao sinal.

No ramo do vídeo o caso mais comum em que se usava (quando eu estava nesse ramo) emissores e receptores, era o dos microfones sem fios. Acontecem então duas coisas interessantes. Os emissores tendem a ser compactos, sem cabo de interligação à antena, mas alguns fabricantes desse material optavam por fabricar receptores e antenas de 75 porque já sabiam do ódio que havia aos cabos de 50. A malta tendia a optar por esses fabricantes. Quando eram de 50 ohm, ainda havia duas opções:
1 – Tinham antena com amplificador à saída. Nesse caso esses amplificadores tinham “return loss’s” altos e a malta espetava-lhes com cabos de 75 porque o amplificador ‘matava’ as estacionárias.
2 – Não tinham amplificadores nas antenas e a malta aplicávamos-lhes adaptadores de perca mínima na saída da antena e na entrada do receptor e usávamos cabos de 75 Ohm. Havia percas extra, mas as distâncias em causa eram muito baixas, tão baixas que muitas vezes nem adaptadores levavam.

… de outra forma, usava-se cabo de 50 ohm e pintava-se as pontas de amarelo :) . Mesmo assim havia sempre um cegueta que não via ao amarelo. Era um cabo e zás.

E agora em relação às fichas.  :) :)

Em tempos eu trabalhava com material coaxial da Suhner, fabricante suíço de qualidade. Esse fabricante afirmava que, (não esquecer este pormenor no resto da conversa) salvo erro até 250MHz, do ponto de vista eléctrico, fichas BNC de 50 ou 75 era igual ao litro. O que não era igual ao litro eram alguns aspectos mecânicos.

Quer em 50 quer em 75, há uma ficha apropriada para cada ‘calibre’ de cabo mas, há cabos de diâmetro muito parecido entre os de 50 e os de 75. Nessa altura o engate da malha é compatível, mas não é compatível o contacto do pino. O pino de 50 recebe bem o condutor central de 75, mas não o contrário. O pino de 75 tem um furo demasiadamente fino para o típico condutor de 50 na mesma gama de cabo. Vai daí, eu usava umas broquitas salvo erro de 1mm para ‘resolver’ o problema.

Mas há outro problema. Quando uma ficha macho BNC é ligada a uma fêmea de 75, esta tende a ficar danificada porque o contacto não é suficientemente elástico para receber o pino de 50 sem o esbardalhar. Acontece que a Suhner sabia disso e garantia que por essa razão se podia usar uma noutra sem qualquer problema. Não era apenas a Suhner, havia outra, salvo erro chamada Greenpar que também resultava sem problema. Mas havia outras que eram um desastre.

Já agora, ainda por cima nesta época os cabos Ethernet eram coaxiais a 50 Ohm. Felizmente mexia-se pouco nesses cabos que, de qualquer forma, a bem ou a mal levavam tinta amarela.

Já agora, a Suhner fabricava cabo de cobre (os outros usavam uma mistura qualquer) e contactos banhados a ouro. Era caro, pois claro.

Abraço
SC
« Última modificação: 22 de Janeiro de 2022, 17:22 por SerraCabo »

Online jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: GPS Disciplined Oscillator
« Responder #3 em: 22 de Janeiro de 2022, 23:05 »
Obrigado pela história, fico sempre fascinado com relatos do "campo de batalha", na NET o pessoal distrai-se muito com a teoria e são sempre refrescantes esses relatos.
Estive a pesquisar e não encontrei nenhum gpsdo mais barato que esse. Não há muita informação sobre ele, só uma referência num blog japonês (com tradutor, claro), e pelo menos dá para perceber que não é aldrabice.
Está aqui https://sdr-de-bcl.blog.ss-blog.jp/2021-06-04 , no fim da pagina (depois de traduzida) tem link para "next article" que liga às duas partes seguintes.

Já agora posso perguntar para que vais usar? Como disse antes sei pouco desse equipamento, vi que é usado para os "maluquinhos" de metrologia que os osciladores internos de HPs e outros que tal não chegam, e para radioamadores à procura daquele restinho de precisão na sintonia. Aplica-se algum?

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: GPS Disciplined Oscillator
« Responder #4 em: 23 de Janeiro de 2022, 00:26 »
Eu fiquei de pé atrás com esses pequenos 'milagres' porque há uns tempos vi um vídeo em que um dos canais habituais nestas coisas brincava com clocks de césio e afins (coisas da HP com mais de 50Kg) e resolveu comparara com estas referências baratas por GPS, descobrindo que cada qual era muito certinho mas muito ao lado. Ele diziam se bem me recordo, que em todos os casos o PLL devia estar mal congeminado. No entanto, o que vi tinha pinta der ser muito mais simples que este que apontei lá em cima.

Citar
Já agora posso perguntar para que vais usar?

Provavelmente é uma febre, mas tenho andado a fazer projectos variados que têm resultado em placas de circuito impresso e uma das coisas que me passou pela mona foi fazer um contador de impulsos (suponho que poderei dizer frequencímetro). O frequencímetro seria para domesticar um oscilador a válvulas e 'dials' tipo submarino (2a Guerra Mundial) que lá tenho, obrigando o gajo a ter utilidade por cheque mate no campo da fiabilidade. E queria fazer com aqueles displays bacanos de 7 segmentos, ou até por pontos, porque ... não consigo deitar a luva a tubos dixie. Enfim, tem tudo pinta de febre mas diz a história que sou de cura difícil.

Enfim, tudo coisas que impressionam muito as garinas da minha idade.

Fica aqui logo abaixo uma foto de uma matriz de PCB com 4 projectos que chegou esta semana. Devo vir a fazer vídeos sobre eles mas preciso que passe o presente briol que me chateia os ossos.

Abraço
SC.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: GPS Disciplined Oscillator
« Responder #5 em: 23 de Janeiro de 2022, 00:30 »
Dos últimos 5 e estão mais uns 6 quase prontos e outros tantos na forja.

Posso andiantar à malta que saí há pouco tempo da 'vida activa' e ando a 'activar' só pelo que me apetece.

... entretanto descobri mais uma especificação para componentes: os ditos com nome curto para ocuparem menos espaço nas placas. :) :) (a pinga do jantar escorregava bem).
« Última modificação: 23 de Janeiro de 2022, 00:34 por SerraCabo »

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: GPS Disciplined Oscillator
« Responder #6 em: 23 de Janeiro de 2022, 00:44 »
A propósito de vídeos, olhem este, de um canal que eu sigo.

[dica: neste avião jamais viajaram 2 adultos e uma criança]