collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Escova de Dentes  (Lida 5764 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Escova de Dentes
« em: 12 de Setembro de 2020, 21:28 »
 :D ;D 

Juro que esperava que esta minha intervenção tivesse um final feliz.. era só mudar a Pilha\bateria, mas quando tudo parecia bem acabou por não funcionar.

De qualquer forma, abri o tópico apenas porque achei o design e toda a construção deste aparelho genial, trata-se apenas de uma escova de dentes eu sei mas nem 1 único parafuso tem e está tudo muito bem encaixado.

O meu problema no entanto começou logo assim que a abri, parece que a  borracha vedante do veio do motor não está lá grande coisa e estava uma grande porcaria.. pasta de dentes por todo o lado..  :-\ Julgo não ser um problema com a marca\desgin mas apenas de uso, pois já tem uns aninhos!




A maior responsável é esta borracha:


Em todo o caso estas são as partes que fazem uma escova de dentes eléctrica:


O motor estava um pouco enferrujado pro fora:


A ideia era apenas mudar a pilha:


Em todo o caso dei um polimento no motro e limpei tudo o resto:



Soldei umas patilhas na nova bateria:


e voilá:


No fim é que o resultado não foi o esperado, nem percebo porquê, se calhar limpei de mais as coisas..  :o

Funciona se tocar nuns pinos com algo mas depois desliga-se..


Mas sinceramente não vou perder mais tempo com isto, já soldei alguns pontos na board e não sei o que está errado.. e provavelmente ia acontecer o mesmo porque a borracha principal não está certamente a vedar grande coisa..

De qualquer forma, gostei do aspecto de estar muito bem feita :) Nunca tinha desmontado uma escova de dentes :P
« Última modificação: 12 de Setembro de 2020, 21:32 por almamater »

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Escova de Dentes
« Responder #1 em: 13 de Setembro de 2020, 01:25 »
Já limpei e reparei as que costumam andar pelo Lidl. As mais antigas tinham esse problema de entrar água, porque o veio  oscilava para dentro e fora, acabando por sempre fazer efeito de bomba. As mais recentes trabalham a oscilar de um lado para o outro o veio ,que basta um oring para evitar problemas, e esse nunca tive de abrir!
O problema nunca foi a pilha na minha. Era a água (com pasta) que chegava à PCB e fazia curtos por todo o lado. Era preciso lavar tudo muito bem, debaixo de muita água e esfregar muito bem com uma escova das tradicionais, e felizmente o interruptor era só uma chapinha em abóbada que simplificava bastante verificar e limpar. Uma vez chegou a corroer uma pista que tive de reparar.
Cada vez que abria limpava muito bem o veio, lubrificava com uma massa de silicone, e garantir que o buraco de ventilação estava aberto (por causa do movimento fora e dentro a borracha fazia tipo pistão, e se não tivesse o respiro aberto só compensava a diferença de pressão com água). Acabou por ir para o lixo quando a base de carregamento avariou, parecia relativamente simples ,mas tinha mais de 1cm de resina preta dura para garantir a impermeabilização e era impossível chegar à PCB e componentes (digo que era simples porque se via o topo de uns condensadores e transistores throug-hole)

PS: As do Lidl tem pilhas de lítio!
« Última modificação: 13 de Setembro de 2020, 01:29 por jm_araujo »

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Escova de Dentes
« Responder #2 em: 13 de Setembro de 2020, 12:47 »
Lidl é que sabe! :)

Por estranho que pareça começou a funcionar.. toquei em alguns pontos na PCB e do nada ficou a funcionar normalmente, parece que se 'ativou' qualquer coisa..wtf.

Já voltei a lavar os dentes com ela assim sendo..até quando não sei  ;D