collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Wall fallower robot  (Lida 16808 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: Wall fallower robot
« Responder #15 em: 01 de Junho de 2010, 21:32 »
Achas que esse tipo de robot ainda ninguem fez?

Posta mas é o codigo se queres que te ajudem...

Se calhar o rapaz não postou o código todo porque pode ter receio que algum professor descubra que o trabalho foi feito com ajuda de um fórum de Robótica, e evitar ter nota zero. lol  :o

Eu acho que fazia o mesmo, lol, ia pedindo ajuda, como se faz isto e como se faz aquilo, e só depois de ter entregue é que desvendava o código. lol   8)

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: Wall fallower robot
« Responder #16 em: 01 de Junho de 2010, 21:33 »
Pessoal esse não é o problema é que este código que tenho aqui foi-me fornecido por uma pessoa...como não sabia como ler os sonares pedi ajuda e acabou por me fornecer o código completo, como não sei se este se importa que forneça o código todo não o poderei colucar... peço desculpa mas gostaria que me ajudassem na mesma.

Há então está explicada a situação.

 ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #17 em: 01 de Junho de 2010, 21:35 »

Isto aqui parece ser a inicialização do sensor para ler em centimetros e com um ganho analógico de 94 o 51 não percebo o que é.

o 51 é para o sonar fornecer a distância em cm
enganei-me, não sei é para que usas o 00.
Então, com o que ai metes-te já te demos toda a ajuda possivel, mete a inicialização TODA dos sensores fora do loop principal do robot, olha para esse código para PICAXE e implementa-o no teu código e isso fica mais rápido, mas cheira-me que 3segundos tens para ai delays até mais não ou estás a fazer prinf's ou putcs ou algo que te empanca o micro-controlador por muito tempo.
Se ele te deu o código não se deve importar, ele não reinventou a roda concerteza para mais com esses problemas.
Tira todos os delays que puderes, optimiza loops, contas, divisões são o demónio, multiplicações tambem o são um pouco, se usares potencias de dois então shifts left e right sempre que possivel, dispensar floats e qualquer coisa com virgulas flutuantes.
Mais que isto mostra o source lol
Avr fanboy

Offline Azoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Wall fallower robot
« Responder #18 em: 01 de Junho de 2010, 21:37 »

Se calhar o rapaz não postou o código todo porque pode ter receio que algum professor descubra que o trabalho foi feito com ajuda de um fórum de Robótica, e evitar ter nota zero. lol  :o

Eu acho que fazia o mesmo, lol, ia pedindo ajuda, como se faz isto e como se faz aquilo, e só depois de ter entregue é que desvendava o código. lol   8)

Bgd pela compreenção, mas há pessoas que ainda não entenderam que isto é importante e sem isto poderei ficar com o 12º incompleto...e perder um ano da minha vida por causa disto. muito obrigado

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #19 em: 01 de Junho de 2010, 21:39 »
Postas o código, ninguem o comenta todo numa quote e no fim removes e assim ninguem dá por nada e ficas com isso a funcionar.
Ou então se quiseres envia-mo por uma pm que eu dou uma olhadela para te tentar ajudar ;)
Avr fanboy

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: Wall fallower robot
« Responder #20 em: 01 de Junho de 2010, 21:40 »
lol, sabes o que são PM's?  :)


EDIT: Escrevemos ao mesmo tempo senso...
« Última modificação: 01 de Junho de 2010, 21:41 por AcidDagger »

Offline Azoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Wall fallower robot
« Responder #21 em: 01 de Junho de 2010, 21:41 »

Isto aqui parece ser a inicialização do sensor para ler em centimetros e com um ganho analógico de 94 o 51 não percebo o que é.

o 51 é para o sonar fornecer a distância em cm
enganei-me, não sei é para que usas o 00.
Então, com o que ai metes-te já te demos toda a ajuda possivel, mete a inicialização TODA dos sensores fora do loop principal do robot, olha para esse código para PICAXE e implementa-o no teu código e isso fica mais rápido, mas cheira-me que 3segundos tens para ai delays até mais não ou estás a fazer prinf's ou putcs ou algo que te empanca o micro-controlador por muito tempo.
Se ele te deu o código não se deve importar, ele não reinventou a roda concerteza para mais com esses problemas.
Tira todos os delays que puderes, optimiza loops, contas, divisões são o demónio, multiplicações tambem o são um pouco, se usares potencias de dois então shifts left e right sempre que possivel, dispensar floats e qualquer coisa com virgulas flutuantes.
Mais que isto mostra o source lol

o 00 é para registar o endereço. e não, não tenho mais delays a não ser estes, mas  em cada um dos sonares .

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #22 em: 01 de Junho de 2010, 21:43 »
Começa por criar uma função do tipo:
void configSensor(void){
// e aqui metes o código todo para configurar os sensores todos e alterar os endereços e coiso e depois é só ler, tal e qual esse exemplo para picaxe.

}
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Wall fallower robot
« Responder #23 em: 01 de Junho de 2010, 21:52 »
Achas que esse tipo de robot ainda ninguem fez?

Posta mas é o codigo se queres que te ajudem...

Se calhar o rapaz não postou o código todo porque pode ter receio que algum professor descubra que o trabalho foi feito com ajuda de um fórum de Robótica, e evitar ter nota zero. lol  :o

Eu acho que fazia o mesmo, lol, ia pedindo ajuda, como se faz isto e como se faz aquilo, e só depois de ter entregue é que desvendava o código. lol   8)



ora nem mais.... porque é que acham que andam sempre atento aos foruns  ;D  é para ver se caço os meus formandos a copiar trabalhos LOOOOOOOOL

Offline antonio_jose

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 336
Re: Wall fallower robot
« Responder #24 em: 01 de Junho de 2010, 21:54 »
Achas que esse tipo de robot ainda ninguem fez?

Posta mas é o codigo se queres que te ajudem...

Se calhar o rapaz não postou o código todo porque pode ter receio que algum professor descubra que o trabalho foi feito com ajuda de um fórum de Robótica, e evitar ter nota zero. lol  :o

Eu acho que fazia o mesmo, lol, ia pedindo ajuda, como se faz isto e como se faz aquilo, e só depois de ter entregue é que desvendava o código. lol   8)



ora nem mais.... porque é que acham que andam sempre atento aos foruns  ;D  é para ver se caço os meus formandos a copiar trabalhos LOOOOOOOOL

é caso para dizer que temos um formador infiltrado no fórum  ;D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #25 em: 01 de Junho de 2010, 22:01 »
Mas copiar trabalhos até eu que sou estudante acho bastante errado, agora tirar umas duvidas de programação e tal, acontece aos melhores e nisso não vejo mal, sei que a ideia é a pessoa aprender, pois no mercado de trabalho não terá este tipo de ajudas pois pode trabalhar em coisas privadas logo nada de mostrar código na rua, mas temos de aprender em algum lado
Avr fanboy

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Wall fallower robot
« Responder #26 em: 01 de Junho de 2010, 22:24 »
Mas copiar trabalhos até eu que sou estudante acho bastante errado, agora tirar umas duvidas de programação e tal, acontece aos melhores e nisso não vejo mal, sei que a ideia é a pessoa aprender, pois no mercado de trabalho não terá este tipo de ajudas pois pode trabalhar em coisas privadas logo nada de mostrar código na rua, mas temos de aprender em algum lado

Exacto, quantos chumbavam montes de anos de seguida se não fosse o copianço... não sei como é ''aí pra cima" mas cá em baixo è demais...

Offline Azoto

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 14
Re: Wall fallower robot
« Responder #27 em: 01 de Junho de 2010, 22:28 »
Por favor não mudem de assunto é que preciso mesmo de ajuda!! Agradeço

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Wall fallower robot
« Responder #28 em: 01 de Junho de 2010, 23:05 »
É só uma conversa paralela, qualquer coisa dizes que volta-se a estar ontopic.
Avr fanboy

Offline ngoncalves

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 145
    • Thinking Olive Tree
Re: Wall fallower robot
« Responder #29 em: 02 de Junho de 2010, 10:51 »
Moço,

  Se não colocas aqui o código, as pessoas não te podem ajudar. Em alternativa podes pedir ajuda a quem te passou o código. Neste momento a única coisa que sabemos é que o teu código não funciona. Sem saber mais nada, eu diria que o problema está entre o teclado e a cadeira.

   Do que colocaste aqui, parece que estás a inicializar o controlador do sonar sempre que os vais ler. Não é necessário. Aqui fica uma dica sobre como organizar o código:

Código: [Seleccione]
       void configSonares(void)
      {
            // coloca aqui todo o código para inicialização de cada um dos sonares
      }

      int main(void)
     {
           configSonares() ;

           while(1)
           {
               // envia um pedido de leitura para o endereço 0x00
               // este endereço é o de broadcast o que significa que todos os
               // sonares vão fazer um ping ao mesmo tempo

              wait(100) ;  // espera uns 100 ms, o datasheet para esperar pelo menos 65 ms

              // lê o valor em cada um dos sonares
          }
     }
-----
Ambient intelligence, mobile robotics, life. 42
http://www.thinkingolivetree.blogspot.com/