collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Circuito Anti-Faísca  (Lida 4617 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Circuito Anti-Faísca
« em: 25 de Agosto de 2020, 11:30 »
Olá,

Tenho um circuito que usa uma bateria 10s2p (36V) mas que quando está totalmente carregada pode ir até aos 40~41V. O consumo total pode chegar aos ~16A.

A partir dessa bateria uso, para um pequeno circuito 5V, um buck converter\ step down dos chineses, um LM2596 (exemplo). Tem corrido bem, mas recentemente este Step Down morreu, não sei o motivo, mas o que aconteceu foi:

  • Carreguei a Bateria, portanto tinha uns ~40V
  • Liguei depois o conector XT60 da bateria a todo o circuito e fez a faísca como de costume, um pouco maior desta vez
  • Ao ligar depois o Switch OnOff que tenho para o StepDown ele ligou, mas 2 segundos depois apagou-se para sempre..
O circuito principal (~16A máximo) ligado à bateria está tudo Ok. Apenas o step down morreu.

Tenho os negativos de tudo juntos, ou seja, assim que ligo o XT60 o negativo Input\Output do StepDown é também ligado, mas o positivo Input não, apenas quando ligo o switch que coloquei só para ele. Por isso acho que não foi problema da faísca mas mesmo assim gostava de evitar que ocorresse.

Presumo que o problema do Step Down sejam os ~40V de Input, até hoje tem corrido bem mas por algum motivo não gostou de alguma coisa desta vez.. 

Pode ter sido por estar no limite de Input ou derivado à Faísca inicial.. o que acham?

Caso a probabilidade seja da faísca (que sei que ocorre derivado a uns condensadores que carregam logo ao início), há forma de evitar isto? Pelo que vi, existem uns XT60 com uma resistência lá dentro para evitar isto, mas não queria 'cortar' a corrente com uma resistência permanentemente. Pensei em ter 2 cabos XT60, um com resistência e outro sem, ligo 1º o da resistência, depois o outro, e depois desligo o 1º. Mas será mesmo necessário?
« Última modificação: 25 de Agosto de 2020, 11:33 por almamater »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Circuito Anti-Faísca
« Responder #1 em: 25 de Agosto de 2020, 20:40 »
Os LM2596 originais suportam até 40V de forma estável, e como máximo absoluto 45V, os módulos chineses falam em 30V, e dado que são cópias de LM2596 devias levar essa especifição a sério, se queres alguma segurança, usa chips originais com a sigla HV, suportam até 60V.
A faisca são condensadores a carregar na outra parte do teu circuito.
Avr fanboy

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Circuito Anti-Faísca
« Responder #2 em: 25 de Agosto de 2020, 23:03 »
O meu voto é no senso: nada que ver com a faísca, tudo com andar a pisar os calcanhares do limite do regulador, aguentou até deixar de dar.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.918
    • GrcByte - Projectos
Re: Circuito Anti-Faísca
« Responder #3 em: 26 de Agosto de 2020, 13:09 »
 :) Ok! Obrigado pelas vossas respostas! Vou ter o 'HV' em consideração!!

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Circuito Anti-Faísca
« Responder #4 em: 27 de Agosto de 2020, 11:37 »
Procura na net um circuito de delay, dá tempo aos condensadores carregarem antes de fechar o relé. Acho que vi um video de alguém sobre isso à pouco tempo no youtube.
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.