collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield  (Lida 5461 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« em: 23 de Abril de 2015, 12:30 »
Acabo de completar e testar um novo projeto com Telegram.

Telegrama é um software de mensagens instantâneas muito versátil, que pode ser usado com o mesmo número de telefone em diferentes dispositivos ao mesmo tempo. Tem a vantagem de ser código aberto comparado com a competição (WhatsApp, Viber e outros).

Um script de Lua monitoriza Telegram no Raspberry Pi, e quando recebe mensagem de verificação, no meu caso utilizo a palavra chave "check", arranca um programa Python que lê pela porta USB a temperatura de TCN75A no IOShield no chipKIT uC32 e que fica a espera da palavra chave "status". Uma vez lida e enviada a temperatura e o estado atual OK ou Alerta o programa Python fecha ficando o script de Lua a monitorizar.

Envio em anexo a imagem da comunicação simples no Telegram instalado no meu smartphone, que me dá a temperatura no escritório da Aliatron, e diz se está OK, ou se existe um estado de Alarme. Eu simulo o estado de Alerta no IOShield, que poderá ser uma dada temperatura estabelecida de alerta.

Hei-de partilhar aqui o link do meu blogue em inglês RedAcacia quando já tiver publicado o tutorial de como se faz.

   
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, 20:11 por Tayeb »

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« Responder #1 em: 23 de Abril de 2015, 14:32 »
Como expliquei sendo possível instalar em vários dispositivos, está aqui uma imagem de Telegram a ler temperatura na Aliatron com comandos enviados.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« Responder #2 em: 23 de Abril de 2015, 23:19 »
Acabo de publicar no meu blogue RedAcacia um tutorial de como se implementa uma solução de controle remoto com Telegram.


Aqui está o link direto:


http://redacacia.me/2015/04/23/remote-control-with-telegram-and-chipkit-uc32-basic-io-shield-with-raspberry-pi/

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« Responder #3 em: 27 de Abril de 2015, 11:38 »
Partilho em anexo uma foto da montagem a funcionar na Aliatron


Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« Responder #4 em: 27 de Abril de 2015, 12:20 »
Eng. Habib, obrigado pela sua iniciativa e seus projects.
Esperemos q continue a tao boa contribuicao!

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« Responder #5 em: 27 de Abril de 2015, 13:11 »
Muito bem  :)

Dá-me só a possibilidade de colocar uma pequena sugestão?
A plataforma chipKIT Raspberry Pi poderia ter uma interface wifi para comunicar com o modem/router local de forma a poder enviar (ou mesmo receber) as informações via online, deste modo ficaria mais económica a solução.
A ter em atenção a segurança de tal procedimento encriptando os dados no modo de recepção (com ACK incorporado).

As aplicações são vastas, boa continuação.

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« Responder #6 em: 27 de Abril de 2015, 13:31 »
A montagem atual funciona com Wifi ligando ao router existente. O dispositivo externo (chipKIT) que funciona com comunicação série com Raspberry PI poderá ser ligado com Bluetooth removendo o cabo.

Na verdade há muitas coisas que se possam fazer. Telegram por exemplo permite chat privado e encriptado. O código fonte de Telegram está disponível para quem queira criar aplicações autônomas.

Creio que a imaginação é que é o limite. 
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, 13:33 por Tayeb »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« Responder #7 em: 27 de Abril de 2015, 14:52 »
Nesse caso peço desculpa pela má interpretação quando disseste "que pode ser usado com o mesmo número de telefone" presumi que a informação fosse enviada via SMS.

Hoje em dia está quase tudo virado para o wireless, à quem tenha chamadas ou mensagens gratuitas seguindo um plano de pagamento mensal, agora com wifi verifica estar-se a expandir e é cada vez mais frequente encontrar spots, daí a minha sugestão.

No meu caso em particular, ainda tenho tv por parabólica e net por pen 3G nos 1ºs 15 dias do mês passando depois para 2G, por isso não posso estar a ver páginas ou fotos de forma mais confortável e não tive oportunidade de consultar suas páginas para melhor informação...

Offline Tayeb

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 710
Re: Telegram + RPi + chipKIT uC32 com IOShield
« Responder #8 em: 27 de Abril de 2015, 16:26 »
Quando tiver vagar e possibilidade veja o tutorial que publiquei. Mostra passo a passo como se faz.

Aqui estão um link a mostrar Raspberry Pi a efetuar comunicação série com módulo Bluetooth tipo JY-MCU:

http://blog.miguelgrinberg.com/post/a-cheap-bluetooth-serial-port-for-your-raspberry-pi

Num tutorial que publiquei no meu blogue mostrei como se liga o mesmo módulo no chipKIT:

http://redacacia.me/2014/05/24/blackberry-10-remote-temperature-viewing-and-listening/
« Última modificação: 27 de Abril de 2015, 16:40 por Tayeb »