collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: cnc com motores dc  (Lida 9101 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline ZZDas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
cnc com motores dc
« em: 10 de Maio de 2010, 00:13 »
Olá, gostaria de saber se é possivel construir um cnc com motores dc. A minha ideia seria (e tambem outra pergunta) utilizar os sensores de posição de um rato de bola para definir até onde os motores teriam que se deslocar.
Tambem queria saber quantos motores/servos é possivel ligar ao Arduino Duemilanove?
Desde já obrigada.
« Última modificação: 10 de Maio de 2010, 00:34 por ZZDas »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: cnc com motores dc
« Responder #1 em: 10 de Maio de 2010, 00:38 »
Poder podes, agora tens que ver que vai te trazer muitos problemas. Precisas de saber com exactidão a posição do motor assim como rodar o motor com muita exactidão e os steppers têm essa vantagem. Quanto aos sensores do rato não percebi a ideia.

Offline ZZDas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: cnc com motores dc
« Responder #2 em: 10 de Maio de 2010, 00:58 »
A ideia era utillizar os sensores ir do rato acoplados ao movimento dos motores assim teria (penso eu) dados sobre a posição x,y que se possivel determinaria até onde os motores iriam, por exemplo:
partiriamos de uma posição "home" onde x,y seria igual a 0,0 e atravez do arduino mandaria (por exemplo) até a posição 10,50...
É facil dizer disparates quando não se sabe muito...por isso avisa-me se eu estiver a dizer o mais completo disparate...
Obrigada.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: cnc com motores dc
« Responder #3 em: 10 de Maio de 2010, 01:45 »
Isso que estás a dizer é tudo possivel. A utilização do sensor óptico do rato neste caso não é a ideal mas sim a utilização de encoders que embora também utilizem IR funciona de maneira diferente, agora é normal também já ver alguns utilizando o efeito de Hall como este: http://letsmakerobots.com/node/18615 mas esta tecnologia simplesmente não compensa para fins de CNC's. Vou tentar explicar porque não compensa:

Motor PASSOMotor DC
Motor dá um impulso alterando simplesmente uma saida de 0 para 1 utilizando um simples controlador para motores de passo.O motor dc necessita de um encoder, é necessário que a leitura dos dados do encoder é suficientemente rápida por parte do micro para conseguirmos rodar os x graus que pretendemos rodar. Isto pode ser bastante rápido!

Não sei se me fiz entender!


Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: cnc com motores dc
« Responder #4 em: 10 de Maio de 2010, 09:20 »
Existem impressoras que funcionam com motores DC, em vez de steppers, usam encoders lineares:

Mas para fazer uma CNC toda assim, penso que seja trabalho a mais  :-X

Offline ZZDas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: cnc com motores dc
« Responder #5 em: 10 de Maio de 2010, 13:55 »
Realmente voces tem razão...utilizar motores dc com sensores ao invés de servos não faz muito sentido e fugiria ao modo standarizado de trabalho dos softwares de controle...seria MUITO trabalho.
Mais uma pergunta: com a placa Arduine Duemilanove quantos servos se pode ligar?
Obrigada metRo_ e Amando96

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: cnc com motores dc
« Responder #6 em: 10 de Maio de 2010, 15:04 »
Com a biblioteca servo penso que podes usar 12 servos
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: cnc com motores dc
« Responder #7 em: 10 de Maio de 2010, 18:02 »
Servos também não são a melhor solução, a melhor solução são os steppers(motores de passo)!

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: cnc com motores dc
« Responder #8 em: 10 de Maio de 2010, 23:14 »
Na verdade os motores DC (ou ainda melhor os brushless) com encoder (servos) são a melhor opção!!! As CNCs com estes motores são regra geral mto mais rápidas e têm mais força.

 MAS.... para CNCs caseiras o diferencial de preço regra geral não compensa! Os drivers para estes motores são muito mais caros que os drivers para motores de passo.

Um exemplo deste tipo de controladores "famosos" para cncs caseiras sao os http://www.geckodrive.com/

Cumprimentos, Mauro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: cnc com motores dc
« Responder #9 em: 10 de Maio de 2010, 23:17 »
Um encoder fica bem longe de um servo que é um potenciometro ligado ao veio do motor por carretos...
Avr fanboy

Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: cnc com motores dc
« Responder #10 em: 11 de Maio de 2010, 12:15 »
O que quis dizer com servo é que um sistema deste estilo (motor + encoder + controlo de posição) é um servo!

Os servos usados em RC usam um potenciómetro rotativo em vez de um encoder óptico, mas trata-se na mesma de um servo.

Cumprimentos, Mauro.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: cnc com motores dc
« Responder #11 em: 11 de Maio de 2010, 12:52 »
Sim, mas penso eu que a precisão entre um servo com um encoder e um servo com um potenciometro será bem diferente, mas é só mesmo um acho que :s
Avr fanboy

Offline ZZDas

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 4
Re: cnc com motores dc
« Responder #12 em: 12 de Maio de 2010, 13:59 »
Obrigada a todos.
Pelo o que entendi, para o que eu quero os steppers parecem ser a melhor opção...
Existe alguma diferença entre o numero de servos ou steppers que se pode ligar ao Arduine Duemilanove?
Senso, desculpa a minha ignorância mas quando dizes "Com a biblioteca servo" referes a algum software?
Já desisti dos motores dc... mas existe a possibilidade de se utilizar os sensores de um rato de bola como encoder?
Como se liga os steppers a placa Arduine?já li alguns tutoriais mas ainda não estou muito certo se basta a placa ou terei que comprar mais alguma coisa...
Mais uma vez obrigada.