collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009  (Lida 11623 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

NunoMig

  • Visitante
Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« em: 09 de Fevereiro de 2010, 14:34 »
Boas, eu estou a fazer a minha dissertação de mestrado em engenharia mecânica e envolve o estudo de deformações e tensões através de extensómetros com um equipamento portátil que futuramente será ligado a um PDA através de wireless. esse equipamento tem uma placa de aquisição de dados NI USB 6009, uma placa amplificadora de sinal RS 435-692, uma ponte de wheatstone e uma bateria de 10V diferencial.
Ora como eu não sou de electrónica não percebo muito de sinais e de labview, neste momento estou um pouco enrrascado com isto. Por isso queria saber se há aqui alguém que me possa ajudar a configurar tanto o equipamento como a aplicação em labview para aquisição do sinal.... ::)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #1 em: 09 de Fevereiro de 2010, 14:37 »
A parte do LabView é bastante simples, tens a placa ligada ao computador, chegas ao LabView inseres o modulo que se não me engano chama-se dataaquisition, e depois de escolher o modelo da placa escolhes que tipo de sinal é e quantos são. Quanto à placa não conheço por isso não sei que tipo de configurações é necessário fazer.

Posta mais informação, sobre o que já tentas-te fazer com isso e assim, etc...

NunoMig

  • Visitante
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #2 em: 10 de Fevereiro de 2010, 00:17 »
O diagrama de blocos eu já tenho, porque eu estou a dar continuação à tese de um colega meu que já terminou, o problema é que ele fez uma cena muito básica (segundo o orientador) e uma das minhas tarefas seria tornar isto um pouco mais profissional, poder modificar algumas opções com botões ou algo do género etc, porque ele tem valores pré-definidos... vai um print screen em anexo daquilo que ele fez...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #3 em: 11 de Fevereiro de 2010, 13:47 »
O que está ai percebes?
Eu ia-te tentar dizer +- como se fazia no entanto uma busca no google revelou resultados bastantes completos como por exemplo este http://techteach.no/tekdok/usb6009/index.htm entre outros: http://www.google.pt/search?q=labview+with+NI+USB+6009&ie=utf-8&oe=utf-8&aq=t&rls=org.mozilla:pt-PT:official&client=firefox-a

NunoMig

  • Visitante
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #4 em: 11 de Fevereiro de 2010, 15:51 »
Obrigado pelas informações e dsc pelo trabalho que tiveste. sim,  da aplicação que tenho percebo um pouco do que lá está, claro que muitas das coisas ainda são estranhas para mim, mas o essencial acho que compreendi.
Outra pergunta se não te importares, se eu quisesse passar esta aplicação para PDA, o que teria de modificar? é que o meu colega disse-me que teria de retirar tudo o que fosse "windows only" e modificar para utilizar no PDA com o windows mobile. eu sei que há o módulo para PDA do labview, mas não sei exactamente o que modificar para que a aplicação funcionasse lá... :-\

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #5 em: 11 de Fevereiro de 2010, 15:59 »
Dá uma olhadela aqui que deve de ter documentação:
http://www.ni.com/labview/mobile

Quando tiver mais tempo vejo isso.

NunoMig

  • Visitante
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #6 em: 13 de Fevereiro de 2010, 22:35 »
Obrigado  ;)

última questão :P tens conhecimento de alguma tecnologia capaz de substituir a ligação USB da placa NI usb 6009 por uma ligação wireless? queria fazer este equipamento o mais portátil possível e obviamente passa também por eliminar quaisquer cabos... já alguem fez alguma coisa do género? ???

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #7 em: 15 de Fevereiro de 2010, 19:30 »

NunoMig

  • Visitante
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #8 em: 15 de Fevereiro de 2010, 20:49 »
1500$... não me cheira que a universidade vá pagar esse valor... :P mas obrigado na mesma!
penso que vou tentar a tecnologia zig bee... vou pesquisar mais um pouco

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #9 em: 15 de Fevereiro de 2010, 21:36 »
NunoMig, compras uma motherboard mini-itx e uma pen wireless e ligas lá a placa... sai-te prai a uns 100 euros..
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

NunoMig

  • Visitante
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #10 em: 15 de Fevereiro de 2010, 21:52 »
 :o msaleiro, não te importas explicar melhor? pelo que eu entendo de computadores tratando-se de uma motherboard é preciso processador, disco, ram, etc...

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #11 em: 16 de Fevereiro de 2010, 01:55 »
mini-itx costumam ter cpu ram on board... podem correr o so de uma pen usb pelo que n precisa de disco.

NunoMig

  • Visitante
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #12 em: 16 de Fevereiro de 2010, 02:19 »
Isso seria uma boa solução, só estou preocupado com o consumo de energia. mas vou discutir isso com o meu orientador aver que tal!  :P
Obrigado pela ajuda  :D

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #13 em: 16 de Fevereiro de 2010, 09:16 »
Uma BeagleBoard consome mt pouco:
http://beagleboard.org/

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Aquisição de dados de extensómetros com labview e NI USB 6009
« Responder #14 em: 16 de Fevereiro de 2010, 16:11 »
NunoMig. Tens algumas motherboard mini-ITX da intel bastante baratas, na ordem dos 70 euros, já com um dual core Atom a 1.6 GHz. O consumo de um sistema tipico com HDD e drive de CDs anda na ordem dos 70W. Se usares uma pen como o TigPT disse (de preferencia com linux ;) ) e tendo em conta que nao precisas de drive de CDs, esse consumo deve baixar um pouco. Para alimentação em mobilidade tens umas pequenas placas que sao as picoPSU (+\-50 euros ), que sao pouco maiores que o conector de alimentação das fontes ATX. As picoPSU recebem de entrada 12V e têm conversores DC-DC para gerar todas as tensões de alimentação necessárias ao funcionamento de uma motherboard. Ou seja, com uma bateria de 12V e uma picoPSU, podes alimentar o sistema em qualquer lado ;)

O que ganhas com um sistema desse género é uma enorme versatilidade, tendo em conta que podes fazer tudo e mais alguma coisa, pois é um computador completo. Se te apetecer até podes meter uma ligação por bluetooth, bastando para isso ligar uma pen bluetooth à motherboard.

A nível de preço, é praticamente garantido que tudo o que faças a nivel de electronica pura e dura vai sair mais caro, com mais dores de cabeça e com muito menos capacidades.

No que diz ao desenvolvimento.. com um sistema deste género torna-se uma coisa mais de software e menos de hardware.

Se tiveres mais dúvidas diz :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com