collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Transforma motor de impressora "servo motor"  (Lida 16153 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline megamartinelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Transforma motor de impressora "servo motor"
« em: 16 de Fevereiro de 2014, 23:51 »
Olá gente!! Gostaria de saber se é possível pegar a plaquinha de um servo motor e fazer com que ela controle um motor maior. Lembrando que ele teria alimentação separada da placa, e tipo tem como eu ligar algum relé de algum jeito que de pra funcionar?

O que to querendo fazer é o seguinte: Pegar um servo motor comum e desmontar ele retirando o motor que vem nele aquele pequeno, e poder colocar no lugar dele um motor maior. Se ligar diretamente na placa ela não iria suportar o motor que foi adicionado, então queria saber como posso fazer essa modificação sem afetar a placa, pondo um motor de 12v de impressora ou até de motor de limpador de para brisa em um circuito de um servo motor.

Vou por uma imagem pra simplificar mais um pouco!!

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #1 em: 17 de Fevereiro de 2014, 01:04 »
qual é a board em questao?
qual o motor que vem na board e quais as caracteristicas do motor maior?

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #2 em: 17 de Fevereiro de 2014, 13:31 »
Olá gente!! Gostaria de saber se é possível pegar a plaquinha de um servo motor e fazer com que ela controle um motor maior. Lembrando que ele teria alimentação separada da placa, e tipo tem como eu ligar algum relé de algum jeito que de pra funcionar?

Correntes completamente diferentes, não me pareçe que com esse circuito dê para colocar um motor desse tamanho.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.194
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #3 em: 17 de Fevereiro de 2014, 15:35 »
1º Alguma noção do que é um relé.

2º Ao colocar um motor de maior potência, o circuito actual vai à vida, não suporta tensões ou correntes mais elevadas.

3º Existem servos que posicionam o motor para uma posição dentro de +-270º de acordo com a posição do potenciómetro através de PWM, estando ambos os eixos (motor e potenciómetro) ligados; outras versões de servos estão livres em movimento continuo, sendo ajustada a velocidade e direcção através de um potenciómetro ou PWM, com ou sem encoder, a variedade é grande.


Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #4 em: 17 de Fevereiro de 2014, 19:16 »
ele pode usar o circuito co circuito de contorlo e depois com um outro, fazer o controlo de potencia...com transistores/mosfets de maior potencia ou reles.

Mas convinha saber qual o motor querias usar e qual é a board que ja tens..

Ou entao, mais vale adquirir outra board:
http://www.g7electronica.net/pt/search.php?orderby=position&orderway=desc&search_query=motor&submit_search=Pesquisar

Offline megamartinelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #5 em: 18 de Fevereiro de 2014, 14:10 »
Gente, prmeiramente eu sei o que é um relé, mas sim com um L293d ou esse circuito já montado: http://www.g7electronica.net/pt/shields/931-motor-shield-l298n.html  é possível colocar um potenciômetro para controlar o sentido do motor? E sim não é fazer do tipo o motor com o potenciometro vai pra tal lado que o motor vai ter que ficar girando para aquele sentindo para sempre, e sim fazer um novo tipo de servo motor, Ou melhor é possível fazer um servo motor com um L293d?

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #6 em: 18 de Fevereiro de 2014, 14:36 »
Não estou a perceber nada. Que tipo de motor é que estamos a falar?

Se tu tens uma ponte H, que é o que esse IC é, se a tensão e a corrente que o motor precisa para funcionar estiver dentro das gamas que a ponte H aceita podes utilizar essa ponte H para o controlar.

Agora não percebo a parte do servo. Queres por um motor DC normal a funcionar como servo é isso?

Offline megamartinelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #7 em: 19 de Fevereiro de 2014, 03:40 »
É isso mesmo jmiguelff. Eu tenho a placa da ponte H, e o motor fica dentro dos limites, e o que quero fazer é um servo motor, só que com uma Ponte H. é possível?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #8 em: 19 de Fevereiro de 2014, 03:45 »
Para tal precisas de ter um encoder agarrado ao motor, para que possas ter feedback da posição do mesmo, possivelmente dá para usar o chip usado nos servos, ou implementar a mesma funcionalidade num micro de 8 patas, eu ia mais por ai.
Avr fanboy

Offline megamartinelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #9 em: 19 de Fevereiro de 2014, 05:03 »
Sim o encoder seria colocado no fim da caixa de redução do motor, Estou imprimindo ainda as engrenagens, mas já deixei o espaço especifico para isso. A questão é, como posso fazer isso? Como interligar isso tudo? Lembrando que tarei usando o Arduíno pra controlar.

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #10 em: 19 de Fevereiro de 2014, 10:56 »
Ok se tens um arduino acho que a primeira abordagem seria:

Ligas a ponte H ao motor. Depois vais pondo sinais nos pinos de comando para veres se o motor roda ou não, etc... Só para testar.

Podes usar o arduino para criar estes sinais de comando.

Quando tiveres isso a funcionar montas o encoder e ligas a saída do encoder ao arduino para ver se estás a fazer bem as leituras. Deves ter de implementar um contador para contar o número de voltas que o motor dá num certo período de tempo.

Depois tens de implementar um controlador no que numa primeira fase pode ser só um proporcional. Este controlador implementado no arduino vai receber a velocidade a que o motor está a rodar e a velocidade a que devia estar a rodar (referência) e actualizar os sinais de saída para tentar fazer que esse erro vá para zero. Quando o erro for nulo o motor vai estar a rodar à velocidade pretendida.

Podes depois afinar o controlador acrescentar um integral pelo menos para aumentar a performance.

Isto é só uma primeira fase. Depois podes medir correntes para controlar binário ou pelo menos limitar as correntes de arranque etc etc...

Existem vários tutoriais para essa ponte H. Por exemplo http://zapterra.com/systems/articles/electronics/l298-motor-driver-tutorial-arduino/

Podes começar por aí.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #11 em: 19 de Fevereiro de 2014, 22:15 »
É isso mesmo jmiguelff. Eu tenho a placa da ponte H, e o motor fica dentro dos limites, e o que quero fazer é um servo motor, só que com uma Ponte H. é possível?

caro amigo, tu tens um carro a gasolina e querias por o carro a andar com gasoleo? é do mm genero o que queres fazer com essa board, controlar outro tipo de motor...

Se fosse o mm tipo de motor mas mais potente, bastava amplificar o sinal, mas se queres usar uma board que controla um motor dc, e querias usar a mm board para controlar um servo-motor, entao nao vais lá.

Trata-se de algum projecto/desafio escolar? ou é pra ti e queres apenas "aproveitar" a board?

Offline megamartinelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #12 em: 19 de Fevereiro de 2014, 22:53 »
Eu quero aproveitar minha bord, mas fiquei curioso em uma coisa: como posso amplificar o sinal para eu poder colocar um motor DC maior?

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #13 em: 19 de Fevereiro de 2014, 23:58 »
Eu quero aproveitar minha bord, mas fiquei curioso em uma coisa: como posso amplificar o sinal para eu poder colocar um motor DC maior?
tens de dizer qual é a board ou informar a ficha tecnica da mesma!
p.s.:és donde? és brasileiro?..

Offline megamartinelle

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 101
Re: Transforma motor de impressora "servo motor"
« Responder #14 em: 20 de Fevereiro de 2014, 00:01 »
Sim, também fiquei curioso com uma coisa, como foi dito ali em cima usar transistores na saída da bord do servo motor colocar transistores para ligar um motor maior, isso também é possível e como?