collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Mais uma CNC...  (Lida 66900 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Mais uma CNC...
« em: 04 de Março de 2012, 01:48 »
Boas! Tenho andado aos poucos a desenvolver a minha segunda CNC(algumas fotos da primeira aqui http://lusorobotica.com/index.php?topic=4307.0 e mais detalhes aqui: http://thebitbangtheory.wordpress.com/2012/01/10/homemade-cnc-themaker1/) e venho aqui dar-vos um "sneak preview" de como está a ficar. Mais uma vez o objectivo foi tentar fazer uma CNC relativamente boa sem gastar muito. Os guias lineares são de 16mm e tanto estes como os carrinhos foram tirados de várias impressoras velhas da RICOH. Como motores irei usar mais uma vez os PM55L-048 da NMB (a menos que alguma alma caridosa me ofereça uns melhores entretanto  ;D ). A estrutura metálica é em aço galvanizado e todas as peças cinzentas são de PVC e foram cortadas pela primeira CNC. Até agora o eixo do y e do z estão bastante aceitáveis, acho que não têm folgas praticamente nenhumas :) Ainda falta montar o eixo do x que é independente destes dois últimos. Os varões roscados são M10 e feitos de inox. Foram maquinados num torno para ficarem com o eixo do tamanho interior dos rolamentos. Os rolamentos são rolamentos de skate que comprei na decathlon de portimão e me custaram 1,50€ 8 rolamentos (acho que alguém lá se deve ter enganado a marcar os preços :P ). A área de trabalho final deverá ser de 500x600mm. Espero que os detalhes da construção sejam úteis para alguém :)







































Nestas 3 últimas o eixo do y e z estão suspensos por elásticos, por isso é que estão tortos :P
« Última modificação: 04 de Março de 2012, 13:43 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Mais uma CNC...
« Responder #1 em: 04 de Março de 2012, 02:11 »
Muito fixe. Ta a ficar com bom aspecto :D

Onde arranja-se placas de nylon ou de pvc? Costumam ser muito caras?
É fixe para cortar com a cnc como tu fizeste e criar peças. Ficaram fixes as peças.

Boa continuação do projecto

Abraço
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Mais uma CNC...
« Responder #2 em: 04 de Março de 2012, 02:27 »
As placas de nylon ou pvc não são fáceis de arranjar. Normalmente vendem-se em lojas especializadas em plásticos técnicos. Eu só sei a MLG Inox nos arredores de Faro. o PVC custa cerca de 4,20€/kg e o nylon cerca de 6€/kg. Acho que no norte do país há mais locais que vendam estes materiais do que no sul.
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: Mais uma CNC...
« Responder #3 em: 04 de Março de 2012, 03:09 »
Tudo o que é de borrachas, Nylons conheço a Sove na Maia (Porto)...

http://www.sove.pt/

Cumprimentos,
André Carvalho.
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Mais uma CNC...
« Responder #4 em: 04 de Março de 2012, 03:14 »
Está a ficar com bom aspecto! força nisso!

qto às peças em pvc, nylon, costuma haver nas izis, aki e essas lojas, mas costumam ser placas n mto grossas...

As vidrarias tb trabalham com acrilicos e pvc's é passar pelas vidarias e perguntar se teem placas e com que grossuras..

(Eu aqui em bragança, n tenho nenhuma fabrica ou casa k se dedique só aos plasticos... so vidrarias ou casas de publicidade e a izibuild... se alguem quiser placas de algum plastico e com certos tamanhos posso procurar saber se encontro e preços...)

Offline oxytech

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Mais uma CNC...
« Responder #5 em: 04 de Março de 2012, 11:30 »
esses apoios estão bem interessantes!  ;D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Mais uma CNC...
« Responder #6 em: 04 de Março de 2012, 15:41 »
esses apoios estão bem interessantes!  ;D

é um dakeles projectos que se pode dizer k tem elasticidade!  ;D  8)

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Mais uma CNC...
« Responder #7 em: 04 de Março de 2012, 17:33 »
Pois deve sair bem barato uma boa placa de pvc para fazer umas peças, como é leve e tal.

Tenho de ver em Leiria se ha disso. Mas nunca encontrei, mas tb nao devo ter procurado como deve de ser.


Tive a ver a tua pagina e a tua cnc e fico admirado como conseguiste meter a cnc a funcionar com aqueles motores eheheh. Muito louco.  ;D

Cumprimentos
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke

Offline PDI

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 677
Re: Mais uma CNC...
« Responder #8 em: 04 de Março de 2012, 19:09 »
Aspecto mito profissional, acho que vai ficar uma boa maquina.
Alfredo Garcia

Offline ruimarinhopt

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 71
Re: Mais uma CNC...
« Responder #9 em: 04 de Março de 2012, 19:19 »
Parabéns...Pelas imagens dá para ver que está uma bela cnc...

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Mais uma CNC...
« Responder #10 em: 04 de Março de 2012, 19:48 »
Obrigado ;) Espero que saia mesmo tão bem como está a parecer :P E espero também que sirva para que todos os que querem fazer uma possam tirar ideias :)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline andre_f_carvalho

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.469
    • Pro - andrefcarvalho
Re: Mais uma CNC...
« Responder #11 em: 04 de Março de 2012, 19:53 »
Obrigado ;) Espero que saia mesmo tão bem como está a parecer :P E espero também que sirva para que todos os que querem fazer uma possam tirar ideias :)


uma coisa que interessa sempre para o caso, qual é o investimento que ja tens ai?

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Mais uma CNC...
« Responder #12 em: 05 de Março de 2012, 01:42 »
uma coisa que interessa sempre para o caso, qual é o investimento que ja tens ai?

Ora se contar só com o material útil para a concretização desta CNC tenho:
- 6m de Tubo 40x40 de Aço Galvanizado : 17€ ( mas sobraram prai 2 metros.. mas na loja só vendiam em barras de 6m ) - comprado na MLG Inox, Faro
- Cola de Epoxy UHU: 3€ - Comprado num Eleclerc, Portimão
- Bolachas de PVC com 140mm de diâmetro + corte das bolachas: 20€ - comprado na MLG Inox, Faro
- Varões Roscados M10 de inox+ porcas de junção de inox: cerca de 15€ - comprado na MLG Inox, Faro
- Parafusos variados em Inox: 5€ - comprado na MLG Inox, Faro
- Blocos de Alumínio: 8€ - comprado na MLG Inox, Faro
- Guias lineares de 16mm + "carrinhos": 0€ - retirados de impressoras velhas da RICOH
- Motores PM55L-048: 0€ - retirados de impressoras HP
- MDF 19mm: 10,90€ (deu para fazer 2 mesas para a CNC e ainda sobrou um pouco) - comprado no MaxMat Portimão
- Rolamentos ABEC3: 2€ (pack de 8, por isso sobraram 2.. e o preço devia estar enganado.. normalmente são cerca de 6€) - comprado na Decathlon, Portimão
- 6 Abraçadeiras: 2€ - comprado no Gloria & Silvestre, Portimão
- Borrachas: 0€ - retiradas de impressoras Epson
- Placa de fixação da mesa em alumínio (não visível na foto): 0€ - retirado da base de uma trotinete :P
- Pés de borracha para a estrutura: 1,5€ - comprado numa loja do chinês cujo nome não me recordo, em Portimão :P

E acho que não me esqueci de nada. Por enquanto.. No total, em material útil anda por volta dos 75€ :) Acho que até não é muito ;) No entanto é preciso ter em conta que já tive outros gastos no desenvolvimento da primeira CNC e a experimentar outros materiais como nylon branco, nylon preto, arnite... Se calhar tive bastante mais despesa nisso do que propriamente no material útil para esta CNC.

Com a electrónica espero gastar apenas cerca de 5€, pois vou utilizar fontes de alimentação ATX velhas, um PIC16F877A (sample) a fazer a ligação entre a porta paralela e os motores, FETs (sample) e optoacopladores (sample). Espero só gastar dinheiro em conectores e na própria PCB. Não vou utilizar a placa baseada na CNC3AX que já publiquei aqui no fórum porque tenciono usar os 24V para tirar o máximo proveito dos motores e a placa que uso na CNC actual não tem a disposição dos transístores adequada para optimizar a dispersão de calor (na CNC actual os motores são alimentados só a 12V e ainda têm uma resistência de 4.7ohms a limitar a corrente, por isso os transístores não aquecem praticamente nada). Espero no novo desenho melhorar o aspecto do arrefecimento e reduzir um pouco o custo e tamanho da placa, utilizando componentes que se podem obter como amostra :P (os L297s não estão nada baratos :\).

Para desenvolver esta CNC utilizei as seguintes ferramentas:
- Paquímetro digital
- Berbequim de bancada
- Serra de mão para metal
- Chaves sextavada
- Torno (para maquinar os varões roscados. Com muito jeitinho e paciência é possível limá-los à mão.. mas se querem bons resultados utilizem as ferramentas adequadas. Não tenho torno mas usei o das oficinas do DEE da UAlg. De certeza que nas vossas escolas ou universidades também poderá haver um ;) )
- CNC
- Machos M3, M4, M5, M6
- Máquina de soldar (pessoalmente não usei nas pedi a um amigo para soldar. No entanto, com jeito e imaginação pode não ser necessário, pois o que é soldado também pode ser aparafusado, desde que leve umas peças a mais :) )
« Última modificação: 05 de Março de 2012, 11:33 por msaleiro »
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline msaleiro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 691
    • Blog
Re: Mais uma CNC...
« Responder #13 em: 14 de Março de 2012, 04:07 »
Aqui vai uma actualização com mais algumas fotos do estado actual da CNC :) Há umas coisas do eixo do x que têm que ser mudadas mas está quase! :P























Espero ter mais novidades em breve ;)
msaleiro - Mário Saleiro
UAlg FCT-DEI / VisLab - Instituto de Sistemas e Robótica / eLab Hackerspace
http://thebitbangtheory.com

Offline c3dr1c

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 854
Re: Mais uma CNC...
« Responder #14 em: 14 de Março de 2012, 14:25 »
Ta a ficar cada vez mais fixe e mais bonita  ;D
Simples e eficaz, nao podia ser melhor.

Na 5º imagem como tas a prender a porca "comprida"? Tambem estou na onda de usar uma porca dessas bem como um varao roscado de inox, para reduzir os custos. Talvez mais grosso pois a força de tração/compressão vai ser maior.

Cumps
"O único modo de descobrir os limites do possivel é aventurarmo-nos um pouco para além deles em direcção ao impossivel."

Uma das Três Leis de Arthur C. Clarke