collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny  (Lida 4771 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

StarRider

  • Visitante
Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« em: 13 de Abril de 2015, 14:21 »
Boas,

Estou a desenvolver um projecto com um ATTiny167, como necessito usar a UART não vou poder
contar com o oscilador interno nem com ressonators externos, tem mesmo que ser um crystal.

O meu problema é que não estou a encontrar um crystal  mais pequeno do que 7mm, por isso se
alguém tiver conhecimento de um crystal de 16Mhz que seja o mais pequeno possível agradeço
desde já a vossa ajuda.

Abraços,
PA

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« Responder #1 em: 13 de Abril de 2015, 14:37 »
A Atmel garante 1% no interno SE a tensão e temperatura forem constantes e tiver sido calibrado pelo utilizador (página 244 da datasheet: http://www.atmel.com/Images/Atmel-8265-8-bit-AVR-Microcontroller-tinyAVR-ATtiny87-ATtiny167_datasheet.pdf)
Pelo gráfico da página 269 é pior a variação de tensão do que a de temperatura.  Se o espaço é assim tão necessário pode ser uma ideia a considerar, apesar do trabalho extra de calibração.


Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« Responder #2 em: 13 de Abril de 2015, 14:55 »
A Mouser tem milhares deles, tipicamente osciladores são bem mais pequenos que cristais, ainda ficas com um pino livre extra.
Este é miniatura, mas só funciona até 3.3v ao que parece, apesar de no max voltage falar em 7v.

http://www.mouser.com/ds/2/40/kc3225a_c3_e-514814.pdf

Tenho algures uns da Abracon de 10ppm ou algo assim parecido, mas ainda não os soldei para testar.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« Responder #3 em: 13 de Abril de 2015, 15:01 »
Boas,

Estou a desenvolver um projecto com um ATTiny167, como necessito usar a UART não vou poder
contar com o oscilador interno nem com ressonators externos, tem mesmo que ser um crystal.

O meu problema é que não estou a encontrar um crystal  mais pequeno do que 7mm, por isso se
alguém tiver conhecimento de um crystal de 16Mhz que seja o mais pequeno possível agradeço
desde já a vossa ajuda.

Abraços,
PA


Mas vais trabalhar a 1Mbit ?

Os osciladores internos de agora ja fazem bem USART a 115k sem problemas !

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« Responder #4 em: 13 de Abril de 2015, 15:32 »
e sendo pequeno suponho que estejas a usar componentes SMD, o que tenho usado na pcb mesmo aqui a minha frente tem 3mm*2.5mm e e' este 732-TX325-16F09Z-AC3

StarRider

  • Visitante
Re: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« Responder #5 em: 13 de Abril de 2015, 16:02 »
Boas,

Pois, o ideal era mesmo usar o oscilador interno, mas não estou muito confiante, tenho tido alguns
problemas durante os testes, mas o maior problema é mesmo estar a efectuar a calibração em cada
unidade pois vão ser logo para começar 250 unidades.

Alem disso com os 16Mhz ficava com mais folga na execução do código que tem 2 timers críticos que
são fundamentais para que a coisa funcione como anunciado.

Um oscilador externo era uma óptima solução em termos de espaço e simplicidade,  mas tem alguns
inconveniente, nomeadamente o custo e o consumo.

Entretanto encontrei na Mouser um crystal em SMD com 5mm e abaixo dos 0,50 euros que já dá
para montar no espaço disponível ... vou agora dar uma vista de olhos no sugerido pelo metro_ .

Só por curiosidade, algum de vocês usa/usou um AVR com o oscilador interno e comunicações UART?
Eu nas minhas experiências não estou a ter sucesso (mas ainda não recorri à calibração com um
osciloscópio).

Abraços,
PA

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« Responder #6 em: 13 de Abril de 2015, 16:30 »
Nunca usei AVR com o oscilador interno para UART, não sei como se porta, mas como refere o jm_araujo era uma questão de ver se com calibração e os desvios por tensão/temperatura estaria dentro dos teus requisitos. Já usei para outros protocolos série que não são UART; tenho um BMS inacabado que usa um protocolo série em que a trama começa com "timming bits" que sincronizam os tempos no emissor e no receptor, mas se tens timmings criticos para além da UART se calhar é melhor ir com cristal/ressonador e dormir descansado à noite.

Já usei UART com ressonador, e tive problemas com alguns ressonadores. Isto já foi há uns bons anos e não investiguei o assunto, mas com alguns ressonadores o AVR (especificamente um ATinty26) esporadicamente acordava do reset com uma frequência fora da spec, o que estragava logo a comunicação na UART.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« Responder #7 em: 13 de Abril de 2015, 16:41 »
O crystal que te indiquei para as unidades que queres fica também abaixo dos 0.5E.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: Crystal de 16Mhz tiny, tiny , tiny
« Responder #8 em: 13 de Abril de 2015, 16:48 »
UART com AVR em oscilador interno é uma aventura, pois a frequência deste micro tem tendência a variar imenso de acordo com a tensão de alimentação.
Já tive casos que alimentando o micro a 5V, de vez em quando lá aparecia um caratere errado, isto quando nem iniciava a comunicação ou dava tudo errado, baixando um pouco a tensão lá conseguia ter melhores resultados, por isso UART sem cristal é para esquecer.

Existem ressonadores cerâmicos que costumam funcionar muito bem como neste caso:

Ref: http://www.digikey.pt/product-search/en?x=0&y=0&KeyWords=490-1198-1-nd

obs: nano... duemilanove com shield H, autor @XicoMDB
« Última modificação: 13 de Abril de 2015, 17:00 por dropes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]