collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: [Tutorial] Faz a tua própria PCB  (Lida 202484 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #315 em: 19 de Maio de 2014, 19:09 »
O verniz é de esmalte de acrilico.

Em anexo uma foto da pcb.

Offline Alfredo Garcia

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 437
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #316 em: 19 de Maio de 2014, 19:53 »
Não estas a utilizar um fluxo ou solda nova?
PDI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #317 em: 19 de Maio de 2014, 20:23 »
Isso dá ideia de ser residuos de fluxo.
Avr fanboy

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #318 em: 19 de Maio de 2014, 20:48 »
A solda é 0.8 da velleman.

Depois lavei com uma escova de dentes velha e muito alcool. Ela estava a brilhar. Só soldei o fusivel mais tarde, mas nessa altura já estava assim.

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #319 em: 19 de Maio de 2014, 22:47 »
Estava aqui a olhar para as minhas PCB e reparei que estão a ficar manchadas e escuras.  Sempre tive cuidado no final, em lavar as pcbs com álcool e  escova rija e depois secar dava-lhe com o verniz.

Está ultima até brilhavava ,e agora está escura, cheia de manchas e levou verniz. E só tem +/- 2 meses

Alguma dica para a nova pcb não acontecer o mesmo?
O alcool etilico mancha o cobre, usa diluente que é o melhor! (eu uso aquele diluente do lidl pra limpezas, mas qq sintetico serve) metes o diluente num recipiente com 3 ou 4 mm de altura, e mergulhas as pcbs e com o pincel (n precisa de ser mto rijo) lavas a pcb pra tirares o verniz e limpar a gordura, depois soldas com fluxo e tal e no final, limpas os fluxos com o diluente a pincel e depois sim, metes um spray de verniz na placa pra evitar oxidaçao do cobre.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #320 em: 20 de Maio de 2014, 00:09 »
Parece-me que o fluxo não saiu bem e o álcool piorou a situação.
Nunca usei qualquer tipo de álcool, sempre diluente celuloso (o sintético é para ser diluído em tintas acrílicas e fica meio oleoso).
Só se deve ter atenção não passar o diluente por alguns plásticos, resistências e condensadores eletrolíticos.

Há produtos apropriados para limpar PCBs, mas pela diferença de preços não me atrevo.

obs: o layout ficou porreiro ;)

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #321 em: 20 de Maio de 2014, 18:01 »
Lavei a placa com diluente para tirar o verniz, depois bem lavainha usei desoxidante e ficou a brilhar, depois lavei com diluente novamente e com escova rija para tirar o resto de desoxidante, e no final lavei passei com álcool isoproprilico, secou e dei-lhe 2x verniz e o resultado está a vista.

A ver se desta vez, se mantém assim.
http://cl.ly/image/3r0V1m0k3d1c

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #322 em: 20 de Maio de 2014, 21:32 »
Já tem outro aspecto :)
Agora que colocaste aqui uma foto com maior resolução dei conta de 8 possíveis curtos, posso estar errado mas era bom confirmares com lupa/multímetro.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #323 em: 20 de Maio de 2014, 21:52 »
A placa está a trabalhar, quando a fiz, tive o cuidado de ver se não havia nada em curto circuito.
E apesar de ter lavado hoje já estive a programar.
Os fios  são dos transformadores estão encostados, as pistas, mas nao fazem curto circuito.

Só é pena ter-me enganado nos desenho da usb, e só dei conta quando tinha tudo soldado,  que obrigou a fazer aquela borrada.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #324 em: 21 de Maio de 2014, 16:25 »
Não me referia aos fios esmaltados mas sim entre pistas, e se dizes funcionar fico calado.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #325 em: 15 de Julho de 2014, 22:09 »
Queria saber como preparam as placas?

Isto porque fazia assim. guardanapo com alcool, limpava, depois lixa fina, outro guardanapo com alcool Etilico e no final diluente e circuito e ferro engomar para cima. Cheguei a fazer algumas placas assim.

Agora com o dry film a musica é outra, em circuito pequeninos 5x5 fiz sem problemas agora no 10x15  faz foram 3 dry films para o lixo, e usei ferro engomar para ajudar.
Deixo 3 minutos  depois revelo em soda caustica, depois coloco novamente na uv +/- 5 minutos e depois há partes que saem facilmente.

Alguma ideia do que se possa passar?

Offline andlig

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 153

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #327 em: 11 de Outubro de 2014, 23:33 »
Bom noite,

Venho partilhar aqui mais uma experiência.
O meu usbasp e outra pcb estão a voltar a ficar com o mesmo aspecto, escuro e manchado, e não tem 6 meses, desconfio do verniz ser esmalte acrílico que não resulta.

Para voltar a por as minhas pcbs brilhantes e novinhas, lavei com diluente para remover o verniz antigo, depois peguei na pedra de limpeza ou pedra branca com uma escova de dentes velha passei na placa toda bem esfregada ficou quase nova, mas faltava um pouco de brilho, peguei na pasta de dentes branqueadora,  mais umas valentes esfregas depois passei por agua e ficou nova.

Tenho de comprar plastik70 quando tiver oportunidade e $$.


O dry film com a laminadora tornou-se mais fácil, e no entanto passei a lavar as pcbs com palha de aço macia para não riscar e  o sabão da casa de banho, secar com rolo de papel. Quanto a parte da revelação usando soda caustica não está a correr muito bem, 15g por 1 litro agua. O circuito fica visível e os restos dry film saem, mas fica ali uma camada transparente que demora mais tempo a sair.





Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #328 em: 12 de Outubro de 2014, 09:16 »
Bom noite,

Venho partilhar aqui mais uma experiência.
O meu usbasp e outra pcb estão a voltar a ficar com o mesmo aspecto, escuro e manchado, e não tem 6 meses, desconfio do verniz ser esmalte acrílico que não resulta.

Para voltar a por as minhas pcbs brilhantes e novinhas, lavei com diluente para remover o verniz antigo, depois peguei na pedra de limpeza ou pedra branca com uma escova de dentes velha passei na placa toda bem esfregada ficou quase nova, mas faltava um pouco de brilho, peguei na pasta de dentes branqueadora,  mais umas valentes esfregas depois passei por agua e ficou nova.

Tenho de comprar plastik70 quando tiver oportunidade e $$.


O dry film com a laminadora tornou-se mais fácil, e no entanto passei a lavar as pcbs com palha de aço macia para não riscar e  o sabão da casa de banho, secar com rolo de papel. Quanto a parte da revelação usando soda caustica não está a correr muito bem, 15g por 1 litro agua. O circuito fica visível e os restos dry film saem, mas fica ali uma camada transparente que demora mais tempo a sair.
Plastik 70 é a melhor coisa, por apenas 7€, comprar é logo de uma vez...vale bem a pena
« Última modificação: 12 de Outubro de 2014, 09:18 por Nunito »

Offline nunosilvarocha

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 337
Re: [Tutorial] Faz a tua própria PCB
« Responder #329 em: 08 de Agosto de 2015, 23:03 »
Quero tentar começar a fazer as minhas próprias PCB's e tenho algumas dúvidas:

Pelo que li neste tópico uns usam luz negra, luzes de mosquiteiro de talho, lâmpadas fluorescentes normais.
Quais as lâmpadas mais indicadas? Para já não quero avançar com LED.

Onde compram as vossas PCB's? Lojas em portugal? Online? Ebay?

Que método usam para cortar as vossas PCB's?