collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Hoje às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[Ontem às 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Lusorobótica Motor Board  (Lida 84235 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #15 em: 04 de Fevereiro de 2009, 13:02 »
Os diodos "rápidos" são diodos que comutam muito rápido. Imagina que o transistor que está dentro da ponte comuta a cerca de 200 ns. Se o díodo que está associado a ele demorar mais tempo, quando o díodo para por exemplo de conduzir o transistor pode já ter comutado outra vez por exemplo. Eu sei que isto não está assim muito bem explicado.

O IN4148 pelas datasheets diz que tem um Trr = 5ns o que é bastante bom por isso deve funcionar.
O problema está mesmo com a currente:
 - Average rectified Current = 150mA
 - Non-repetitive Peak Forward Current = 450mA
 - Peak Forward Surge Current(1uS) = 2.0A

O que parece estar um bocadinho abaixo da currente que vai circular por eles, por isso para já convém fazer os testes sem carga.

Os diodos são colocados como está na página 9 e 2 desta datasheet http://www.datasheetcatalog.org/datasheet/texasinstruments/l293.pdf


Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #16 em: 04 de Fevereiro de 2009, 13:17 »
A informação do SN que tinha era da sparkfun e eles dizem que já tem, vamos esperar pela resposta oficial para saber afinal como é.

Quanto a diodos, convem que aguentem muito mais, para dar uma margem...

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #17 em: 04 de Fevereiro de 2009, 13:33 »
Aqui está uma lista de diodos que pelas caracteristicas estão bons. Alias, coloquei também alguns que suportam 5 A para o caso de se poder vir a colocar na placa uma opção para utilizar um só motor ligado as duas saidas.

http://pt.farnell.com/jsp/search/browse.jsp;jsessionid=R5JUBVSHUWEZCCQLCIQJLTQ?N=500007+1002592+365256+391255+391273+391259+391300+394426+342620+342631+394424+342666+342679+342608+342630+207508&Ntk=gensearch_001&Ntt=semiconductors+vishay&Ntx=&_requestid=593201

Offline jagsilva

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 125
    • jagsilva
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #18 em: 04 de Fevereiro de 2009, 13:39 »
euros... vamos fazer uma board igual as que existem no mercado por mais dinheiro??

Claro que a experiência pode ser boa...


Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #19 em: 04 de Fevereiro de 2009, 13:44 »
É verdade que até pode ficar mais caro, mas o objectivo não é fazer uma igual à que há no mercado, mas sim uma que tipo AIO que vá de encontro aos que os utilizadores do forum querem e claro, como falas-te, a experiência.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #21 em: 04 de Fevereiro de 2009, 14:53 »
Acho que antes de mais devíamos fazer uma pesquisa e juntar tudo o que existe do genero, para ter ideias, saber o que existe e a que preços, para ver se vale a pena e o que é bom meter com as ideias de uns e de outros...

O que acham?

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #22 em: 04 de Fevereiro de 2009, 15:42 »
Parece que já toda a gente está de acordo com a construção de uma Board e não shield, por isso TigPT quando puderes altera no primeiro post sff.

É necessário agora definir o que vamos colocar na placa e como vai ser feita a alimentação.
Vamos usar uma alimentação para alimentar tudo? É que se escolhermos esta opção é necessário fazer a conversão da tensão para alimentar o arduino. Ou vamos usar a alimentação só para os motores?
 
É necessário escolher que tipo de conectores vamos utilizar.
Vão ser necessários conectores para o motor, alimentação, e ligação arduino<->placa.

Alguns exemplos de conectores:

Offline ricardo-reis

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.338
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #23 em: 04 de Fevereiro de 2009, 15:44 »
eu penso k com baterias diferentes. pelo menos é assim que tou a pensar em aplicar no meu 'projecto'.. alimentação pró motor distinta da do arduino.. só pk pra mim é mais simples, n pk ache k seja mais eficaz ou que tenha alguma lógica no mesmo aparelho ter dois tipos de alimentação diferentes..

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #24 em: 04 de Fevereiro de 2009, 15:46 »
Acho que antes de mais devíamos fazer uma pesquisa e juntar tudo o que existe do genero, para ter ideias, saber o que existe e a que preços, para ver se vale a pena e o que é bom meter com as ideias de uns e de outros...

O que acham?

Eu acho boa ideia.

As minhas ideias:
Led de indicação.
Botão On/Off.

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #25 em: 04 de Fevereiro de 2009, 15:55 »
através de um jumper podia-se optar por usar uma bateria ou duas..   eu pessoalmente gosto de um bateria para tudo, depois basta regular a voltagem consoante as necessidades

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #26 em: 04 de Fevereiro de 2009, 16:00 »
guibot dizias uma ou duas como assim? Um jumper para dizer se vamos alimentar tudo ou só vamos alimentar os motores? ou estas a dizer colocar duas baterias em paralelo?

Tu que já trabalhas-te com reguladores de tensão, por exemplo para obter 5V na saída normalmente qual é o intrevalo de tensão que se pode ter na entrada?

Offline guibot

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 651
    • Guibot
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #27 em: 04 de Fevereiro de 2009, 16:32 »
Citar
Um jumper para dizer se vamos alimentar tudo ou só vamos alimentar os motores?

isso mesmo  :)

em relação aos reguladores de voltagem, o 7805 precisa de pelo menos mais 2 volts para fazer uma boa regulação, temos como opção o 2937 que necessita apenas de mais .5v para fazer uma boa regulação.. por isso julgo que o 2937 é mais apropriado

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #28 em: 04 de Fevereiro de 2009, 17:16 »
2 baterias e um pouco exagerado....tal como o guibot disse um 2937 para alimentar o arduino é um boa opçao...

um robo por vezes, quanto menos peso melhor.....e só 1 bateria chega bem :)

Offline TigPT

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 5.372
    • Tiago Rodrigues
Re:Lusorobótica Motor Shield / Board
« Responder #29 em: 04 de Fevereiro de 2009, 17:48 »
Eu acho que podemos utilizar alimentação TTL (lógica) apartir dos 5V regulados do arduno, qualquer microcontrolador que utilizemos terá que ter os 5V estáveis, logo porque repetir mais um regulador? Aproveitamos Esses 5V do micro e colocamos na placa apenas uma ficha 5V-GND que ligamos ao controlador.

Assim só utilizamos a tensão de alimentação dos motores que tanto pode ser uma segunda bateria, ou o Vin do Arduino caso só queiramos utilizar uma bateria.

O que dizem? Assim temos resumidamente, 5V e GND em ficha, Vin para motores e GND em ficha, que tanto pode ser de uma segunda bateria como da principal, e as saídas dos motores.

Concordo com um led a dizer se a tensão dos motores se encontra ligada, e um led que indica o sentido de rotação, on quando motor está num sentido, off quando está no outro. Fica lá o sitio, quem quiser liga o Led para saber, quem não quiser deixa no ar que não faz mal nenhum.

O que dizem?