collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.  (Lida 78696 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Boas tardes a todos.

Sou novo aqui no forum, e increvi-me aqui tal como disse na minha apresentação que necessito muito da vossa ajuda para contrução de uma máquina que ajude a minha filha a fazer fisioterapia.

Como ninguém me conhece vou fazer uma breve descrição do que se passa com a minha filha e do que eu pretendo. Pois bem a minha filha a qual não vou divulgar aqui aqui o nome devido a razões obvias, sofre de uma doença rara chamada de Artrogripose Múltlipa Congénita, como muitos não saberão o que é... é basicamente uma mal formação do feto ainda na gestação.... avançando... não tem nenhum problema a nivel de cabeça, aliás é uma menina bastante inteligente até, mas infelizmente tem alguns problemas a nível motor, ela não consegue dobrar os cotovelos nem levantar os braços (além de outras dificuldades como dobrar os joelhos mas com muita fisioterapia que já fez desde o 2º dia de vida e após algumas intervenções cirurgicas para correção ela consegue andar sem grandes problemas) os braços esses sim estão a precisar de muita fisioterapia pois estão muito "atrazados" em relação ao que deveriam de estar... de frisar que o único tratamento para esta doença é a fisioterapia a terapia ocupacional hidroterapia etc etc e todas as melhoras que ela conseguir são gratificantes pois não regridem... de salientar também que existe um sitio no mundo onde ela poderia ir e onde seria possivel uma boa recuperação, esse local é em cuba onde ela faria cerca de 8horas diarias de fisioterapia 7 dias por semana em ciclos de 28 dias... mas infelizmente cada ciclo desses custa cerca de 10000€ mais viagens e estadia e infelizmente não consigo suportar esse valor (nem imaginar o quanto imponente e frustado me sinto em como pai de não puder ajudar mais a minha filha... maldito dinheiro...) bem adiante o que pretendo na verdade era construir uma máquina com uma espécie de braços que encaixariam nos braços da minha filha e fizessem movimentos para cima e para baixo simulando uma fisioterapeuta de salientar que a máquina teria de ter alguma afinações como a altura que levantam pois mesmo sendo nós a levantar o braço da minha filha ele não levanta todo para cima num angulo de 90º graus portanto teria de ter ai uma afinação para por exemplo todas as semanas aumentar 1cm o levantamento e consequentemente os graus que o braço levanta, teria também de ter afinação na velocidade com que feria esse movimento... pois bem quero ainda dizer que não percebo nada de nada de como construir isto... sou um completo nerd e vosses todos são um recurso para mim para puder ajudar a minha filha... portanto se alguém me quizer e puder ajudar peço desde já paciencia e que me expliquem tudo tudo desde como se faz até como se monta passando por onde se compra.... agora por fim pergunto...

Alguém de disposto a ajudar-me???

Desde já agradeço do fundo do coração a todos os que me quizerem ajudar seja com ideias seja com simples pensamento seja com horas perdidas na forma de execução de como fazer... o meu muito obrigado.


Tópico editado para colocação dos links da "base" do projecto: ---» http://grabcad.com/library/requested-wilmington-robotic-exoskeleton-wrex

Ficheiros em vários formatos:

http://www.multiupload.nl/JC03DZCZU0
« Última modificação: 01 de Fevereiro de 2013, 15:37 por DCautosport »

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #1 em: 09 de Dezembro de 2012, 18:57 »
 DCautosport,
Desde já agradeço-te a oportunidade que me dás para exprimir as minhas  ideias e/ou ajudar-te num projeto para um fim tão delicado.
Necessito de perguntar-te o seguinte, para poder(mos) compreender algumas limitações inerentes ao equipamento que pretendes fazer:
Qual é a idade da tua filha?
Pergunto-te isto, porque se for uma criança que já possa sentar-se numa cadeira, o equipamento poderia ser, por exemplo, os braços de uma cadeira articulados e que se movimentassem eletricamente  com regulação de altura, em que a tua filha apoiaria os braços sobre estas plataformas móveis

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #2 em: 09 de Dezembro de 2012, 19:45 »
Desde já agradeço a resposta rapida de entreajuda... e peço desculpa por não incluir alguns dados tão importantes como esse... mas esplicar tudo em meia duzia de linhas num tópico torna-se um pouco complicado... respondendo as questões... a minha filha tem 6 anos, e como tal sim pode sentar-se sem problemas... e ainda bem que fizes-te esse reparo, pois ainda ficou outra espesificação por dizer... convém ter um apoio na zona da coluna (costas) porque com nao levanta os braços tem a tendencia de se chegar com o pescoço ligeiramente para tráz impulsionando rapidamente para a frente de forma a que os braços mexão (levantem) por forma desse impulso... se é que me entendem... por isso sim essa ideia da cadeira com braços pareçe-me bem... ou algo do genero de ficar em pé com as costas "apertadas" a algo liso...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #3 em: 09 de Dezembro de 2012, 19:52 »
Em nome pessoal e em nome da equipe G7, nós queremo-nos disponibilizar toda a ajuda possivel para o desenvolvimento de uma estrutura que possa ir ao encontro do pretendido e que ajude numa recuperaçao rápida da sua filha.

Numa pesquisa no google, demos de conta dum exosqueleto que foi feito também para uma criança, com um problema também a nivel de braços e umas empresas desenharam e desenvolveram um exosqueleto que pode ser feito em impressoras 3D que podia ser aproveitado como base da estrutura da sua filha, ja que foi projectado para uma criança também, e ergonomicamente optimizado e que podia ser alterado e modificado de modo a podermos acrescentar uns motores/servos e sistemas de engrenagens permitindo depois com a electrónica de comando, controlar os movimentos segundo variaçoes regulaveis de modo a conseguir terapia aos braços da sua filha.

http://www.stratasys.com/Resources/Case-Studies/Medical-FDM-Technology-Case-Studies/Nemours.aspx

Se a empresa nos pudesse fornecer os ficheiros da estrutura, ou nos ajudasse na configuraçao ou mesmo o envio de uma ou duas estrutura para podermos fazermos nós a adaptaçoes era super interessante! Nem que seja preciso fazermos uma vaquinha e pagarmos por todos o envio do exosqueleto!

Talvez o primeiro passo, era o sr, o pai da criança enviar um mail a eles para ver se é possivel alguma ajuda da parte deles!..

« Última modificação: 09 de Dezembro de 2012, 20:08 por Hugu »

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #4 em: 09 de Dezembro de 2012, 20:23 »
Boa tarde sr hugu... de facto conheço esse esqueleto... e infelizmente essa criança também sofre exactamente da mesma doença da minha filha (Artrogripose) sim sem dúvida que também seria uma excelente opção... e desde já agredeço uma vez mais todo o apoio que estou a receber de todos vós... até a nível monetário, o facto de se disponiblizarem demonstra de facto o qual sensiveis e amigos são... mas apesar de todas as dificuldades eu pago o for preciso (que possa claro) para ajudar a minha filha.... e se acham que poderia escrever uma mail ao fabricante farei isso mesmo ainda hoje.. pedindo qual seria a possiblidade de facultar o projecto. Embora esse esqueleto 3d parece-me a mim que tal como vos disse sou um nerd seja mesmo para uso diário para facultar a vida da criança... mas analisando bem a coisa... ela sem o colete e esqueleto não movimenta os braços tal como a minha fiha, e com o isso posto movimenta bastante bem até... isso de facto também pode ser uma espeçie de fisioterapia feita por os esforço da própria criança...

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #5 em: 09 de Dezembro de 2012, 21:51 »
Foi um pesquisa rapida, e nem me apercebi que era a mesma doença, e como o exosqueleto parece funcionar como resistencia aomovimento devido ao uso dos elasticos, até pensei que era o oposto ao que pretendia, por isso pensava que seria mais um exosqueleto para obrigar a criança a desenvolver os musculos para ganhar massa muscular e não o que pretendia para a sua filha. Mas se funcionar, então devia/deviamos contactar a tal empresa! Se não quiserem enviar o exosqueleto, então que nos facultem os ficheiros que nós temos por cá empresas portuguesas que podem fazer a impressao das peças!

Se quiser ajuda no mail, ou no inglês, nós podemos redigir um mail para o caro enviar em nome pessoal (se for o pai da criança, deve cativar mais a solidariedade da empresa que for uma pseu-empresa que pode estar apenas a inventar... mas podemos depois reforçar o pedido de ajuda e envirmos  também nós um mail!).

e não me trate por sr  ;)

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #6 em: 09 de Dezembro de 2012, 23:04 »
Boas noites, vamos lá todos aqui fazer um brainstrom para te ajudar-mos o melhor possivel.

Mal li isto, o que me saltou logo á ideia foi usar motores de passo acoplados a uma estrutura feita com extrusões de aluminio, assim ficas com um sistema ajustavel em que podes inclusivé ir aumentando o tamanho de cada parte movel para se adaptar perfeitamente ao corpo da tua filha, o maior problema será modelar uma estrutura anatómica para as costas, porque não queremos de todo criar problemas de coluna/postura á tua filha, pois isso seria andar para trás.

Tambem já tinha visto esse exo-esqueleto da Stratasys, não diria só pedir ficheiros de design, eu iria um passo mais longe e perguntaria se eles não estariam dispostos a fabricar-te um esqueleto desses, a um preço mais reduzido, visto que pagar a impressão de todas essas peças será uma pequena fortuna.
Avr fanboy

Offline velhogordo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 41
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #7 em: 10 de Dezembro de 2012, 00:20 »
boas

claro que a minha cnc estará aos vosso dispor.

abraço

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #8 em: 10 de Dezembro de 2012, 00:32 »
Outra possibilidade é começar por contactar esse tal Whitney Sample e perguntar se ele podia fabricar esse exo e em quanto ficaria. O artigo menciona que

(...) Whitney Sample has developed and 3D printed custom WREX devices for 15 of his smallest patients.

(...) Tariq Rahman, Ph.D, head of pediatric engineering and research, and Whitney Sample, research designer, both from Nemours/Alfred I. duPont Hospital for Children in Wilmington, Delaware.

O site do hospital é este, teria que ser contactado o hospital para chegar ao Sr. Sample: http://www.nemours.org/

Portanto este senhor já fabricou muitos exos destes. Para mais, é um exo que teve acompanhamento de pessoal médico especializado. Se acabares por fabricar alguma máquina, penso que deves ter um médico da especialidade para acompanhar o desenvolvimento ou pelo menos opinar acerca da máquina.

Os 2 senhores acima aplicaram uma patente de um "Orthosis device", de acordo com http://www.nemours.org/content/dam/nemours/www/filebox/research/activepatentlist.pdf . Não consegui perceber se se trata do mesmo dispositivo, se é uma versão mais primitiva ou algo que não tem nada a ver. Lá menciona que essa patente foi licenciada a uma empresa: Licensed to JAECO Orthopedics, Inc., Hot Springs, Arkansas . É outra possibilidade a contactar para saber se eles fabricariam o dispositivo e por quanto.
Embora não possa ser explorado comercialmente, as patentes são públicas e qualquer pessoa tem acesso a elas. Aqui está a tal: http://www.google.com/patents/US20030023195

Agora... isto parece-me ser diferente de fisioterapia. Este exo ajuda a pessoa a movimentar-se, removendo-lhe peso, e isso não sei se é um treino para a pessoa, pois ela não está realmente a fazer grande esforço. Talvez seja se se for aumentando o nível de dificuldade, por ajuste dos elásticos, não sei avaliar isso (notem que este exo é totalmente passivo, não há motores nem maquinaria hidraulica).

Offline elfo106

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 120
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #9 em: 10 de Dezembro de 2012, 00:49 »
Agora... isto parece-me ser diferente de fisioterapia. Este exo ajuda a pessoa a movimentar-se, removendo-lhe peso, e isso não sei se é um treino para a pessoa, pois ela não está realmente a fazer grande esforço. Talvez seja se se for aumentando o nível de dificuldade, por ajuste dos elásticos, não sei avaliar isso (notem que este exo é totalmente passivo, não há motores nem maquinaria hidraulica).

Pois, isso fez-me confusão. Pretende-se um dispositivo que faça os movimentos sem que a criança faça esforço, para a exercitar e ganhar elasticidade (não sei até que ponto seria ela capaz de recriar esses movimentos assim que fosse retirada a ajuda) ou alguma coisa que apenas a ajude minimizando o esforço necessário?

Tenho ainda mais algumas dúvidas, mas vamos por partes: se alguém lhe pegar nos braços e os levantar, os braços levantam normalmente ou os músculos por estarem de certa forma atrofiados acabam por impedir ou criar resistência ao movimento?

Disse também que ela só levanta os braços até cerca de 90º. Se ela tiver ajuda para os levantar mais um pouquinho, isso provoca-lhe dores ou desconforto?

Os médicos explicaram-lhe a diferença entre a terapia cubana e as outras? Só para percebermos o que fazem eles melhor, para percebermos melhor como podemos ajudar a sua filha.
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 01:09 por elfo106 »

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #10 em: 10 de Dezembro de 2012, 02:10 »
Obrigado a todos os que tão prontamente se estão a dispor ajudar, portanto vou tentar responder a todas as vossas perguntas na espectativa de vos demostrar o melhor possivel... portanto é assim as diferenças dessas fisiterapias realizadas em cuba na clinica ciren para a realizada em portugal tem apenas uma diferença... é o facto de ser fisiterapia intensiva, ou seja lá a recuperação e feita de tal modo que são 8 horas diarias a exercitar o corpo nas demais variadas formas... cá infelizmente não temos ninguém que forneça esse serviço de fisio intensiva por excelentes profissionais que tenhamos não é possivel estar uma fisioterapeuta 8 horas seguidas com a mesma pessoa, fazendo-lhe tratamento... e mesmo lá só se torna possivel devido a ser uma coisa privada... cá recentemente foi criada uma especie de sucursal da clinica ciren em guimaraes, onde trabalham de forma parecida, mas apenas fazendo 7 horas diarias e ao invés dos 7 dias semanais passam a ser 6 dias semanais e ao sabado apenas manhã continuando a ser os 28 dias, apenas referem que as situações mais complicadas continuam a enviar para cuba mas como referi no primeiro tópico são custos que infelizmente não consigo suportar... só a comissão de estudo que demora uma semana onde estudam o casso e desemvolvem um plano de trabalho são 4 mil euros fassam ou não fassam a fisio depois... e claro que em cima deste valor depois tem o preço dessas sessões de 28 dias que são um valor exorbitante que não esta ao alcançe de qualquer pai nem de qualquer pessoa sequer... aqui em portugal a minha filha embora fassa fisioterapia todos os dias é apenas 45 minutos diarios, uns días é fisioterapia outros é terapia ocupacional, outos é hidroterapia mas é apenas 45 minutos diarios... eu posso de facto ter mais uma hora ou duas contratrando uma fisio particular que fosse a casa por exemplo... mas isso custaria-me 20€ a hora mesmo a 5 dias apenas mais uma hora são 100€ ao fim do mês são 400€... pra quem ganha a volta de 500€ como eu custa... e ainda por cima a minha esposa apenas pode trabalhar em part-time de manha pois á tarde lá esta é necessario ir buscar a minha filha a escola e leva-la a fisio isto diariamente só em combustivel... e mesmo assim estaria longe das 8horas diarias feitas em outros lados..  bem não me queixo da vida nem é essa a intenção deste tópico...  portanto acho que a diferença estre um lado (portugal) e outro (Cuba) é mesmo essa... a organização do trabalho... facto de lá ser intensiva e cá não...  Esse esqueleto pareçe-me uma boa ideia mesmo sem ser pelo facto de lhe fazer a dita fisioterapia pode de facto facilitar-lhe muito a vida em tarefas basicas como o comer que não consegue, temos de ser nós a dar-lhe pois os braços não têm elevação suficiente para levar a comida a boca, como o ir a casa de banho e limpar-se... etc etc podia fazer um testamento aqui... portanto de facto esse esqueleto é algo que poderia facilitar-lhe muito a vida para as tarefas basicas do dia a dia... e quanto ao facto de de poder existir um outro aparelho semelhante com motores mas que lhe fassa fisio tanto melhor... ai estaria completo... se esse esqueleto tem assim tantas patentes duvido que enviem alguma coisa sequer... mas não custa tentar... e fazerem a fabricação dele duvido também, mas mesmo que o fizessem a baixo custo o mais certo seria ter de lá ir para fazerem tudo a medida do corpo dela... Srº Hugu já que ofereçeu ajuda até na escrita do email agradeço mais uma vez e aceito de facto essa ajuda pois traduzir no google tradutor nem sempre fica percebivél... se poder elaborar o texto então eu envio... agora dizendo a todos se acharem necessário poderei até fazer um video da minha filha com a maneira com ela tem os braços se isso vos facilitar...

Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #11 em: 10 de Dezembro de 2012, 02:37 »
Citar
Pois, isso fez-me confusão. Pretende-se um dispositivo que faça os movimentos sem que a criança faça esforço, para a exercitar e ganhar elasticidade (não sei até que ponto seria ela capaz de recriar esses movimentos assim que fosse retirada a ajuda) ou alguma coisa que apenas a ajude minimizando o esforço necessário?

Tenho ainda mais algumas dúvidas, mas vamos por partes: se alguém lhe pegar nos braços e os levantar, os braços levantam normalmente ou os músculos por estarem de certa forma atrofiados acabam por impedir ou criar resistência ao movimento?

Disse também que ela só levanta os braços até cerca de 90º. Se ela tiver ajuda para os levantar mais um pouquinho, isso provoca-lhe dores ou desconforto?

Os médicos explicaram-lhe a diferença entre a terapia cubana e as outras? Só para percebermos o que fazem eles melhor, para percebermos melhor como podemos ajudar a sua filha.
[/quote]

Quando nasceu mao mexia nada alias nasceu com as ancas para cima encostando os pés a cabeça e os braços totalmente esticados para baixo entre as pernas... (tipica possição fetal) devido a fisio que fez desde logo foram e conseguindo que os musculos fossem cedendo um bocadinho de cada vez no entando hoje em dia se formos nós a levantar os braços levantam até ao nível da cabeça sem resistencia faltanto apenas poucos graus para a normalidade... os cotovelos esse a coisa é mais complicada era totalmente rigidos e hoje se formos nós a dobrar apenas dobra cerca de 30ºgraus, portanto deduzo que se for fazendo fisio e aumentando o nível de esforço e graus de contração irá melhorar progressivamente... quanto ao facto de sentir dor ou desconforto nos braços não sente até ao nível da cabeça nem dor nem desconforto... embora se forçar demasiado para tráz sinta algum desconforto sim tanto que a fisiterapeuta dela quando é para esforçar diz-lhe para quando começar a doer ela contar até dez em voz alta, de forma que eu entendo que será ali uns 10 segundos de esforço deixa vir o braço a baixo e volta a ir a cima mais 10 segundos de esforço e assim sucessivamente (este é apenas um dos exercicios que a fisioterapeuta lhe faz entre muitos outros)... em relação aos cotovelos não vão além dos 30ºgraus de flexão e até ai não lhe custa nada de nada... se forçar não vai mais mas não lhe causa dor nem desconforto... a articulação está demasiado rigida e atrifiada... só mesmo com muita fisio e forçando os graus lentamente... as diferenças tal como disse no post anterior devem-se ao facto de lá ser sessões de 8 horas diárias de esforço intensivo das articulações e dos musculos e cá apenas ser de 45 minutos diários...
« Última modificação: 10 de Dezembro de 2012, 02:42 por DCautosport »

Offline caxuda

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 194
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #12 em: 10 de Dezembro de 2012, 03:07 »
Dá gosto ver a tua dedicação e empenho para com a tua filha. Não tenho duvidas que és um paizão.

Infelizmente nesta matéria não posso ajudar tanto quanto gostava, pouco mais sei que a maioria dos mortais, mas estou disponível se precisarem de alguma coisa mais comum.

Vou manter-me atento ao tópico.



Offline DCautosport

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 81
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #13 em: 10 de Dezembro de 2012, 03:13 »
Dá gosto ver a tua dedicação e empenho para com a tua filha. Não tenho duvidas que és um paizão.

Infelizmente nesta matéria não posso ajudar tanto quanto gostava, pouco mais sei que a maioria dos mortais, mas estou disponível se precisarem de alguma coisa mais comum.

Vou manter-me atento ao tópico.

Obrigado... e acredita que já ajudas.... as vezes um palavra de reconforto e batante agradavél de ouvir...

Offline jorge_rc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 521
Re: Ajuda para contruir uma "máquina" de fisioterapia para a minha filha.
« Responder #14 em: 10 de Dezembro de 2012, 09:14 »
Não tenho conhecimento suficientes para ajudar em algo específico, mas se for preciso alguma ajuda em contactos com empresas ou algo mais geral, estou cá para ajudar no que puder!

Já agora, se não te importares de dizer, são de que zona? com sorte até alguem daqui é daí de perto e pode dar uma mão na parte estrutural ou assim!

Um abraço