collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: BeagleBone Black vs Raspberry Pi  (Lida 12715 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« em: 20 de Dezembro de 2014, 23:55 »
Boas pessoal, estou interessado em iniciar-me numa nova plataforma e estou indeciso entre a BeagleBone Black e o Raspberry Pi (B+).

Já tenho algumas bases de programação (C/C++) e a razão para comprar uma destas boards é aumentar ainda mais esse conhecimento e gostava também de aprender um pouco mais sobre Linux. Usei um pouco (CentOS) nas aulas de programação, mas apenas para compilar e executar os programas feitos. Tenho também alguma experiencia com ARM (ando a programar o Tiva C da TI, com TivaWare) e também de sistemas digitais e microprocessadores (cadeiras do primeiro ano). Gostava também de aprender outras linguagens, como por exemplo o Python.

Já andei a ver comparativos e a BeagleBone parece-me ligeiramente melhor em tudo menos na gráfica. O que penso que não me interessará pois não penso converter nenhuma destas boards num media center. A comunidade é sem dúvida maior no Raspberry Pi. O preço não será grande problema, pois após comprar o cartão de memória para o RPi, os preços ficarão equivalentes.

Venho aqui por isso pedir a vossa opinião sobre qual destas boards será melhor.

Cumprimentos,
Miguel Antunes
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2014, 11:50 por MAntunes »

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pie
« Responder #1 em: 21 de Dezembro de 2014, 01:51 »
Acabaste por não indicar o o mais importante que é saber o que pretendes fazer:) se é para ligar um ecrã e ter aplicações gráficas então rpi se é  mais para afirmação /controlo  então beaglebone, mas sinceramente acho que seja qual for a que optares não vais notar diferença. A verdade é que para tirares o melhor partido e qualquer uma das duas é necessário muito conhecimento sobre ambas.

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pie
« Responder #2 em: 21 de Dezembro de 2014, 02:18 »
Tens razão, peço desculpa!
Não sei o que queres dizer com aplicações gráficas, mas sim, seria mais para a segunda opção.
Obrigado!
« Última modificação: 21 de Dezembro de 2014, 02:23 por MAntunes »

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pie
« Responder #3 em: 21 de Dezembro de 2014, 10:13 »
e é Raspberry Pi "3.14" e nao pie "tarte"

alem das caracteristicas referidas, ha o preço...o RPI B custa à volta dos 38€ entqo que o BBB custa cerca de quase o dobro...

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #4 em: 21 de Dezembro de 2014, 12:00 »
Claro Hugu, mas tendo em conta que teria que comprar um cartão de memória para o RPi a diferença de preços atenua-se um pouco.
Em termos de programação há alguma linguagem necessária ou posso por enquanto usar o C/C++ e mais tarde aprender outras?
Não gostei muito da biblioteca Python da Adafuit, parece-me demasiado simples e dá pouca liberdade..

A parte da tarte já está corrigida :)

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #5 em: 21 de Dezembro de 2014, 18:08 »
Claro Hugu, mas tendo em conta que teria que comprar um cartão de memória para o RPi a diferença de preços atenua-se um pouco.
Em termos de programação há alguma linguagem necessária ou posso por enquanto usar o C/C++ e mais tarde aprender outras?
Não gostei muito da biblioteca Python da Adafuit, parece-me demasiado simples e dá pouca liberdade..

A parte da tarte já está corrigida :)

Se é simples é boa!

O que queria dizer com aplicações gráficas, é aplicações que requerem um LCD para interface ou algo do género.

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #6 em: 21 de Dezembro de 2014, 18:32 »
Sim, já percebi :)

Com simples quis dizer como o Arduino. Depois de começar com o Tiva Ware e de aprender mais sobre microcontroladores: GPIO, Timers, Interrupts, etc, sinto que o Arduino dá pouca liberdade.

Tenho que pesquisar mais sobre o assunto.
Cumps!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #7 em: 21 de Dezembro de 2014, 19:09 »
Usa C com o Arduino e tambem tens tudo e mais alguma coisa á disposição.
Usar RPi's e BBB's para piscar leds e servos em 90% dos casos é overkill 9000.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #8 em: 22 de Dezembro de 2014, 00:31 »
Usa C com o Arduino e tambem tens tudo e mais alguma coisa á disposição.

Isso é o que parece que alguns se esquecem - o arduino é um atmega e pode ser programado com tanta liberdade como outro MCU (já agora senso, ha tipo bibliotecas da AVR como o Tivaware?)

Ou se quiseres te manter na texas instruments usa o MSP430 (16 bits em vez de 8bits como os atmegas mais usados nos arduinos).

Se queres algo assim mais pequeno e barato que um ARM-M4 mas ainda assim queres te manter com os ARM tens ARM-M0 noutras marcas tipo ST.


Quanto ao BBB vs RPI o RPI li que é melhor a fazer cenas multimédia como já foi referido. O BBB parece ter mais perifericos para controlo.
Outra coisa é ,corrijam-me se estou errado, o RPI não sabes exatamente o processador certo?
No BBB podes saber tudo sobre o processador, é um ferramenta mais proxima de uma empresa (é da texas instruments +-) e tipo assim já aprendes a usar um processador mais provavel a ser usado num produto/por uma empresa. Isto foi alguns argumentos que pessoal já me deu antes noutro forum, claro que para brincadeiras provavelmente o RPI é melhor, maior comunidade e tal e estás a aprender em linux na mesma se quiseres se não me engano
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #9 em: 22 de Dezembro de 2014, 00:59 »
Claro que sabes qual é o processador da RPi, é um Soc da Broadcom, com RAM por cima do die do SoC, dai estarem algo limitados no que toca a mudanças de RAM, implica mudar muita coisa ao nivel do wirebonding antes de o chip em si levar o epoxy preto que nós tão bem conheços.
A RPi tem muito mais capacidades do que aquelas que estão á disposição dos utilizadores, porque a Broadcom não fala para ninguem sem NDA's e encomendas de milhões de chips, dai não existir datasheets detalhadas, vai contra as politicas da empresa, por isso é que o driver gráfico é um blob binário, a RPi tem o que se pode chamar de uma gráfica dual core, o interface DSI(usado pela camera) é extremamente interessante, só que mais uma vez, blob binário, não o podes usar como quiseres, e como esses dois componentes tens muito mais coisas, a RPi assim como o Sitara da TI que tem dois PRU's, tambem tem dois cores estilo micro-controlador, mas não existe datasheet nem compilador para isso na rua(penso eu, porque já apanhei pessoal a falar disso em fóruns).

A TI é muito mais aberta nesse aspecto e tens acesso a todas as datasheets, empresas assim abertas e que apelam um bocado ao lado hobby é a Freescale que disponibiliza inclusive designs de referência para os iMX(usados no Olimexino) e imagens linux de vários sabores pré-configuradas para teres um sistema a correr out of the box.

O que o PRU permite é acesso directo á memória, e por exemplo controlar uma duzia de strings de leds estilo WS2812 a ler dados de um array que é preenchido no lado do OS em C, python, seja o que for, porque o PRU é um core 32 bits a correr a 200Mhz com acesso directo a IO, memória(DMA's eheh), e mais umas coisas, permite deixar o Cortex A8 a descansar por assim dizer.

A ideia de programar bare-bones é precisamente deixar de parte bibliotecas supérfluas, mas existe muita coisa, desde da própria Atmel que te disponibiliza a ASF(mais forte para os ATxmega e os SAM que propriamente os atmega e attiny), depois tens bibliotecas como a Procyon AVRlib, que dá para abstrair muita coisa, mas eu sou um bocado troglodita e acho uma parvoíce fazer 10 chamadas de funções para meter um pino como saída e mudar-lhe o estado.

Mas eu não percebo nada dessas coisas, nunca usei nada de RPi's, BBB's e afins, a nivel de ARM's Cortex tenho andado a brincar com os PSoC e acho-os bastante interessantes, para mim ponto positivo é ter um IDE que é instalar e usar, nada de andar 15 dias de volta de toolchains, para mim micros são uma ferramenta, compilar compiladores são guerras que prefiro passar ao lado.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #10 em: 22 de Dezembro de 2014, 01:11 »
Senso experimenta os ARM da ST, vê o STM32CubeMX.
 Aquilo permite-te fazer graficamente todas as inicializações e a parte melhor é que te faz logo o projecto com tudo certinho. Assim não tens problemas com as toolchains.
Eu para o que vou dar uso obrigam-me a usar a antiga biblioteca que não tem isso :(

Aquilo do STM32Cube é novito demais para tipo empresas logo preferem a antiga biblioteca mt mais testada. Mas experimenta se queres entrar em ARM. A placa discovery F0 custa uns 9 euros no máximo e vem com placa de pontos extra.

Tenho um videozito a demostrar mas tirei porque tinha erros de escrita e ainda não me dei ao trabalho de editar. Se quiseres ver.



Obrigado pelo info extra, não sabia. Era mais isso da maior informação do processador do BBB que me estava a referir
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #11 em: 22 de Dezembro de 2014, 01:15 »
Dev-boards não me faltam em casa, tenho uma discovery com o STM32F4 que já usei qualquer coisa, os PSoC são arm, no caso do que tenho é um M0 com uns extras, tenho lá 3 MSP430, fora pcb's que eu fiz com micros.

ARM não me parece ser o be all end all, é mais um core no meio de tantos, até hoje os AVR's têm servido.

Sim, eu já conheço esse code generator, mas eu não gosto muito dessas coisas, muita coisa feita por trás de cortinas, prefiro entender o que se está a passar, continuo a não gostar de ARM's por usarem quantidades estupidas de RAM para um blinky, 400-500 bytes de ram para piscar um led?
Mesmo depois de andar de volta de heaps e stacks, é desperdicio demais.
Avr fanboy

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #12 em: 22 de Dezembro de 2014, 01:20 »
Mas faz como eu. Mete os configs vazios. A ideia é so configurar o toolchain (coisa mais chata) e deixa o código vazio.


Isso é de terem tanta RAM, o pessoal costuma cagar em optimizações comparado com quem faz as cenas para os 8/16bits mais pequenos.

Gosto de ARM pelos periféricos, não é tanto pelo core. Quando se quer coisas simples ya, exagero completo. Já agora deixa ver ca o tamanho do programa e ram usada do blinky aqui do meu ST.
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline LuísR.A.

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.224
    • Clube de Robotica
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #13 em: 22 de Dezembro de 2014, 01:25 »
Bem, aqui está:

  1 650 bytes of readonly  code memory
     38 bytes of readonly  data memory
  1 040 bytes of readwrite data memory


Sabes o que é tambem neste caso? A biblioteca usa várias structs para configurar tudo logo usa bue memoria.
Este programa pisca um LED de 1 em 1 segundo.
Tem o system tick a fazer um interrupt a cada milisegundo e uma função delay.
Tem tambem todos o busses configurados

Isto realmente faz bue código e gasta bue RAM.
Se fizer no MSP430 só em registos nem se compara :p
Tiva MCU é que é.

Tutoriais Tiva+codigos exemplo:
https://sites.google.com/site/luiselectronicprojects/

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: BeagleBone Black vs Raspberry Pi
« Responder #14 em: 22 de Dezembro de 2014, 01:54 »
Blinky com delays no atmega é 380 ou 390 bytes de flash e 0 bytes de ram, ligeiras diferenças, com um timer, são 500 bytes se tanto e 1 ou 2 bytes de ram.

Tecnicamente se são coisas só usadas uma vez o compilador acaba por optimizar isso tudo, essa ram vem do uso de heap e stack, reduz os dois para 128 bytes e vais ver o uso de memória alocada(não é utilizada, é alocada, porque o compilador reporta como RAM usada aquela que é alocada em declarações globais e pouco mais, sei que variáveis locais(não static) não são contabilizadas porque o compilador não sabe quantas vezes vais chamar a função(por exemplo recursividades de afins)).

Acho que usei parêntesis a mais.
Avr fanboy