collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: A sociedade!  (Lida 40408 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: A sociedade!
« Responder #15 em: 14 de Abril de 2015, 11:39 »
Tendo eu um CET de Robótica.
Aqui à uns tempos atrás fui a uma entrevista e disseram-me na empresa que preferem os técnicos do que engenheiros.
Para o lado dos técnicos é bom e claro para a empresa se escolher um bom técnico.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: A sociedade!
« Responder #16 em: 14 de Abril de 2015, 11:56 »
Tendo eu um CET de Robótica.
Aqui à uns tempos atrás fui a uma entrevista e disseram-me na empresa que preferem os técnicos do que engenheiros.
Para o lado dos técnicos é bom e claro para a empresa se escolher um bom técnico.

Mas isso também porque é mais fácil pagar salário mínimo sem aumentos ao longo dos anos a um técnico do que a um engenheiro sem que ele saia à primeira oportunidade, que para um engenheiro é potencialmente mais fácil de encontrar pela abrangência da formação.

StarRider

  • Visitante
Re: A sociedade!
« Responder #17 em: 14 de Abril de 2015, 13:20 »
Boas,

As conversas são como as  sardinhas, atrás de uma vem sempre outra, por isso por vezes é
difícil manter o foco num determinado assunto, vai daí este debate já enveredou por diversos
campos.

Sou dos primeiros a criticar o ESTÚPIDO EXCESSO dos títulos profissionais que se faz em
Portugal. Nesse aspecto concordo com o senso, e quem tem contactos com profissionais
foram de Portugal sabe bem que infelizmente somos GOZADOS por isso mesmo, e
literalmente todo o mundo tem conhecimento desse fetiche dos "doutores" portugueses.

Um grau académico é um titulo profissional, NÃO TEM NADA que ser usado quando a
interacção está somente no nível social ... é uma estupidez alguém cumprimentar outra
pessoa num café (por exemplo) e fazer esse cumprimento dizendo: "Como está Snr. Eng."
... só em Portugal é que isso acontece.

Faço questão DE NÃO usar qualquer titulo académico quando me dirijo a outras pessoas
na esfera social ... nem sequer em eventos sócio/profissionais.

Abraços,
PA
« Última modificação: 15 de Abril de 2015, 00:26 por StarRider »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: A sociedade!
« Responder #18 em: 14 de Abril de 2015, 14:54 »
Parece-me que isto começou com mal entendidos, mas também posso aproveitar para fazer uma ronda pelos assuntos em cima da mesa.

Eu do "estado" da população jovem face à (e não vou dizer "ensino") vontade de aprender e trabalhar (no sentido geral da palavra) só vejo o que passa pelo fórum, e se for uma amostra representativa, é bastante bera. Eu não sou tanto da opinião de é preciso só "trabalho", acho que há tempo para diversão, e acho ainda que diversão e umas saídas à noite até é essencial; por mais vontade que tenham de ir mexer nas vossas engenhocas, não se deixem isolar das pessoas. Agora quem fizer vida disso e trabalho zero, tá f*dido; embora isso também seja reversível, voltando mais tarde ao estudo e trabalho (mais trabalho do que seria necessário se fosse feito à 1ª). Às vezes temos mesmo que bater com os costados no chão para entender e passar a dar valor a certas coisas, é simplesmente como são as coisas.

Também sou da opinião geral de que não há problema nenhum com o emprego caixa de supermercado. Só acho que aqui nesta comunidade ninguém iria achar o trabalho lá muito interessante, pelo menos não mais interessante do que trabalhar em robótica, e certamente que não paga mais. Também é preciso ter um certo perfil para ser caixa, coisa que um "geek" normalmente não tem. Nunca fui caixa mas já trabalhei "nas obras" para terceiros quando era mais novo, mais propriamente a colocar tectos falsos; foi fixe até porque pude comprar a minha 1ª guitarra e ainda tinha guito pa sair à noite sem ter que andar cravar aos meus pais (que queria sempre saber "para que é que é"), e a experiência de trabalho foi boa (excepto quando estive 2 dias a cortar placas de fibra de vidro sem qualquer protecção pessoal e numa zona aberta, quando chegava a casa tomava 3 banhos seguidos e ainda sentia comichões no corpo). Porque tenho tanto orgulho nesse trabalho como em qualquer outro, ele está e sempre esteve mencionado no meu CV.
Um bom técnico em algumas áreas pode ganhar mais do que um engenheiro. São profissões diferentes, e requerem também gostos diferentes por parte de quem faz o trabalho. Cada um deve ir atrás daquilo que gosta mais de fazer.

Quanto aos títulos... ridículo (especialmente quando tens que pagar anualmente por alguns deles). Resultado de muita arrogância e ignorância. Espero que essa mentalidade seja varrida rapida- e definitivamente da nossa sociedade, pois é corrosiva e destrutiva.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: A sociedade!
« Responder #19 em: 14 de Abril de 2015, 15:15 »
Eu devo ser a pessoa mais burra deste fórum, tenho apenas o 9º ano e com muito orgulho.

Gosto deste fórum no que respeita ao seu propósito, electrónica e robótica, aprecio o que os membros fazem e sinto alguma inveja não saber fazer certas coisas, se estiver mesmo interessado até sou capaz de me empenhar sobre o assunto, mas não há nada como criar projectos novos :)

Desculpem o off-topic da sociedade... sim, também sei que muita coisa está mal e não sou cego, mas não é por isso que deixo de estar desempregado ou me sentir pior. Já tive 6 empregos e sinceramente estou cansado disso, não de trabalhar mas de criticar constantemente o que está mal.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: A sociedade!
« Responder #20 em: 14 de Abril de 2015, 18:01 »
Eu devo ser a pessoa mais burra deste fórum, tenho apenas o 9º ano e com muito orgulho.
Deixa lá, eu tenho o 12º Curso EFA(novas oportunidades), e agora um CET - Robótica, Automação e Controlo Industrial.
Pode haver pessoal que fica a pensar que "...ai aquele andou nas novas oportunidades, não deve saber fazer nada..."
Para mim isso não me afecta.
Já aprendi muita coisa por mim próprio que me deixa orgulhoso de saber fazer.
Sei fazer de tudo um pouco, até cozinhar sei...

StarRider

  • Visitante
Re: A sociedade!
« Responder #21 em: 14 de Abril de 2015, 18:10 »
Eu devo ser a pessoa mais burra deste fórum, tenho apenas o 9º ano e com muito orgulho.
Deixa lá, eu tenho o 12º Curso EFA(novas oportunidades), e agora um CET - Robótica, Automação e Controlo Industrial.
Pode haver pessoal que fica a pensar que "...ai aquele andou nas novas oportunidades, não deve saber fazer nada..."
Para mim isso não me afecta.
Já aprendi muita coisa por mim próprio que me deixa orgulhoso de saber fazer.
Sei fazer de tudo um pouco, até cozinhar sei...


Boas,

Estás a tirar um CTeSP?
Só por curiosidade, onde é que estás a tirar esse CET ?

Abraços,
PA
« Última modificação: 14 de Abril de 2015, 18:17 por StarRider »

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: A sociedade!
« Responder #22 em: 14 de Abril de 2015, 19:08 »
Ora eu sou novo (24 anos) e tenho uma história de vida engraçada..

Tenho um pai patrão, que aos meus 10 anos de idade obrigava-me a lavar carros aos fins de semana (ao domingo abria-me as cortinas do quarto as 7h da manha), e nas férias grandes quando queria ir jogar bola tinha que no minimo cumprir 3 a 4h de "trabalho" na empresa (Serralharia Civil), isto na altura, era uma seca verdade seja dita...era puto, queria era brincar e andar de bicicleta..
Queria ir a algum lado "e só ouvia, Domingo?, Domingo vais medir uma obra comigo"... E lá ia eu...

Depois de alguns anos consecutivos nestas andanças, cheguei ao 10º ano e começei a aperceber-me que tinha ideias das coisas um pouco diferentes dos outros, enquanto uns queriam era ir gastar dinheiro para festas etc, eu queria era fazer algo útil...
Até que cheguei ao meu 12º e trabalhei nas finanças como estagiário e fiz um programa em VB6 (sim vb6 :p) para dar entradas da correspondência no departamento do concelho.

Após isto entrei para a faculdade, e começei a notar ainda mais, que sabia coisas que todos os meus colegas achavam espectacular e que para mim era banal, porque o meu pai me tinha feito trabalhar desde cedo. (como por exemplo cortar uma acrilico com uma serra, pensavam que era preciso uma "Maquina especial")

No meu 3º ano de licenciatura estive envolvido na abertura num centro de robotica da universidade porque tive ambiçao para recolher pessoas e ser eu a dar formação.
Entretanto abri uma loja de Bijuteria para a minha namorada ter dinheiro para fazer faculdade, sim porque se as pessoas querem algo não esperem que caia do céu...

Entrei para o 1o ano de Mestrado, consegui uma bolsa da FCT, fiquei a leccionar aulas de manha a CET's, estava com o grupo de robotica, tirava o mestrado às segundas, quartas e sextas a noite, e às terças e quintas estava a tirar um Curso de Solidworks (que nao tinha nada a ver com o curso Engenharia Informatica).
E ainda aos sábados fazia bijuteria porque aos domingos tinha feira.

Com isto consegui fazer uma CNC minimamente boa (com a ajuda do velhogordo, obrigado!), e começei a fazer frames (obrigado pela ajuda Senso) para quadcopters, que começaram a ser revendidas na Suiça.

Entretanto acabei o Mestrado e ainda a dar aulas fui chamado para vir trabalhar para a Vodafone, mas mesmo assim nao deixei o que andava a fazer, com o meu esforço, comprei uma Impressora 3D, e tenho neste momento trabalho das 9h~20h na Vodafone, chego a casa e trato de encomendas, desenho grande parte delas, e corto na CNC ou faço na 3D.
Aos fins de semana continuo com a bijuteria.

Com isto, a mural da história que quero chegar é que, com uma coisa que eu nao gostava nada quando era puto, que o meu pai me "obrigava" a ir com ele nem que fosse para estar a ouvir conversas com clientes, fez de mim uma pessoa com ambição e que nunca diz "nao consigo".

Embora esteja formado em Engenharia Informatica tenho o meu emprego e tenho na mesma Serralharia Civil em casa, onde ajudo os meus pais, trabalho com bijuterias aos fins de semana, e tenho a parte de CNC/3D que faço de Hobby mas que me ajuda nas contas de casa, e nao tenho vergonha de fazer Bijuterias...

E perguntam voces, "e tens vida"? Claro que tenho, saio no minimo 1x a 2x por semana nem que seja para ir ao Cinema ou comer a algum lado com amigos ou com a namorada.

Se tenho uma vida dificil e durmo 5h por dia, sim tenho, mas se nao fizer isso agora, vou fazer quando? Quando tiver 60 anos?..

O que quero dizer com isto, é que quanto mais voces forem exigentes com voces mesmos, daqui a uns anos isso torna-se um hábito e voces nem dão conta do trabalho que estão a fazer..

My 5 cents.. ;)
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: A sociedade!
« Responder #23 em: 14 de Abril de 2015, 19:16 »
Ok, também tirei o 12º pelo RVCC em 18 meses, mas aquilo foi mais para ser considerado a escolaridade obrigatória e porque muitas empresas pedem o 12º. A última formação foi no ISQ de "Electrónica e Automação Industrial", desaconselho.

Até posso ter uma escolaridade baixa mas tenho visto coisas aqui que me surpreendem, desde erros ortográficos graves, abreviações à maluca, frases sem sentido e dúvidas que são pura preguiça... é por isso que prefiro dizer ter o 9º ano do que ser engº e só dizer disparates.

Bolas @zordlyon, não era preciso dares a tua história de vida, para isso teríamos de abrir novo tópico hehehe
Ainda programo em VB6, fazem-se coisas engraçadas :)

Offline zordlyon

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.768
Re: A sociedade!
« Responder #24 em: 14 de Abril de 2015, 19:31 »
Bolas @zordlyon, não era preciso dares a tua história de vida, para isso teríamos de abrir novo tópico hehehe
Ainda programo em VB6, fazem-se coisas engraçadas :)

Sorry :P
Cumprimentos,
André Carvalho.

Offline Nunito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 923
Re: A sociedade!
« Responder #25 em: 14 de Abril de 2015, 19:37 »
Boas,

Estás a tirar um CTeSP?
Só por curiosidade, onde é que estás a tirar esse CET ?

Abraços,
PA
Um CET, não percebi o CTeSP!
Já o acabei com sucesso no CFPIC.

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: A sociedade!
« Responder #26 em: 14 de Abril de 2015, 20:03 »
Agora entendo porque raramente aqui venho....
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: A sociedade!
« Responder #27 em: 14 de Abril de 2015, 20:32 »
Ao contraire..
É pura e dura.

Zordlyon:
Essas coisas, e por causa da fineza, podes meter no CV como High School of Hard Knocks.
Avr fanboy

Offline Dave

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 368
    • "O Engenhocas"
Re: A sociedade!
« Responder #28 em: 14 de Abril de 2015, 20:40 »
A minha participação neste tópico é uma mostra do meu descontentamento...

Tu deves ser daqueles que não vai votar por não gostar dos candidatos, em vez de se fazer deslocar à urna mostrando o seu descontentamento, votando em branco, ficas no café a falar de futebol.
Só votas se queres! Mas então não vale a pena, fora do acto, andar a dizer mal dos candidatos porque nada fizeste para a melhoria!

Fazes-me lembrar aqueles carros velhos, que fazem muito barulho mas andam pouco!



Espero que esta minha resposta eufémica possa responder ás tuas questões e que possas avaliar as respostas dos demais membros...


Obrigado, boa noite.
David Martins
Eng. Electrotécnica e de Computadores, UBI

Offline samc

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 442
Re: A sociedade!
« Responder #29 em: 14 de Abril de 2015, 20:41 »
Embora o assunto tenha fugido à questão inicial, tornou se um tópico interessante e gostaria de acrescentar algumas coisas.
Quando falam dos caixas de supermercados, compreendo que seja o clichê do emprego mal remunerado (ao lado do empregado do MacDonalds) no entanto, salvo algumas excepções, é um emprego "excelente" para muitas pessoas.
Nunca trabalhei num supermercado, mas a minha esposa foi caixa de supermercado antes de ir para a universidade e só deixou o emprego porque teve de ir estudar para outra cidade. O trabalho embora seja repetitivo e pouco desafiador e um emprego relativamente soft a nível físico, a interação social que existe tipicamente nos lojistas ocorre a um nível mínimo (trabalhar numa loja e atender o público diretamente é muito stressante) e por fim têm as regalias de se trabalhar para uma "grande empresa" - direitos respeitados e ordenados pagos a tempo e horas. Não se tem um ordenado muito alto como é óbvio mas com alguns subsídios e prêmios ainda conseguem receber cerca de 700 euros mensais.
Agora comparem com um anúncio que cheguei a ver quando andava à procura de emprego para um eng. ou técnico com 2 anos de experiência a fazer a manutenção de servidores Linux (depois tinham mais uma série de requisitos como conhecimento de diversas linguagens de programação e de bases de dados, etc) com um ordenado LÍQUIDO de 750 euros
Sei que um dos trabalhos não é desafiante a nível intelectual, no entanto, não acho que uma pessoa seja pouco inteligente se optar por trabalhar num hipermercado onde ganha mais no final do mês, não tem grandes responsabilidades em apresentar trabalho feito e com prazos ou a obrigação de fazer horas extra (sem serem pagas). A pessoa faz o seu turno e ainda tem muito tempo para se dedicar ao seu hobby que pode ser desafiador a nível intelectual.

Antes que venham criticar o que disse, também estou consciente que isto não é assim tão linear. Embora a minha esposa tenha tido uma boa experiência nos supermercados, não quer dizer que seja regra geral. Compreendo também que na situação atual das empresas, seja difícil faturar o suficiente para pagar um ordenado maior a um técnico mais especializado.
Mas caso a pessoa não se importe com o burburinho social que se faz em redor dos empregos menos especializados (que normalmente são feitos pelos familiares como os pais que acreditavam que era como no tempo deles em que uma educação superior significava automaticamente um emprego de destaque)  talvez tenha tomado uma decisão muito sensata ao optar por não se deixar explorar em empregos e estágios precários a exercer a atividade para a qual estudou.