collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: FabLab Cincork Santa Maria da Feira  (Lida 7331 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
FabLab Cincork Santa Maria da Feira
« em: 29 de Janeiro de 2016, 23:00 »
Achei por bem partilhar aqui este fablab que abriu no final do ano passado em Santa Maria da Feira:

http://www.fablab.cincork.com

Para mim o ponto diferenciador e mais importante de salientar é a presença de um centro de maquinação CNC para metais...
Digam lá que não abre o apetite

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: FabLab Cincork Santa Maria da Feira
« Responder #1 em: 29 de Janeiro de 2016, 23:18 »
Achei por bem partilhar aqui este fablab que abriu no final do ano passado em Santa Maria da Feira:

Estas zonas de "Santa Maria da Feira", "Sao J. da Madeira", "Oliveira de Azemeis", etc.. ja mereciam mais dinamica deste tipo, dado o seu historial na area da industria...

As grandes empresas dessa area deviam contribuir e ajudar espacos como estes a crescer.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: FabLab Cincork Santa Maria da Feira
« Responder #2 em: 29 de Janeiro de 2016, 23:29 »
Eh pá agora agora fiquei magoado (claro que não lol), e então Vale de Cambra? É só o berço da indústria metalomecânica...

Sem dúvida que partilho da tua opinião, até agora era-me difícil perceber como não existia um espaço destes na "zona" em minha opinião é também uma mais valia para os grandes centros de formação (CENFIM, Centro tecnológico do calçado e CINCork) permitindo uma maior abertura à comunidade e o continuar da evolução dos formandos.
A abertura deste fablab é para mim um passo importante quer pela inexistência de outro nas proximidades quer pela "maquinaria" disponível, com este centro de maquinações podemos levar o nosso projecto a uma "qualidade" industrial, ou até mesmo Prototipar uma futura produção em massa com ferramentas próximas das que serão usadas na produção futura

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.481
Re: FabLab Cincork Santa Maria da Feira
« Responder #3 em: 29 de Janeiro de 2016, 23:59 »
Eh pá agora agora fiquei magoado (claro que não lol), e então Vale de Cambra? É só o berço da indústria metalomecânica...

Poix.. eu tambem conheco VLC :)
Nada contra, tenho la amigos... mas penso que e' uma cidade que sofre um pouco das consequencias do "isolamento interior" apesar de estar a poucos minutos das outras cidades referidas :/

Fazia bem em todas as cidades fablabs :) Mas se calhar sendo tu de VLC, poderas entender / explicar melhor a nivel de cultura e aspectos sociologicos VS ter espacos desta natureza.

O q quero dizer 'e que, temo que em VLC, nao houvesse pessoas / populacao suficiente com interesse em sustentar e usar um espaco deste, para elas, comunidade e empresas... e se for esse o caso, entao fico mais contente por esses espacos aparecerem em SMF / SJM / OAZ

Nao sei... conta-nos tu :)

Offline ivitro

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 451
Re: FabLab Cincork Santa Maria da Feira
« Responder #4 em: 30 de Janeiro de 2016, 09:27 »
 Não sabia que tinha isto aqui à porta.

Sabem dizer se os consumíveis são pagos à parte?

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: FabLab Cincork Santa Maria da Feira
« Responder #5 em: 30 de Janeiro de 2016, 09:37 »
Provavelmente sim, é uma questão de explorar o site, ainda só vi no telemóvel e o site não funciona devidamente no meu telemóvel

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: FabLab Cincork Santa Maria da Feira
« Responder #6 em: 30 de Janeiro de 2016, 17:01 »


Eh pá agora agora fiquei magoado (claro que não lol), e então Vale de Cambra? É só o berço da indústria metalomecânica...

Poix.. eu tambem conheco VLC :)
Nada contra, tenho la amigos... mas penso que e' uma cidade que sofre um pouco das consequencias do "isolamento interior" apesar de estar a poucos minutos das outras cidades referidas :/

Fazia bem em todas as cidades fablabs :) Mas se calhar sendo tu de VLC, poderas entender / explicar melhor a nivel de cultura e aspectos sociologicos VS ter espacos desta natureza.

O q quero dizer 'e que, temo que em VLC, nao houvesse pessoas / populacao suficiente com interesse em sustentar e usar um espaco deste, para elas, comunidade e empresas... e se for esse o caso, entao fico mais contente por esses espacos aparecerem em SMF / SJM / OAZ

Nao sei... conta-nos tu :)

O problema de Vale de Cambra nunca foi o isolamento, penso que pelo contrário beneficiou no início da "revolução industrial" do facto de ser o interface com o mundo rural. A esmagadora maioria dos portugueses não faz ideia que por exemplo o queijo limiano é de Vale de Cambra e não de Ponte de Lima,
Foram empresários valecambrenses que o criaram e era produzido inicialmente com queijo proveniente de Ponte de Lima que era recolhido pelas camionetas da empresa com recurso a bilhas de chapa produzidas em empresas como a ARSOPI que hoje produz a maiores estruturas metalomecânicas alguma vez construídas em Portugal, para plataformas petrolíferas e centrais nucleares.

Quanto à questão de um FabLab em Vale de Cambra, sem dúvida que era uma mais valia, mas também concordo que a nível "humano" poderia não funcionar, não conheço pessoal suficiente com vontade/capacidade para gerir e dinamizar um espaço destes...

P.S.: Já pensei em criar um espaço do género mas orientado para a electrónica, aproveitando um espaço já existente E com algum equipamento que actualmente está praticamente sem uso...
Mas não me considero capaz de dinamizar esse espaço sozinho...

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: FabLab Cincork Santa Maria da Feira
« Responder #7 em: 30 de Janeiro de 2016, 18:15 »
Não era só dessa zona, eu moro 30km ao lado de Coimbra e durante muitos anos os meus pais venderam leite para Vale de Cambra, e o tanque era da Arsopi, sinceramente pensei de ser uma empresa virada para estas coisas e que já tivesse fechado portas, ainda me lembro de ir até Vale de Cambra buscar os cheques ao fim do mês com o meu pai.

Offtopic AF.
Avr fanboy