collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Drivers Arduino UNO!  (Lida 4921 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Drivers Arduino UNO!
« em: 08 de Dezembro de 2017, 14:45 »
Boas a todos!

Tenho um Arduino Uno já com alguns anos e ontem tentei por-lo a funcionar mas tive dificuldades  :o :o com a instalação das drivers do mesmo.

Já tentei desinstalar e reinstalar umas quantas vezes as drivers do mesmo! E sempre que tento reinstalar não consigo ter o Arduino de forma funcional na COM6 OU COM7!

Já vi vídeos na net para tentar resolver este problema mas mesmo assim persiste!  >:( >:(

Se alguém me conseguir ajudar eu agradeço!
Desde Já OBRIGADO  :) :)
Tiago Fernandes

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #1 em: 08 de Dezembro de 2017, 15:40 »
Dás detalhes insuficientes.
O Arduíno não funciona de todo, ou funciona mas não é na porta COM que queres?
Que IC bridge USB tem? É genuíno ou do chinês?
Que drivers instalaste?

Nem sequer referes se é Windows, Linux ou Mac, mas como falas em portas COM vou assumir Windows.

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #2 em: 08 de Dezembro de 2017, 19:06 »
Uns printscreen do device manager também ajudam, tem que se ver se o windows está a reconhecer ou não o device.
Nem tudo é o que parece.
Ontem tive uma serie de problemas estúpidos em por um Nano a trabalhar e no fim de tudo tinha simplesmente ligado um dos pinos de reset ao GND. :-(

Eu tenho um Uno que é um clone chinês que foi um bico de obra para por a trabalhar, os device drivers do windows não funcionam, o atual do fabricante também não, encontrei a resposta num video do youtube num canal brasileiro, basicamente tive que instalar o driver para o Vista no windows 10, e surpreendentemente funcionou. O chip USB deste uno é um Prolific, não o tenho aqui à mão mas se for este o caso dou mais detalhes.

Para já, printscreen do device manager...
Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #3 em: 08 de Dezembro de 2017, 21:50 »
Dás detalhes insuficientes.
O Arduíno não funciona de todo, ou funciona mas não é na porta COM que queres?
Que IC bridge USB tem? É genuíno ou do chinês?
Que drivers instalaste?

Nem sequer referes se é Windows, Linux ou Mac, mas como falas em portas COM vou assumir Windows.

Respondendo por ordem:
Peço desculpa pelos insuficientes detalhes mas é que ainda sou algo noob nisto, apesar que já consegui resolver problemas destes antes!

O Arduino não funciona mesmo, seja em que COM for era isso que queria dizer!

Isso do IC bridge é chinês para mim, já o Arduino não é chinês. É genuino.  ;D

Saquei do site do Arduino a versão 1.8.5 e vinha lá com uma pasta que dizia drivers!

Uns printscreen do device manager também ajudam, tem que se ver se o windows está a reconhecer ou não o device.
Nem tudo é o que parece.
Ontem tive uma serie de problemas estúpidos em por um Nano a trabalhar e no fim de tudo tinha simplesmente ligado um dos pinos de reset ao GND. :-(

Eu tenho um Uno que é um clone chinês que foi um bico de obra para por a trabalhar, os device drivers do windows não funcionam, o atual do fabricante também não, encontrei a resposta num video do youtube num canal brasileiro, basicamente tive que instalar o driver para o Vista no windows 10, e surpreendentemente funcionou. O chip USB deste uno é um Prolific, não o tenho aqui à mão mas se for este o caso dou mais detalhes.

Para já, printscreen do device manager...

Prints aí!  :) ;)
Tiago Fernandes

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #4 em: 08 de Dezembro de 2017, 21:52 »
Mais uma print! De como ficou depois do processo!
Tiago Fernandes

Offline vasco

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 444
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #5 em: 08 de Dezembro de 2017, 22:20 »
O IC bridge é o chip que está junto da porta usb. É esse o chip que o Windows vê e que se apresenta como uma porta serie (COM) para o windows.
Podes tirar uma foto que dê para ler ou reproduzir o que está lá escrito ?

Mas neste caso e como até dizes que é um Arduino Genuino desconfio que é mesmo asneira do windows, também não sei muito bem como resolver, o windows não é o meu forte, normalmente bato-lhe até que ele desiste e começa a funcionar.
Tentaria talvez no device manager a opção para desinstalar o driver, depois desligar o cabo e voltar a ligar, eventualmente fazer um reboot ao windows antes de voltar a ligar, mas acho que hj em dia isso já não faz muita diferença.

Poderás talvez, com o cabo desligado, re-instalar o Arduino IDE e só depois ligar o cabo.

De notar que existem Arduinos Genuínos, Arduinos Genuínos Piratas e Arduinos compatíveis.
Normalmente os Genuínos Piratas fazem o possível por serem exatamente iguais aos verdadeiros, havendo evidentemente diferenças na qualidade dos componentes e na montagem normalmente não exigem drivers diferentes do produto original.
É nos compatíveis que pode ter que se andar à pesca para encontrar a versão correta dos drivers.

Stupid men are often capable of things the clever wouldn't dare to contemplate.

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #6 em: 08 de Dezembro de 2017, 23:58 »
Vou tentar reproduzir "AIMEL Megasu 2" salvo erro!
Sim vou tentar fazer isto mais vezes, e ver se alguma dá!

Este penso ser mesmo oficial, pois comprei aqui na loja da LusoRobótica!
Tiago Fernandes

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #7 em: 09 de Dezembro de 2017, 00:04 »
Lol!
Tem de ser "ATMEL MEGA8U2"

Offline egito

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 227
  • Robótica <3
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #8 em: 09 de Dezembro de 2017, 00:14 »
Lol!
Tem de ser "ATMEL MEGA8U2"

Ou isso Lol!
Tiago Fernandes

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.943
  • NERD!
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #9 em: 09 de Dezembro de 2017, 00:26 »
O que encontro referente a esse erro com o Arduíno é antigo (drivers com assinatura inválida), e pouca coisa, pelo que não me parece que seja normal.

Tens a certeza que estás a instalar os drivers da versão mais recente do software do Arduíno, 1.8.5? Ou instalaste uma versão mais antiga ou uma que encontraste no disco da instalação anterior?

E já agora confirma que tens a data do PC certa, certificados ficam todos marados se mudas a data.

Offline dio123

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.032
Re: Drivers Arduino UNO!
« Responder #10 em: 09 de Dezembro de 2017, 10:46 »
por acaso nao me lembro se o windows vista tem instalacao drivers automaticos. mas se sim e desactivar desligar uac, e control de drivers por assinatura. depois e desistalar os drivers velhos e voltar a instalar tudo novamente. Assim que me lembre estes sao algumas ideias do que pode ser.