collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[27 de Março de 2024, 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor  (Lida 3281 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Estou a fazer uma placa que vai conter dois A4988, na entrada da tensão para os motores tem um condensador polarizado no esquemático de referencia mas não indica que tipo de condesandor. Estava a tentar usar condensadores SMD e os preços dos tantalum são mais baixos que os electrolíticos. Há algum problema em usa-los?

http://pt.mouser.com/Passive-Components/Capacitors/_/N-5g7r?P=1z0wrk9Z1z0x565&Ns=Pricing%7c0

Posso tambem estar a limitar a pesquisa a um valor de tensão e capacidade não tão comuns o que pode fazer com que sejam mais caros, há valores maiores para estes condensadores que sejam mais comuns?

Offline jmiguelff

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 204

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor
« Responder #2 em: 18 de Abril de 2014, 13:16 »
E no seguimento deste topico tenho uma questão:

Sei que existem varios tipos de condensadores: ceramicos, eletroliticos, polyester, tantalo, etc..
Qual é a diferença entre os varios tipos de condensadores?

Cumps!

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor
« Responder #3 em: 18 de Abril de 2014, 13:25 »
Que caros na Mouser....

Não sei se consegues ver este link.. mas aqui vai:

http://pt.rs-online.com/web/c/componentes-pasivos/condensadores/condensadores-de-aluminio/?applied-dimensions=4294266168,4294418017&esid=cl_4294967294,cl_4294665666,cl_4294872137,cl_4294872611,cl_4294872230,cl_4294419398&m=1&sort-by=P_breakPrice1&sort-order=asc&pn=1

Não há problema em usar tantalum mas esses condensadores estão todos mesmo muito caros...

wow realmente... Ves alguma razão para isso acontecer?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor
« Responder #4 em: 18 de Abril de 2014, 14:15 »
Electrolíticos SMD na Mouser sempre foram algo caros, nunca entendi bem porquê, mas á sempre produtos mais caros numas lojas e mais baratos noutras, mercado livre e tal.
Mas muitas vezes vai da pesquisa que se faz e do que se vai "deitando" fora, por vezes basta uma combinação estranha de voltagem e capacidade, uma loja pode ter barato por ter stock antigo que quer despachar, outra pode ter caro por ser um valor menos comum e não comprar em quantidades tão grandes.

Ui, as diferenças entre os vários tipos de condensadores dá para escrever um livro.

Cerâmicos são não polares, têm ESR interno tipicamente na casa do extremamente baixo, os MLCC(multi layer , os tipicos smd), são algo microfónicos, e dependendo do dieléctrico podem ter um de-rating da sua capacidade muito agressivo, do género, condensador 1uF de 16v, com 8v tens 0.5uF ou menos.

Os tantalos são polarizados, e têm mais leakage e menos ESR que um cerâmico, tipicamente usados á entrada/saida de LDO's que precisam de ver alguma resistência para serem estáveis, têm a vantagem de face a um ceramico para o mesmo package tipicamente terem mais capacidade.

Electrolíticos é capacidade com abundância, são usados para bulk, ou seja, não tens um cerâmico com 1000uF, um eletro com 1000uF é um mini condensador, têm boa capacidade de ripple e por isso são usados em fontes de alimentação e como "depósitos" locais de energia, também existem muitos com baixo ESR, são polarizados, e têm tempo de vida devido ao electrólito que têm dentro, não gostam nada de calor.

Poliéster, mica, mylar, PIO, e todas as outras coisas mais "exóticas" são usados onde precisas de valores muito precisos de capacidade, correntes de fuga reduzidas, que sejam lineares face a uma excitação AC, depende muito do que queres/precisas de fazer.

EDIT:

Metro, não sabendo que motores estás a usar, não se até que ponto os tântalos são a melhor opção, picos de corrente em tântalos pode levar a tantalos a voar/explodir.
« Última modificação: 18 de Abril de 2014, 14:24 por senso »
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor
« Responder #5 em: 18 de Abril de 2014, 14:45 »
São estes http://www.exp-tech.de/Servos-und-Motoren/Stepper-Motor-Bipolar-200-Steps-Rev-35x28mm-10V-500mA.html tenho ideia de o controlo ser feito a alguns khz ainda por isso é possivel que esss picos possam acontecer.

Acho que vou para os electrolítico, é pena não os encontrar na Mouser porque quase tudo o resto vem de la, vou tentar dividir o BOM entre a Mouser e a RS

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor
« Responder #6 em: 18 de Abril de 2014, 16:09 »
Acho que vou para os electrolítico, é pena não os encontrar na Mouser porque quase tudo o resto vem de la, vou tentar dividir o BOM entre a Mouser e a RS

eu vou fazer uma compra à rs e ja tenho garantido os 10% desconto...se quiseres aproveitar (n cobro comissao, apenas os portes de envio):
http://lusorobotica.com/index.php?topic=7239.0

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor
« Responder #7 em: 18 de Abril de 2014, 17:50 »
Metro, vai lá escolher uns condensadores electrolíticos , se me derem jeito encomendo dos mesmos para ver se saem ainda mais baratos.
Avr fanboy

Offline MAntunes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 75
Re: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor
« Responder #8 em: 18 de Abril de 2014, 17:57 »
Ui, as diferenças entre os vários tipos de condensadores dá para escrever um livro.

Cerâmicos são não polares, têm ESR interno tipicamente na casa do extremamente baixo, os MLCC(multi layer , os tipicos smd), são algo microfónicos, e dependendo do dieléctrico podem ter um de-rating da sua capacidade muito agressivo, do género, condensador 1uF de 16v, com 8v tens 0.5uF ou menos.

Os tantalos são polarizados, e têm mais leakage e menos ESR que um cerâmico, tipicamente usados á entrada/saida de LDO's que precisam de ver alguma resistência para serem estáveis, têm a vantagem de face a um ceramico para o mesmo package tipicamente terem mais capacidade.

Electrolíticos é capacidade com abundância, são usados para bulk, ou seja, não tens um cerâmico com 1000uF, um eletro com 1000uF é um mini condensador, têm boa capacidade de ripple e por isso são usados em fontes de alimentação e como "depósitos" locais de energia, também existem muitos com baixo ESR, são polarizados, e têm tempo de vida devido ao electrólito que têm dentro, não gostam nada de calor.

Poliéster, mica, mylar, PIO, e todas as outras coisas mais "exóticas" são usados onde precisas de valores muito precisos de capacidade, correntes de fuga reduzidas, que sejam lineares face a uma excitação AC, depende muito do que queres/precisas de fazer.


Obrigado pela ajuda Senso! :)

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.947
  • NERD!
Re: Condensador tantalum ou electrolítico - Alimentação de motor
« Responder #9 em: 18 de Abril de 2014, 20:02 »
Tou com o Senso, para esse fim o tântalo não são os mais recomendados. Os motores podem gerar picos que danifiquem os condensadores. Os de tântalo não toleram grandes abusos.

O seu preço é elevado porque o tântalo é extraído de um mineral de conflito, o Coltan, com minas no Congo e associado às suas guerras.