collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 15:31]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Kastduino  (Lida 34601 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Kastduino
« Responder #15 em: 06 de Dezembro de 2010, 13:43 »
É por isto que é bom postar os projectos aqui no fórum. ESTAMOS SEMPRE A APRENDER  :D


Bom, depois de ler as respostas que aqui deixaram e de muito matutar, preciso de alguns conselhos

1- Velocidade do cristal
Já percebi que o processador pode não funcionar bem apenas com 3.3v, assim vou tentar colocar o processador a trabalhar com o cristal interno.
Alguém me consegue ajudar nisto ?
Creio que é necessário mudar os fuse bits certo?
Não vai haver problemas depois com a transmissão de dados ? Ou será que tenho de compensar o baud rate ?

2- Largura das pistas
Para já vou fazer com 0,4 ou 0,5 mm, depois logo se vê.
Vou utilizar componentes SMD, para não ter de andar a fazer buracos e para reciclar as motherboard antigas que tenho por aqui.

3- RFM12B
Sim estou a utilizar a versão smd do rfm12.
Estou a utilizar a biblioteca do jeenode, e o resto do código é feito por mim.




« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, 13:58 por kast »
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Kastduino
« Responder #16 em: 06 de Dezembro de 2010, 14:17 »
É por isto que é bom postar os projectos aqui no fórum. ESTAMOS SEMPRE A APRENDER  :D


Bom, depois de ler as respostas que aqui deixaram e de muito matutar, preciso de alguns conselhos

1- Velocidade do cristal
Já percebi que o processador pode não funcionar bem apenas com 3.3v, assim vou tentar colocar o processador a trabalhar com o cristal interno.
Alguém me consegue ajudar nisto ?
Creio que é necessário mudar os fuse bits certo?
Não vai haver problemas depois com a transmissão de dados ? Ou será que tenho de compensar o baud rate ?

2- Largura das pistas
Para já vou fazer com 0,4 ou 0,5 mm, depois logo se vê.
Vou utilizar componentes SMD, para não ter de andar a fazer buracos e para reciclar as motherboard antigas que tenho por aqui.

3- RFM12B
Sim estou a utilizar a versão smd do rfm12.
Estou a utilizar a biblioteca do jeenode, e o resto do código é feito por mim.

Quanto ao cristal, não é aconselhável mas ate agora o do jee labs, eu leio o blog dele todos os dias, nunca apresentou nenhum problema relacionado com isso e ele tem uma serie de jeenodes activos pela casa. Em vez de testares já os 15, testas durante umas semanas 2 ou 3 com 16Mhz a 3.3V.

A utilização do cristal interno não sei se tem alguma desvantagem a não ser a menor velocidade porque para mim até foi sempre uma vantagem, são menos componentes que se utilizam.

Agora para funcionar a 8Mhz e continuar a usar Arduino o melhor é fazeres umas pesquisas pela net sobre isso ou vai mesmo ao forum do Arduino. Quanto à biblioteca do jee labs, pergunta-lhe no blog ou no forum, ele deve saber o que precisas de alterar embora o mais certo seja só algum define.

Offline CBX

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.315
Re: Kastduino
« Responder #17 em: 06 de Dezembro de 2010, 14:32 »
o atmega pode ou não funcionar a 3.3v @ 16mhz, é uma questão de testar, tenho aqui uns que funcionam outros não, em relação ao oscilador interno, tem pouca precisão em comparação com um cristal externo, se a função exigir precisão, tipo usart não vai funcionar

os componentes smd 1206 soldam-se bem, os 0805 com alguma prática também, abaixo disso é tortura  ;D
« Última modificação: 06 de Dezembro de 2010, 14:38 por CBX »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Kastduino
« Responder #18 em: 06 de Dezembro de 2010, 15:40 »
Como o CBX disse o atmega internamente tem um oscilador RC, se querem usar USART e afins convem ler na datasheet sobre o registo OSCCAL e aprender a calibrar cada chip individualmente, para mudar fuses precisas de um programador ISP, ou usas um arduino programado como ISP ou melhor comrpas um programador que por menos de 20€ compras um usbAsp do ebay.
Usar reguladores lineares e baixo consumo são coisas que nem se escrevem na mesma frase, quanto muito um LDO, mas mesmo assim é muita energia deitada á rua.
Avr fanboy

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Kastduino
« Responder #19 em: 06 de Dezembro de 2010, 16:28 »
Bom estou a ver que para este projecto ter pernas para andar vou ter de o reformular.
Está a ficar muito complicado organizar tudo.
O ideal é organizar o projecto por objectivos.

Assim que chegar a casa já coloco aqui tudo direitinho.
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Kastduino
« Responder #20 em: 06 de Dezembro de 2010, 16:36 »
Começando pelo básico:


1 -> O RFM12B funciona bem com 5v ? Ou só funciona a 3.3v ?
2 -> Já vi alguns tópicos sobre o rfm12b mas parece que já ninguém utiliza isto, será que vale a pena investir tempo neste módulo ?
3 -> Para diminuir o consumo de pilhas o ideal é utilizar um DC/DC step up converter, tipo mintyboost ?
4 -> Há algum problema problema de alimentar um atmega168/328 sem os condensadores de decoupling ? Há diferença se for por transformador, pilhas, com  reguladores lineares, ou DC/DC step up converter ?
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Kastduino
« Responder #21 em: 06 de Dezembro de 2010, 17:06 »
Condensadores de decoupling devem estar sempre lá, é para absorver ruidos eléctricos que te podem causar problemas ou não, mas pelo preço deles ficam sempre bem, tens vários IC's da National mesmo dip's que basta uns condensadores, uma bobine e pouco mais e tens um regulador buck/boost(não quer dizer que um IC faça as duas funções, mas eles têm para todos os gostos) conforme a voltagem de alimentação for superior ou inferior á voltagem que queres á saida.
O resto, não te sei dizer, mas se esse componente tiver datasheet é boa altura de procurar.
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Kastduino
« Responder #22 em: 06 de Dezembro de 2010, 17:08 »
1 -> O RFM12B funciona bem com 5v ? Ou só funciona a 3.3v ?
http://www.hoperf.com/rf_fsk/rfm12b.htm

2 -> Já vi alguns tópicos sobre o rfm12b mas parece que já ninguém utiliza isto, será que vale a pena investir tempo neste módulo ?
Na minha opinião sim, acho que para o seu preço e para a função que lhe queres dar vale muito a pena e para o que queres nem necessitas de um Atmega328p, uns attinys que custam cêntimos servem perfeitamente. Eu estou com ideias de fazer algo semelhante ao que estás a fazer no entanto queria testar estes atmegas http://www.atmel.com/dyn/products/product_card.asp?part_id=4692 tem a vantagem de o Atmega e o Radio estarem integrados no mesmo chip e suportarem a norma IEEE 802.15.4. O preço é de 9€ (Farnell, na mouser é 7,80€ e na mouser para 25 já vem para os 5,30€). Para este chip já começam a aparecer algumas coisas ainda que poucas e também não sei como estás de C normal!

3 -> Para diminuir o consumo de pilhas o ideal é utilizar um DC/DC step up converter, tipo mintyboost ?
Exacto, não necessita de ser step up, pode ser step down. A vantagem do step up é que só precisas de uma pilha normal de 1.5V(comum no dia a dia) para teres os 3.3V. Maxim-IC, linear, tens muitos sítios que mandam samples!

4 -> Há algum problema problema de alimentar um atmega168/328 sem os condensadores de decoupling ? Há diferença se for por transformador, pilhas, com  reguladores lineares, ou DC/DC step up converter ?
Queres saber se há diferença entre os condensadores nas diferentes aplicações que indicas-te?!

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Kastduino
« Responder #23 em: 06 de Dezembro de 2010, 17:13 »
O protocolo ZigBee não foi semi pensado para correr nos AtRFA?
Tenho ideia que li isso algures no avrfreaks, se fizeres algo de giro com eles dá novidades ;)
Avr fanboy

Offline metRo_

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 3.753
Re: Kastduino
« Responder #24 em: 06 de Dezembro de 2010, 17:20 »
O protocolo ZigBee não foi semi pensado para correr nos AtRFA?
Tenho ideia que li isso algures no avrfreaks, se fizeres algo de giro com eles dá novidades ;)

O protocolo que indiquei é o ZigBee :p Estou indeciso porque ou compro as placas de desenvolvimento que a SparkFun fez para este micro ou então faço eu e corro o risco de no inicio estar preocupado com o Hardware e PCB em vez de estar a desenvolver código :s depois quando visse que conseguia fazer o que queria então fazia as minhas placas e tratava do meu hardware :D

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Kastduino
« Responder #25 em: 10 de Dezembro de 2010, 03:59 »
Boas Pessoal

Decidi por mãos à obra, e montei uns kastuinos utilizando só o que tinha em casa.

O primeiro foi o Kastuino ver 0.00, o pai dos kastuinos ...  ;D



Uploaded with ImageShack.us


Uploaded with ImageShack.us

Depois como não estava muito contente, com aquele pai tirano, desmontei-o e montei 4 kastuinozinhos (filhotes)  ;D ver 0.01
Como me faltavam condensadores, fui a uma loja daqui comprar. Paguei 1.60€ por 7 condensadores poliester de 0,1uF, um verdadeiro roubo, por +- mesmo preço vou mandar vir 100 iguais da TME.



Uploaded with ImageShack.us


A seguir acrescentei  I2C e ficou ver 0.02



Uploaded with ImageShack.us

Depois arranjei maneira de ligar um LCD via I2C, para me mostrar a temperatura.





Uploaded with ImageShack.us

Já está provado que o esquema que fiz funciona. Agora tenho de passar a fazer as PCBs de modo um pouco mais profissional. Mas antes só falta mesmo ligar o rfm12b!!!!!
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Kastduino
« Responder #26 em: 26 de Agosto de 2012, 01:36 »
passados quase 2 anos, ha novidades? já ha netos e bisnetos?!.. :P

Offline kast

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 868
Re: Kastduino
« Responder #27 em: 26 de Agosto de 2012, 02:13 »
hehehehe

Cheguei a ligar os RFM12B, com uma pcb que te mandei fazer hugu!!!

O projecto chegou a enviar a temperatura da sala e de um dos quartos para um no central.

Mas depois por falta de tempo tive de parar tudo.
Agora que tenho algum tempo, e muito mais material, ja tenho na forja os netos e bisnetos ;)
Os electrões são nossos amigos !!! :D

Offline Hugu

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 5.602
  • Keyboard not found. Press any key to continue.
    • [url=www.g7electronica.net]G7 Electrónica.net[/url]
Re: Kastduino
« Responder #28 em: 26 de Agosto de 2012, 03:05 »
Entao tens de apresentar os netos e bisnetos ao pessoal!..  8)

Offline r16

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 339
Re: Kastduino
« Responder #29 em: 26 de Agosto de 2012, 23:21 »
Já agora podes me informar mais ao menos quanto te custou (euros) cada kastduino?