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Electrónica => Electrónica Geral => Tópico iniciado por: KammutierSpule em 30 de Julho de 2014, 11:14

Título: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 30 de Julho de 2014, 11:14
Viva,

Gostava de partilhar que fiz uma contribuicao para o KiCad e foi oficialmente aceite, está integrada a partir da revisao 5036
http://bazaar.launchpad.net/~kicad-product-committers/kicad/product/revision/5036 (http://bazaar.launchpad.net/~kicad-product-committers/kicad/product/revision/5036)

Para ver uma lista das novidades que adicionei, podem seguir este topico na mailling list:
https://lists.launchpad.net/kicad-developers/msg14136.html (https://lists.launchpad.net/kicad-developers/msg14136.html)

Resumindo, o que implemente foi um melhor suporte para ficheiros VRML (versao 1 e 2) e um novo rendering (normal smoth, texturas PCB, sombras, etc). Isto permite ter possibilidade de aceder e converter modelos 3D de diversos programas e ter um aspecto mais "PRO".


Deixo dois exemplos que retirei na net para demostrar o novo rendering.

Claro que para ter acesso a estas novas funcionalidades, precisam de compilar o codigo fonte. Se precisarem de ajuda digam. Deixo já a sugestao, que é muito mais facil faze-lo em ambiente linux!
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: jmiguelff em 30 de Julho de 2014, 12:40
Bem fixe. Parabéns. :D
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: dropes em 30 de Julho de 2014, 13:44
Muito bom  :)
A diferença é incomparável, grande contributo.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 30 de Julho de 2014, 14:04
Obrigado!
Se tiverem placas vossas que possam partilhar aqui era interessante, para além de estarem a ajudar a fazer debug.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 31 de Julho de 2014, 07:37
Olá Mário,
Muitos parabéns por esta actualização do 3D-Viewer.
Faço o "make" assim que chegar a casa ;)
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 31 de Julho de 2014, 08:39
Thanks.
Tem a certeza que estas a usar a versao de codigo mais recente. Actualizada do (launchpad ou github). Ainda hoje de madrugada foi submetido mais um patch que corrigia problemas na translacao e rotacao dos modelos.

Agradeço se poderes testar com varias placas e modelos.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: zordlyon em 31 de Julho de 2014, 09:51
Parabéns muito bom ;)
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 31 de Julho de 2014, 21:08
alguns problemas com o "make":

[ 43%] Building CXX object 3d-viewer/CMakeFiles/3d-viewer.dir/3d_canvas.cpp.obj
3d-viewer\CMakeFiles\3d-viewer.dir\build.make:129: recipe for target '3d-viewer/CMakeFiles/3d-viewer.dir/3d_canvas.cpp.obj' failed
CMakeFiles\Makefile2:454: recipe for target '3d-viewer/CMakeFiles/3d-viewer.dir/all' failed
Makefile:115: recipe for target 'all' failed

Copiei a pasta GL, que está em "C:\kicad-winbuilder-3.4\src\glew-cmake\include", para a pasta "C:\kicad-winbuilder-3.4\src\kicad\3d-viewer" e executei novamente o "make" e já não está a dar erro... vamos ver se finaliza sem erros...

(Solução apresentada por jon-maguire (https://bugs.launchpad.net/kicad-winbuilder/+bug/1350419))
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Njay em 31 de Julho de 2014, 22:21
Boa Kammutier :D ! Agora é que tenho mesmo que actualizar a minha versão do KiCAD!
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 31 de Julho de 2014, 23:15
Teste rápido com uma placa que ainda não tem todos os componentes 3D implementados:
3D com a versão BZR-4949:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FgPKQtMR.png&hash=37566b1a570894522018119b5fe52f3a4811d688) (http://imgur.com/gPKQtMR)


3D com a versão BZR-5040 com o novo rendering:
(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Fi.imgur.com%2FHllmr31.png&hash=3675c56db000a2481b6e342458f7f317c5d4a849) (http://imgur.com/Hllmr31)

A "poligonização", que já era caracteristica do Kicad, foi finalmente eliminada.
A sombra que aparece em cima do IC é por causa do plano do wings3d (não é erro do kicad)


Parabéns mais uma vez!
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 01 de Agosto de 2014, 10:06
A "poligonização", que já era caracteristica do Kicad, foi finalmente eliminada.
A sombra que aparece em cima do IC é por causa do plano do wings3d (não é erro do kicad)

Bom saber que por ai andam a usar o KiCad!

A "poligonizacao" acho que te referes ao "flat shading". Se mostrares a placa em modo nao realista o modelo sera ainda apresentado nesse modo "flat shading".
Isto é algo relacionado com as normais.
Actualmente o rendering vai usar as normais embutidas no ficheiro 3d (se ele as tiver) ou vai calcular com um algoritmo (leento!) essas normais.
O que pode ser o caso na situacao que dizes "sombra em cima do IC". Na verdade isso é um pequeno issue no calculo das normais ou entao na informacao embutida das normals. Nao ha muito a fazer nessa situacao. Ou remover as normais embutidas se tiver ou seria necessario desenhar o modelo de outra maneira.

Para quem importa modelos de outras fontes (que nao foram feitos para o KICad no 3dwings) ainda existem alguns issues graves e missing features.

De acordo com a minha disponibilidade vou acrescentando novas funcionalidades.
As prioridades agora, seriam colocar um dialogo opcoes para o rendering..(escolher cores .. etc)
.. depende da minha disponibilidade.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Njay em 01 de Agosto de 2014, 11:32
Muito fixe... Gouraud shading faz logo toda a diferença :)
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 01 de Agosto de 2014, 13:21
A "poligonização", que já era caracteristica do Kicad, foi finalmente eliminada.
A sombra que aparece em cima do IC é por causa do plano do wings3d (não é erro do kicad)
A "poligonizacao" acho que te referes ao "flat shading".

exactamente.


o problema do IC é algo que acontece no wings3d e no kicad que eu não sei explicar:
Quando fazes uma superficie plana, um quadrado ou mais faces, o wings3d, ao fazer o render, apresenta divisões de faces em formato triangular e não sei como eliminá-las... Enfim, pode ser um erro meu na utilização do wings3d...
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 01 de Agosto de 2014, 14:37
o problema do IC é algo que acontece no wings3d e no kicad que eu não sei explicar:
Quando fazes uma superficie plana, um quadrado ou mais faces, o wings3d, ao fazer o render, apresenta divisões de faces em formato triangular e não sei como eliminá-las... Enfim, pode ser um erro meu na utilização do wings3d...

Isto trata-se de "capacidades tecnicas que sao mal usadas".
Ja tinha explicado mais o menos no post anterior que isso é por as normais estarem a serem "mal" calculadas e "mal" neste caso significa nao de acordo com o visualmente é esperado, nao quer dizer que o algoritmo esteja mal.

Uma maneira de resolver sera fazer o modelo de outra forma para que ele calcule melhor as normais. (por exemplo subdividir o modelo ou desenhar de modo a que nao haja vertices em esquinas vivas) Podes tambem tentar converter em QUADs.
se reparares nao é so no plano que esta "mal", mas tambem no rasgo em U esta um pouco trapalhado.

O que acontece é que ele ao calcular automaticamente as normais vai olhar para os outros triangulos que estao à volta (e interpolar segundo criterios) nesse caso o plano é composto por 2 triangulos (3 + 3 vertices) e o algoritmo, para o vertice de um triangulo assumiu certo calculo para a normal. .e para o mesmo vertice, mas do outro triangulo (o vertice que é partilhado), assumiu um resultado diferente no calculo da normal. Isto vai fazer que dois triangulos que para nos assumimos como sendo planos e pertencendo a uma mesma face, fiquem com normais que nao fazem sentido visual entre si.

Infelizmente pelo que tenho visto e experimentado os softwares de modulacao nao permitem trabalhar as normais muito bem ou escolher os algoritmos .. ou entao ainda nao descobri como.

Anyway.. isto sao ja pormenores do pormenores .. e nao estamos aqui a fazer trabalhos para Pixar ou DreamWorks! :O
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: metRo_ em 01 de Agosto de 2014, 17:04
muito bom :) há tempos corrigi um problema também mas nem sei se já fizeram merge. Já agora qual é normalmente o processo que fazes para importar os modelos 3d?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Njay em 01 de Agosto de 2014, 18:13
Em termos de opções sugiro ligar/desligar as sombras. Visualmente fica bem, mas às vezes para ver um detalhe técnico as sombras podem atrapalhar.

Em relação ao "bug" do IC e afins, se bem me lembro consegue-se implementar de forma bastante mais eficiente os algoritmos de shading para triangulos, daí que em geral os modelos 3D são todos convertidos para triangulos (será o nome para isto "tesselagem"? já não me lembro). Ainda devo ter aqui algures as minhas rotinas de preencher triangulos com Gouraud, incluindo o cálculos das normais e afins, tudo com cálculo de ponto fixo em Pascal/Assembly :)
Pode estar a haver algum erro (qui çá de arredondamento?) e os triangulos em que as faces são divididas acabarem por não estar no mesmo plano, resultando em diferenças de shading da superficie. Ou então... será um problema de as rotinas de triangulos não terem correcção de perspectiva? Se bem me lembro isso tb dava esse tipo de artefacto em poligonos grandes. Ahhh, os bons velhos tempos :)...
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 01 de Agosto de 2014, 22:37
alguns problemas com o "make":

Tech_JA, parece que realmente era um issue que eu criei. Foi corrigido na revisao 5042
"3D-Viewer now requires GLEW include - add GLEW_INCLUDE_DIR"
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 01 de Agosto de 2014, 22:39
muito bom :) há tempos corrigi um problema também mas nem sei se já fizeram merge. Já agora qual é normalmente o processo que fazes para importar os modelos 3d?

No entendi a pergunta. Referes-te ao nivel de importar do ponto de vista do utilizador ou importar "implementacao de codigo" ?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 01 de Agosto de 2014, 23:02
Em termos de opções sugiro ligar/desligar as sombras. Visualmente fica bem, mas às vezes para ver um detalhe técnico as sombras podem atrapalhar.

Em relação ao "bug" do IC e afins, se bem me lembro consegue-se implementar de forma bastante mais eficiente os algoritmos de shading para triangulos, daí que em geral os modelos 3D são todos convertidos para triangulos (será o nome para isto "tesselagem"? já não me lembro). Ainda devo ter aqui algures as minhas rotinas de preencher triangulos com Gouraud, incluindo o cálculos das normais e afins, tudo com cálculo de ponto fixo em Pascal/Assembly :)
Pode estar a haver algum erro (qui çá de arredondamento?) e os triangulos em que as faces são divididas acabarem por não estar no mesmo plano, resultando em diferenças de shading da superficie. Ou então... será um problema de as rotinas de triangulos não terem correcção de perspectiva? Se bem me lembro isso tb dava esse tipo de artefacto em poligonos grandes. Ahhh, os bons velhos tempos :)...

Existe uma opcao agora que 'e "Max quality in realistic..." no menu "Preferences" que se nao estiver ligada, nao desenha as sombras. Faz algo semelhante ao anterior 3D.

Eu ja experimentei abrir varios modelos que nao parecem tao bem, em varios softwares e apresentam todos o mesmo "problema visual".
Para mim nao se trata de nenhum bug, e' mesmo a natureza dos algoritmos. Provavelmente em outros modelos, o algoritmo fica melhor.
Relacionado, podes ver o desenvolvimento da minha discussao relacionada com as normais embutidas, aqui em ingles:
https://lists.launchpad.net/kicad-developers/msg14174.html
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Njay em 02 de Agosto de 2014, 04:49
Citação de: KammutierSpule
Existe uma opcao agora que 'e "Max quality in realistic..." no menu "Preferences" que se nao estiver ligada, nao desenha as sombras. Faz algo semelhante ao anterior 3D.
Okapa, cool, tá coberto :), obrigado

Os modelos 3D usados no KiCAD têm normais para cada vértice de cada face em vez de uma para cada vértice "partilhado"?
Se o formato não "partilhar explicitamente vértices" entre faces percebo como mais demorado re-calcular as normais (pelo menos com algoritmos mais simples/naives) já que é preciso descobrir os vértices partilhados, mas de resto não tou a ver porque é que há-de ser assim tão lento re-calcular as normais (tá bem que envolve uma raíz qudrada para a normalização, mas mesmo assim...).
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 02 de Agosto de 2014, 15:45
Os modelos 3D usados no KiCAD têm normais para cada vértice de cada face em vez de uma para cada vértice "partilhado"?
Se o formato não "partilhar explicitamente vértices" entre faces percebo como mais demorado re-calcular as normais (pelo menos com algoritmos mais simples/naives) já que é preciso descobrir os vértices partilhados, mas de resto não tou a ver porque é que há-de ser assim tão lento re-calcular as normais (tá bem que envolve uma raíz qudrada para a normalização, mas mesmo assim...).

Os modelos podem vir ou nao com as normais embutidas. E podem vir de diferentes maneiras e modos. (normal por vertice geralmente 'e o mais commum).
De momento, se o modelo tiver as normais embutidas, o kicad mostra o modelo com essas normais.

O algoritmo que implementei 'e lento, mas 'e supostamente de boa qualidade. Ele calcula a normal para cada vertice por cada face.
Sim, nao partilha as normais por vertices e tem de ver quais sao os outros vertices (index) que partilham outras faces.
Depois disso, usa informacao como area das faces, normal da face, e dot product entre as faces partilhadas..etc
So depois 'e que entao no final faz a normalizacao.

Isto para modelos pequenos 'e suportavelmente rapido. Mas para modelos que ja experimentei de 39K faces, demora varios minutos... :/

Descobri este software
http://meshlab.sourceforge.net/ (http://meshlab.sourceforge.net/)
(existe no repositorio do linux)

que tem varios algoritmos para calcular as normais. Uns piores, uns rapidos uns bons outros muito lentos. Suporta exportar para VMRL e X3D ..mas nao testei a ver se o output eh compativel.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Njay em 02 de Agosto de 2014, 15:54
Talvez dar a possibilidade ao utilizador de re-gravar os modelos já com as normais correctamente calculadas.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 02 de Agosto de 2014, 21:04
placa já com todos os componentes:

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft.imgbox.com%2FgM3JfZYP.jpg&hash=49454445ee992135e3b680ee496323fb87931099) (http://imgbox.com/gM3JfZYP)


fiz o Tesselate na superficie do IC e já ficou melhor - Obrigado!
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Njay em 02 de Agosto de 2014, 21:38
Pedal de efeitos :)?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 02 de Agosto de 2014, 22:02
Sim :D
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Njay em 02 de Agosto de 2014, 22:13
Só podia, com esse botão, um chip no meio com cara de duplo ampop com as respectivas resistências e caps em volta, um conjunto de pinos com cara de entrada e outro com cara de saída -> pedal de efeitos, lol
Como tem 2 diodos... é um "cliper"? Não me lembro do nome certo. Overdrive?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 02 de Agosto de 2014, 23:16
placa já com todos os componentes:
fiz o Tesselate na superficie do IC e já ficou melhor - Obrigado!

Nice.
Os teus renderings ficam um bocado escuros uhmm sera da grafica/drivers.. ?

Esses modelos foste buscar a onde? Que formatos estas a usar?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: metRo_ em 02 de Agosto de 2014, 23:56
muito bom :) há tempos corrigi um problema também mas nem sei se já fizeram merge. Já agora qual é normalmente o processo que fazes para importar os modelos 3d?

No entendi a pergunta. Referes-te ao nivel de importar do ponto de vista do utilizador ou importar "implementacao de codigo" ?
pois, referia me do ponto de vistado utilizador:)
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 03 de Agosto de 2014, 07:28
Como tem 2 diodos... é um "cliper"? Não me lembro do nome certo. Overdrive?
é isso tudo: é um teste no kicad em que utilizei o esquema do vox1901, eheheh

Os teus renderings ficam um bocado escuros uhmm sera da grafica/drivers.. ?
Não acredito que seja da gráfica ou drivers, creio que o problema deve-se ao export do 3D: Quando gravo o 3D em formato png, a placa fica transparente e tenho de editar a imagem, para adicionar um background preto. A exportação do 3D em formato jpg é deficiente porque suaviza muito a imagem

Esses modelos foste buscar a onde? Que formatos estas a usar?
Alguns modelos são desenhados por mim, como o caso do switch 3PDT, outros encontro-os na net e depois faço algumas alterações a meu gosto, como por exemplo as resistências.
Em relação aos formatos: não sei se estás a referir-te aos formatos do ficheiro... Estou a usar o wings3d e guardo-os em formato .wings e depois exporto-os para formato vrml 2  com a extensão .wrl
Podemos utilizar outro tipo de formatos no kicad sem ser o .wrl?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 03 de Agosto de 2014, 09:40
pois, referia me do ponto de vistado utilizador:)

Bom, nao sei a extensao da tua pergunta, essencialmente nao muito que saber. Sacas o modelo da net (existem bases dados para o kicad) e no footprint editas as propriedades e adicionas o caminho para ficheiro..

http://smisioto.no-ip.org/elettronica/kicad/kicad-en.htm (http://smisioto.no-ip.org/elettronica/kicad/kicad-en.htm)
http://sourceforge.net/projects/kicad3dmodels/ (http://sourceforge.net/projects/kicad3dmodels/)

Algumas destas bibliotecas, ja tem o footprint associado ao ficheiro 3d, por isso e' sacar as duas e colocar correctamente na pasta de footprints e packages3d que esta definida no kicad.

Antes das minhas actualizacoes, era so praticamente possivel usar o wings3d para desenhar os componentes... x3d tambem era suportado mas nao dava cores/materiais.
Agora melhorei o suporte para o formato VRML 2 e adicionei VRML 1, isto permite usar muitos programas para exportar ficheiros para este formato e o kicad conseguir abrir.
podes usar agora os ficheiro em formato wrl (VRML 1) do site 3dcontentcentral.com
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 03 de Agosto de 2014, 09:58
Os teus renderings ficam um bocado escuros uhmm sera da grafica/drivers.. ?
Não acredito que seja da gráfica ou drivers, creio que o problema deve-se ao export do 3D: Quando gravo o 3D em formato png, a placa fica transparente e tenho de editar a imagem, para adicionar um background preto. A exportação do 3D em formato jpg é deficiente porque suaviza muito a imagem

A mim nao tenho nenhum problema a exportar. Exportar o que esta no ecra 'e muito facil e resume-se a "2..3 linhas de codigo"
ler os pixes (via openGL functions) que foram desenhados no ecra
colocar os pixeis numa imagem
gravar a image.

nao ha tratamento intermedio.

o facto de diseres que a "placa fica transaparente" quer-me fazer parecer que ha algum problema no codigo em openGL e que a tua placa grafica / drivers nao esta a gostar :/
Quando dizes " adicionar fundo preto" estas a referir ao alpha channel?

Esses modelos foste buscar a onde? Que formatos estas a usar?
Alguns modelos são desenhados por mim, como o caso do switch 3PDT, outros encontro-os na net e depois faço algumas alterações a meu gosto, como por exemplo as resistências.
Em relação aos formatos: não sei se estás a referir-te aos formatos do ficheiro... Estou a usar o wings3d e guardo-os em formato .wings e depois exporto-os para formato vrml 2  com a extensão .wrl
Podemos utilizar outro tipo de formatos no kicad sem ser o .wrl?

Nice se precisar de models ja sei quem chatear :P
podes usar wrl (VRML 1 e VRML 2) e x3d (novo formato do VRML)
actualmente estes formatos so sao capazes de processar um "sub set" de todo o formato.. por isso. so "meshes" (triangulos/ quads..etc)

Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 03 de Agosto de 2014, 10:47
...Quando dizes " adicionar fundo preto" estas a referir ao alpha channel?
A área da placa fica transparente. Para tornar a pcb opaca, adiciono um layer antes do layer da imagem 3D e pinto-o de preto. No fundo, creio que é o mesmo que modificar o alpha channel...
No 3d-render vejo a placa opaca sem nenhum problema.

Logo há tarde colocarei uma imagem png, sem qualquer tratamento, para poderes ver esta "anomalia"
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 03 de Agosto de 2014, 20:40
O que se está a passar é o seguinte (nem sei se consigo explicar...):
No 3d viewer tenho o desenho perfeito;
Quando exporto para png, a imagem fica mais clara;
Quando tento editar o png no paint.net, verifico que a placa está transparente.

É possivel que a exportação não esteja a gravar o alpha channel com o valor correcto?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft.imgbox.com%2FC1FxNE9l.jpg&hash=b19fddf9ae11fb36e47441376c21d4576292cebc) (http://imgbox.com/C1FxNE9l)
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 03 de Agosto de 2014, 21:28
O que se está a passar é o seguinte (nem sei se consigo explicar...):
No 3d viewer tenho o desenho perfeito;
Quando exporto para png, a imagem fica mais clara;
Quando tento editar o png no paint.net, verifico que a placa está transparente.

É possivel que a exportação não esteja a gravar o alpha channel com o valor correcto?

(https://lusorobotica.com/proxy.php?request=http%3A%2F%2Ft.imgbox.com%2FC1FxNE9l.jpg&hash=b19fddf9ae11fb36e47441376c21d4576292cebc) (http://imgbox.com/C1FxNE9l)

Podes-me mandar esse ficheiro png extraido original com o problema?

O problema nao 'e do Kicad, podes ver aqui as linhas codigo que guardam o ficheiro:
https://github.com/KiCad/kicad-source-mirror/blob/master/3d-viewer/3d_canvas.cpp#L598

E pelo que entendo ai ao ver o teu screenshot so ah problemas no alpha na placa, o fundo aparece sem problemas (mas so confirmando qd me enviares o ficheiro png)
Por isso leva a crer que o problema e' no openGL.

any way.. eu nao faco ideia qual o motivo de estarem a ler o canal alpha.. nao tem funcao nenhuma IMO, por isso o melhor sera gravar sem o alpha ou com o alpha todo o a 1.

Eu experimentei no meu PC exportar e fui ver o alpha channel com o gimp e esta todo a 1 / branco.

O melhor e' reportar esse bug com esses screenshots
https://bugs.launchpad.net/kicad/+filebug

se ninguem resolver e entretanto eu pegar nisso.. tento resolver... afinal.. 'e so comentar 1 ou 2 linhas de codigo e testar :O
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 03 de Agosto de 2014, 21:51
Tens aqui o link do ficheiro. Não é o mesmo, porque já o tinha apagado, mas apresenta o mesmo defeito:
https://www.dropbox.com/s/g8ues05k78zhnmp/Teste_3D.png (https://www.dropbox.com/s/g8ues05k78zhnmp/Teste_3D.png)

Obrigado
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 03 de Agosto de 2014, 23:19
Algo de estranho se passa ai.
Estive a ver e o problema eh apenas na board / relacionado com as transparencias dessas camadas. Nao sei qual devia ser o calculo correcto do openGL mas algo esta a falhar.
bom como disse, o melhor eh ignorar o alpha do openGL que nao serve de nada (na maioria dos casos.. ) e alterar o codigo para so guardar o RGB..

Edit: e a tua placa no ultimo ficheiro que enviaste tem um issue nas bordas em cima nas sombras... :S
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 21 de Agosto de 2014, 20:32
Já testaram as novas alterações no 3D-Viewer do Kicad, efectuadas pelo KammutierSpule, e que foram implementadas ontem?

Parabéns Mário!
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 21 de Agosto de 2014, 20:35
Thanks!

Podias postar um screenshot da tua board? Para ver como vao as evolucoes?
Eu nao tenho mantido o registo visual das evolucoes, mas comparado com screenshots que se podem ainda encontrar na net facilmente se percebem as diferencas.

Anyway... ainda ha alguns bugs a corrigir e muitas melhoras em mente.

Edit: De referir que após eu ter iniciado esta nova onda de alterações do 3DViewer, aproveitando o espírito, varias outras pessoas envolvidas no desenvolvimento do KiCad fizeram também diversas adições e melhorias. Sendo que estes ultimos commits tiveram um bom trabalho do JP Charras (o autor original do KiCad) a fazer uma limpeza e revisao ao codigo do 3DViewer, o que fará futuramente que seja mais fácil desenvolver novas funcionalidades.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 21 de Agosto de 2014, 21:03
3d-viewer da rev5085:
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 21 de Agosto de 2014, 21:38
A tua placa gráfica, não esta a activar o "Antialiasing", verifica nos drivers se consegues forcar que o active para teres melhores resultados.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 22 de Agosto de 2014, 08:48
Obrigado!
AA corrigido com novo driver e forçado a utilizar o AA

3D-Viewer da Rev5087:
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 22 de Agosto de 2014, 10:06
Ah! Nota-se que ha ai uma melhoria agora..

Supostamente, nao precisarias de forcar o AA, o KiCad tem codigo para activar isso (supondo que os drivers estejam de modo a escolher as opcoes da aplicacao).

Btw, a minha grafica com os drivers no linux com o AA no maximo tem problemas a desenhar as texturas.. etc :/
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 22 de Agosto de 2014, 10:52
Coloquei no driver a opção para ser o programa a activar o AA mas o kicad não o activou mesmo com o wxwidgets3.0.0. Tive de activá-lo manualmente no driver...
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 29 de Março de 2015, 17:39
Viva,

Anuncio para os utilizadores de KiCad,

Na sequência deste tópico:
http://lusorobotica.com/index.php?topic=8007.0 (http://lusorobotica.com/index.php?topic=8007.0)

Estão já na versão trunk as minhas ultimas contribuições para o 3d-viewer do KiCad.
Incluem melhorias gráficas e capacidade para ler mais tipos de ficheiros VRML2.
Deixo aqui um screenshot directamente guardado do 3d-viewer para verem o aspecto actual.

Gostaria de ver os vossos projectos em 3D!
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 29 de Março de 2015, 19:55
Mário,
acabei de compilar a versão BZR5549 e, pelo que percebo, os brancos estão exagerados e falta a camada transparente ( ver díodos lado direito).
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Nunito em 29 de Março de 2015, 20:34
Boa noite.
No kiCad dá para exportar para CNC?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 29 de Março de 2015, 21:25
Boa noite.
No kiCad dá para exportar para CNC?

Nao estou certo dessas capacidades, mas, vejo que da para exportar para IDFv3 (mas nao sei qual o suporte actual disso) e sei que tambem tem algum suporte para exportar para VRML. Tem tambem um exporter para GenCAD 1.4 .cad mas nao sei do que se trata.
Esta a ser trabalhar, mas ainda vai demorar, capacidade para exportar para o formato IGES.

Depois tens os formatos de Gerbers e drill usados para fabrico (que podem ser usados pelos softwares de CNCs.. que convertam gerbers para routing..)
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 29 de Março de 2015, 21:30
Mário,
acabei de compilar a versão BZR5549 e, pelo que percebo, os brancos estão exagerados e falta a camada transparente ( ver díodos lado direito).

Os brancos.. supostamente nao mudei nada que pudesse afectar negativamente nesse sentido, talvez a luz esteja numa posição diferente mais perto da board e por isso esta a dar mais luz... posso tentar melhorar.

Os diodos, verifica que tens a opcao selecionada de usar os materiais definido no modelo.
Se nao funcionar, onde posso arranjar os modelos dos diodos?

Obrigado por testares!
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 29 de Março de 2015, 21:47
Tenho todas as opções selecionadas menos a da box.
junto envio o wrl do diodo para poderes testar.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 16 de Abril de 2015, 09:17
Viva Tech_JA,

queres testar a ultima versao do trunk a ver se resolveu os problemas que referiste?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 16 de Abril de 2015, 10:04
Olá Mário,
Acabei de testar com a versão 5603 e continua sem ter transparência
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 16 de Abril de 2015, 10:20
grr logo vejo again..
Tinha corrigido o problema, mas devo ter feito entretanto algo que estragou.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: Tech_JA em 17 de Abril de 2015, 20:30
Mário,
Compilei a tua nova versão, a 5608,  e já tem a transparência a funcionar - Parabéns!
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 27 de Outubro de 2015, 22:53
Viva, deixo aqui uma actualizacao do progresso que tenho feito no desenvolvimento de um novo 3d-viewer raytracing render para o Kicad.

https://meocloud.pt/link/1b9afe14-d38d-4a2a-b1a9-ed916c6e1816/20151027_3d-viewer/

As imagens 'preview' mostram a qualidade quando se esta a movimentar a placa (para ter um maior framerate e interactividade)

A correr bem, sera' (AFAIK) o primeiro software do genero a integrar um visualizador 3D baseado em raytracing.

Se alguem quiser juntar ao desenvolvimento nesta area ou a outra no kicad e' bem-vindo!

Algum detalhe que queiram saber, queiram perguntar.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: zordlyon em 28 de Outubro de 2015, 11:13
Muito bom, parabéns! ;)
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 15 de Fevereiro de 2016, 13:21
Viva, mais uma actualizacao, agora com suporte para os modelos 3D.

https://meocloud.pt/link/6c985c59-3b92-4abf-8179-7a522b17ecf9/20160213/

Neste momento as funcionalidades estao quase equiparadas ou `a versao actual do KiCad ou ainda melhores em alguns aspectos e funcionalidades.

Se quiserem compilar e testar, podem obter o codigo fonte:
https://code.launchpad.net/~mrluzeiro/kicad/kicad_new3d-viewer
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: ivitro em 22 de Fevereiro de 2016, 15:53
Há alguma lib de componentes tipo a da sparkfun para o eagle?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: metRo_ em 23 de Fevereiro de 2016, 09:31
Viva, mais uma actualizacao, agora com suporte para os modelos 3D.

https://meocloud.pt/link/6c985c59-3b92-4abf-8179-7a522b17ecf9/20160213/

Neste momento as funcionalidades estao quase equiparadas ou `a versao actual do KiCad ou ainda melhores em alguns aspectos e funcionalidades.

Se quiserem compilar e testar, podem obter o codigo fonte:
https://code.launchpad.net/~mrluzeiro/kicad/kicad_new3d-viewer

Mas os teus patchs ja nao estavam na versao estavel do kicad?
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 23 de Fevereiro de 2016, 21:32
Há alguma lib de componentes tipo a da sparkfun para o eagle?

Ha varias libs para o kicad, as oficiais e outras por ai espalhadas. Relativamente aos componenentes da Sparkfun nao tenho conhecimento.

No entanto, para quem usa softwares deste tipo, a melhor opcao e' sempre desenharem os proprios footprints. Todos acabam por desenhar os footprints ah sua maneira.

Um dos problemas 'e que o tempo que demoras a validar um footprint de uma biblioteca externa (Eventualmente a altera-lo para o que pretendes), 'e o tempo que demoras a desenhar e validar o teu proprio.
Título: Re: Minha contribuicao para o KiCad para o 3D-Viewer
Enviado por: KammutierSpule em 23 de Fevereiro de 2016, 21:40
Mas os teus patchs ja nao estavam na versao estavel do kicad?

Sim, a versao estavel do KiCad tem trabalho meu no 3D-Viewer.

Este e' um novo trabalho que ja dura ah cerca de um ano e consiste principalmente na reescrita total do 3D-Viewer. Renders e importacao de ficheiros 3D.

Eu tenho trabalhado nos renders e extrutura envolvente. Existem dois modos de render: OpenGL e Raytracing. O OpenGL e'semelhante ao anterior (mas com melhor qualidade e detalhe), mas mais rapido ("leve") e sera possivel desenvolver depois mais funcionalidades (ao contrario do anterior que a arquitectura estava muito dificil de trabalhar). O Raytracing permitira criar renderings (supostamente) mais realistas.

Outro colega (launchpad.net/~cirilo-bernardo/ ) esta a trabalhar paralelamente num sistema de plugins para ficheiros 3D.. o que permitira facilmente depois adicionar novos plugins para importar tipos de ficheiros 3D (para alem de um melhor suporte para os formatos ja existentes)
Os modelos tambem serao guardados em cache e assim carregarem mais rapido.