collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[Ontem às 14:14]


Arame de Estendal por almamater
[18 de Abril de 2024, 16:16]


O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]

Autor Tópico: Duvida sobre armazenamento de variaveis  (Lida 21389 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #30 em: 06 de Outubro de 2015, 17:44 »
Muito relativo, o PT100/PT1000 está exposto a alguma voltagem?
Ou é isolado?
Os termopares é muito bonito, mas se tocam em alguma voltagem ficas com essa voltagem imposta á entrada da tua ADC, se for totalmente isolado um ADC de 16 bits serve, tens várias da Microchip e da TI feitas mesmo para utilizar com sensores de temperatura.
Avr fanboy

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #31 em: 06 de Outubro de 2015, 18:48 »
Boas tenho mais uma duvida para este meu projecto.
Qual será o melhor ADC para uma sonda PT100 ou PT1000?


Para o teu trabalho, qualquer um serve pois nao precisas de precisao de mili-centigrados.
Eu apostaria em uma PT100 de 4 terminais, pois sao mais comuns e os precos mais baixos.

Se vais usar o Arduino, entao o ADC interno eh suficiente desde q tenhas um bom Driver para polarizar a tua PT100. Nao a ligues apenas como divisor de tensao pois perdes precisao.

Um circuito simples ::  LINK

Com tensao de referencia de 4.096V, circula uma corrente de ~1.24mA na PT100, o q faz com q as contas de bits no ADC sejam mais simples. E a 0grausC tens 1.24V na saida do Opamp.


Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #32 em: 20 de Outubro de 2015, 15:06 »
Não vejo porque não um avr controlar maquinas industriais, desde que não seja programado com base arduino e as suas libs, mas sim tudo feito de raiz e tem a vantagem de conhecer todo o código.

Um post a iniciar neste tipo de programação de AVR seria muito bem vindo aqui para o fórum.
Sou sincero, tenho muita vontade de aprender a faze-lo desta maneira, mas acabo sempre por cair no facilíssimo e RAPIDEZ de usar o IDE.

Para ambiente que nao o laboratorial, ha inumeras variaveis a ter em conta no design electronico.
Proteccoes, filtros, dependencias, redundancias. Tudo em hardware, q o software depois complementa com uma boa maquina de estados.
Podes elucidar melhor que tipo de preocupações ou que literatura se pode ler tendo em conta estas preocupações de design electrónico?
É que do que leio na net, penso que o conhecimento nesta área é muito à base da experiência sobre o que funciona e o que não funciona...

Entrao na questao dos filtros  (ferrites por exemplo), nunca encontrei ninguém que me diga teoricamente qual a ferrete a usar devido a X Y e Z... no entanto é uma área no qual gostaria de ter mais conhecimento.
« Última modificação: 20 de Outubro de 2015, 15:13 por Kristey »

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #33 em: 20 de Outubro de 2015, 15:09 »
Já existe, ficou foi a meio  ::)
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #34 em: 20 de Outubro de 2015, 15:22 »
Já existe, ficou foi a meio  ::)
Em tempos tropecei nele, mas não estou a encontrar para colocar aqui.
Ainda assim deveriam continuar com aquilo, porque é na realidade uma mais valia para o fórum.

Offline artur36

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 795
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #35 em: 20 de Outubro de 2015, 16:09 »
Não vejo porque não um avr controlar maquinas industriais, desde que não seja programado com base arduino e as suas libs, mas sim tudo feito de raiz e tem a vantagem de conhecer todo o código.

Um post a iniciar neste tipo de programação de AVR seria muito bem vindo aqui para o fórum.
Sou sincero, tenho muita vontade de aprender a faze-lo desta maneira, mas acabo sempre por cair no facilíssimo e RAPIDEZ de usar o IDE.

Para ambiente que nao o laboratorial, ha inumeras variaveis a ter em conta no design electronico.
Proteccoes, filtros, dependencias, redundancias. Tudo em hardware, q o software depois complementa com uma boa maquina de estados.
Podes elucidar melhor que tipo de preocupações ou que literatura se pode ler tendo em conta estas preocupações de design electrónico?
É que do que leio na net, penso que o conhecimento nesta área é muito à base da experiência sobre o que funciona e o que não funciona...

Entrao na questao dos filtros  (ferrites por exemplo), nunca encontrei ninguém que me diga teoricamente qual a ferrete a usar devido a X Y e Z... no entanto é uma área no qual gostaria de ter mais conhecimento.
http://www.allaboutcircuits.com/technical-articles/choosing-and-using-ferrite-beads/

Atenção: não sei se é o que pertendes ou não, está nos favoritos do browser à uns tempos mas ainda n li

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #36 em: 20 de Outubro de 2015, 16:10 »
Já existe, ficou foi a meio  ::)
Em tempos tropecei nele, mas não estou a encontrar para colocar aqui.
Ainda assim deveriam continuar com aquilo, porque é na realidade uma mais valia para o fórum.

http://lusorobotica.com/index.php?topic=2838.0

Não é deviam, é eu devia, era eu que estava a fazer isso..
Avr fanboy

Offline Kristey

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 783
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #37 em: 20 de Outubro de 2015, 16:29 »
Ja estamos aqui a entrar um pouco no offtipc mas acho que é importante.

Outros membros que programem da mesma forma que tu podem ajudar a completar os módulos....

Dai isto ser um forum.

Se o que falta é motivação posso dizer que eu "consumia" esse mesmo topico/tutorial. :D

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #38 em: 20 de Outubro de 2015, 17:00 »
É falta de tempo, e depois de 8h a programar ou de volta de um layout quero tudo menos chegar a casa para mais do mesmo :/
Avr fanboy

Offline Tiago_D

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 20
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #39 em: 12 de Novembro de 2015, 22:20 »
Boas.
Aqui ficam uns testes de controlo de um variador com o arduino, assim posso poupar algumas saidas utilizando apenas uma saída com PWM, podendo alterar a velocidade sem ter uma saída por cada frequência pré-definida e ainda controlar as rampas de aceleração.
Agora só falta relacionar a tensão de saida com a frequência.




Offline maurosmartins

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 483
    • msm
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #40 em: 16 de Novembro de 2015, 14:16 »
Viva pessoal,

é possivel que já conheçam, mas fica aqui a referencia http://www.industrialshields.com/ pode ser util para  este tipo de projectos.

Mauro.

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #41 em: 16 de Novembro de 2015, 16:15 »
Viva pessoal,

é possivel que já conheçam, mas fica aqui a referencia http://www.industrialshields.com/ pode ser util para  este tipo de projectos.

Mauro.


Muito interessante. Resta saber se o interior tem as devidas proteccoes para trabalhar em ambiente industrial. Nao fui ver ao pormenor se eles disponibilizaram os esquemas.

E para combater aquele preco e manter a qualidade, vai ser muito dificil. Estao bastante espremidos e a ganhar muito pouco em cada unidade das mais simples.

Offline jm_araujo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.950
  • NERD!
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #42 em: 16 de Novembro de 2015, 16:18 »
Vi quando foi divulgado nos blogs do custume a semana passada.
Estive para colocar aqui, até reparar que apesar do logo OSH, esquemas e diagramas népias. Pelo que entendi agora o facto de ser "based on Open Source" ( o facto de ter um arduino lá dentro) também já dá direito ao logo  ::) ::) ::)  . O abuso do mesmo vai cada vez mais longe.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.198
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #43 em: 16 de Novembro de 2015, 19:41 »
Desde que a NASA enviou um arduino mega para o espaço que já nada me impressiona.
É necessário haver uma grande fiabilidade neste tipo de equipamentos, sabe-se que os PLCs têm de passar por rigorosos testes de forma a entrar na industria pois eles comandam robots de milhares de euros e com estas coisas não se brincam, sem contar com a integridade física de quem trabalha com eles, por mim não metia a mão no fogo, não é por desconfiar do que o arduino pode fazer, pois isso está bem implementado e se for bem estudado acaba por competir com outras plataformas, é mais por ser-lhe atribuído um interpretador de código que à partida é mal tratado, é por isso associo talvez erradamente, um nome a uma plataforma não muito eficaz.

Offline KammutierSpule

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.483
Re: Duvida sobre armazenamento de variaveis
« Responder #44 em: 16 de Novembro de 2015, 20:49 »
Nao sou de amores ao arduino, mas acho que 'e necessario esclarecer:

É necessário haver uma grande fiabilidade neste tipo de equipamentos, sabe-se que os PLCs têm de passar por rigorosos testes de forma a entrar na industria

O arduino 'e no fundo um microcontrolador numa placa.
Geralmente as industrias (ex: automovel, dou este exemplo porque conheco melhor) definem normas electricas. Eventualmente adoptam tambem normas de desenvolvimento de codigo (ex: MISRA C para os automoveis)
Nunca vi nenhuma norma que defina o microcontrolador ou a unidade logica de processamento que pode ou nao usar.

Estes PLCs no fundo, tem 'e valentes proteccoes electricas,filtros, etc nas entradas e actuadores. Depois dessas proteccoes depois podem la ligar o microcontrolador que entenderem.


é mais por ser-lhe atribuído um interpretador de código que à partida é mal tratado

Nao sei se entendi bem o que afirmas, mas o arduino nao corre codigo interpretado. Corre codigo compilado pelo compilador de C/c++.. A linguagem usada (processing) e' essencialmente C++, com um "framework" como base (bibliotecas).

De qualquer modo, nao ha problema seja qual for a maneira de correr o codigo.. desde que nao hajam bugs e produza sempre resultados esperados :)

Btw, se o topico estiver a divergir, abram um novo!