collapse

* Posts Recentes

O que é isto ? por SerraCabo
[12 de Abril de 2024, 14:20]


Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[11 de Abril de 2024, 20:46]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[10 de Abril de 2024, 15:30]


Meu novo robô por josecarlos
[29 de Março de 2024, 18:30]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: H em paralelo no L298N  (Lida 18624 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline Tech_JA

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 577
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #30 em: 20 de Julho de 2012, 22:14 »
Erro meu:
Fui medir uma PSU e a massa está ligada à caixa da fonte. Verifiquei também as fichas numa motherboard e estão ligadas à massa e os parafusos fazem a ligação da massa À caixa do PC.
Há equipamentos, nomeadamente nos produtos de linha castanha, que o chassis não está ligado à massa do sinal, pois  fazem a ligação através de condensadores, mas em IT, pelos vistos é diferente. Vou ter que voltar aos livros   :-[

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #31 em: 03 de Agosto de 2012, 00:01 »
Fiz uma simulação no multisim e tudo funcionou bem, antes de realizar a pcb resolvi testar em breadboard para ver se o circuito não apresentavam surpresas.
Infelizmente não resultou grande coisa, embora este circuito funcione e aplique o "enable" à ponte apenas quando a tensão do "rsense" é inferior a 2.5V, o arranque do motor é demasiado forte e meço mais de 30V nele.
Ainda experimentei retirar o filtro na entrada negativa do LM311, e realmente consigo ter a tensão de 7V no motor, mas só com ele travado, ou passa para os 30V em andamento.


este esquema ficou pequeno aqui não sei porquê, mas dá para clicar nele e ver a 100%

ps: o filtro do LM311 estabiliza a frequência de comutação resultando numa forma de onda retangular mais uniforme, observada em osciloscópio.
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 00:38 por dropes »

Offline Sérgio_Sena

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 1.649
    • Electronic Gear for Musicians
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #32 em: 03 de Agosto de 2012, 01:22 »
Tens 7V porque estás em Stall, ou a forçar a corrente "máxima" do motor, e a fonte/HBridge vai abaixo.

Esse filtro está calculado para quanto?
Já agora, quanto é a freq de comutação?
Não consigo ver o esquema, está mt pequeno, mas queres fazer variação linear ou PWM ?


Se é PWM, então tens que começar com Duty-cycle mínimo: <1%.
Se o PWM tiver 10bit, então será 100% / 10bit = 0.1%, o que é jeitoso.
Incrementa bit-a-bit, para veres a tensão média a variar. Uma boa forma de ver isso é ligar o multimetro em DC à saída de PWM e ver a tensão a aumentar linearmente.

Voltando à freq de comutação, olha que os motores normalmente gostam de frequências baixas, para poderem "ver" o PWM.
O motor sendo um enrolamento indutivo, faz um filtro que porventura poderá estar apenas a ver média final do teu PWM e não realmente as comutações.

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #33 em: 03 de Agosto de 2012, 02:05 »
confesso que tou confuso e já me perdi, mas reparei que disseste 2.5V quando o sena disse 2V de tensão máxima no pino do IC.

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #34 em: 03 de Agosto de 2012, 02:42 »
Tens 7V porque estás em Stall, ou a forçar a corrente "máxima" do motor, e a fonte/HBridge vai abaixo.

Esse filtro está calculado para quanto?
Já agora, quanto é a freq de comutação?
Quando a ponte se vai abaixo é quando o comparador do "vsense" funciona bem.
O filtro foi calculado para ter uma frequência máxima de 20KHz, C2 tem o valor de 15nF e não 100nF.
Sem este filtro a frequência sobe para 500KHz aproximadamente, o que também experimentei.

Citar
Não consigo ver o esquema, está mt pequeno, mas queres fazer variação linear ou PWM ?
A imagem ficou pequena mas ao se clicar com o rato dto. + "view image" já aparece a 100%.
http://img69.imageshack.us/img69/2384/limitadorcorrente.png
Não quero fazer a variação por pwm... quer dizer, é um simples comparador ligado ao "enable".

Citar
Voltando à freq de comutação, olha que os motores normalmente gostam de frequências baixas, para poderem "ver" o PWM.
O motor sendo um enrolamento indutivo, faz um filtro que porventura poderá estar apenas a ver média final do teu PWM e não realmente as comutações.
Sim, realmente não sei como ultrapassar isto sem ser baixando a tensão de alimentação desta ponte.

confesso que tou confuso e já me perdi, mas reparei que disseste 2.5V quando o sena disse 2V de tensão máxima no pino do IC.
Tens razão, limitei-me a colocar uma resistência de 4.7ohm e nem pensei nesse valor, ainda por cima quando o comparador tem na entrada positiva a referência 2.5V.
Uma forma que encontrei para colmatar esse problema foi alterar o valor de referência ligado ao positivo do comparador, queria que o motor tivesse uma tensão sempre certa, e até deu mas a corrente dele baixou bastante.

Nunca tive tantos problemas com um motor DC, até parece mal este tipo de dúvidas...

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #35 em: 03 de Agosto de 2012, 14:29 »
(...) embora este circuito funcione e aplique o "enable" à ponte apenas quando a tensão do "rsense" é inferior a 2.5V, o arranque do motor é demasiado forte e meço mais de 30V nele.
E qual é o problema?... Se o limitador de corrente está lá e funciona, esse será o comportamento normal do motor. Se o que queres é um arranque suave, então tens que usar PWM no IN, fazendo uma curva no ciclo activo de 0 a 100% de acordo com o tempo que queres para o motor atingir a velocidade final, partindo parado.

Ainda experimentei retirar o filtro na entrada negativa do LM311, e realmente consigo ter a tensão de 7V no motor, mas só com ele travado, ou passa para os 30V em andamento.
Suponho que sejam 7V medidos com o multimetro (que te dá uma "média"), porque quando o limitador de corrente está a ser activado regularmente, não há uma tensão constante nos pinos do motor, o que há são transições repetidas entre 0V e a tensão de alimentação (0V se o motor estiver parado; se já estiver a rodar, podes ver a back EMF).
« Última modificação: 03 de Agosto de 2012, 14:32 por Njay »

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #36 em: 08 de Agosto de 2012, 01:10 »
Este projecto é para uma CNC de furação apenas já que não tenho dificuldades em realiza-las pelo método químico.

Finalmente consegui resolver o problema do L298N, estou a usar a alimentação do drill (16V) para alimentar esta ponte, substituí o Rsense por um fio, e a descida do drill que seria por esta ponte é controlada por PWM, assim consigo ter uma descida mais suave no inicio fazendo mais força no final.

Outro problema que encontrei à poucos minutos foram os passos do varão roscado de 6mm.
Depois de ver e rever o código até ficar meio maluco com isto, resolvi tirar uma foto ao varão com uma régua ao lado, colocar a foto em autocad e medir a distância dos passos do varão.
Pensando ser de 1mm estava bem enganado, na realidade são de 1.025(4?)mm, resolvi esse problema com uma constante a definir a dimensão do passo através de calculo.

Obrigado a todos que me ajudaram   :)
« Última modificação: 08 de Agosto de 2012, 13:12 por dropes »

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #37 em: 08 de Agosto de 2012, 01:19 »
Podes sempre manter uma resistência de Rsense para um valor maior de corrente e o comparador. Isso pode ser usado como "alarme de sobre-esforço" se ligares a saída do comparador ao microcontrolador ;)

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.193
Re: H em paralelo no L298N
« Responder #38 em: 08 de Agosto de 2012, 01:40 »
Não estou a usar um microcontrolador e é tudo via porta paralela, nisto é possível controlar:
- 2 motores de passo
- ponte H
- 2 sensores da posição do drill (topo e furo efetuado)
- funcionamento do drill

No programa é definido um tempo em que a ponte é ativada para realizar o furo e caso exceda aparece uma mensagem de erro, o motivo pode ser pela broca estar gasta ou outro qualquer, a finalidade deste erro é parar tudo para não esforçar os 2 motores.
A calibração da posição XY está simples e funcional, posso clicar num furo e vai-me dizer o nº dele, a seguir posso indicar para o drill se mover para lá, desta forma consigo posicionar a placa com algum rigor.
Também gostaria de ter colocado mais sensores limitadores XY, mas não achei preocupante e pus batentes... mas já tem 12 LEDs de iluminação de zona  ;D