collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: Ajuda para Iniciante.....  (Lida 10817 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Ajuda para Iniciante.....
« em: 29 de Maio de 2010, 20:06 »
Ola a todos tenho vindo a acompanhar-vos ja a algum tempo este é o meu 1º post aqui no forum pois so agora sinto a necessidade de o fazer pois precisava da vossa ajuda, eu tenho lido bastantes post de como iniciar neste mundo mas na questao da programaçao em C nao esta a ser facil de perceber pois nunca tive contacto com linguagem de programaçao e se souberem de algum link de como iniciar a Linguagem C mas facil de entender agradeço. Nos post's que li vosses recomendao a quem se esta a iniciar o Arduino duemilanove entao pensei em comprar o KIT Workshop-nivel basico e arduino duemilanove mas ja a pensar em um futuro proximo aplicalo a um projecto que tenho em maos pois foi este projecto que troce a  este mundo da robotica, pois compreio para ver se aprendia mas acho que me baralhou mais, mas com o tempo vou percebendo, e o projeto tem o nome de I-droid, usa o Visual C-like Editor como interface de programaçao, e a pensar neste porjecto nao sei se compre o Duemilanove ou o Mega, o que acham?
Ja agora por falar no I-droid, eu tido uns problemas com ele e o que chateia mais nele é mesmo a autonomia pois queria fazer algumas experiencias a nivel de programaçao (para ver se começava a perceber) mas apos alguns minutos(uns 30min) ja estou sem bateria entao pesquisei e encontrei isto http://www.adrirobot.it/id_01/alimentatore_rete/alimentatore_rete.htm (fonte de alimentaçao) ao qual anda nao tenho muitos conhecimentos para fazer isso mas vou tentar e entao a minha duvida é, que transformador se esta a usar ai? e onde comprar o material para isso? porque nao sei se a LusoRobotica tem isso tudo os reguladores ja vi que tem mas o resto nao sei.
Mas tambem queria fazer uma bateria maior para o I-droid tipo isto http://img193.imageshack.us/img193/2554/12v2500mahx20.jpg com pilhas regarregaveis de 1,2V (2500mAh). E queria fazer isso porque o robo agora usa 8 plihas no total, 5 para os motores(5x1,5v=7,5v) e 3 para a logica(3x1,5v=4,5v) mas quando os volts caiem para 6v-6,5v(motores) e 3v-3,5v(logica) o robo começa a funcionar mal deixa de ter força para andar entao usar pilhas recarregaveis nesse modo(so as 8 que ele leva) esta fora de questao porque se fizer as contas para pilhas regarregaveis fica assim 5x1,2v=6v e 3x1,2v=3,6 e com estes volts o robo nao funciona bem, entao a ideia era fazer um conjunto de 20 pilhas( no max) recarregaveis que ja dava 20x1,2v=24v e ai fazer tipo a fonte de alimentaçao que referi a pouco com duas saidas uma de 7,5v-8v e outra de 4,5v e com uma entrada para poder ligar um transformador para carregar, mas nao sei como fazer isso ou do que eu preciso se poderem ajudar :) e ja agora deixo aqui tambem um link de um post que fiz no site do robo com alguns problemas que tenho ( http://robot-foropt.havetnet.com/index.php?t=msg&th=164&start=0&S=fe407dd039fad94f05b0d427b74de8bf )
 Outra coisa em que tenho duvida mas agora no arduino, para cada projecto que se faça o arduino fica agarrado a ele? ou depois constroi-se um circuito para "substituir" o arduino?
 .....e desculpem la alguma coisa e mas como todos juntos sabemos muito ficam ai algumas das minhas duvidas...

Obrigado
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #1 em: 29 de Maio de 2010, 21:55 »
Eu não li tudo, mas a parte final quanto ao arduino:

Fazes o protótipo no arduino, depois quando quiseres passar para pcb compras um breaduino na loja da LR e um modulo FTDI para programares o ATMega

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #2 em: 30 de Maio de 2010, 01:30 »
Obrigado pela resposta, menos uma duvida, e mais um topico para pesquisar e mais uma vez obrigado ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #3 em: 30 de Maio de 2010, 01:37 »
E nem é necessário o módulo ftdi, podes programar só com a própria placa do arduino  8)

Offline AcidDagger

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 364
  • Make Bits, Making robotics in Portugal
    • Make Bits
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #4 em: 30 de Maio de 2010, 11:15 »
Tar sempre a tira e por o ATMega do socket... mais vale gastar os 10€ e comprar o modulo...  ;)

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #5 em: 30 de Maio de 2010, 18:14 »
Ola, obrigado pelas dicas e ai na questao da fonte de alimentaçao e do pack das pilhas alguma dica?
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #6 em: 30 de Maio de 2010, 18:35 »
20 pilhas parece-me demasiado...
Compra antes uma bateria.

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #7 em: 30 de Maio de 2010, 20:37 »
Pois é bem possivel que seja demasiado mas como o espaço que tenho é de 6cm x 6,5 cm as baterias que vejo a venda não cabem la pois tem outras medidas mas essa era a ideia inicial que tinha mas devido ao formato das baterias que se vendem optei por essa ideia de 20 pilhas mas continuo sem saber como irei dividir a voltagem para ter 7,5 e 4,5, ver se leio mais uns guias para ver se percebo como fazer isso....mas se tiverem ideias ou opções diferentes sou todo ouvidos.

obrigado
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #8 em: 22 de Junho de 2010, 19:20 »
Ola a todos, ainda ando as voltas com o I-droid e visto que aqui a mais membros com o mesmo robo vinha por este meio fazer uma pergunta, quantos volts chega a cada motor das rodas do vosso robo? é que no meu so chega 2V~4V.  Na questao das pilhas\bateria adicionei mais uma pilha a cada conjunto ficando com 10 no total e o robo ja ficou mais estavel tanto no consumo como no seu funcionamento mas mesmo assim o robo se movimenta muito lento entao tive a ideia de ir buscar directamente a alimentaçao as pilhas\bateria e assim injectava mais voltagem nos motores mas nao sei como fazer isso pois caso o motor tivesse 3 polos (negativo e 2 positivos um para cada sentido era mais facil) mas o motor so tem 2 polos e assim nao sei como fazer porque o sistema inverte a polaridade para o fazer andar para traz e para a frente entao a ideia era fazer o seguinte, ligar 1 fio a cada polo do motor com 1 diodo cada e ligar ao polo negativo da pilha\bateria e ligar tambem 1 transistor a cada polo do motor que depois eram ligados ao polo positivo da pilha\bateria que era acionado pelos fios que vem do sistema do robo nao sei se me estou a fazer entender mas se nao digam que posso tentar explicar de outra maneira eu ate posso estar a fazer um pergunta parva e sem sentido mas penso que seja normal num iniciante, e tambem nao sei se é possivel se me poderem ajudar ficava agradecido.

Obrigado
(tive de editar o post pois estava incompleto)

....bem la vou ter de editar o post para nao criar outro, depois de jantar (la diz o velho ditado, que se pensa melhor de barriga cheia e deve de ser verdade) nao sei onde fui buscar a ideia de usar ai os diodos nessa situaçao, mas o que penso que tenha de usar seja transistor no lugar dod diodos e penso que assim ja dá mas espero uma resposta vossa obrigado mais uma vez...
« Última modificação: 23 de Junho de 2010, 00:25 por kilobyte »
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #9 em: 23 de Junho de 2010, 21:19 »
Boas noites a todos, acho que ja achei o que queria, penso que aquilo que eu quero fazer é o que voces chamam de ponte em H.

....boa continuação  ;)
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #10 em: 24 de Junho de 2010, 00:39 »
Ola a todos mais uma vez, precisava de uma opinião vossa nessa questão da ponte H, chegou-me agora  aos ouvidos que se usar isso que as pilhas\baterias podiam rebentar, sera isso verdade?
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline amando96

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.631
  • MAC address? But I have windows...
    • Projects, News, Blog, Tutorials
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #11 em: 24 de Junho de 2010, 00:58 »
 :o Só se fizeres muitos erros ao liga-la, tens a fonte dessa info?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #12 em: 24 de Junho de 2010, 01:26 »
Só acontece se fizeres mal as ligações, não tenhas medo de montar isso, segue é a datahseet.
Avr fanboy

Offline LoneWolf

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 763
  • ..Ser ou não ser não tem questão nenhuma...
    • A Visão do Lobo
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #13 em: 24 de Junho de 2010, 02:43 »
Boas....essa info vem de falar com um conhecido que se diz ou é tecnico informatico e entendido em electronica pois tenho tentado recorrer a todos os meios que me sao possiveis para tentar entender e compreender este mundo, mas ao que estou a ver estava a ser induzido em erro, hummm porque sera....mas adiante agora so me falta ver quais os transistor (NPN e PNP), diodos e resistencias a usar. Quando falam  de datasheet é de cada componente certo?

Obrigado e boa continuação  ;)   
Blog: A Visão do Lobo

Nick antigo: kilobyte

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Ajuda para Iniciante.....
« Responder #14 em: 24 de Junho de 2010, 04:00 »
Como iniciante, não penses sequer em fazer tu uma ponte H com componentes discretos, compra antes uma:
http://loja.lusorobotica.com/componentes/15-h-bridge-motor-driver-1a.html

São baratinhas para o que têm dentro e não fazes uma parecida nem pelo dobro do preço desta, para além de que vais queimar componentes a torto e a direito.
Avr fanboy