collapse

* Posts Recentes

Amplificador - Rockboard HA 1 In-Ear por almamater
[Ontem às 19:13]


O que é isto ? por KammutierSpule
[26 de Março de 2024, 19:35]


Bateria - Portátil por almamater
[25 de Março de 2024, 22:14]


Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]

Autor Tópico: timer de 500ms  (Lida 9347 vezes)

0 Membros e 2 Visitantes estão a ver este tópico.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
timer de 500ms
« em: 19 de Fevereiro de 2020, 19:28 »
Viva

tenho um problema com o meu fecho central de portas do carro, que por se calhar a idade o pulso que é dado por o comando para fechar ou abrir as portas não é suficiente.

tenho dois fios com sinal negativo vindo da controladora do comando para o fecho central, um para fechar e outro para abrir... a minha ideia era colocar u timer em serie com cada um desses fios por forma a segurar o pulso dado por 500ms.

Estava aqui a analisar em fazer isto com um transistor NPN e meia duzia de componentes, só que a ativação do mesmo tem de ser com sinal positivo o que eu não tenho.

Será que não tenho outra maneira de fugir ao 555?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: timer de 500ms
« Responder #1 em: 19 de Fevereiro de 2020, 20:36 »
Se tens a solução com um NPN, inverte tudo e mete um PNP...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: timer de 500ms
« Responder #2 em: 19 de Fevereiro de 2020, 21:01 »
Se tens a solução com um NPN, inverte tudo e mete um PNP...
Dois NPNs em série também funca

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: timer de 500ms
« Responder #3 em: 19 de Fevereiro de 2020, 21:45 »
eu fiz aqui um rabisco.. mas não tenho nenhum simulador instalado neste PC.

acham que qq coisa deste genero poderá funcionar?

a minha eletrónica analógica nunca foi mt boa...

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: timer de 500ms
« Responder #4 em: 20 de Fevereiro de 2020, 13:25 »


Desenhei este circuito para um temporizador de +-500ms, é acionado com impulso positivo (key-space),
para um impulso negativo, basta directamente no pino 7 (trigger) através de uma resistência tá claro.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: timer de 500ms
« Responder #5 em: 20 de Fevereiro de 2020, 14:21 »
obrigado... mas estava a evitar usar um circuito integrado, uma vez que tenho o sinal de abrir e outro de fechar, logo precisava de dois 555...

não é uma questão de preço, mas sim o facto de ocupar o minimo de espaço possivel.

já agora o programa que está a utilizar é o multisim?

cumps

Offline dropes

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 2.189
Re: timer de 500ms
« Responder #6 em: 20 de Fevereiro de 2020, 16:49 »
Já estou a ver melhor o teu problema, se não for o motor então é uma questão de limpesa e lubrificação.

Tenho uma situação semelhante no meu carro, os vidros fazem um esforço enorme a fechar ou abrir, cheguei a desmontar a porta para tirar o vidro e elevador, troquei o motor por um novo, limpei tudo muito bem, voltei a montar e... está igual  :-\

Fazer um circuito simples para dois sentidos, só usando uma ponte H, um attiny facilita nas temporizações
se bem que no carro deve ser diferente e essa não á bem a minha área.
Talvêz o melhor seja mesmo descobrir o broblema.

obs: sim, uso o multisim para a simulação de circuitos, até agora tem sido funcional ao passar à prática

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: timer de 500ms
« Responder #7 em: 20 de Fevereiro de 2020, 18:46 »
pois, no meu caso é para o fecho central e também já desmontei a porta afinei a guia,... fiz trinta por uma linha e ficou na mesma.

da controladora dos comandos, eu tenho um fio com um pulso negativo para fechar e e outro fio com outro sinal negativo para abrir... mas o pulso é demasiadamente rápido para que o canhão se mova o suficiente, meti inclusive um relé em serie com este sinal, para ter a certeza que não era problema da potencia e o resultado foi o mesmo...

Só mesmo quando dou um pulso, encostando à mão um fio, funciona tudo perfeitamente.

vou tentar simular o circuito que fiz para ver o resultado.

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: timer de 500ms
« Responder #8 em: 21 de Fevereiro de 2020, 00:56 »
viva

ora lá simulei o equema e parece que funciona...

agr uma ajuda em perceber o simulador... como é que eu consigo saber se o atraso é de 500ms?

devia colocar alguma coisa a dar pulsos negativos e verificar se o atraso do canal A para o canal B no osciloscopio era mais ou menos os 500ms, mas não estou a ver como posso fazer tal coisa...

alguem me pode dar uma ajuda? envio o ficheiro multisim no .rar

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: timer de 500ms
« Responder #9 em: 21 de Fevereiro de 2020, 05:15 »
Atrasar o sinal 500ms não é a mesma coisa que manter o sinal de saida por 500ms independente da duração do sinal de entrada...

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: timer de 500ms
« Responder #10 em: 21 de Fevereiro de 2020, 11:42 »
Atenção que, no esquema acima, o Q2, cuja corrente de colector especificada é (pico) 200mA, vai levar porrada carregando directamente o condensador. Deveria levar no emissor uma resistência de 68R ... 120R. 120R para o manter dentro da intensidade máxima contínua que o transístor suporta (para ficar a trabalhar com 'sossego').

Quanto ao Q1, quando o condensador estiver quase descarregado, vai entrar em classe A, dissipando calor. Mesmo partindo do princípio que é mantido dentro da solicitação de intensidade que pode suportar, ele não deve passar dos 0.6W (para temperatura ambiente de 25grC ... mas num carro ...).

Cuidado com as cargas indutivas.

SC

« Última modificação: 21 de Fevereiro de 2020, 11:45 por SerraCabo »

Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: timer de 500ms
« Responder #11 em: 21 de Fevereiro de 2020, 15:26 »
Atrasar o sinal 500ms não é a mesma coisa que manter o sinal de saida por 500ms independente da duração do sinal de entrada...

pois, mas o que pretendo mesmo é manter o sinal por +- 500ms.

Atenção que, no esquema acima, o Q2, cuja corrente de colector especificada é (pico) 200mA, vai levar porrada carregando directamente o condensador. Deveria levar no emissor uma resistência de 68R ... 120R. 120R para o manter dentro da intensidade máxima contínua que o transístor suporta (para ficar a trabalhar com 'sossego').

Quanto ao Q1, quando o condensador estiver quase descarregado, vai entrar em classe A, dissipando calor. Mesmo partindo do princípio que é mantido dentro da solicitação de intensidade que pode suportar, ele não deve passar dos 0.6W (para temperatura ambiente de 25grC ... mas num carro ...).

Cuidado com as cargas indutivas.

SC




obrigado por o conselho, vou colocar a resistencia de 120Ohm no coletor do Q2.

quanto à temperatura é algum que não vou conseguir controlar, pois como referiste é para um carro, mas também isto só funciona quando abro o carro e fecho o carro, que não são assim tantas vezes como isso...

o LED 2 no circuito final não irá existir e no lugar do LED 1 irá estar um relé.

vou tentar passar isto para a prática para ver se o resultado final é o pretendido.


Offline filjoa

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 321
Re: timer de 500ms
« Responder #12 em: 21 de Fevereiro de 2020, 22:10 »
executei o circuito numa placa de testes conforme o esquema em anexo.

só que tenho dois problemas....

1º - O Led está sempre com alguma luminusidade
2ª - Não verifico o Led ligado depois de dar o pulso.

alguem tem alguma sugestão para otimizar este circuito?

Offline Njay

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 3.598
    • Tróniquices
Re: timer de 500ms
« Responder #13 em: 21 de Fevereiro de 2020, 23:05 »
Não é uma questão de optimização; esse circuito simplesmente não faz o que tu queres, e tenho dúvidas de que se consiga fazer só com 2 transístores, por isso nem vou apontar problemas que vejo nesse circuito. Se fosse só para atrasar o sinal, fazias só com 1 transistor.
Eu recomendo o esquema do Dropes, funciona bem e é facilmente ajustável.

Offline SerraCabo

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.051
    • Serra Cabo
Re: timer de 500ms
« Responder #14 em: 22 de Fevereiro de 2020, 12:49 »
Citar
só que tenho dois problemas....

Um dos erros mais comuns é a malta esquercer a corrente de fuga colector-base. Se essa fuga não for drenada, é multiplicada pelo ganho do transistor ...

... neste caso essa fuga aparece no ramo de R4 e por causa da tensão em condução do led2 cai apresentar-se à bse de Q1 mantendo-o em condução. O mesmo se passa com a fuga colector-base de Q1. É a função de R3 no esquema do dropes.

Este tipo de problemas resolve-se normalmente colocando uma resistência entre a base e o emissor que garanta que a tensão base emissor não se aproxima da tenção de junção. Basta procurar na especificação do transistor qual o valor da dita fuga à temperatura (neste caso) máxima de funcionamento.

Já agora, sem se saber qual o valor de resistência da bobina do relé não é possível calcular-se o circuito porque, neste caso como em muitos, ele deve ser desenhado da frente para trás.

Entretanto, a olho, R2 tem um valor muito baixo.

O esquema do dropes é muito mais funcional também porque o 555 tem realimentação positiva embutida (hysteresis).

SC