collapse

* Posts Recentes

Emulador NES em ESP32 por dropes
[13 de Março de 2024, 21:19]


Escolher Osciloscópio por jm_araujo
[06 de Fevereiro de 2024, 23:07]


TP4056 - Dúvida por dropes
[31 de Janeiro de 2024, 14:13]


Leitura de dados por Porta Serie por jm_araujo
[22 de Janeiro de 2024, 14:00]


Distancia Cabo por jm_araujo
[08 de Janeiro de 2024, 16:30]


Meu novo robô por josecarlos
[06 de Janeiro de 2024, 16:46]


Laser Engraver - Alguém tem? por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:23]


Focos LED SMD por almamater
[16 de Dezembro de 2023, 14:12]


I Belive por dropes
[15 de Dezembro de 2023, 13:59]


Carga de corrente eletrónica ZPB30A1 60W por jm_araujo
[11 de Dezembro de 2023, 13:27]

Autor Tópico: Problema com Tablet  (Lida 9913 vezes)

0 Membros e 1 Visitante estão a ver este tópico.

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Problema com Tablet
« em: 03 de Dezembro de 2020, 22:38 »
 8) Hoje fui buscar um tablet esquecido nas coisas por 'ver', um Asus MeMO Pad 7 ME176C  não sei qual o problema dele. Ia para o lixo e resolvi trazê-lo ha uns tempos para casa.. para variar.

Já foi aberto antes (possivelmente por algum indiano numa casa de tlms) mas devem ter fechado sem fazer nada, para além de rasgarem umas coisas e faltarem uns parafusos.

Liguei-o, depois de carregar até uns 60%, e estava tudo bem até tocar com os dedos na motherboard que estava super quente num ponto.. a escaldar mesmo !!

Com mais atenção reparo que são (à partida) estes dois ICs:

- Winbond 25Q64FWIG (SERIAL FLASH MEMORY)
- 1211A1 (Charger IC)

O Display funciona até passado um bocado que começa a piscar cada vez com mais frequência e de acordo com o aquecimento daqueles ICs, se os arrefecer começa a piscar menos. A única coisa que notei é que a luminusidade do ecrã é sempre a mesma, não dá para alterar. De resto (e até começar a piscar) está normal com touch a funcionar bem.

Os chips apenas aquecem quando o Display está ligado.. a minha pergunta é, será problema do display ou com a alimentação da board? Inicialmente fui ver o preço de uma nova no ebay.. mas só valerá a pena arriscar se o problema não for no lcd. O que acham?

Para estar a substituir os ICs parece-me algo complicado e não sei se iria resultar de todo..





Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema com Tablet
« Responder #1 em: 06 de Dezembro de 2020, 19:03 »
O carregador da bateria pode estar semi-pifado, agora a flash seria estranho, mas se a trocares, faz um dump e programa a nova.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Problema com Tablet
« Responder #2 em: 20 de Fevereiro de 2021, 16:13 »
Já recebi o IC TUSB1211 super pequeno.

Vocês que têm mais experiência a soldar estes bichos, qual a temperatura adequada?

Offline senso

  • Global Moderator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 9.733
  • Helpdesk do sitio
Re: Problema com Tablet
« Responder #3 em: 20 de Fevereiro de 2021, 20:35 »
400ºC e um rio de fluxo.
Dar um calor inicial na pcb a 120-140ºC na zona do chip durante 2 minutos, depois é 400ºC e circulos á volta do IC até ele soltar.
Avr fanboy

Offline almamater

  • Mini Robot
  • *
  • Mensagens: 1.914
    • GrcByte - Projectos
Re: Problema com Tablet
« Responder #4 em: 24 de Março de 2021, 15:49 »
Só para dar um update :) à 2ª tentativa consegui soldar o raio do chip, por isso comprei logo 3, sempre tinha 3 tentativas  :P

O mais complicado é perceber se está na posição certa, as esferas são tão pequenas e o fluxo faz com que fique a dançar um bocado, há uma ligeira muito ligeira sensação de estar no sitio certo movimento-o um pouco sentido uma vibração. Meti-lhe ar quente para cima e fixou.

No entanto o problema persiste, liga mas aquece imenso aquela zona da board, dá-me a sensação que é mesmo da flash... mas 'sacar' a informação que ela tem e reprogramar uma nova é todo um outro filme.. e não sei se pode ser um outro componente, pois parece que é quando o LCD liga na sua totatalidade, se estiver com o LCD OFF arrefece, ao ligar o LCD volta a aquecer..

por agora fica novamente de parte, pode ser que encontre uma board barata de substituição.
« Última modificação: 24 de Março de 2021, 15:51 por almamater »

Offline Fifas

  • Administrator
  • Mini Robot
  • *****
  • Mensagens: 2.064
  • El RoboSapiens
Re: Problema com Tablet
« Responder #5 em: 06 de Abril de 2021, 15:45 »
Esses tablets deram alguns problemas com circuitos de carga e afins. Nao me acredito muito que seja a flash a falhar pelo simples facto do sistema arrancar normalmente. De certeza que nao é um condensador na zona a fazer isso aquecer?